-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Não é a toa que a estratégia do "aprendizado" foi utilizado pelo personagem "QAnon" durante quase 3 anos com sucesso. O método que os autores apresentam no artigo, infelizmente, parece que a mudança não é milimétrico, mas nanométrica em relação aos "teóricos" da extrema direita.
-
José Cardoso
Artigo bem interessante. O aprendizado na teoria comportamentalista também se dá por reforço positivo às respostas do indivíduo. Maquinar alguma teoria na cabeça e encontrar confirmações em posts eventuais funciona como aqueles sinais sutis que vão convencendo o Sr. Anderson de que talvez não seja loucura a existência de outra realidade fora da Matrix.
-
Itana Gimenes
Artigo muito interessante. Mas um ponto importante é ter um bom sistema de esducação. Sem capacidade critica, nao se aprende, nao se avalia
-
Marcos Benassi
Bingo. A Finlândia tá super "escolada" nisso; nós, rumo à Suazilândia.
-
-
Marcos Benassi
Pô, Senhores, artigo interessantíssimo, realmente uma boa chave explicativa: o "tirem suas conclusões", desfecho-padrão do blá Bozofrênico, tem poder. Vocês não exploraram desta forma no texto, mas tá implícito com a menção à Piaget, que o avanço decorre do "desequilíbrio", muitíssimo bem explorado pelo Banner. Essa sutileza, o Roger Stone, avô da pppiicaretagem Bozolóide, não tinha. E o senso de capacidade, que o Bandura tanto estudou, azeita o funcionamento do relógio: opa, agora tô por cima.
-
Marcos Benassi
[Termino] E uma - não casualmente - infernalmente boa máquina de empulhação, essa. A exploração do afeto desajustado, da exploração do largo vão psico-cognitivo entre a impotência e a plena capacidade e a oferta de um mecanismo simples e funcional pra construção de explicações ajustadas (ainda que simplórias), são uma conjunção magistral. Eu agradeço a síntese preciosa, mas parece-me que a engenharia reversa, pra ser aplicada, demanda mais do que competência mediana: coisa de ótimos professores.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.