Opinião > Ameaça autocrática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Os brasileiros que fazem a diferença sabem muito bem o que quer. Esse papinho furado serve aos que que querem as benesses para eles sem o devido esforço. Desistam e se unam a nós para transformarmos esse PaÃs e colocarmos no lugar de destaque econômico que pode vir a ter. Temos tudo, mas o povo insiste em colocar no poder essa gente afanadora que nunca produzio nada.
Quem está no poder é o Bolsonaro.
E aà Salete, pintou um clima com o imbroxavel?
Mulher defendendo bozo é o supra sumo da falta de respeito consigo própria. Dê-se o devido respeito minha senhora!
Me fala o que produzio Bolsonaro e sua familia na sua vida. Esse papo que que só bolsonarista trabalha, que nordestino só quer viver de beneces é uma grande mentira. Não conheço povo mais sofrido e trabalhador que o brasileiro que mora na favela.
Olha que eu decreto 100 anos de sigilo.
Essa gente tipo o presidente atual. Me diz qual emprego ele teve que não fosse público e que estivesse na cadeia produtiva.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Senhor Fernando Alves, imagino o senhor numa reunião de condomÃnio. E como trata o sÃndico. Como trata os funcionários. Debate saudável e ilustrado, não bate no sÃndico, elevador social sem restrições. Um homem realmente educado, com certeza se acha muito superior ao Bolsonaro. Vote nele, é mais coerente: pelo menos porque se parece muito com ele. Basta se olhar ao espelho.
Senhor, Marcio, dê um Google: "Lula regulamentação agronegócio". Vai ver uma grande quantidade de artigos sobre o assunto. E depois tire suas conclusões. Cumprimentos.
Fim do agronegócio é fim do extermÃnio de indÃgenas para roubar as terras dele. O governo Bozo não trabalha para o agronegócio, só pra meia dúzia de bandidos que se tivessem que competir em um mercado justo com todos e cumprindo as leis, iriam a falência
Márcio, vamos lá: "Lula pretende fazer regulação da produção agrÃcola" (Valor, 9/8/22); "Lula pretende fazer regulação da produção agrÃcola" (O Globo, 9/8/22); "Lula: campanha recua e tira ‘regulação do agroÂ’ de diretrizes de governo" (suno.com.br,22/8/22); "Lula: Agronegócio não gosta da gente porque sabe que não vai haver desmatamento"(Agência Estado, 16/9/22). Etc. Está na mÃdia. Se mudou de ideia, pelo menos se pode dizer: foi cogitado.
Sou produtor rural e no governo Lula houve quase uma duplicação na produção rural com um crescimento recorde no financiamento rural. Poderia ser mais especÃfico quando se refere ao fim do agronegócio?!
Miro Costa é aquele tipo de militante pago com o script de falar que não é bolsonarosta, mas que despeja sempre uma lista pré pronta de besteirol que todos já conhecem. Dia 31 o Miro Costa vai saber o que é viver sem dinheiro público sob esse governo.
Então né? Você d vê estar falando do governo bozo, pois o PT ficou 14 anos no poder e não aconteceu nada do que você tá dizendo...
Ate no comentário continuam com mentiras. Deveriam apenas ruminar.
Agora fiquei com medo! Relate, se souber, o que ocorreu com a economia no governo Lula.
Senhor Eduardo, seja educado. Debater é saudável. Falando assim, você se equipara perfeitamente ao Bolsonaro, percebe? Ou seja, não é nada superior. É fato que os governos Lula, nadando numa onda global de alta de commodities, passaram a impressão de melhora do paÃs. Mas depois ficamos sabendo do esgoto do mensalão e do petrolão. E que paÃs foi deixado pela sra. Dilma? Só digo isto: eu prefiro o que tenho hoje ao que vi recentemente. Mas te respeito.
Senhor Anderson, ainda que sua fala fosse verdadeira - e não é, pelo menos para quem quer ver - continua válida a descrição do quadro "contrário". E isso não tem nada a ver com ser ou não bolsonarista - eu não sou. Acontece que vivi os tempos do PT e sei bem do que falo. São fatos documentados. E acrescento: o Bozo é mesmo um tosco, estúpido, ignorante, autoritário. Mas, se tiver que escolher, prefiro isso à corrupção institucionalizada do PT. Mas eu respeito sua opinião.
Antipetistas falaram tanto da Venezuela que acabaram elegendo esse projeto de ditadorzinho que ocupa a presidência. Podem falar o que for do PT, mas é fato que foi o partido que mais combateu a corrupção, melhorou a vida do povo e fortaleceu a democracia. Por isso votarei em Lula no 2° turno, mesmo não tendo votado no 1°.
