José Manuel Diogo > Apenas o voto pode proteger a democracia dos maus políticos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROBERTO GOMES

    "os políticos são como fraldas e devem ser mudados frequentemente pela mesma razão". Anônimo.

    Responda
  2. Mario Donizete Pelissaro

    O caso de SP é emblematico. Não se trata de preferencia partidarias ou ideologicas. O fato é que não podemos, nós paulistas, cair nessa armadilha e eleger um carioca da gema, que nunca morou em SP, não conhece nosso povo e nossas tradições. Tarcisio foi "plantado" em SP para servir aos interesse de Bolsonaro. Imagine tarcisio eleito e seu comandante fora do planalto, o que muito provavelmente acontecerá. Apostaria que tarcisio renunciaria e voltaria para as praias cariocas.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Eu sou do do norte TO, ex GO. Morei trabalhei e votei em SP nos anos setenta e oitenta até noventa e um. Estou perplexo com a possibilidade dos paulistas elegerem um carioca bozonarista como governador. Parece que o retrocesso do "ruralismo latifundiário exportador" vai se impor no SP desindustrialisado.

  3. marco celio

    Ora pois pois Sr Manuele, o senhore veja que o maior autoritário e desposta da história foi o rei Henrique VIII, tendo inclusive criado seu próprio credo, o anglicanismo. Pois não é facto que só conseguiu governare quando aliou-se aos industriales, os que detinham cap'tais? Ora pois-pois, se até Sérgio Reis, o maior cantor brega do Brasil em reunião com nosso mandatario-mor e alto comando das FFAA dizia sempre sobre si mesmo e aos demais como "NÓS OS FORTES"? clamando por intervenção militar?

    Responda
  4. Said Ahmed

    Fiquei com algumas dúvidas, nossos legisladores são eleitos pelo voto e ainda assim vivemos ameaçados. O equilíbrio entre os três poderes é muito frágil, quando executivo e legislativo estão alinhados contra o judiciário a democracia está na mira. Foi o voto que elegeu Orban e Erdogan, que comandam democracias de fachada. Acho que somente instituições públicas fortes e independentes, junto com o voto, podem proteger a democracia. Mas aí, discutir instituições, já é outra conversa.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Obs.: o período republicano conta a partir de ¹xxy, logo, não seriam ¹³³ anos?

  5. Rauland Borba Batista

    Não nem Lula nem Bolsonaro. Bolsonaro por ser incompetente e em Lula por o considerar culpado.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Borba. Não há outra alternativa: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Arranje uma artimanha ou, antes, evitasse trilha perigosa.

  6. José Cardoso

    Exato, e que vença o melhor. Corrigindo, que vença um dos piores.

    Responda
  7. marco celio

    Pasma-me a expressão em defesa da democracia, hoje banida do mundo desenvolvido e vigente nos EUA e na A. Latina. Então, ao procurar uma definição pós moderna, eu diria que democracia é o regime dos que detém o capital e que gasta boa parte desse k, para comprar uma mídia sem caráter, pois é sabido que povo não tem vontade, tem desejos. Na UE a último Premier, a Sra Liz, saiu com menos de 40 dias, sem traumas, porque na UE o regime é social democracia parlamentar. Como diria R campos, (continua)

    Responda
    1. marco celio

      Continuando, Campos dizia que um dia o Brasil será governado por idiot@s e analfabetos, não por suas virtudes, mas porque são maioria. A nossa cultura de morro com a influência de punks e tags bem como o caipirismo respaldado pelo interior dos paulistanos é prova disto. O que se pode esperar de senadores como Marcos Ponte, Damares, Romário, Mourão e Tiririca no 4° mandato para Dep. Federal? Realmente, estão querendo ressuscitar a democracia nos EUA e na A. Latina. No resto do mundo, já morreu.

  8. Wilson Bazzani

    Honestidade também.. suposta fraude no nordeste na campanha das radios, e TSE esta a pensar o que vai pensar e talvez fazer. Brincadeira! Campanha de Bolsonaro entrega ao TSE relatório que provaria 'fraude' em rádios no NE.

    Responda
  9. Carlos Maurício

    A escolha de domingo é entre um governante que já se provou ser democraticamente o melhor da história do país contra outro que está se mostrando fascistamente o pior da história.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      Não se trata de preferencia partidarias ou ideologicas. O fato é que não podemos, nós paulistas, cair nessa armadilha e eleger um carioca da gema, que nunca morou em SP, não conhece nosso povo e nossas tradições. Tarcisio foi "plantado" em SP para servir aos interesse de Bolsonaro. Imagine tarcisio eleito e seu comandante fora do planalto, o que muito provavelmente acontecerá. Apostaria que tarcisio renunciaria e voltaria para as praias cariocas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.