Opinião > Uma eleição crucial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

  1. Jorge silva

    Tá na hora do Jair Tá na hora do Jair É o quê? Já ir embora Arruma a suas malas Dá no pé e vá-se embora. va se embora (tchau) Sai cuisa ruim

    Responda
  2. Claudia Ros

    Certo, Folha! Talvez, alguns acreditem no seu apartidarismo, mas seus últimos editorais, flertaram com o absurdo da autocracia bozolítica “ é a economia Lula” e a democracia como fica!? A democracia verdadeira não passa nem perto, do atual mandatário da república que, para ele e seus adoradores, não seria república e sim “A ditadura dos ogros do agro, farialimers, classe média remediada abestada e associados”. Vcs precisarão se esforçar um pouco mais para demonstrar que defendem a democracia.

    Responda
  3. José F S Pereira

    Folha apartidária é uma piada. Repete o mesmo discurso e a mesma narrativa dos canhotos. Reconheçam que é preferível votar num presidente a quem possam criticar sem sofrer consequências!

    Responda
    1. Marcelo Figueiredo

      Sr José Pereira, leia novamente o que você escreveu (ou copiou de alguém): Um presidente a quem possamos criticar sem sofrer consequências? SIM! SEMPRE! É isso que esperamos de um Estado Democrático, certo?

    2. Ademar Adams

      Vá chorar na cama que é lugar quente. Antes cancele a assinatura e vá assistir Ratinho…

  4. emerson vidigal

    Diante de todas as evidências, provas e escândalos, a Folha não se posiciona. Bom, segunda feira a assinatura será interrompida. Foi médio enquanto durou.

    Responda
    1. STELLA TAVARES PACCE

      Farei o mesmo.

  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Esse mini-dossiê q vocês apresentaram das "realizações" do atual "presidente" daria um enciclopédia de horrores impressionantes - em 4 volumes - caso fosse + detalhado. Mas o q + me impressiona é saber q ele ainda mantem ao menos 55 milhões de fiéis seguidores, entre eles grandes empresários e figuras com alguma representatividade midiática e social. Essa é uma face do Brasil q ninguém imaginava existir, nesta dimensão. (Segue)

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O grande legado desse capitão foi revelar esta face dissimulada de muitos brasileiros, e moro - como capacho subserviente ou acompanhante em suas duas últimas aparições nos debates - é a síntese do combo macabro dessa face travestida de "homem de bem": hipocrisia, mentira escancarada, covardia, ignorância ética, conveniência, indiferença aos princípios profissionais, constitucionais, sociais e humanos, demagogia e idolatria. Triste saber que existem milhões por aí. Este foi o legado do capitão.

    Responda
  7. Jorge silva

    Ta Na Hora Do Jair Já Ir Embora Tá na hora do Jair Tá na hora do Jair É o quê? Já ir embora Arruma a suas malas Dá no pé e vá-se embora

    Responda
  8. Marcelo Lopes

    A Folha escolheu o pior momento para ser apartidária. Em caso de vitória do Nefasto é bem possível que esta tenha sido a última vez que o jornal pôde se manifestar livremente às vésperas de uma eleição presidencial. O horizonte é sombrio caso o atual mandatário da nação permaneça no cargo, pois é certo que ele vai implementar seu projeto de permanência no poder por tempo indeterminado.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Valdo, pensando bem vc tá certo, apesar da Folha ser crítica a todos os governos, é fundamental ela defender o Lula porque estamos sendo ameaçados democraticamente, soberanamente e institucionalmente, independente dos valores que o PT defende estamos em um plebiscito. Acho que esse tema serve pro Ombudsman.

    2. Valdo Neto

      Marcelo, a FSP até pode ser apartidária, só não pode não ter lado, pois essa eleição é um plebiscito entre a democracia e o estado de direito representados pelo Lula, e o autoritarismo, obscurantismo e barbárie representados pelo Bolsonaro.

  9. Bia Martins

    Apartidário é uma coisa, apoiar a democracia é outra. Por que então optar por ficar em cima do muro numa eleição tão crítica como esta? Basta afirmar: o voto em defesa da democracia é o voto em Lula! É tão difícil assim??

    Responda
    1. Valdo Neto

      Bia e Francisco, essa não é uma eleição, mas, um plebiscito; então há que se assumir um lado. A FSP, até para preservar sua sobrevivência, deveria declarar seu apoio ao lado da democracia representado pelo Lula e a frente ampla que lidera.