Poisé, vamos deixar o paraÃso em que vivemos hoje. Os brasileiros felizes como nunca foram antes! Com bons empregos, salários justos, comida farta na mesa e um teto para morar. O paÃs se desenvolvendo, mas com respeito ao meio ambiente e aos povos da floresta. Nossas crianças respeitadas e protegidas. Temos um presidente que cuidou de seu povo na pandemia, e administra as contas públicas com rigor e sem nenhuma suspeita de corrupção.
Em que momento do mandato do Lula houve o fim do agronegócio, e outras baboseiras que você está espumando de raiva ao citar? Realmente o editorial descreve muito bem sobre esse odio gratuito a eventos que não aconteceram fisicamente. Só aconteceram na propagando do seu mito.
O sr. tb acredita em Papai Noel e no coelhinho da Páscoa? Pq ABSOLUTAMENTE NADA do que você mencionou aconteceu qdo o PT governou e e muito menos vai acontecer agora se vencer. Aliás o PT fez totalmente o contrário e está tudo provado. O pânico moral que B. promove é tÃpico do fascismo: acuse o inimigo do que você mesmo faz, e se não há um inimigo, invente um.
Deixa de ser mentiroso, gado.
O Sr. reza direitinho a carta do absurdo que é o atual governo. Zero planejamento, zero em Educação, zero em segurança, zero em saúde, zero em polÃtica industrial e zero em econômia. Tudo o que diz é de um absurdo sem tamanho. São só as mentiras do Whatsapp. Está facil escolher.
Vê-se que Tico e Teco foram abduzidos pelo zap.
FSP .... na minha opinião, esse editorial vem tarde, então faltando uma semana para o futuro ou fim da Democracia no Brasil, assuma de fato a responsabilidade e isso só será possÃvel através de editoriais mais claros e objetivos, agora não é momento de reflexão do editor e sim de tomada de posição clara pela Democracia,chega de ficar em cima do muro.
O editorial em termos gerais é bom, o problema é que o editorial nai se refere a coação exercida por centenas de empresários ameaçando a liberdade de voto dos empregados e nem as barbaridades efetivas contra o PT.
Que a FSP aborde os temas que você colocou em outros editoriais durante a próxima semana. Seria uma grande ajuda.
Leitores e leitoras, o momento é de apoiarmos qualquer iniciativa, a exemplo desse editorial, que vise e tenha alguma força para impedir a instalação da autocracia de direita no Brasil. Entendo as crÃticas à FSP e outros jornais, principalmente na eleição de 2018, porém, agora não é hora de lavar roupa suja, mas de gastar nossa energia para apoiar e multiplicar esforços para salvar o Brasil. Ao invés de criticarmos cada linha desse editorial, vamos cobrar para que venham muitos outros.
É o princÃpio da troca de curriolas. Os mais leais ao chefe vão ocupando os espaços, seja no congresso, em alguns governos estaduais e nos próximos anos, também no STF. Isso se for reeleito é claro.
Estou com a FSP - resistiremos a qualquer ameaça autocrática contra as instituições da democracia liberal brasileira.
Finalmente, FolhaÂ… Uma análise mais objetiva! Talvez tarde, mas o importa é o maior jornal do paÃs se manifestar de maneira clara, pois a democracia no paÃs está em cheque.
Triste e lamentável a situação do paÃs , falta de aviso é que não foi , entraram na barca furada dando uma de sonso , agora vem com esse editorial mequetrefe pedindo perdão , é a democracia que está em jogo o Cbozo quer implantar junto com os filhos uma ditadura monarquista , aà será o fim .
Pois é folha...chama a super república de Curitiba agora
Se o Lula tivesse feito um milésimo do que o genocida fez, e tentasse a reeleição, teria uma foto dele de página inteira na capa e escrita em letras gigantes a palavra: Chega!
Concordo plenamente. Nesses anos todos desse governo a mÃdia não foi em momento nenhum tão incisiva , quanto na época do PT.
As instituições estarão prontas? Hahaha... A Folha tá de sacagem, só pode. As instituições estão dando conta nem no primeiro mandato. O final do edital foi terrivelmente inocente (assim espero), o restante está bem bom, Folha abriu um tiquinho os olhos.
As instituições serão simplesmente estraçalhados logo no começo do mandato se ele for reeleito. O congresso e os militares farão o serviço para o autocrata.
Concordo. Assino FSP, o UOL vejo e não concordo 80% com sua militância e pautas, julgo que isso é a modernidade e vamos em frente. Exemplo, o artigo da Marilene Felinto é cheio de ódio e rancor com as pessoas do interior: atrasados, escravocatas, etc...ela deveria ler o editorial e ser um pouco mais refinada. Aqui no interior a receita para gente como ela "raivosa" - vá lavar um tanque bem cheio de roupa. Por fim, você pode não gostar do Capitão, mas não dá para entregar o navio para os PiraTas.
