Equilíbrio e Saúde > Fotos mostram que não há embrião visível até 9 semanas de gravidez Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se considerarmos que a vida termina pela cessão das ondas mentais então nada mais justo que considerar que a vida começa com esse mesmo quesito. E o feto só tem atividade cerebral a partir de 12 semanas, aproximadamente. Então antes disso é apenas um punhado de células e sim, a mãe deveria ter a opção de fazer o aborto até essa época.
Giovana, minha cara, creio que este tipo de iniciativa convence a poucas mulheres, mas gostaria de estar enganado. Aqui no Brasil, pouco há de argumentação mais consistente, havendo muito de um discurso de fé que interdita, ou ao menos polui, o debate de saúde pública e direitos individuais. Quando morei aÃ, em Braga, convivi com um paradoxo, entre um universitarismo mundializado e um catolicismo primitivo, apegado a "relÃquias" de santos e mártires. O bagúio tá bem lôko, em resumo...
Uma matéria como essa não pode ser produzida de uma forma tão tendenciosa e sem a revisão por um profissional com conhecimento de embriologia, disseminando desconhecimento. O fato da não recuperação de um embrião completo à aspiração não denota a sua ausência. Para aqueles que tiverem dúvidas, basta uma busca na internet por desenvolvimento embrionário em semanas/imagens. Fake news não devem ser utilizadas para defender posições polÃtico-ideológicas.
Olha, Ana, me sinto compelido a ler mais, dada a sua veemência. Mas ainda me parece que chamar a coisa de "notÃcia falsa", dado o atual contexto de uso, é de se tomar cuidado. Em todo caso, nada como investigar mais do assunto, não? Grato!
Marcos, sou médica. E posso te afirmar com todas as letras que é tão absurdo que nem uma criança de 11 anos poderia ter tanto desconhecimento quanto o apresentado por este autor. Despreparo total da Folha! Merece correção urgente!
A partir de Bonzonaro o Brasil é um mar de fake news utilizadas para defender posições polÃticas, ideológicas e seu grupo de interessados.
Creio que a pecha de "notÃcia falsa" não se cabe, de modo algum, a este texto, Ana. Fica muitÃssimo clara sua (boa) fonte, quais os objetivos desta, e o que foi encontrado em buscas na internet - que é o que você sugere aos colegas leitores que façam. "Revisão por embriologista" seria necessária em caso de um artigo técnico/cientÃfico, o que não é nem de longe o caso. É divulgação de uma iniciativa médica séria, pra fazer contraponto em uma discussão bastante acalorada, e tem perfeito lugar.
Todos são contra o aborto, mas em certas circunstâncias se precisar a mulher tem o direito de fazê-lo da forma menos perigosa para sua saúde.
Nos comentários homens defendendo o direito das mulheres de abortar. Nos casos de estupro é outra coisa, mas muitas vezes o aborto é da responsabilidade/ irresponsabilidade de um homem e uma mulher. Não se esquivem da suas responsabilidades aqui também. Muitos fogem da responsabilidade e falam em respeitar a decisão da mulher. E a coitada acaba sozinha e com o peso desta “ decisão “.
Cara Grace, tive o desprazer de acompanhar dois processos de aborto de amigas - uma delas, completamente solo. Uma tristeza, em ambos os casos, mas aquela que teve o companheiro ao lado foi muito menos horripilante. É uma Herda, mas homem que abandona a mulher no estilo "ema, ema", é, em si mesmo, um pobrema. Basta ver nos presÃdios: nos masculinos, visitas de esposas/namoradas; nos femininos, um abandono só, visitas só das mães e dos filhos das presidiárias. É escabroso.
sou contra o aborto. quando ha o encontro entre o ovulo e o espermatozoide no utero da mulher ja se começa a nascer uma nova vida. aborto e tirar a vida de um ser que nao pode se defender. a eduçacao do jovem sobre sexualidade nas escolas ajudaria a conscientizar sobre o que é a vida inter uterina.
Entenda que não existe método anticoncepcional 100% eficaz.
Poi Zé, caro Rubens, isso é uma oposição BÃpede ao aborto: tá, não concordo, e existem ações a se realizar de modo a reduzir a ocorrência dessa necessidade. Coisa que o Bozoverno e seus meretrÃcimos membros combatem como se fosse o próprio ato. É lógica medieval, de queimar bruxa.
Pergunta que nao cala: como acreditar em alma e espirito extra corpo sem acreditar em Tor, Zeus, Diana, Marte, Papai Noel, coelhinho da pascoa, assombracao, saci perere ????? Marcianos ??? Tem gente que acredita em tudo que nao ve, e muito pouco no que ve! A unica verdade: verdade cientifica!
É uma atitude deveras materialista pensar somente no corpo fÃsico, descartando totalmente o lado espiritual que é o ser humano. Não se vê a forma humana, mas ali há uma alma, esperando pela oportunidade de errar ou acertar, de ser rico ou pobre, de ter a mãe ou ser adotada por outra mãe. Acreditem ou não, cada um envolvido no aborto, será cobrado pela atitude que cometeu ao desencarnar.