    2. Bia Martins

      Pois é, Francisco. Mesmo se pensasse só por interesses pessoais, deveria manifestar explicitamente apoio à Lula, pois num indesejado segundo mandato de Bolsonaro o jornalismo não sobreviverá.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dono do jornal eh psdbista, liberal econômico por interesse pessoal, suas raízes são anti lula. Democracia pra liberal econômico tem outro significado. Eles se julgam transcendente.

  10. Daniel Barbosa

    Deu no New York Times -foya isentona apoia golpe de bolso.

    Responda
  11. Daniel Barbosa

    Entre Hitler e um democrata qualquer que cumpre a Constituição, a folha isentona ficaria neutrox. Até o New York Times se posicionou , ex-tu pí dos (não pode xingar a foya)! É a democracia, ex-two pídos!

    Responda
  12. Carlos Rogerio Camargo

    de Marte hoje. A Folha, nos últimos anos, teve lado e trabalhou ativamente por um lado, basta ler o que Otávio Frias Filho escreveu nos seus últimos anos. O propalado pluralismo é meio catártico para expiar seus pecadilhos, como este editorial.

    Responda
  13. Márcia Meireles

    Não acho que apartidarismo é a melhor forma de fazer jornalismo crítico, isento e independente. Se posicionar politicamente como fazem outros grandes jornais, a mim, dá mais credibilidade ao jornal. Apartidarismo é uma quimera.

    Responda
  14. Mauricio Martins Martinez

    Declara-se apartidária, mas tem e demonstra, de forma cristalina, sua agenda econômica neo-liberal.

    Responda
  15. DANIEL STORCH

    Isso é alguma piada? Folha de São Paulo é imparcial? Vocês não conseguem colocar mais nenhuma manchete com dados, apenas narrativas. Jovem Pan pelo menos sempre coloca comentaristas com uma visão diferente para fazer contraponto.

    Responda
    1. DANIEL STORCH

      Karla K você acha que uma mulher é um ser que tem que pensar igual ao seu marido ou é uma fraude? Muito respeitosa sua visão sobre as mulheres. Amanda Klein é uma jornalista que merece respeito

    2. Karla K

      Pelo menos a JP bota uma colunista " de esquerda " casada com um empresario " de direita " para fazer um teatro ridículo que só engana aos ingenuos ou mal-intencionados.

    3. DANIEL STORCH

      Jovem Pan com todos seus problemas é uma rádio com uma linha clara e sempre traz contra ponto. Folha tem uma linha que todo finge que não sabe em absoluto consenso. Problema do debate político atual é que os dois lados precisam desumanizar o outro. Um Lulista e um Bolsonarista são pessoas boa e ruins com opiniões diversas.

    4. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      A Jovem Pan é um instrumento operacional do bolsonarismo. Na Jovem pan bolsonaro é estadista, o governo é patrocinador e a audiência é rebanho.

  16. Emerson Luis de Moraes

    Se Bolsonaro ganhar, não haverá democracia, muito menos um jornal que ele detesta para vigiá-lo. Não acordou agora, não acordará jamais.

    Responda
  17. Cristina Dias

    Escolher não tomar posição em tempos de profunda crise, já é uma tomada de posição.

    Responda
  18. Eliane Morosini

    Lamentável a FSP assim se posicionar quando uma das opções é um miliciano mentiroso destruídor do planeta. Sinto vergonha por financiar esse jornal com minha assinatura mensal.

    Responda
  19. Rubens gonçalves

    Vou dar em primeira mão o resultado da pesquisa datafolha hoje. 52 bolsonaro 49 lils. Meu espírito assim o diz. Publicação hoje as seis e trinta da tarde.

    Responda
  20. Ivan Bastos

    Não entendi. A FSP opta pela democracia com o Lula ou a ditadura do Mico? Se puder, desenhe.

    Responda
  21. Davi Pessoa Ferraz

    Quando se tem dois lados e um desses lados é bolsonaro não há o que se discutir.

    Responda
  22. Marilene Salette Momm

    Hoje vi uma pessoa de centro (que vota 13) minimizando o horror de um possível novo governo Bolsonaro. Daí notei como é fácil para alguns se encorajarem: essa pessoa é branca e mora em SC, não é ela que vai ser morta aleatoriamente pela PRF ou pelo Exército. Do mesmo modo, sob Bolsonaro a Folha resiste, até ganha status por ser crítica. Também sou branca, de SC, voto 13 e sob o caos do 22 sobreviveria. Não sendo indígena, esfomeado ou preto está tranquilo se manter apartidário e corajoso.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Comentário perfeito, Marilene. Sou de Curitiba, voto 13.