"Vá lavar um tanque bem cheio de roupa...". "Vc pode não gostar do capitão...". Acho que nem precisa comentar, né?
Vc não se deu conta - como poderia - mas mandar um senhora com o curriculum dela lavar um tanque cheio de roupa confirma exatamente o que ela disse. Tão refinado o seu comentário. Tao digno do admirador de meninas venezuelanas.
O problema é quando o capitão é o maior pirata da história, o mais sanguinário. Rs
1 milhão de assinaturas para as versões digitais dos principais jornais do paÃs reflete a desinformação generalizada no paÃs. Liberar os conteúdos referentes à s eleições para todos os leitores é uma necessidade premente. O The Guardian tem uma estratégia mais interessante de atrair leitores e assinantes.
Editorial insosso. É a cara da elite brasileira: covarde e superficial. Os editorialistas têm a oportunidade de fazer uma crÃtica severa ao presidente mais corrupto da história, mas patinam na sua tradição tucana.
Antes tarde do que nunca né FSP? Até pq numa eventual dinastia bolsonarista a imprensa vai ser a primeira a ser calada e destruÃda como em todo regime ditatorial e tirânico
A FSP não quer voltar a ser lembrada daqui uns 40 anos ( quiçá daqui uns 40 anos a dinastia Bolsonaro saia do poder, se for reeleito agora ) como o jornal que foi conivente e passou pano todo o tempo, enquanto deu a um governo de ultra direita. De novo, folha?
Se houver reeleição desse ditadorzinho; estamos perdidos… isso sim.
tabloide invetor de pataquadas
Concordo plenamente com o editorial da Folha.
Mais 4 anos, 8 e 12 anos de Bolsonarismo que possivelmente venham, se acaso agora reeleito seu candidato, será um duro golpe para as instituições. Não sobrará pedra sobre pedra. O último parágrafo está desencaixado do editorial.
Exatamente Fernando. O último parágrafo se acovarda a ponto de permitir acreditar que uma reeleição desse desgoverno poderá permitir a sobrevivência da democracia. Se essa desgraça ocorrer, será o fim da liberdade em todas as suas formas. Aliás, será a última eleição. Viraremos uma ditadura autocrática como a Hungria, por exemplo. A receita para isto já vem sendo testada passo a passo nos últimos quatro anos.
Com que parte?
Faz 4 anos que todo mundo que vive num planeta que não é plano e tem algum grau de inteligência e caráter sabe disso e está há 4 anos vivendo essa angústia, enquanto a imprensa minimizou e passou pano. A 7 dias das eleições esse editorial, FSP????
Rachadinha, rachadão, açaizão, tratolão, covaxão, viagrão, protesão, mansão, chocolatão, gadociatão, michecão, roboticão, asfaltão, ouração, secretão.....Não há governo nessa corrupção.
Quem ameça é Luis XIX e o Supremo de Lagosta.
Só falta agora a Folha agir de acordo com o que escreveu e parar de regar as plantas do autoritarismo. As mais vistosas delas atualmente: antipetismo e liberdade de expressão.
"Uma escolha muito difÃcil"
Noossaa, a fsp descobriu a roda, vsf.
Entendi errado - ou a mensagem é de esperança nas instituições de freios e contrapesos em caso de vitória do projeto de ditador? Assunto para o ouvidor Mariante...
Se a pontuação do ultimo parágrafo está certa(ponto final em vez de interrogação) o editorial é vergonhoso, tem um pé em cada canoa, passa a idéia de que uma reeleição de Bolsonaro não representa um risco muito grande para a democracia. Lixo
Texto ainda raso pela gravidade da situação. A Folha deveria ter deixado claro, clarissimo que só temos 1 opção possÃvel nesta eleição para que os ataques contra a Democracia cessem - votar em Lula. Seja explÃcita em sua defesa â Democracia, Folha. Ainda dá tempo.
"Parabéns" à FSP, descobriu o que surgiu antes; "o ovo da serpente ou a serpente". Mas do outro cobra programas de governo, como se não bastasse a vitória de Lula para barrar o inferno.
Folha monstrando-se muito mais inteligentes do que os babacas que a criticaram antes por dizer que o Lula não apresentou um programa econômico consistente, o que é uma grande verdade. Jornalismo tem que ser imparcial. Ali era verdade, aqui é verdade também. Bolsonaro não, com ou sem os problemas reais do programa do PT.
