-
NACIB HETTI
Não se preocupe Gustavo. O homem é escolado e sabe se relacionar com qualquer um. Com mma e até com banqueiro.
-
WAGNER LESSA NERI DE SANTANA
Eu só vou dizer uma coisa, independente de política. Esse tal de Sertanejo Universitário é simplesmente horroroso.
-
NACIB HETTI
Eu não me preocupo com a qualidade da música, mas com a qualidade do universitário.
-
-
MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO
A pauta cultural dos evangélicos eu desconheço. Filmar passagens bíblicas repetidamente? Cantar músicas de adoração? Não sei. Mas a pauta política dos evangélicos é bem clara. Privilégios, isenções de impostos, doações de terreno para construção de igrejas , nenhuma pauta republicana.
-
Joabe Souza
Sertanejos, evangélicos e MMA devem estar entre os setores mais bem financiados do show biz. A atuação do estado deve ser justamente no sentido de que outras expressões culturais com menos poder econômico sobrevivam e mantenham a riqueza da diversidade cultural do país. Não há nenhum terreiro de candomblé que ameace a existência de uma igreja evangélica e qualquer pessoa que cante ou toque um instrumento é bem vindo numa roda de samba: são espaços de convivência e aprendizado democrático.
-
Joabe Souza
Não me parece certo dizer que Lula e a esquerda é que devem aprender a lidar com evangélicos, MMA e sertenejos, mas essa nova maioria (numérica) cultural é que deve ser instada a viver na diversidade.
-
-
Giovano Montemezzo Panatta
É simples porém infeliz tentar manter um diálogo com essa parcela - tosca - da população: se tornar de extrema direita! Afinal, é uma fato: os 3 grupos são incultos, truculentos e alienados. Não tem conversa senão descer o nível mesmo.
-
MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO
Num governo que prega a destruição, o armamento e a confusão nada estranho que atividade com o MMA, uma luta violenta, prospere. Quanto aos sertanejos a cultura nacional sempre teve muito lixo. O colunista propõe a nivelização por baixo?
-
César Augusto Soares dos Santos
Não sou de esquerda, mas acho que ignorantes e canalhas devem ser tratados como tais. Os ignorantes a gente educa, e os canalhas, sejam sertanejos ou marcianos, a gente repudia. Entendeu, Sr. Comentarista?
-
Flavio Leal Rodrigues
A premissa de que a esquerda repudia este grupo ou aquele é falsa., há e sempre houve diálogo com todos. Lutadores querem dar um cinturão de campeão ( campeão de COVID, da FOME?) ao Bolsonaro ? Deem , a biografia é deles. FHC está do outro lado. Muitos evangélicos apoiam Lula , mesmo sofrendo retaliações. Os Ministérios da Cultura e do Esporte teriam que ser recriados, hoje são secretarias No governo Bolsonaro a da cultura foi marcada por um infame vídeo com referências nazistas..
-
Daniel Barbosa
Que pergunta mais sem nexo. E a resposta do colunista é como se buscasse "reparação " a uma casta injustiçada. Ora, pois, pois, sertanejos e roqueiros, umbandistas e evangélicos, lutadores e bailarinos - todos devem ser tratados como cidadãos, não sabias? Aff...
-
Edailson Monteiro Rodrigues
Extremamente simples, manda a receita federal visitar um por um, viram todos comunistas de uma hora pra outra.
-
Alberto Henrique
Se quiserem incentivar à população à fazer baderna e arruaça,Alexandre de Moraes coloca esses P lantras atrás das grades.
-
Paulo Azevedo
Essa cegueira fascista vai passar.
-
LUIZ ANTONIO DA TEIXEIRA
No meu entender, o próximo governo - democratico e comprometido com as pautas sociais - deve isolar os grupos contrarios á perspectiva da civilização, da equidade e da liberdade. Se parcelas dos lutadores e dos evangélicos são favoráveis a lei dos mais fortes, à concepções religiosas e dogmáticas do convívio social e a ideias meritocráticas geradoras de inqiuidades, devem ser postos ao largo das diretrizes de governo.
-
Thiago Souza
Não sou intelectual, embora pelo simples fato de ler, devo parecer. Conversava con um colega que insistia que a cultura era toda de esquerda; na hora lembrei a ele do Sertanejo e de programas como Shark Tank. Acho que o artigo ê preguiçoso é fala de um esteriotipo de intelectual. Um pouco mais mais, o autor ia criticar a "esquerda Leblon".
-
JOSE AUREO BIGLIASSI
Marina da Silva, Benedita da Silva e muitos mais que estão apoiando os progressistas também são evangélicos, viu Gustavo?
-
JOSE AUREO BIGLIASSI
Esqueceu também de um esporte que pode superar todos os outros: Tiro ao alvo.
