Opinião > Ameaça autocrática Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5

  1. Paulo Sales

    A Folha é um jornal estúpido. Passa semanas fazendo matérias "come pronto", preguiçosas e fofoqueiras, ai aparece o ,"o que a folha pensa". É uma espécie de contra ponto a si mesmo pra equilibrar o jornalismo raso que produziu. Um meia culpa de equilíbrio. A imprensa brasileira a priori é imprensa de fontes de jornalistas de sofá.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Folha "camaleonis"

  2. Emerson Marcos Leal

    Quem votar nesse sociopata tem q ter consciência q ele busca uma autocracia

    Responda
    1. Allan Canuto

      Emerson, seus votantes, seguidores, adoradores, não pensam, são como zumbis: eles não tem consciência, e nem querem ter. Ou melhor, tem a consciência anestesiada, para poder viver com as sandices que chamam de valores.

  3. Luís Fabiano Oliveira

    Está realmente na hora da Folha fazer uma mea-culpa e admitir sua parcela de colaboração com o que estamos vivendo, na iminência da reeleição de Bolsonaro. O apoio incondicional à farra de fake news construída pela República de Curitiba, liderados por Moro e Dallagnol, colocaram-nos à beira do abismo. Mais 4 anos de devastação ambiental sem possibilidade de volta, ataque aos direitos básicos dos trabalhadores, aumento da desigualdade social, etc.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Marco, juízes cometem erros. Às vezes, até por unanimidade em votações colegiadas. É por isso que existem instâncias revisoras a que todo cidadão tem direito. Lula recorreu à última instância possível do Judiciário e sua defesa conseguiu demonstrar que o juiz não tinha competência para o caso --Moro escolheu julgá-lo, levando um caso de SP sem relação com a Lava Jato para Curitiba. Também mostrou que ele foi parcial. Processo viciado, caso anulado, Lula é inocente (até que se prove o contrário).

    2. Rafael Calegari

      Não falei?

    3. Marco A Moreira

      Senhores Lula foi condenado em três instâncias, por 09 juízes. O núcleo duro do seu governo continua preso: Palocci e Dirceu. As empreiteiras devolveram mais de R$ 25 bilhões de reais. Nada aconteceu ? Lula não sabia ?

    4. benjamim picado

      caro marco, em que modelo de república ou de estado de direito o ato de acreditar ou não em alguma coisa é parâmetro jurídico para condenação? volte 10 casas.

    5. Rafael Calegari

      Marco Moreira, quer uma prova de que essas narrativas eram fake news? A prova é que você não saberá responder a minha próxima pergunta: qual é a prova de corrupção passiva em que Moro fundou sua sentença, posteriormente anulada? Sua resposta apelará à ignorância ou mudará de assunto.

    6. Marco A Moreira

      Farra de fake news? Vocês acreditam na inocência do Lula? Acham que não existiu Petrolão? Não sou eleitor do atual mandatário , nunca fui. Mas que o ex-presidente se envolveu ou quiçá foi o responsável pelo Petrolão isso não resta dúvidas.

    7. Rafael Calegari

      Luís Fabiano, você tocou num ponto fundamental: a farra de fake news construída pela República de Curitiba. Sua expressão é perfeita, palavra por palavra!

  4. Valdir Silva

    Folha, talvez tenha acordado tarde demais. Está com medinho de trocar seus editoriais por receitas de bolo?

    Responda
  5. Jocimar Bruno dos Santos

    FSP, considerações tardias!

    Responda
  6. Rafael Calegari

    A criação de uma autocracia é um processo progressivo, passo a passo, que não se dá por um salto. E a tirania fundamentalista cristã para a qual caminhamos teve a participação fundamental deste jornal nos anos da Operação Lavajato, em que este jornal propagou sem crítica as teses persecutórias de autoridades suspeitas para difamar certos políticos. Se a Folha tivesse feito jornalismo de verdade nesta cobertura, poderia ter dificultado este processo de escalada autoritária bolsonarista.

    Responda
    1. Rafael Calegari

      Bem observado, Leonardo.

    2. Leonardo Gama

      Apenas para ser justo, o jornal também deu grande espaço para as reportagens da Vaza Jato, incluindo investigações feitas por jornalistas da casa.

  7. fabio sousa

    Vergonha total! Esse editorial é uma tapinha nas costas de Bolsonaro. Nem se compara ao que a folha fez sobre lula que até o ombudsman teve que interferir. Mete a cara logo editor e diz que prefere o ditadorzinho

    Responda
  8. Victor Giaretta Rubira

    Eu andava bem desanimado com a folha, mas gostei deste editorial. Falta agora uma autocrítica dela sobre como serviu de instrumento de um juiz limitado e enviesado. Aquele q fez grande parte do trabalho desta deterioração democrática.

    Responda
  9. Luiz Nascimento

    Parabéns pelo editorial. Mas o último parágrafo poderia ser de amplo alerta: votar na reeleição de Bolsonaro pode significar a corrosão definitiva das instituições democráticas.

