Elio Gaspari > A cena de Jefferson não fecha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O mundo esteve dividido por muito tempo pós 2a guerra mundial, o capitalismo derrubou o muro de Berlim, em nome do capitalismo, um faz de conta de união global durou até a tomada da Crimeia pela Rússia. Em nome do capitalismo ocidental, a China não pode apoiar a Rússia, aliás deve se opor. Em nome do capitalismo dos Estados Unidos, todos tem que ficar de joelhos. Reta saber qual será o final disso tudo.
Teremos o efeito Orloff? Seria Roberto Jefferson o BozoNero amanhã? (dia seguinte ao da eleição?)
O chato é saber que um e meio milhão de cariocas votaram na imposição do fascismo pelas armas.
Que fase. Tem que acabar domingo. O pais esta doente de ódio. Nunca nosso povo foi assim. De onde saiu essa canalhada odienta.
E o senhor não escreveu do pintou um clima. Por minhas crianças da Fauna e da Flora. Pela Educação. Pelo Sus. pelos mortos na pandemia, minha irmã Clemeci no rol, voto lula.
Caro Elio, uma vez mais : grato pelo teu exuberante texto. Penso que a suspensão da descrença é indispensável (mas limitado) enquanto durar este desgoverno. É só mais 4 dias e alguma crónica no futuro começará assim : 'Era uma vez, há muito tempo atrás, existiu um ignaro que...'.
Agradeço penhoradamente aos editores da Folha por publicar meus modestos comentários.
Bolsonaro e a doença putrescente que criou, cevada na extrema-direita, no fascismo e no neonazismo, só pode ter um fim: o esmagamento absoluto, para que leve ao menos décadas para voltar à luz (pois fatalmente voltará), como Getúlio teve o bom gosto de fazer com a A.I.B..
Texto certeiro
O tiro de bazuca saiu pelo outro lado. O egresso do popularesco Aqui Agora quis incorporar o personagem niilista Piotr Stiepanovitch, do imortal romance de Dostoievsky "Os demônios", fomentando um ambiente favorável a uma utópica intervenção dos milicos. Acertou os dois pés do panaca que insiste em seguir.
Não consigo imaginar qual era a intenção dele ao efetuar disparos contra os policiais, mas uma certeza tenho se esse processo cair na mão do Xandão da f.....
Ou seja: obrigado, Jefferson, por contribuir para um muito provável e próximo retorno à paz, à democracia.
O Bolsonaro pratica medicina com sua cloroquina aos contaminados por covid, mas quando tem um dodói na barriguinha chora e corre para São Paulo!
Me parece que tentou forçar um ataque ao "Capitólio". Mas não alcançou a audiência necessária.
O Bob é louco mesmo e ainda encontra gente para dar ouvido a suas pantuscadas.
De novo: Kelmon não é padre! De tanto dizermos que ele é, o próprio Kelmon acabará acreditando nessa lorota.
Vivo repetindo isso.
Era para ser uma nova facada. Virou um novo Riocentro. Bem feito.
Faltou CaffaJeff deixar uma granada no colo. Tristeza... Haha!
Muito bem lembrado.
A fakeada deste ano saiu pela kulatra
O Bolsonaro é aquele que na gÃria do futebol a gente diz "deixa, que esse a natureza marca"...
Roberto Jefferson. ao prever que o capitão golpista não será reeleito, imaginou que seria o estopim de uma revolta armada dos bolsonaristas. Parece que faltou combinar com os russos.
Faltou combinar com o Bannon, que diga-se de passagem foi condenado a quatro meses de prisão mais multa . O Bannon, amigão da “famiglia”.
Grande Elio Gaspari. O ilustrÃssimo da Folha. Sempre do lado certo. Sua análise do caso Roberto Jeferson é perfeita.
Gostaria que o Elio Gaspari escrevesse sobre as perseguições que a Folha sofreu do coronel Erasmo Dias em agosto de 1976 e as consequências. Eu estava em São Paulo e vi tudo.
