Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Fernandez

    Encerrar o diálogo também significa manter a desunião

    Responda
  2. Alex Sgobin

    A regra é clara, quando se quer manter a saúde mental em dia e não perder tempo com bobagens : tem bolsonarista no grupo, saia.

    Responda
  3. Ricardo D'Matos Nunes

    Glauber termina o filme cantando , "que assim mal dividido, esse mundo anda errado, e que a terra é do homem, num é de Deus nem do diabo". Não adianta culpa Deus pelos politicos que elegemos. Conservadorismo em crise sempre criam a necessidade do "Deus ou Diabo" para justificar seu descaso e crueldade com o povo. Privando-os dos seus direitos básicos. Mas é pq Deus quer...? Ainda em tempo de resgatar a democracia, reinstaurar dialógos e paz no País!

    Responda
  4. Ricardo D'Matos Nunes

    Achei o filme! "Deus e o Diabo na terra do Sol", Glauber Rocha. O sofrimento do povo, injustiça, violência, revolta e a busca fanática por um caminho. O messianismo no filme me lembra o bolsonarismo. Efeito doentio, famílias divididas e endividadas, um povo apartado - velha estratégia "dividir p reinar", lutas entre sí ao invés de unidos contra as reais adversidades, desigualdade social, pobreza, regressão nas implementações de politicas públicas de proteção do povo. E aqui tbm no autoexilio!

    Responda
  5. Helio Marcengo

    Bem, pelo que li na matéria e nos comentarios, o problema são os bolsonaristas. Petistas respeitam as regras. Folha sendo Folha. Agora vou p a Gazeta do Povo. Lá, os fatos têm outras versões e o problema são os petistas. Alexandre Garcia que o diga. Depois vou p o LA e G. Esportiva, onde a paixão é pelo esporte, majoritariamente o futebol. Lá também tem discussões e preferências. Mas a estupidez é menos nociva, não se compara ao show de horrores dos debates políticos como o de ontem.

    Responda
  6. MARCELO MARTINS DE MARTINS

    Tem um grupo da minha família e inicialmente foi estabelecido que não haveria postagens políticas para evitar desgastes. Mas os bolsonaristas não conseguiram se conter. Postam coisas muito feias, inclusive agressivas contra os eleitores de Lula. Eu saí do grupo, assim como outros. Alguns ainda permaneceram, mas estão calados, em nome da paz na família. Deixam que os bolsonaristas vociferem sozinhos.

    Responda
  7. Diego Rodrigues

    Eu mesmo tive que sair de um grupo que tinha apenas esposa, filha, avós e tias, criado para compartilhar a evolução da bebê. Minha mãe sempre foi anti-pt ferrenha, antes de ser moda, e a seita verde/amarela mais facebook fizeram um estrago. Desmentia inúmeras fake news, de memes com frases falsas a vídeos porcamente editados para construir frases. Comecei a perder a paciência e me tornar mais agressivo. Desisti. Era sair ou cortar relações com a própria mãe. Geração dela lida muito mal internet

    Responda
  8. Luis Nunez

    Os bolsonaristas nunca respeitam as regras e os direitos dos outros, ficam o dia inteiro passando mensagens falsas e querendo impor a sua visão.

    Responda
  9. Eliana Kling

    Num da mesmo eu também optei pelo autoexilio!

    Responda
  10. Enir Antonio Carradore

    Somos 7 irmãos; sou o sexto; os 6 que não leem um livro inteiro há décadas votam em um candidato, eu que leio em média 1 livro por semana há 40 anos voto no candidato mais inteligente. Precisa dizer quem é? Combinamos não mandar mensagens políticas no grupo que já foi desfeito várias vezes, mas eles não resistem a uma bandeirinha de vez em quando.

    Responda
  11. Joao Pinheiro

    Saí dos grupos de família muito antes do Bolsonaro e da pandemia. Também não tenho redes sociais. Sigo feliz e tranquilo sem sentir falta alguma. Nos grupos de amigos, nenhum problema: respeito absoluto. Mas confesso que parei de falar com alguns amigos bolsonaristas. Era impossível prosseguir com o nível de fanatismo e cegueira impares. Vamos ver como vai ficar a partir do dia 31. Tomara tenhamos enterrado bem fundo esse energúmeno do Planalto.

    Responda
  12. José Gonçalves

    Fiz o mesmo

    Responda