-
JOSE AUREO BIGLIASSI
Então o MMA vai superar o futebol!!! E as lotações nós estádios nós últimos jogos querem dizer o que ? É do Brasil mesmo que vc está falando Gustavo?
-
geraldo magela sobrinho
Quanto será que esse GA ganha para vir aqui toda semana encher o .., dos assinantes com esta 'estoria' dos cantores de músicas de corno? Vai procurar o que fazer rapaz?
-
Inimar Santos
Caro dotô em estória, defender isso que vc chama de nova cultura brasileira é difícil hein.... vc espreme, espreme, não disse nada convincente. Poucos se convencem do espírito esportivo do MMA, do talento criativo de Gustavo e a essência de Lutero não manifesta na vida de muita gente. E o samba? O samba continua presente, inclusive nos gramados. Fais su não dotô!
-
Daniel Alvares
Esse articulista é uma piada: Gusttavo Alllonso, como Bolsonaro vai articular com cinema, literatura, música, artes plásticas, teatro, dança, hip hop e todos os esportes amadores? Vai comer um prato de alfafa ouvindo música de cor no pra ver se acorda, rapaz!
-
alexandre lamattina
Quando os valores são antagônicos, há pouco espaço para conversões de rumo. Há milhões de brasileiros que, essencialmente, pensam e agem como Bolsonaro. Eles são pouco (e muito pouco) abertos ao diálogo.
-
Claudio Luiz da Cunha
Sertanejo e MMA que se virem escolheram o lado deles.....os evangélicos vão seguir os pastores, que na primeira oportunidade vão bajular o Lula..precisam manter as mordomias.
-
Assuncao Cristovao
Engraçado: nunca vi um colunista pedir que bozo leia livros ou que escute música clássica!
-
jose carlos toledo junior
Ora, não são os evangélicos, mas pastores poderosos que aderem a bozó por interesses inconfessáveis e fazem terrorismo mentiroso político religioso. Crime! Pastores, esses empresários inescrupulosos da fé alheia. MMA? que porcaria é essa? E sertanojo é a essência de nossa decadência cultural. Cantam no tom de quem fala enquanto sentado no trono da intimidade esforçando- se para se livrar de rejeitos alimentares. Coisa horrorosa
-
Emilia Amoedo
O funk é popular e a esquerda aprecia. Almir Satter e Renato Teixeira são idolatrados pela esquerda. O próprio Sergio Reis (antes de virar tio do zap) tinha sua música bastante apreciada. A esquerda ama o Pastor Henrique Vieira, que é do segmento evangélico. A esquerda não tem desprezo pela cultura de massa. A questão passa pela identificação com a mensagem. É só observar com qual lado de um mesmo produto vc se identifica.
-
Tha Virgens
Junta-se esses trogloditas do MMA mais os iletrados do sertanejo e da nisso, bolsonaristas retógrados!
-
Paulo Cezar Souza
Você está dizendo que o Brasil tem que se rebaixar culturalmente e que tem que virar um país "cristão" sob a chantagem dos Edir e Malafaia da vida? To fora!
-
Helen Rezende
Não adianta argumentar, grande parcela da esquerda se irroga no direito de ditar o que as pessoas devem pensar, qual religião é a melhor, qual deve ser o esporte adequado, enfim, as opiniões devem ser respeitadas, desde que todos pensem como eles. Evangélicos são alienados, MMA não é esporte e música sertaneja não é música. Repugnante a arrogância dos pseudos intelectuais que destroem a imagem da esquerda no Brasil.
-
irzair correa
Agora não sei mais se sou da direita ou da esquerda, tenho que ser de alguma né? Porque eu nunca gostei de mandar no útero das pessoas ou apontar o dedo para alguém dizendo que sua estadia pós morte seria algo semelhante ao inferno. É agora fiquei sabendo através da Hellen que quem faz isso é da esquerda, então sou pobre da direita? Pare o mundo que eu quero descer.
-
-
irzair correa
E um segmento da população brasileira que não é conhecido pela inteligência. Ouça uma música(?) de Gustavo Lima ou de Leonardo e saberá na hora do que estou falando. São esforçados, fazem sucesso, pagam jabá, os fins justificam os meios, mas qual a relevância disso para a comunidade? MMA? Deveriam morrer abraçados á Bolsonaro são partes de um mesmo ecossistema, rasteiro, machista, negacionista, retrógado, racista, Leonardo é um grande cachaceiro, como ele ficará perto do puritano Bozo?
-
S RGIO DA SILVA
Isso aí Irzair. Podemos chamá-los de boçal nejos, porque cantam letras estúpidas e aquele som não é música. Se sentem como estrume da boiada que tanto os adoram. São desrespeitosos com as mulheres também.