O Elio Gaspari sabe que jornalismo é indignação. Daà seu brilhantismo. Bravo!
Na verdade, no ensaio tramado com o chefete da PolÃcia Federal carioca, seria um espetáculo teatral que renderia votos para o dono da Imobiliária 51. Porém, péssimos atores costumam melar o espetáculo. Principalmente quando dirigidos à distância por um escrivão mais habituado ao agronegócio dos laranjais urbanos.
Cidadãos sensatos, ainda há tempo de contribuir para trazer o Brasil de volta à normalidade democrática: votando contra este grupo nefasto que governa o paÃs desde 2018.
Será que ele achava que os policiais mandados para prendê-lo iriam aderir à sua 'causa' iniciando uma rebelião? Como Napoleão voltado da ilha de Elba. Só que esses roteiros não funcionam no Brasil. Como disseram ao Carlos Lacerda, preso pelos militares e iniciando uma greve de fome: desiste, você está dando uma de Hamlet no paÃs de Dercy Gonçalves.
Excelente comentário, caro José. A frase final retrata bem o que acontece em Pindorama.
Já tivemos a maravilhosa e saudosa Derci Goncalves, hoje Damares da Goibeira.
Kkk, essa foi ótima!
Bolsonaro,o encantador de idiotas.
Muito bom!
Então, viva Jefferson! Dê mais um tiro para o bem do Brasil!
Então, se você acha que Roberto Jefferson deu um tiro no pé de Bolsonaro, viva Jefferson!! Dê mais um e preste mais um bem ao Brasil.
Até parece que o KafaJeff tem algo mais do podridão dentro da abóbora dele. Já viu dejeto ter algo na cabeça?
O Jeff é apenas um maluco travestido de polÃtico. A famÃlia precisa cuidar dele.
Jefferson pretendia criar um mártir, mas desnudou um palhaço! Queria ajudar bolsonaro , mas só o prejudicou ! São polÃticos de carreira que enriqueceram sabe-se lá por que meios , e entram em desespero quando a boquinha termina , a fonte seca! São espertos que só pensam em seus projetos pessoais de poder !
Vendo as noticias, nao entendo como exercito, policiais de uma maneira geral podem apoiar esse presidente querrndo armar a todos. Nao enxergam que pode se voltar voltar eles? Domingo foi uma prova do que pode acontecer com qualquer um. Pensem bem na tragedia que podera acontecer.
Prezado Sérgio, a gente pode não entender por que apoiam, porque a gente está acostumado a pensar que militares e policiais se regem por bons princÃpios. Mas as evidências mostram que nem sempre é assim.
É só se lembrar do que aconteceu com a aposentadoria dos milicos qdo da reforma da previdência. A aposentadoria deles saiu melhor q antes. Veja os quartéis: todos reformados, pintados,um primor. Veja os hospitais do exército e as escolas militares com seus serviços de excelência e verbas gordas. Aà vc vai entender porque eles querem que o Bozo permaneça no poder. É só por isso rs...
O exercito, esta na causa porque coroneis e generais estão lucrando com o "patriotismo" do aloprado. Estão mostrando que nunca defenderam a patria, e sim o proprio bolso e de suas familias a exemplo do aloprado capitão.
O Gaspari que escreveu sobre a Ditadura era outro, o moço desse artigo cada vez mais se desnuda. Uma pena.
Qual é a versão que o gado está espalhando dessa vez? Já teve umas cinco!
Como nos livros da Ditadura, contou a história verdadeira. Neste caso , reproduziu os fatos. Não acertou só o pé. Também o cérebro desconectado do Bozo.
Wellington. O Gaspari registrou fatos em seus livros e assim nos revelou eventos essenciais para entender aquela época. Nesta coluna, ele reflete sobre fatos e ajuda a organizar as ideias sobre o momento presente. Seu comentário desnuda mais você do que ele.
