Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Profundo, Cristina. Muito profundo!

    Responda
  2. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    É a única chance de sairmos dessa situação em que nos meteram.

    Responda
  3. Elcio Matos

    Texto maravilhoso, sem dúvida, mas só não entendi o encaixe de Getúlio Vargas como defensor das liberdades. Embora ainda seja historicamente o maior líder da nação, em seu primeiro mandato como ditador, ele foi cruel contra adversários políticos, usou de tortura e apoiou a criação da milícia nazi-fascista Ação Integralista, de Plínio Salgado. Somente em seu segundo mandato, eleito pelo povo é que ele foi um perfeito democrata.

    Responda
    1. ROBERTO DO AMARAL SILVA

      Creio que a articulista apenas se ateve a Getúlio de 1950 a 1954, pois o Getúlio do Estado Novo embora autoritário tenha sido quem trouxe benefícios na área trabalhista e forjou o Brasil moderno, o que euma realidade. Ditador é construtor do Brasil: um paradoxo.

  4. Orasil coelho pina

    Parabéns Cris ( para os íntimos ) ! Quem sabe, sabe, quem não sabre bate palmas!!!

    Responda
  5. José Cardoso

    Seja quem ganhe, é preciso parar de jogar pedras no passado e usá-las para construir o futuro. De certo modo, como o Sartre falou uma vez, o passado não existe.

    Responda
  6. IVO CAETANO CALZOLARI

    Cristina querida que Deus continue te iluminando sempre. Voce sozinha vale a assinatura da FSP.

    Responda
  7. josé SOARES

    Cristina faz uma pintura e um poema do Brasil que queremos ver resgatado . Permito-me acrescentar o Marechal Lott entre os militares honrados.

    Responda
  8. João Teixeira de Lima

    Meu comentário Cristina que nos orgulha, é o final do seu artigo. Só acrescento, que em SP, votarei Haddad. Lembrando que o voto é a única arma que temos para derrotarmos essa praga que nos corrrói "Votar em Lula é a melhor chance que temos para reencontrar o território da nossa obstinação e dos nossos sonhos. Para que possamos, enfim, completar esse esboço de país". Lula lá, Haddad aqui - 13

    Responda
    1. José Bernardo

      Salve, João! Seu voto, e o de seus conterrâneos, nossos irmãos nordestinos, ajudarão para que este esboço se defina, para que esta alma-nação continue a emergir, clara e feliz!

  9. José Bernardo

    Cristina, o sábio-poeta indiano Sri Aurobindo ensina que uma nação é uma alma que se manifesta de forma progressiva: com base nesta percepção, permita-me contrapor, à imagem do naufrágio, a imagem de ilhas que vão emergindo e revelando um imenso corpo-alma submerso. Todos os exemplos que você tão lindamente evocou são certamente ilhas desta alma-nação brasileira que vai emergindo, alma esta que Caetano, de forma tão veemente e pungente, invocou em vídeo recente...

    Responda
    1. João Teixeira de Lima

      Salve José Bernardo. Amanhã será um lindo dia. Depois de amanhã a esperança se concretizou, e faltará apenas dois meses para recomeçarmos e termos um Brasil Feliz de Novo.

    2. José Bernardo

      Possa esta alma-nação expressar-se amanhã, pelos dedos de suas células-alma que somos nós, cidadãos eleitores, para sacudir de si, e expulsar, este projeto de fal sidade, men tira, des truição e mor te que, representado pelo governo que aí está, quer sufo cá-la!

  10. Marcos Benassi

    Êêê, coisa linda! Cristina, querida, me permita Mater o bedelho em suas lembranças, fazendo uns acréscimos, por favor: o Mario Juruna, cabra firme, articulado e valente, enfrentando a mentira crônica com seu gravadorzinho; Candido Rondon, baixote gigante, Humano maiúsculo, que dá um Fal nesses milicos de Herda que lambem o Bozo. Pô, e terceira vez esses dias que lembro de dois sambistas, pretos e fundamentais: Caco Velho e Lupicínio, redentores da bozolatria gaúcha. É nóis aqui, Lula lá.

    Responda
    1. João Teixeira de Lima

      Salve Benassi. Amanhã colocarei meu chapéu de couro, minha camiseta vermelha e toda minha esperança no coração e na ponta dos dedos para votar 13, 13. Esperaça de um Brasil feliz de novo, não só para que tenho 72. Mas para todo povo brasileiro em especial nossos filhos e netos. Abraços

  11. RICARDO BATISTA

    Por nós e pelas futuras gerações. E também pela Amazônia, claro. Outro dia recebi a seguinte mensagem que achei bonita e compartilho : "Não tenho fome, voto por quem tem. Não estou desempregado, voto por quem está. Não recebo nenhum tipo de ajuda do Governo, voto por quem precisa".

    Responda
    1. João Teixeira de Lima

      Salve Ricardo. Não fui eu é claro, quem escreveu para você, mas é exatamente o que penso e sempre pensei. Quando o traste bozo, chamou os nordestinos de analfabetos e incultos, escrevi algo a respeito, e um elemento disse pra eu fazer o L e ir para Cuba. Respondi que não saio daqui, sou brasileiro e nordestino, amo meu país, o que quero, almejo e luto, é para sermos felizes de novo. "Amanhã será um lindo dia". Lula lá, Haddad aqui 13. Abraços

    2. Marcos Benassi

      Essa, Ricardo, não é uma dedada no'zóio: é no coração. Que nossos concidadãos o tenham prestante no dia de amanhã.

  12. PAULO CURY

    o sonho mixuruca

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Virgem Santíssima, não tá fácil, não. Bão é o Pançuello, né? Ah, tá.