Demétrio Magnoli > Por que não declaro meu voto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Concordo com a premissa do comentarista, de que suas dissertações não devem desembocar em sugestão da ação do leitor. Entretanto, em sociedade que dispersa a opinião pública em mais de três partidos polÃticos se cria embaraço na escolha. Basicamente pode-se escolher entre três facções: direita, esquerda e centro. Não será a opinião do comentarista que mais atrapalhará a decisão do eleitor. Absurdo!
Já que o colunista gosta de escrever sobre fatos, deixando as opiniões de lado, na próxima coluna, escreva sobre um ex-presidente que foi perseguido politicamente por adversários polÃticos, procuradores e juÃzes arbitrários, e demonstrou a sua inocência, deu a volta por cima e será novamente presidente desta terra de espalhafatos e falsos liberais. São fatos que o colunista liberal, isento, já poderia ter escrito, mas ainda há tempo.
AÃ, não! Tudo isso pra deixar claro seu voto? Qual a diferença? Bolsonaro é ponto fora da curva.
Para os idiotas, sabonete e democracia são apenas produtos, com o mesmo valor. Vai lamber sabonete!
Vc não revela que vota no Bolsonaro. Falta coragem para assumir que vc sempre foi antidemocrático.
É por ele ser um democrata que talvez o senhor o chame de antidemocrático. Ele declara claramente o voto em Lula no último parágrafo. Você pode não amar a maneira crÃtica e irônica como ele o declara, mas ele o faz. Demétrio é dum antibolsonarismo profundo e fundamento em princÃpios democráticos. O seu o é ?
Parabéns pelo luminosidade do artigo ! Pelos comentários ve se bem o tanto de obscurantismo que permeia a mente das pessoas hoje. Podemos estar assistindo o fim do jornalismo e da intelectualidade em virtude de tamanha intoxicação por suas paixões polÃticas...
Deu mais voltas que a Lusitana. Deveria se perguntar se o leitor desta Folha está assim tão interessado em quem ele vai votar.
Parabéns ao colunista pela coragem do posicionamento. Aos adultos sugiro a leitura do artigo: Sem terceira via decente entre Lula e Bolsonaro, o isentão será muito odiado, de JP Coutinho, aqui mesmo nesta folhinha.
Demétrio, talvez o artigo queira dizer outra coisa: não é que a tua declaração de voto seja irrelevante ao leitor mas, talvez, as tuas escritas sobre a polÃtica nacional é que tenham se tornado irrelevantes. Assim, artigos com tÃtulos chamativos nos atraiam e a direção da casa julgue que você os ajude na audiência. Nesta quadra não haverá isentos, não haverá puristas, haverá democratas de um lado e não democratas do outro. O autoritarismo não te cai bem, então declare o voto.
Demétrio, que bobagem! Não é uma eleição comum, num paÃs comum! É a democracia por um fio! Acorda da terra do nunca!
Tu es lento mesmo. Ele declara o voto no último parágrafo. Você pode criticar a modalidade de declaração, como a do FhC no primeiro turno: a revelação sutil sem deixar de ser evidente. Ele termina o artigo com um voto clarÃssimo, artigo com uma argumentação sólida sobre o vazio de muitas declarações.
Não assume, pois não tem hombridade de se dizer bolsonarista, e como iria explicar ser a favor de um sujeito que prega o estupro, homofobia, sexismo, agora existe algo em comum em vocês, o racismo, afinal o senhor já demonstrou diversas vezes seu racismo, até a ultima gota de sangue.
Os comentários de Demétrio é dum antibolsomarismo profundo e fundamentado. Dizer o contrário é delÃrio.
A minha lentidão, como afirma, não é tão idiota quanto a sua ingenuidade. É só assistir aos comentários que ele faz na globonews.
Tu es lento mesmo. Ele declara o voto no último parágrafo. Você pode criticar a modalidade de declaração, como a do FhC no primeiro turno: a revelação sútil sem deixar de ser evidente. Ele termina o artigo com um voto clarÃssimo, artigo com uma argumentação sólida sobre o vazio de muitas declarações.
