João Pereira Coutinho > Nos cem anos da Marcha sobre Roma, vale lembrar por que o fascismo triunfou Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Matéria oportuna e, como sempre, muito bem escrita. Eu criei a expectativa da finalização com alguma associação com o "movimento bolsonarista". Em vão... Acredito que a lista final dos motivos da vitória do fascismo deveria contemplar também o fato dos ditos liberais o preferirem a qualquer tipo de movimento popular. O Coutinho não deve gostar do Bozo, mas gosta menos ainda do Lula. A realidade brasileira não cabe direitinho nas nobres teorias do Liberalismo.
Eu também apoio o Ministro Alexandre de Moraes. A democracia triunfará no Brasil.
No Brasil os democratas podem ter esperado demais para oficializarem uma frente ampla configurando um centro democrático. Por mais que tenhamos crÃticas ao STF, foram eles que garantiram até aqui o resto de democracia que nos resta e o TSE liderado por Alexandre de Moraes tem sido peça fundamental nesse esforço. Não se combate o ódio com moderação e sim com pulso firme. Eu apoio o Ministro Alexandre de Moraes!
A primeira guerra pode ter contribuÃdo para a forma italiana de ditadura. Mas a Espanha, que ficou neutra também passou por uma ditadura de direita naquele pós-guerra, que aliás influenciou o inÃcio da ditadura portuguesa. Em todos os casos, havia o apoio velado ou ostensivo dos conservadores, sem o qual nada disso teria acontecido.
Estou falando da ditadura do Primo de Rivera, no inÃcio dos anos 20, muito antes do Franco.
Espanha era governada pelo General Franco, apoiado pela Alemanha. Guernica , republicana, foi bombardeada pelos alemães na guerra civil espanhola.
Quando a violência e a irracionalidade entram em campo, não há muito que os "democratas" possam fazer; A democracia prega exatamente o oposto disso.
Discordo, Márcio. Há muito para os democratas fazerem para impedir a ascenção dos regimes ditatoriais, mas isto exige autoridade e firmeza. Compare as atuações do Fux e do Alexandre de Moraes na presidência do STF. Com o segundo, as jogadas do Bozo não prosperam, pena que demorou muito, talvez demais.
Duas considerações: pela primeira vez temos acesso a uma massa crÃtica de conhecimento histórico que pode nos dizer algo sobre o melhor regime polÃtico e as ameaças a ele; e o quão similar é o perÃodo que estamos passando com a crise do liberalismo do perÃodo entreguerras, quando a democracia não conseguia entregar liberdade e igualdade a um maior número de pessoas.
Como assim entregaram o ouro ao bandido? Do contrário seria uma guerra civil sendo que os fascistas tinham a inação do Estado a seu lado; teria sido uma mortandade cruel. No meu entendimento.
Ronaldo, de que guerra civil você está falando? Dos fascistas contra os socialistas? As ações iniciais dos fascistas foram puro blefe, tal qual as ameaças de golpe do Bozo, ambas contavam com a covardia e acomodação. A inação do estado é que constituiu a entrega do ouro ao bandido.
E no final não acabou sendo ?
Tinha que ter reagido antes. Tanto naquela época como na atual.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Nos cem anos da Marcha sobre Roma, vale lembrar por que o fascismo triunfou Voltar
Comente este texto