Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Mo

    Sou paulista, morei 10 anos em campinas e ha sim preconceito forte na classe media. Claro que não são todos, mas se acham melhores nos shoppings por tomar café de vinte reais, desfilar um estilo de vida pago com juros do cartão, e se aparece um rico de verdade, baba ovo. Se aparece um mais pobre, mesmo no estilo, o tratamento é outro. Essa falta de empatia de muitos explica muito a violência no interior de sp.

    Responda
  2. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Querida Marilene, leitura perfeita. Sou paulistano, moro há mais de dez anos no interior. É isso.

    Responda
  3. André Soares

    Texto péssimo ! Raivoso ! Cheio de ódio! Típico “Nós contra eles “! Preconceituoso Imagine se fosse um bolsonarista escrevendo que a culpa da eleição do Lula é do nordestino !

    Responda
    1. Daniel Amorim

      Falsa simetria e suco de elitismo interiorano. Quem está raivoso é você, ou não percebeu? Muito diferente você atribuir os votos de nordestinos ao analfabetismo, diminuindo o outro enquanto sujeito racional em um país extremamente desigual. Aqui a crítica é aos valores dos votantes. E pelo visto você se identificou, já que não apontou qualquer coisa descabida no texto.

    2. Marisa Coan

      Texto típico do petismo raivoso e rancoroso.

  4. Daniel Alvares

    A classe média tem que entender que está muito mais próxima do proletário do que do Elon Musk. Mas eles olham aquele Honda Civic financiado em 60 parcelas e acham que são acionistas majoritários da Tesla. Abominação cognitiva que chama, como a articulista bem definiu.

    Responda
  5. Alberto Bianco

    Marilene Felinto, deixa eu te explicar algo que nunca te falaram... o nome do que você está criticando chama-se: democracia, quando o Lula ganhou foi democrático, quando a Dilma ganhou foi democrático, quando o Bolsonaro ganhou: foi democrático, não adianta chorar, o poder segundo o sé qui to socialista emana do povo, tanto pra esquerda, quanto pra direita!, meu segundo turno é nulo, nenhum dos dois me representa.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Excelente comentário. A articulista não aceita opinião contrária.

    2. Marisa Coan

      Daniel, vou dar pitaco aqui. O que ele quis dizer é o seguinte: a senhora articulista só aceita um resultado nesta eleição: Haddad. Esta é a democracia que existe na cabeça dela, p percebe? Esta é a única democracia que a sinistra conhece.

    3. Daniel Alvares

      Ela não criticou o processo democrático. Leia de novo que você entende

    4. Luciano Souza dos Santos

      Parece-me que a questão do texto não tenha sido a existência da democracia, e sim uma análise do "status quo" que o interior paulista acha que tem. Ainda acreditam ter ascendência para serem barões do café, e um palacete na Avenida Paulista... para vermos o quão estão reféns do passado.

  6. marco celio

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Alberto Bianco

      Comentário altamente preconceituoso

  7. Wilson Levy Braga da Silva Neto

    O campo progressista precisa de menos gente erudita e seus textos cheios de adjetivações e mais compreensão e empatia do horizonte de sonhos do povo. O texto é tão raivoso quanto um manifesto reacionário da extrema-direita. E, acima de tudo, equivocado. Ela poderia começar consultando onde a esquerda é mais votada hoje. Os dados estão aí. A própria Folha de hoje sinaliza o sucesso eleitoral de Haddad em Perdizes e em Pinheiros. Não me consta que sejam bairros pobres da capital.

    Responda
    1. Daniel Amorim

      Faltou interpretar o texto. Perdizes e pinheiros são o grupo (1) da análise de Antônio Cândido. E já tem muito texto conciliador por aí. Marilene é uma colunista, não uma diretora de campanha eleitoral. E coloca o dedo na ferida. Tá vendo algum comentário dessa dezena de interioranos dizendo que ela está errada? Que o interior é um poço de empatia, integração urbanística e de endinheirados esclarecidos e com cultura? Não tem. A verdade dói.

  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    É. Parece que os paulistas vão eleger o poste carioca de bolsonaro gara governar São Paulo, digo, são paulo. Vergonha dessa ignorância.

    Responda
  9. Lidia F Costa

    Isso é sério? Isso é inconformismo político com tom "Interiofóbico"?

    Responda
    1. André Soares

      Pensa se fosse um bolsonarista culpando o nordestino pela eleição do Lula ….. Ah, mas os “democratas” podem ….