  23. José Flávio Santos de Carvalho

    Folha Pôncio Pilatos! Lavo minhas mãos. É isso que está nas entelinhas do editorial. E se esquece que o que está em jogo é a democracia. Deveria ter a humildade que teve a filha de Michel Temer, e aprender com a atitude dela.

    Responda
  24. Fábio FFF

    Como se o governo atual tivesse responsabilidade em relação à economia. Não! Esse governo é antidemocrático, incompetente, corrupt0, gen0cid@. Lamentável a FSP não se posicionar contra isso. Depois de tanta isenção, a minha assinatura deste Jornal não mais será renovada.

    Responda
  25. Victor Silva

    Esperando o mea culpa da Folha por ajudar a nos colocar nessa situação...

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A folha odeia o petismo

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Papo furado.

  26. idelson alan

    Qualquer análise de clipping feita por estudante do primeiro ano de comunicação constataria a indecente parcialidade da Folha de São Paulo em favor do Lula e suas teses de esquerda. Respeitem o juízo crítico do leitor,.o tempo da manipulação da informação já passou, estamos na era das múltiplas fontes, para o bem e para o mal.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Essa análise deve existir, querida. Em vez de ficar em suposições, ache-a e pare de mimimi

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Papinho furado...

  27. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    A Folha como sempre sem se posicionar pela Democracia que tanto fala, mas pouco faz.

    Responda
  28. Elias Silva

    Quem escolhe neutralidade em tempo de crise já sabe o lugar que tem reservado.

    Responda
  29. Fabricio Guimarães Pinto Correia

    Impossível se intitular imparcial, ainda mais esse veículo de imprensa. Haverá sempre uma tendência, um ponto de vista parcial. O resto é pura hipocrisia.

    Responda
  30. francisco xavier de azaredo neto

    "Não indicou se pretende reeditar a gestão responsável que marcou seu primeiro mandato ou o estatismo perdulário que culminou no desastre social de Dilma Rousseff." Fiquei em dúvida, o candidato é Lula ou Dilma?

    Responda
  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor acha que leitor eh tudo cabeça de gado.

    Responda
  32. AILTON SOUZA

    Como o Marreco de Maringá é inocente.

    Responda
  33. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    O partido da Falha de São Paulo é o PT. Sempre foi. Cai quem quer.

    Responda
    1. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Falou tudo Pedro. Fanáticos existem em ambos os lados. Penso o mesmo da Globo, taxada de lixo pela seita bolsonarista. Na época do Petrolão, enjoei da abertura do JN, com aquele "dinheiroduto" na abertura e do semblante cansado do Boner em ter que falar, envergonhado, dos esquemas de corrupção descobertos. Onde eles foram parciais? Só na cabeça dos Fanáticos.

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Falou tudo Pedro. Fanáticos existem em ambos os lados. Penso o mesmo da Globo, taxada de lixo pela seita bolsonarista. Na época do Petrolão, enjoei da abertura do JN, com aquele "dinheiroduto" na abertura e do semblante cansado do Boner em ter que falar, envergonhado, dos esquemas de corrupção descobertos. Onde eles foram parciais? Só na cabeça dos Fanáticos.

  34. AILTON SOUZA

    Como o Marreco de Maringá é inocente.

    Responda
  35. Leonilda Pereira Simoes

    A eleição mais importante dos últimos anos será definida pelos que querem continuar vivendo em um país democrático. O mais importante é o direito do povo opinar com liberdade, os partidos serem livres mas não irresponsáveis, como muitos são. Que os líderes da Câmara não sejam nem capachos nem algozes do presidente, sejam isentos e corretos, o que não ocorre agora. Que o senado tenha voz firme contra ímpetos totalitários. Que a Justiça seja respeitada. A escolha não é no atual governo.

    Responda
  36. Darwin Sicca Ferreira Dias

    São os melhores comediantes do mercado!! Adorei este novo sketch!!!

    Responda
  37. Jose Roberto de França

    Lembrem-se que esta figura maligna foi eleita com mais de 57 milhões de apoiadores. Agora tem 46% de apoiadores. São 72 milhões de eleitores. Muito mais. De quem é a culpa?

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      A culpa é daqueles que enfiaram a mão nos cofres das estatais. E você sabe bem quem são.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ué?! Vc acabou de dizer e pergunta?!

  38. Jose Roberto de França

    Lembrem-se que esta figura maligna foi eleita com mais de 57 milhões de apoiadores. Agora tem 46% de apoiadores. São 72 milhões de eleitores. Muito mais. De quem é a culpa?