Que razões levam figuras proeminentes fazer a declaração? Sabonete faz propaganda. Acreditar que tudo se resolve com a produção de dinheiro e taxa de juro é um engano, pois sem trabalho e produção real não poderão surgir melhoras nas condições gerais de vida. Depois de décadas ruinosas, o Brasil começa a seguir por um caminho sadio.
Está certo. Cada leitor toma suas decisões por meio de análise dos projetos de cada candidato. Compra por exemplo os livros que eles publicam a respeito e compara os projetos. Assim que forem publicados os de Lula e Bolsonaro isso será possÃvel... Perto disso, uma opinião de um colunista não tem importância.
Lemos hoje o triste fim de Demétrio Magnoli. Mentes brilhantes também se fossilizados, como acaba de ficar demonstrado.
Fossilizar é cair na fossa? Hahahah!
Nem vou ler até o fim. Seu voto é de uma transparência cristalina.
Muitos fanáticos aqui buscando a "recompensa psicológica" das curtidas num jornal que na seção de comentários virou o pior do esquerdismo (aquele esquerdismo moleque, grosseiro e de pouca leitura que tenta vencer discussões na base do grito e da chacota tosca). Magnoli se apega aos fatos. E os fatos falam por si na balança que pesa dois candidatos ruins: o mal menor é Lula.
O artigo é uma declaração de voto. Alguem duvida de que ele vota no Bozo? è o voto envergonhado, meio maroto, pra não dizer que prefere o inutil , o fascismo e quem tem o ranço de sempre que será mantido .
Oh, céus! Que artigo mais sem pé nem cabeça. Que coisa mais inútil. Será que que esse direitista se acha tão importante ao ponto de alguém querer saber o voto dele? Basta olhar a trajetória desse indivÃduo para saber a declinação dele, que pouco importa a qualquer um. Não tinha o que escrever? Faltou conteúdo para elaborar um artigo? Seria melhor calar-se do que produzir esse artigo melancólico.
Vazio, desnecessário, sem qualquer importância.
Nem precisava declarar voto. Todo mundo sabe que esse cara é bolsonarista de carteirinha.
Pontificação desnecessária, meu caro; como é desnecessária a leitura de seu artigo: bastaria ler o tÃtulo e a última frase para saber seu voto. Até nunca mais.
Que bom que os ardentes de febre na polarização, que acham que a não adesão em bloco a um lado é sinal de "estar a serviço do inimigo", vão parar de ler o Magnoli. A seção de comentários vai melhorar, finalmente.
Pensar q fui sua aluna... Ainda bem q dormia na maioria das aulas...
Hahahahah! Tudo em prol da saúde das alunas, minha cara: com Demétrio, chochilas e fortalece seu Endométrio! Hahaha!
Sendo repetitiva, não declara porque, em primeiro lugar , já está amplamente declarado no facÃnora do planalto e, em segundo, porque sua opinião deixou de ser importante há muito tempo.
Um fonema e seu voto está declarado, Magnoli. "Colunismo" = comunismo. Tá aà um caso exemplar para aulas de fonética, fonologia e análise do discurso. Falta de criatividade e de consciência cÃvica andam juntas, não é mesmo? De quem seria o voto de um "articulista" que já bateu nas cotas, ridiculariza as pautas minoritárias chamando-as de identitarismo, já saiu em defesa de Narloch e Risério e vive arrotando a pseudo moral conservadora? Me poupe!
o pessoal da LIBELU, os vivos e os mortos, devem estar perplexos com a sua covardia utilitária. Será que teme o mesmo fim de Trotsky assassinado por um esbirro de Stalin? Trotsky não fabianou, morreu na ativa acreditando e defendendo seus princÃpios.
Por que você não declara seu voto? Por vergonha de dizer que votará no fascista miliciano.