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim. É mesmo de inconformar ver a população de um estado "tão adiantado, esclarecido e rico" cometer essa barbaridade. A senhor vai eleger o poste carioca de bolsonaro para governar seu estado? Que pena.

  10. Rafael Garcia Garcia

    Seja bem-vinda a conhecer o Interior de Sao Paulo, locomotiva do Pais, melhores IDHs (só perde para SC, diga de passagem outro reduto Pro Bolsonaro). A industria e a agricultura de mãos dadas suportando o crescimento e a oferta de empregos. Estão as melhores universidades do pais, a melhor de Agronomia do hemisfério Sul do planeta como a ESALQ/USP. Venha conhecer nosso interior. Será uma prazer recebê-la com uma mesa farta.

    Responda
    1. Danilo José Martins

      Venham conhecer o interior de SP, que existe e está exposto neste artigo, ou não Poliana?

    2. Ricardo Montero Alvarez

      Convide o carioca Tarcisio também a conhecer o interior paulista, coisa que ainda nao fez.

    3. Marco Túlio Cordeiro

      Meu caro, com o Tarcísio isso td vai sumir!!!!

    4. Daniel Alvares

      Diga um adeus à Esalq, caso o carioca vença (basta ver como as federais estão hoje em dia). Poderia informar qual o índice gini na locomotiva do país? Porque minha impressão é que nesse trem, o povo é carvão.

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mesa farta e cabeça vazia. Ou melhor, cabeça mais farta ainda, de preconceitos e presunções. Lamentável.

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Farta. Farta democracia. Farta respeito. Farta salarios.

  11. carlos campos

    Sim , interior de SP será responsável por elegendo Tarcísio de Freitas, a vinda das milícias do Rio de Janeiro. Já trabalhei num lugar onde a cada mês , depois 15 dias , depois 7 dias, tínhamos q pagar a segurança q eles diziam dar e não pague pra ver. A família do inominável escolheu um carioca p/ governar SP de caso pensado , ampliando sua área de atuação. O clã condecorou vários milicianos com medalhas no Rio. Paulistas ainda dá tempo de não virarmos reféns de milícias ,votando Haddad.

    Responda
  12. Antonio Araújo

    Texto preconceituoso ao extremo.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Daniel, não. A estupidez do preconceito.

    2. Daniel Alvares

      Preconceito contra estupidez?

  13. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Pior que a missivista tem razão em vários pontos. E a verdade inconveniente incomoda alguns.

    Responda
    1. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      Assino embaixo. Mas incomoda muito a classe média que faz campanha para a elite rica para não ser confundida com os trabalhadores mais pobres. Sempre morei no interior paulista e constato que isso nunca mudou. Adoram ficar em cima do muro, com medo das mudanças. A maioria dos comentários comprova isso, porque doeu.

  14. Daniel Amorim

    Marilene, não se deixe levar por esses comentários de Bolsonaristas que nem leram seu texto. Tem muita gente que admira sua coragem e seu diagnóstico cirúrgico, como o de hoje. Seu texto sobre a ABL foi um março de bravura. Meus parabéns e obrigado por existir e escrever.

    Responda
  15. PAULO CURY

    quanta besteira, não votam no seu candidato porque ele é ruim mesmo, independente da ideologia, além de arrogante e presunçoso.

    Responda
    1. Marcelo Santana

      No meio de minha qualificação de doutorado meu tema foi sobre oncologia. O mecanismo tumoral para sobreviver ao tratamento é lindo, perversamente lindo. Entender a sociologia por trás do reacionarismo numa sociedade é lindo, mesmo que este tumor ferre com tudo.

  16. Florentino Fernandes Junior

    E o xingamento sexista na bahia?

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Florentino Florentino, Florentino de Jesus

  17. Florentino Fernandes Junior

    Vai comentar a historia da bolsista de santa catarina? Q perdeu a acao por racismo?

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    Faxhismo é so o dos outros ne?

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    Nao respeita nao?

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Vontade popular soberana expressa pelo voto.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Essas catástrofes acontecem. O senhor é paulista, senhor Florentino? Vai eleger esse poste carioca do bolsonaro para governar seu estado? Perdeu o senso?

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ninguém está contestando isso. Isso é coisa do genocida e seu gado, A esquerda não contesta o resultado das urnas, apenas lamenta.

  21. Florentino Fernandes Junior

    Mimimi puro

    Responda
    1. Danilo José Martins

      É o que não entendem num texto é mimimi kkkk