Louco ele não estava, então de duas uma: ou achava que teria outra repercussão (fomentar uma reação contra o STF) e calculou mal, o que é improvável, ou fez de caso pensado para atingir o campo de Bolsonaro. Por que será ?
Também tenho essa dúvida. Li que estava solicitando ao Bozo um indulto como foi feito com o deputado carioca e não foi atendido. Bur ro ele não é alguma coisa tem, mas o bozo estava junto nessa, só que acredito que foi surpreendido.
Ao que parece, no reino da teatralidade bolsonarista, a história da 'facada' se repete como farsa...
Por aà se vê senhor Helio que não existe decisão difÃcil. Lula neles.
Ôôô sêo Elio, mardade: CaffaJeff, como a debochada alcunha traz implÃcita, impulsiona a indústria da cccaafagestagem e da empulhação. E vossa excelente metáfora do "espelho da realidade" me dá uma ótema chave pra interpretação dos impulsos do Bozo: literatura infantil da mais alta qualidade. Queria passar pelo espelho de Lewis Carroll e desfrutar, "Through the Looking Glass", da deleitável companhia das moçoilas latino-americanas. É bom a misschek comprar um espelho de corpo inteiro. E óculos.
Ôôô, agora entendi os limites da minha proposição democrática... Hahahahah!
Calma, Marcos. Misschek está se preparando para assumir o papel de lÃder evangélica e já pensa em disputar a presidência depois do Lula. E evangélicas não se olham de corpo inteiro no espelho. É pecado...
Ainda vem mais por aÃ. Primeiro de Janeiro está longe. Fora, bolsonaros!
Contra farsas, roubos, tiros, mortes, só Lula. No domingo, vamos varrer este jair da presidência. Lula. Tecle com força 13.
Ok, caro Ivan, entendi perfeitamente a intenção. Mas é melhor não irmos com tanta força, todos: é bom ter cuidado pra não danificar as urnas, ou atrapalhamos o voto dos BÃpedes subsequentes. Hahahahah!
Bob Jeff acabou de entonar a ópera bufa deste desgoverno, e o grand finale disso tudo acontecerá no próximo domingo.
Um governo baseado no ódio e na mentira não poderia mesmo prosperar. O bob kafajeff ainda espera o indulto!
Gostei muito da grafia, caro Hélio: kafajeff lembrou-me daquele famoso autor de quem o Weintrolha gosta tanto, o Kafta. Hahahahah!
Esperemos que o espetáculo RJ seja a última cena de uma peça de teatro de 3 anos e 9 meses que foi de péssima qualidade. Há 10 anos atrás, quem imaginaria que nos tornarÃamos um paÃs socialmente destroçado, feito de uma classe média e elite extremamentes individualistas e egoÃstas que, para além dos Ãtens listados por Gaspari, ainda tem quase metade dos eleitores apoiando um candidato de extrema-direita, fascista, criminoso, incompetente e bur/ro? Esperemos que seja o fim definitivo de JMB.
Se Deus quiser, e os brasileiros também, esta é a última semana de real reinado dessa estrovenga. Depois vira pato manco tomando café frio por dois meses. E Haddad tá começando a virar o jogo. Força no debate, professor!
Ôôô carÃssimo, não me esqueço de que você havia mencionado o single malt da vitória, ao qual aderi. Agora, tenho uma palavra-adágio pra ficar recitando enquanto desfruto da bênção escocesa: estrovenga, estrovenga! Hahahahah!
Corrigindo. O problema dessa dupla querência...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Gaspari, o que não fecha com a realidade explÃcita por 8 horas na tv, é saber que ainda existem pessoas que se dizem indecisas.
Dói, né? Com indecisos e milhões decididos a reeller um dejeto.
A razão dos indecisos e dos que irão votar nulo, prezado Rafael, é que alguns ainda têm lembranças doo que aconteceu entre 2003 e 2016. Sugiro reler os jornais da época porque os atuais também esqueceram.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A cena de Jefferson não fecha Voltar
Comente este texto