Opinião > As pesquisas ficam Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Se a realidade dos resultados das urnas não confirmam os números das pesquisas com a margem de erro , cabe ao Instituto admitir a imprecisão do método e outros fatores de difícil previsão e então adotar margem de erro muito maior . Senão trata-se de informação enganosa pois sua alegada precisão não é confirmada pela realidade . É como uma balança de açougue que não está aferida e nem calibrada . Institutos que erram além da margem devem ser multados e suspensos , pois divulgam desinformação .

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      a balança do seu açougue nao pesa a intençao de quilos que voce vai comprar; para seu arrazoado fazer sentido (?) se torna urgente criminalizar o eleitor que mente na pesquisa ou na urna ou em ambas - alem, é claro, do inde ciso que sabota a si mesmo como cidadao; o conceito de intençao de voto é dificil de entender dado as suas cor relaçoes com a teoria da relatividade geral, os multiversos, a terraplana que gira em W e a praga biblica da mama deira de pirroca

  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Congratulações ao editorialista. Categórico. Um serviço útil para os bolsonaristas parvos de boa-fé mencionados seria um desenho ao final do texto.

    Responda
  3. PAULO ROBERTO HASSE

    Robôs semialfabetizados da Folha censurando meus comentários de novo … mas este não é um “ jornal a serviço da Democracia “ ?

    Responda
  4. PAULO ROBERTO HASSE

    Ontem o colunista H.Beltrão escreveu : “ É estarrecedor que os institutos tenham errado consistentemente nos 3 últimos ciclos eleitorais …e neste primeiro turno. Insolitamente , o erro ocorreu invariavelmente para o mesmo lado , superestimando o voto da esquerda e subestimando o da direita . A revolta das lideranças …e desconfiança com a lisura dos institutos … portanto é justificável .” A verdade é que alguns erros grosseiros ocorreram , falta explicarem e não insistir nos erros .

    Responda
  5. PAULO ROBERTO HASSE

    Faltou dizer que os institutos de pesquisa informam margem de erro , normalmente entre mais e menos 2 pontos . Então informam um índice de precisão da pesquisa . Mas depois , quando estes índices não se confirmam , não assumem a responsabilidade? DataFolha dia 1/10 informou 14 pontos de vantagem para Lula com margem de +- 2 pontos . As urnas deram 5 pontos .Erro de metodologia ou coleta ? Menos arrogância Folha

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      Isso é fácil resolver pela raiz: criminalizar o eleitor já via PEC em regime de urgência – no momento de declarar sua intenção exigir doct com foto endereço mail e zap para no devido tempo ou oportunidade enviar a poliça de intenção de votos ao domicilio para investigação in loco de seu viés ideologico antecedentes políticos consumo de obras de cunho esquerdista ou de mesmo teor ameaçador a família pátria liberdade e...deus ; a margem de erro vai cair pra menos dez!

  6. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Leitura impecável dos fatos. Parabéns FSP. Leitor agradece a lucidez da análise, a riqueza dos fundamentos e a exuberância da escrita.

    Responda
  7. Daniel Nunes Guimarães

    A Bolha de S.Paulo.

    Responda
  8. José Cardoso

    Em 1998 era a esquerda que se sentia prejudicada, e dizia que as pesquisas erravam sempre contra ela. O fato de que a direita está agora esperneando é um sinal de mudança na correlação de forças.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      voce pode indicar a(s) fonte(s) onde voce pesquisou e embasou sua afirmaçao ? no aguardo..

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.