De uma coisa eu sei. Vc apoiou o golpe! LogoÂ…
Ah, tá bão. Pra encher o saco com picuinhas, opa, é nóis; pra assumir um lado num momento crÃtico, mmmmmm, quanto pudor... Então, escreva sobre culinária, pelo menos haverá consistência na coragem e na anodinia. Credo.
Preciso, Marcos. Se tivesse lido antes seu comentário (aliás, quase todos aqui), talvez considerasse desnecessário comentar...
Não declara suas preferências culinárias? Mas não foi esse um dos cozinheiros do ovo da serpente? Não esqueceremos sua participação ativa na degradação da democracia brasileira.
Uma posição bastante ética. Parabéns!
Todo esse blá-blá-blá não passa de desculpa para camuflar o voto em Bolsonaro.
Talvez não declare para não perder leitores. Na situação em que estamos, com um Nero no poder querendo se reeleger, admiro os colunistas que declaram voto abertamente, mesmo porque pessoas democráticas não poderiam votar no governo atual. O predador em chefe quer subverter o processo, dar golpe, ataca a democracia, deixa centenas de milhares morrerem, faz piada com esses mortos e tem quem o apoie. Prefiro quem honra os mortos e os defende, não os que usam a retórica para esconder sua opção.
Vergonha da sua vergonha.
Eu tenho certeza q ele vota no Lula.
Sei nao, hein
Magnoli vai cravar 22, mas saber disso é tão irrelevante quanto o que ele escreve
Concordo, não se pode menosprezar a informação, o meio de divulgar e quem divulga. Liberdade de ser isento, sóbrio, sem paixões, raivas e descaminhos. Ler essa coluna me faz lembrar de antigos colunistas que não tinham seus leitores por acéfalos, lhes informavam e ensinavam, não os convençiam. Convencimento e ato interno de cada um, com o conhecimento que alcançou. Não do que o colunista petista ou bolsonarista te quer fazer crer.
Não vejo isenção nem sabedoria. Vejo covardia e ressentimento numa alma bem pequena.
Entendo a questão de princÃpios, mas o momento é incomum. Bolsonaro subverteu a normalidade democrática, ameaçando a estabilidade e regularidade das eleições, como Hugo Chaves fez. Manifestar o voto contrário a ele é resistência democrática.
Caraca, se v c não fala, ninguém lembraria que v c existia, quanto menos se preocuparia em quem v c vai votar.
Cruel, mas verdadeiro. O sujeito é tão incongruente que, a despeito de toda a sua intelectualidade, se tornou tão irrelevante quanto a divulgação do seu voto.
A gente vê quem elogia, é só quem vota na mesma pessoa que o Demétrio vai votar. Faz isso porque não tem como justificar o voto.
Ele toma os leitores por trouxas. Se ainda quer se justificar é porque nem é homem de assumir sua posição.
Como a Folha fica publicando artigos de um irrelevante?
Não declara porque tem menos miolo que pão francês.
Jornalismo isento é coisa rara.
Falta argumentação e sobra invenção.
Isentão, teu nome é Bozolão.
Nao faz propaganda do sabonete, eh o proprio sabonete!
Deixa ver... Bolsonaro! Vc vota no Bolsonaro! É pra ter vergonha mesmo . Melhor não falar nada
Porque falta cojones pra admitir que vai votar no inominável
Quem perguntou? Sujeito estranho.
Politicamente pudico. Essa é nova. Rsrsrs.
Isso mesmo, Magnoli. Ninguém sabe em quem você votou em 2018 e em quem vai votar agora. Você é um cara realmente inescrutável
Gostei. Assim como gostei do seu livro. Também sou da opinião que o jornal deva dar apenas os fatos. Apenas os fatos. Cadê ao leitor escolher o sabonete.
Não declara voto, mas faz a cabeça dos eleitores para votar na direita e na extrema direita. Imparcialidade não existe caro jornalista polÃtico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Por que não declaro meu voto Voltar
Comente este texto