-
-
Joao Cellos
MMA? Isso nem sequer é esporte. Esporte relaciona-se à saúde, o que não parece ser o caso de quem dá e leva socos na cabeça. Aliás, provavelmente esses socos na cabeça juntamente com uma dose de truculência explique a união desses "esportistas" ao bolsonarismo.
-
RAFAEL NUNES DUARTE
Desculpe, mas, como praticante de artes marciais há mais de 10 anos e eleitor convicto do 13, nessas eleições (pela democracia), é justamente essa postura que afasta boa parte de um público que é grande e, muitas vezes, bem intencionado. A Democracia só se concretiza na autodeterminação, na pluralidade e na tolerância. E isso serve para o MMA, para o sertanejo, para o funk, para a comunidade LGBTQIA+, para todos. O que não pode ser tolerado é o preconceito, a intolerância e o desrespeito.
-
Joao Cellos
E a propósito, Gustavo Alonso, que papo chato e repetitivo esse do sertanejo. Por que você é tão subserviente a esse povo?
-
-
geraldo magela sobrinho
Será que este GA recebe alguma coisa dessa turma de sertanejos bregas para falar bem deles?
-
fernando coli
Tem de ver? Qual a razão? Esse povo é radical, interesseiro, rasteiro, atrasado, deselegante, deixou isso claro durante a campanha. Sertanejos que cobram 1milhao por show para os politicos, em cidades com a população comendo sopa de osso. Pstores e evangelicos que tem aversão a ciencia, que não pagam impostos, que se recusam a se misturar com não irmãos, que apoiam a milicia no poder. MMA. Deixa esse povo para lá e cuide dos necessitados.
-
gabriela loureiro de bonis simoes
Lembra que "esse povo" tb vota
-
fernando coli
Nunca pagaram em governo algum. E tem que pagar em qualquer governo. Mas o articulist fala em aproximação desse povo, aproximar para que? Paraa defender pauta de não vacinação, pauta de atraso, pauta de mais mamata financeira. Deixa esse povo pra lá, isolados como gostam.
-
Ary Dantas oliveira Junior
Pastores e evangélicos que não pagam impostos, que nunca pagaram também nos governos petistas!
-
-
Márcio Santana
Caro Gustavo Alonso, também sou apaixonado pela história. Porém, no caso desses segmentos, considero perda de tempo buscar diálogo. Salvo raríssimas exceções, são pessoas obcecadas por dinheiro, cabotinismo e bajulação. É caso para psiquiatria, não para política.
-
Ary Dantas oliveira Junior
Mas quem não e' obcecado por dinheiro, meu caro!! kkkkkkkk
-
-
Roberto Pires
E existe uma outra mudança cultural que não pode ser ignorada. Pela primeira vez na nossa história recente, vemos pessoas pretas protagonizando a maioria dos movimentos de reinserção social dessa população. Também vemos as pessoas não-heterossexuais tendo acesso a direitos que antes lhes eram negados. Vemos indígenas se sobrepondo ao discurso hegemônico sobre eles. As mulheres negras conquistando espaço dentro das lutas feministas. Isso também é uma mudança cultural forte e tem impacto pesado.
-
gabriela loureiro de bonis simoes
É isso! Fingir q o problema nao existe nao leva a lugar nenhum. Vamos buscar convergências ou teremos bolsonaro novamente. Talvez nao agora mas no futuro próximo.
-
Roberto Pires
Especificamente sobre evangélicos, quem não quer diálogo são eles. Não vejo ninguém de esquerda indo pro Congresso propondo fechar igrejas. O que eu vejo são evangélicos querendo impedir os não-evangélicos de viver suas vidas, querendo propor leis que afetam as vidas de todos os brasileiros. Quando se discute o aborto, ninguém quer torná-lo obrigatório a todas as mulheres que engravidam. Mas eles querem proibi-lo a todas. A opinião da IURD, por exemplo, é minoritária neste sentido.
-
Marco Aurélio Mello
Ocorre que essa gente escolheu um lado, e não foi Lula que os induziu a isso. Alinharam-se a Bolsonero por afinidade. Ou seja, eles se merecem.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Já terminou? Tive outra ideia: Porque você não estuda Direito e monta um escritório de advocacia junto com o Juliano: Gostavo & Spyer Só Causas Impossíveis Sobre Invisíveis.
-
marcos antonio nascimento
Esse Alonso é um Mané
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Sugestão para a tese de pós-doutorado do Alonso Sem Noção. "MMA, o Despertar da Florescência e a Sensibilidade que Sangra à Flor da Pele o Espírito Nacional", ou "Porrada, Chute no Saco e na Cabeça - Conceitos e Princípios Éticos para o Verdadeiro Marco Civilizatório Brasileiro - Somos Quem Podemos Ser". Esse finalzinho você pede o Humberto Gessinger, pode ser que ele autorize. Se não Alonso, vai kh. Tchau!