    Responda
  39. Adauto Lima

    Quem acreditar nessa afirmação acredita em qualquer coisa.

    Responda
  40. valdir de macedo

    Debate não acrescenta nada. Seria melhor uma sabatina. No debate as emissoras só querem audiência. A sabatina é mais chata do ponto de vista circense, mas uma sabatina com os candidatos juntos seria bem mais proveitoso.

    Responda
  41. Benedito Tadeu César

    Um editorial pressupõe uma tomada de posição. Este contraria princípios básicos do jornalismo. Não toma posição alguma. Ignorância, medo ou irresponsabilidade?

    Responda
  42. MARCIO DE LIMA

    Apenas relembr0u fatos. 2 neur0nios e um tikin de bom senso com mel no chá das cinco. Qual foi a parte da diferença entre o maior número de escolas técnic4s já construída4s e agor@, a retirada de recursos da educaçã0 que meia dúzi4 ainda não entendeu? Democraci4 X At4ques a Instituições!

    Responda
  43. André Silva de Oliveira

    A melhor forma de fazer jornalismo consiste em defender as instituições da democracia liberal. Um bom conceito sobre o assunto pode ser encontrado no artigo The rise of illiberal democracy de Fareed Zakaria, disponível no Google.

    Responda
  44. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Pena que o apartidarismo da Folha opte sempre pelo viés econômico. Afinal Bolsonaro foi eleito em 2018 porque julgaram que ele seria um bobo da corte na mão do grupo dos liberais, mesmo que significasse o pior da civilidade humana. O prejuízo está aí e a Folha mantém sua cartilha econômica como se fosse mais importante do que a Democracia, que se encontra à beira do precipício, caso esse indivíduo seja reeleito.

    Responda
  45. José Filho

    Exemplo de imparcialidade da folha: Edson Fachin? Parabéns folha! Cuidado. Dizem que certas substâncias atrapalham o raciocínio. Enfim, segue o baile e as boquinhas, os privilégios, as verbas de publicidades, etc!

    Responda
  46. Marcelo Barbosa

    Ficar "em cima do muro" é ruim mas eu entendo a Folha quando a justificativa é a imparcialidade e o senso crítico jornalístico mas eu acredito que o jornal deveria deixar bem claro os seus valores editoriais pluralisrico, democrático e liberal.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Rubi, nós sabemos das posições da Folha, o problema é que muita gente não sabe dessas posições, só ver os comentários dos assinantes aqui. Eu já li editoriais do Estadão e do Globo e a Folha, nesse caso aqui, achei que deixou bem implícito os seus valores, precisavam ser mais claros, seria um tema pro Ombudsman.

    2. Rubi De Souza

      Mas eu entendi que a F deixou estes valores claros,pois cabe ao jornal noticiar os fatos, de uma maneira geral as notícias devem ser isentas de posicionamento, para isso tem os colunistas que comentam enm cima dos fatos...

    3. Rubi De Souza

      Mas eu entendi que a F deixou estes valores claros,pois cabe ao jornal noticiar os fatos, de uma maneira geral as notícias devem ser isentas de posicionamento, para isso tem os colunistas que comentam enm cima dos fatos...

  47. Henrique Marinho

    Além de parcial a Foi ce é menti rosa. Respondam: Qual foi a notícia ou matéria negativa publicada sobre o ex-condenado?

    Responda
    1. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Durante o governo dele, simplesmente todos os dias! Vc tem memória seletiva? Só lembra do que lhe convém?

    2. JOSE WILSON RESENDE

      Shhih. Fale baixo Henrique. Aqui, neste espaço, está infestado de adoradores da "pessoa mais honesta do mundo".

  48. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Hipocrisia máxima coroa o encerramento da campanha do editor.

    Responda
  49. Anna Amélia Meule

    Turma: acalme-se. Não sei se a FSP está certa. Mas sei que quando o NYT apoiou a invasão do Bush ao Iraque, aquilo foi o maior descalabro vergonhoso. Nunca mais li aquele pseudo-jornal. Vamos pensar. Sobretudo, vamos apertar o 13 com força amanhã!

    Responda
    1. José F S Pereira

      Não faça isso. Pode dar merd..!

  50. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A hipocrisia atinge o grau máximo no editor. Sim, pois falta de senso próprio não pode ser. Ele eh muito inteligente pra não perceber uma falha desse tamanho nele. Apartidário agora que o PSDB foi eliminado. Indo por aí, ele parece aconselhar "vote em branco ou nulo". E finalmente dizer que lula ameaçou a democracia, aí já beira a desfaçatez mentirosa do Bozo.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.