O excapitão miliciano JboZonaZi, mesmo não se reelegendo, já superou seus colegas autocratas reacionários de âmbito mundial, sejam de ultradireita ou extrema-esquerda! Depois dos avanços conquistados com a redemocratização, o Brasil corre sérios riscos de desequilÃbrio democrático, com a população dividida entre o ódio e a esperança!!!
Isto é evidenciado pela histeria coletiva inflada pela religião, autoritarismo. Resumindo: alienação de pessoas.
Mensagem implÃcita do texto: quem é contra o regime autocrático deve votar no Lula 13. Independente do que pensa na economia, religião, a democracia só tem um lado nesta eleição. Depois, que faça oposição desde o primeiro dia. Pelo menos, estaremos vivendo numa democracia.
Editorial excelente , texto enxuto mais profundo na defesa intransigente dos valores democráticos. A Democracia prevalecerá e a vontade soberana do povo vai se manifestar nas urnas. Tenho certeza disso!
A pontuação do último parágrafo está correta? Não caberia ali um ponto de interrogação?
Como autocrata ele pode simplesmente mudar a Constituição com o amplo poder no congresso, caso vença a eleição, e aà não há resistência democrática que resista.
Concordo. Faltou um ponto de interrogação no final do texto.
Tem muito tempo que assistimos Bozo e sua turma tentarem usurpar o poder que não lhes cabe. É a ditadura se instalando e muitos não se dão conta do que está ocorrendo. Eles citam a Venezuela mas eu alerto que podemos virar uma Rússia ou China ou Hungria ou LÃbia de Kadafi etc. Acreditem ou não, mas Lula jogou o jogo democrático. Portanto, Lula 13.
Começaram a acordar com uma semana antes do segundo turno, lembrem-se, para Jair, o Brasil será melhor sem a Folha, vocês são alvo no dia 31 de Outubro se esse ignóbil se reeleger.
Esse pleito já não é mais democrático em virtude da quantidade de dinheiro público utilizado para comprar pobres e ricos. Não é que falte coragem à Folha para falar sobre isso, falta moral, já que entre os favorecidos por esse governo neoliberal estão os controladores do jornal. É aà que mora a timidez do editorial, pois maior eloquência significa cortar a própria carne.
Você falou a verdade. Só elegendo Lula é que os culpados por essa farra com dinheiro público poderão ser responsabilizados.
Editoria da Folha está confusa, parece sem norte. Se a cabeça está assim...
A Folha nesse editorial recomenda o voto nulo ? Não entendi a mensagem.
O editorial é contraditório porque fica preso pela premissa defeituosa de que partiu: se a maioria apoia a democracia uma eventual reeleição seria democrática; é de fato livre uma parcela considerável de votos que será fruto de compra, ameaça e chantagem e que pode decidir a reeleição? A FSP acredita mesmo no que diz o último parágrafo?
Concordo. A começar pela ofensa ao art. 19 da CF. O governo tem uma ligação promÃscua com algumas igrejas evangélicas, que obrigam os fiéis a votarem no presidente, para não irem para o inferno. O MEC imprimiu e distribui bÃblias com foto do ministro. Pastores intermediavam liberação de verbas. Empresários chantageiam os empregados, com a ameaça de perda do emprego. Sem falar nas mãos de 12 mil fakenews. É isso que se chama eleições livres?
Eu peguei odio pelo PT graças a vocês. Me tornei bolsonarista por influência da mÃdia, pois eu estava de saco cheio da Dilma por tanta notÃcia ruim sobre pt. Vocês fazem parte do que tá acontecendo. Por que não falaram isso dele em 2016?! Vocês têm uma parcela de responsabilidade por termos essa ameaça autocratica hoje: " imprensa livre que apoia democracia" mas apoiaram o golpe de 2016. Continuo lendo vocês, mas com muito mais ressalvas.
Indicar somente desembargadores de carreira. Mas ele quer aumentar o número para nomear seus amigos. Até Malafaia deve ser nomeado pelo Bolsonado.
O editorial reverbera muito bem o contexto dos ataques à democracia brasileira pelo inominável.
Achei fraco. Pouco contundente. A folha fica devendo. De novo.
Amigo, se a Folha fosse mais contundente não seria a Folha, seria a JP. Os órgãos sérios tem muito cuidado para não sair dessas regras, enquanto que a extrema direita está "cantando" e andando pra isso.
E a mea culpa, tão cobrada do PT, vocês farão quando? Gestaram e puseram o ovo, agora embalem que o filho é teu
Parabéns à Folha pelo editorial.
Ameaça autocrática e teocrática. Lula já.
Tudo na base do medo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ameaça autocrática Voltar
Comente este texto