Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    o bolsonarismo não é de direita, é fascista.

    Responda
  2. adenor Dias

    Será que no domingo acaba o ano, ou o mundo para o Brasil?

    Responda
  3. Luís Bustamante

    Ops... a crônica está atrasada. Viu o que o bolsonarista Roberto Jefferson acabou de fazer?

    Responda
  4. Daisy Santos

    Um possível lampejo de uma hipotética luz nessa neblina de 2022 é lamentavelmente a total indigência cultural como um espírito do tempo a nos assombrar com tanta ignorância, misoginia, farisaísmo e barbárie.

    Responda
  5. B M

    o Bozo fala tanto mal da Venezuela mas tenho certeza que os bozolóides não percebem que ele está agindo de forma muito parecida com o Hugo Chávez. Para que o Brasil não se torne de vez uma Venezuela continental, espero que o Bozo não se reeleja.

    Responda
  6. Flavio Lima

    Cara, q texto bem feito. Sem muita ideologia, mesmo conhecendo sua preferência. Enfim, aula. Parabéns.

    Responda
  7. José Cardoso

    O 'elo perdido' da evolução do regime militar para a era bolsonarista é a figura do major Curió. Participante ativo da pacificação do Araguaia, ele se tornou um líder popular na região de Serra Pelada. Mantém inclusive o discurso do garimpo.

    Responda
  8. Marcelo Fernandes

    Agora é LU LA ou nada.

    Responda
  9. Carlos Fernando de Souza Braga

    "As instituições mostraram-se fortes"?! De que planeta o Gaspari está escrevendo a coluna?

    Responda
  10. Roberto Gomes

    Carlos Simãozinho esá correto, extrema direita. O bolsonarismo representa a volta do integralismo fascista de Plínio Salgado. Os lemas são os mesmos, assim como valores, princípios e ideologia. É o Brasil regredindo 100 anos. Um segundo mandato de Bolsonaro será a implantação definitiva de um governo fascista, com o apoio do presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira, e correligionários. Farão de tudo para desmontar definitivamente o STF, as universidades, a arte independente e a democracia

    Responda
  11. Carlos Simaozinho

    Um adendo: Bozo não é de direita mas, sim, de extrema-direita. Não há como comparar os bolsonaristas a figuras como Magalhães Pin to, Carlos Lacerda e Adhemar de Barros, por exemplo. Esses três, personagens fundamentais na implementação do regime militar...

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Hahahahah, sêo Elio, impagável a do Millôr! É velha, mas deve ser valida até o dia do juízo (ou falta dele) final. Tá bão, o judiciário trincou os dentes, e nós, ao rés-do-chão, acabamos tendo que trincar um benzodiazepínico, ou estuporamos. Ao manterem-se firmes, não se fizeram eficazes; embora úteis, conseguiram ficar meio disformes, sujeitas que estão às acusações de casuismo. Se passar o Bonde da Bozofrenia, teremos que dançar esse funk, e aí é que serão elas.

    Responda
  13. RICARDO BATISTA

    Tudo verdade. Mas a não reeleição de Trump dois anos atrás ajudou bastante também. O homem foi obrigado a jogar o jogo. Com seu estilo bucaneiro, conseguiu escalar uns dois jogadores a mais, fazer o quê? Espero que possa ser derrotado mesmo assim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te ôva, e aos demais Bípedes de boa-vontade.