Ok, caro Weber, tá perfeito: deixemos que, ao desencarnar, os sujeitos da ação paguem por seu pecado. Contudo, transformar tal perspectiva transcendente em lei terrena, ordinária, impedindo a autonomia d@s indivÃdu@s sobre seu corpo - cerceados pelo limite cientificamente definido em lei - creio que passa da conta.
Qual a prova dessa tua afirmação? Tem imagens da alma? Veja, sua afirmação é uma questão de fé. Só quem não acredita também deve ser respeitado, porque o fato é que é apenas a sua opinião versus a minha. Ponto.
Se acreditar em alma tem de acreditar em Saci Perere, Fadas, ...
Alma é fantasia...
É interessante mostrar os estágios da gravidez para descontruir fake news relacionados ao aborto. O que eu não entendi é a relação dessas fake news com grupos anti-aborto: esses grupos são religiosos? Eles queriam provar o quê, que a fé tem razão junto com "fatos cientÃficos" que na verdade eram fakes? Falta as pessoas separar fé, teologia e ciência, independente de fatos cientÃficos, se a pessoa tem fé e é contra o aborto, ela vai ter esse posicionamento e pronto! Ciência são outros quinhentos.
A vida inicia seu processo na ruptura do óvulo pelo espermatozóide. A partir daà ela teve inÃcio e sua interrupção é crime contra o ser que já está em fase de constituição para a experiência da evolução humana. Suprimir a vida em troca da satisfação do desejo sexual é crime de barbárie. As pessoas têm as opções do preservativo, do anticoncepcional, mas como não conseguem controlar os próprios impulsos querem o poder de matar o ser que trouxeram. A ciência sem imiscuir nessa defesa é ilógico.
O que a Folha pretendeu com essa reportagem???
Provar cabalmente que essa massa amorfa de células embrionárias de 9 semanas consegue ser mais inteligente que a Damares.
Ninguém, nenhuma pessoa é a favor do aborto. As pessoas são favoráveis a descriminalização dele, para que seja retirado mais um estigma na hora que a mulher tenha que tomar tal decisão. Que ela possa fazer o procedimento de forma segura e humanizada, com apoio psicológico. Não precisamos estigmatizar ainda mais um assunto tão polêmico, tão difÃcil, e que já encontra barreiras em todas as etapas.
Ora, pois: se me permitir e disser onde assino, subscrevo!
Concordo com vc, Diego. Lembrando que no: “..a mulher tenha q tomar tal decisão “. Mulher e homem. Muitas das vezes nesta “tal decisão” está o fato de o homem abandonar a sua responsabilidade, e a mulher não ter condições por razões ligadas também à religião( pq condenam as mulheres que fazem aborto e as mães solteiras), por razões financeiras, emocionais continuar com a gravidez.
Muito bem colocado.
A Folha deveria ter vergonha de divulgar não-fatos como a noção de que os batimentos cardÃacos fetais são "uma invenção de homens brancos para controlar o corpo da mulher", segundo declaração da democrata Stacey Abrams. Qual é o objetivo? Nos controlar e nos convencer de que o que temos no útero não passa de um punhado de células estranhas ao corpo, uma mancha esbranquiçada meio repugnante (segundo a foto) como, por exemplo, um câncer?
O aborto deve ser uma escolha da mulher, com suas consideraçoes pessoais, cientificas e até religiosas. Se vc é contra o aborto nao tenha um; mas nao imponha sua visao religiosa contra uma escolha bastante pessoal da mulher.
@Dirce, seu argumento de que eu nao fui abortado e por isso devo ser contra o mesmo é cômico. Quem vc acha que tem direito a opinar sobre esta questao? Os vivos ou os mortos?
O aborto não é uma escolha bastante pessoal da mulher. A mulher não escolhe ser violentada, abandonada, ver seu filho passar fome dentre outros motivos que passam pela escolha do homem também.
Vc está escrevendo aqui porque sua mãe não te abortou
Com 8 semanas dá pra ouvir os batimentos cardÃacos. Meu filho tinha 2 cm.
Espantoso que alguém diga que sua informação é mentira, tenha 14 curtidas, e ninguém se dê ao trabalho de ir ao Google verificar que com aproximadamente 6 semanas já tem coração e bate a 100 BPM.
Verdade. Nasceu com 2 metros de altura.
Só se o pai for um alien, pq se for humano isso é impossÃvel. Pare de postar mentiras.
Ate o L é contra
Se nao é visivel, nao existe? Aborto é monstruoso
Craro que não, vide as ondas de rádio que transmitem suas sapientes mensagens. Mas são verificáveis. Aliás, até a voz, que existe e transmite besteiras as mais variadas, não é visÃvel - senão no caso da sinestesia, mas fiquemos nas banalidades, pra não complicar.
Papai Noel vem ai!
guarda os teus sêmens, então. pronto, é isto. aja paciência, viu?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Fotos mostram que não há embrião visível até 9 semanas de gravidez Voltar
Comente este texto