-
Ricardo Knudsen
Difícil entender o q o colunista quer. Ele diz - Não é incomum ver nossos intelectuais esculhambando a falta de cultura dos sertanejos, a truculência dos lutadores de MMA e a alienação dos evangélicos. - Primeiro, fica a impressão de q ele reconhece a falta de cultura, truculência e alienação desse grupo. De todo modo, o q esperava? Que um professor de filosofia gostasse de MMA? E qual a importância disso? Desde qdo intelectuais tem gde influência na nossa política? O povo do Centrão lê Platão?
-
irzair correa
Sou professor de filosofia e como dizia o Kant " duas coisas me enchem de orgulho: o céu estrelado acima da minha cabeça e a máxima moral dentro do meu peito" Eu também tenho duas coisas que me enchem de oruglho: "jamais, em hipótese alguam, votaria em Bozo e nunca vi nem verei uma luta de MMA". Dizem que na Alemanha em tempo de crise ouve-se os filósofos, no Brasil, recorrem á Mãe Diná. só resta um kkkkk
-
-
FERNANDO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUZA
Por isso que o governo precisa voltar a investir em educação: talvez assim esse pessoal volte a estudar (e o colunista também) e percebam as bobagens que estão sustentando. Só a educação salvará este país.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
É isso mesmo? "lutadores de MMA, somados aos evangélicos, representam os novos valores do campo cultural nacional, que floresceram no Brasil da redemocratização para cá." Alonso, você escreveu "floresceram"!? Cara! Você é doido varrido! Esses caras do MMA vão te pegar! Esse negócio de flor, segundo a Mariliz, para eles e coisa de "gaysismo". Daqui a pouco você vai falar que o Bob Jefferson floresceu. Aí não tem porrada não cara! Vai ser tiro e granada.
-
MAURO JOS DE SOUZA SILVEIRA
Pronto. Depois dos sertanejos, os lutadores de MMA. Na próxima coluna, os incompreendidos milicianos.
-
Joao Cellos
Huahuahua
-
-
Marcelo Barbosa Câmara
Diálogo com o obscurantismo? Há diferença entre igrejas evangélicas e organizações que exploram financeiramente a fé de muitos. Falta o autor conhecer o mundo das lutas. Certo que alguns lutadores surpreenderam ao apoiar Bolsonaro, outros, já se esperava.
-
Ricardo Knudsen
As pessoas continuam fazendo análises como se a esquerda houvesse perdido votos para essa supostamente nova extrema-direita, por não saber dialogar. Desconsideram o óbvio: a esquerda tem hoje a mesma votação q sempre teve desde a redemocratização, perto da metade dos eleitores. Foram o centro e a direita tradicionais q perderam votos para o bolsonarismo. Esses eleitores queriam alguém como o Bozo, só votavam no centro e na direita por falta de opção mais reacionária.
-
Ricardo Knudsen
O autor fala em conversar com a extrema direita sobre pauta identitária e pinça a defesa do aborto pela Universal, um ponto atípico. Tente conversar sobre direitos de homossexuais ou transgêneros, ou sobre proibir armas de fogo. Ou explicar q não se deve baixar a idade penal e aumentar as penas para crimes. Ou q se deve respeitar terras indígenas e quilombolas. No fundo, o q colunista propõe é buscar um compromisso, cedendo às propostas da extrema direita.
-
-
Francisco Lima
Um pão francês tem mais miolo do que muita gente por aí!
-
Miguel Gossn
Francisco, adorei a comparação. Simples e muito boa.
-
-
Ricardo Knudsen
Recomendo o artigo de Domenico Hur hoje na Folha. Ele afirma - O bolsonarismo é um movimento político extremista por excelência, anterior a Bolsonaro. O movimento esperava por esse "líder" - Ou seja, não houve tanta mudança cultural, o reacionarismo estava aí, votava na direita tradicional por falta de opção. De resto, não sei o q o autor espera. Que os democratas prometam juízes muito evangélicos? Que criminalizem relações homoafetivas? Que liberem o porte de arma? Que cantem música sertaneja?
-
Alef Ferreira
Minha resposta à manchete do artigo: Bolsonaro tem de ver demais artistas profissionais, religiosos de matrizes africanas e os capoeiristas que dão apoio a Lula. Repudiar não tem sido uma forma eficaz de reconhecer as mudanças culturais.
-
washington portela
Quem tem cérebro de verdade, vota 13 LULA
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.