    Responda
  10. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Quem fala em regular a mídia ? Quem fala em regular as redes sociais? Quem ouvi falando nas duas perguntas acima foi o Partido da Tragédia.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      fake news é crime otilio. mas a lei no brasil nao funciona. se funcionasse eu te denunciava.

    2. Guilherme Rodrigues

      O mercado da águas é regulado (ANA), bem como aviação civil (ANAC), instituições financeira (BACEN), seguros (SUSEP), mercado de capitais (CVM), energia elétrica (ANEEL), saúde (ANS), telecomunicações (ANATEL), transportes aquaviários (ANTAQ), transportes terrestres (ANTT), vigilância sanitária (ANVISA), cinema (ANCINE), petróleo (ANP). Eu sei que é difícil, mas reconheça que o senhor está errado e que precisa rever seus conceitos.

    3. benjamim picado

      mas e o PT, hein? recomendo a otilio ir prum quarto escuro e usufruir de seu onanismo em privado.

    4. João Flávio de Almeida

      Otilio, volta pra terra plana e pro mundo sem vacinas. Perdi parentes queridos por causa de gente negacionista como você. Sua mão está suja de sangue.

    5. Fabio Machado

      Bolsonaro atacou a imprensa livre e varios dos seus profissionais por 4 anos a fio. E não deixa duvidas que irá intensificar estes ataques, caso vença a eleição.

    6. Victor Giaretta Rubira

      Regular rede social é coibir mentiras e responsabilizar quem as dissemina e regular mídia é tirar da mão de meia dúzia de empresas a narrativa pública.

  11. Bruno Sebastião Neto

    Esse falastra. tem como objetivo a perpetuação no poder ,seus seguidores não fazem a menor ideia que se um dia por ventura achar que não quer mais ele no poder, poderão tira-lo, ledo engano, seu poder estará na casa do absolutis./totalitaris./obscurantis. ,fim da república ?

    Responda
  12. Edson Rocha

    Todos sabemos que bolsonarista se alimenta de sua própria hipocrisia . Quem desses se mostra religioso , cidadão de bem e cuidador dos bons costumes senão da boca pra fora ? Todo fornicador e defensor do aborto pra gravidez de amante , agora virou defensor da família . Não atirem a primeira quem conhece algum bolsonarista assim , pois poderiam ser construídos muitos castelos .

    Responda
  13. André Batista

    Parabéns pela coragem em mostrar o óbvio ululante que uns, talvez por estarem na bolha ou por óbvios interesses, teimam em ignorar. É uma decisão de cada um saber se querem continuar em um regime democrático, com todas suas imperfeições, ou embarcar em um regime autoritário teocrático. Acreditar nas palavras do Supremo Líder é uma escolha, e ainda há tempo de impedir o mal maior

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Sö Deus é o "Supremo" líder e Jesus o seu profeta para os cristãos. Êle nos recomendou o amor. "Pátria amada não é pãtria armada".

  14. Daniel de Souza Carvalho

    Interessante. E por que a Folha não se expressa em relação ao que o TSE aplicou em relação à censura a algumas outras empresas de comunicação? Tolher a liberdade de expressão, ainda que em muito favor de um lado, não seria também uma ameaça autocrática? Não seria uma forma de o TSE querer "garantir no tapetão" a vitória do lado que a convém (e ao lado que a esta Folha também a convém)?

    Responda
    1. Luís Fabiano Oliveira

      Ofender, divulgar comprovadas mentiras, apresentar fatos como verdadeiros sem qualquer comprovação...o conceito de conhecimento é crença verdadeira justificada. Infelizmente, o que a JP faz é propagar ofensas, mentir descaradamente, apresentar notícias como se fossem verdadeiras sendo que não tem nenhum compromisso com investigação jornalística séria. Coibir esses crimes não pode ser entendido como censura.

    2. Aline Schons

      Só ler o editorial de ontem… que por sinal, foi muito criticado.

    3. joaquim Carlos fares

      Vocês confundem liberdade de expressão com agressão e ameaças. Até mesmo ameaças físicas contra pessoas e instituições. O bolsonarista, assim como, o próprio Bolsonaro, calados já estão errados.

    4. LUCIANA SADDI MENNUCCI

      Vc confunde liberdade de expressão com agressão. Liberdade de expressão com mentiras sabidamente mentirosas.

  15. Hercilio Silva

    Não se pode ter 79% defendendo a democracia e mais de 40% votando em Bolsonaro. A não ser que o conceito de democracia esteja deturpado, e está pelo bolsonarismo. Quanto ao editorial tem um atraso de alguns anos.

    Responda
    1. Lia Maria de Medeiros

      A conta parece, mesmo, não fechar, a não ser pela deturpação do verdadeiro conceito de Democracia do eleitor de B. E sobre o atraso da opinião da FSP, gostaria de saber com qual conceito de Democracia o Grupo tem compromisso.

    2. Leandro de Souza

      Mentira é verdade e ditadura é democracia. 1984

  16. Alexandre Machado da Silva

    Parabéns pela bela explanação. Caso haja a reeleição a Democracia deverá resistir à Autocracia.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.