Opinião > Uma eleição crucial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

  1. Henrique Marinho

    Caraca! Essa Foi ce mente mais que seu candidato!

    Responda
  2. José Filho

    Imparcialidade no século XVII ou na Coreia do Norte? Não entendi!

    Responda
  3. MANOEL EMIDIO DE SOUSA NETO

    A Folha é apartidário??? kkkkkkkkkkk Essa foi a melhor piada do ano

    Responda
  4. José Filho

    Imparcialidade? Onde?

    Responda
  5. José Roberto Pereira

    Apartidária pois o PSDB faleceu. Foi de morte morrida (golpismo) ou matada (bolsofagismo)?

    Responda
  6. SERGIO DIAS CANELLA

    Não deveria ser difícil escolher um lado para um jornal que se diz defender a democracia. Por tudo o que a artigo lista sobre o atual Presidente, a posição lógica que seus leitores poderiam esperar desse jornal seria o apoio ao lado que sempre respeitou o jogo democrático, assim como diversos politicos e economistas que longe de ser petistas tiveram a coragem de fazer. Um posicionamento decepcionante do jornal que sempre admirei.

    Responda
  7. Beatriz Judith Lima Scoz

    Cadê os comentários que postei a pouco! Não há nada ofensivo!!! Há apenas ( e muito importante) o respeito pelo ser/existir humano, a meu ver, crucial para qualquer cargo de liderança!!!!!!!

    Responda
  8. Darwin Sicca Ferreira Dias

    Apartidaria? Hahaha. Essa foi a melhor piada dos últimos tempos. A Folha tem partido sim!!!

    Responda
    1. Daniel Alvares

      O partido da folha é o antipetismo

  9. Beatriz Judith Lima Scoz

    Além da democracia, o está em jogo nessas eleições são os direitos da população como seres humanos!: o respeito às suas maneiras de ser e de existir...Para isso, precisamos de um presidente dotado de empatia, de respeito, de compaixão e de amorosidade aos seus semelhantes! Assim, não é difícil saber quem exercita melhor essas qualidades e, portanto, está mais bem preparado..

    Responda
  10. Neli de Faria

    Parabéns pela imparcialidade Folha . Sou assinante desde o início dos anos mil novecentos e noventa, e a imparcialidade do Jornal é ímpar! Já seus colunistas? Todos petistas com raras exceções. Sempre quis ser dona de jornal. E seria o meu pensamento no esporte: editoriais? Enaltecendo o Santos!Colunistas? Liberdade, desde que enaltecer o Santos. Caderno de Esportes? Idem, quando o Santos perdesse diria: erros da arbitragem! Isso é verdade: nos dois últimos jogos erros capitais!

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Que horror, você descambou pra direita, né? Affe!!

    2. Vera Queiroz

      Que horror, você descambou pra direita, né? Affe!!

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Teve recaída?!

    4. Marcelo Cardoso

      Sei....

  11. Daniel de Souza Carvalho

    Lembrem-se: Um Indivíduo Simples, Identificado com a Nação, Aplicou-se como Candidato a um Importante posto; O presidente que todos queriam: Lutaria pela União, Lutaria pela Ampla Distribuição de renda A todos os que mais sofrem. "Só que não!" Infelizmente, o senhor Lula da Silva Violou minha confiança A sua pessoa.

    Responda
    1. Bianca Moreira

      Sempre votou em Bozo.

    2. Claudia Ros

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Lula disse que sentiu clima com meninas crianças refugiadas? Não. Ele atacou o STF e o TSE e ameaçou não aceitar o resultado das eleições desde 2018? Não. Ele cooptou militares que nomeou às dezenas para cargos em que não estavam capacitados? Fez rachadinhas, apoiou PEC kamikaze que levou a emendas e orçamento secretos? Levou a mais de 700 mil mortes e fez piada com mortos? Faltam muitos nãos, o espaço não permite listar toda a baixaria de Nero. Confia nele ainda? Inacreditável. Acorda.

  12. João Pedro Sousa

    Uma eleição crucial entre barbárie e democracia. Não cabe a neutralidade. Aprendam com Simone Tebet, FHC, entre outros.

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Não há mais o que aprender com esses dois vira-folhas

  13. Daniel de Souza Carvalho

    Este editorial parece discurso de político: palavras bonitas mas cheio de "promessas inalcançáveis". Impossível que a Folha seja imparcial. Duvido que estejam torcendo contra o Lula.

    Responda
  14. CESAR DOS SANTOS

    Esta não é a Pholha da ditabranda? Este é o momento da consciência democrática e não da neutralidade

    Responda
  15. José Filho

    Um jornal ter partido não tem problema. Não assumir isso joga a sua credibilidade e a boa fé dos leitores, mais décadas de trabalho na lixeira. Tendeu? Não. A FSP tendeu nada e se julga acima do bem e do mal. Isso parece alguém que peidou em uma festa e não assume. Que pobreza. Que dureza. Enfim, segue o baile!

    Responda
  16. CESAR DOS SANTOS

    Esta não é a Pholha da ditabranda? Este é o momento da consciência democrática e não da neutralidade

    Responda
  17. Marcelo Cardoso

    Impressionante, não acredito ! Em 2018, ajudou o cidadão atual na cadeira de presidente a se eleger, sem mais comentários.... Agora, sou apartidário..... Um pé em cada canoa, quem sabe quem ganhar, não caio na água. A FSP censurando, quando lembram das preferências

    Responda
  18. Gerardo Xavier Santiago

    Folha, neutro é só shampoo de bebé. Ridículo esse editorial, num momento em que a própria liberdade de fazer jornalismo crítico e independente está amenazada por um dos candidatos, que se chama Jair e nao Luiz Inacio. A Folha pelo visto nao consulta a própria producción jornalistica para tomar suas posiciones em editorial, o faz como se estivesse em Marte, ou em outra galaxia, ou em uma realidade alternativa.

    Responda
  19. Sônia Maluf

    Inacreditável essa declaração de neutralidade da FSP diante da catástrofe que representaria mais 4 anos com a extrema direita no governo do país. Esqueceram dos 688 mil mortes por covid? Da liberação das queimadas e invasão de terras indígenas? Da maior corrupção aa história, com o orçamento secreto? Da destruição da educação? E muito mais. Lula é inocente, não tem mais processo, o juiz que o condenou sem provas virou ministro e hoje assessor do Bolsonaro. FSP não honra o jornalismo democrático.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      José Wilson. Vc é um completo idiota

    2. JOSE WILSON RESENDE

      E você se esqueceu do que a "turma" que governou de 2003 a 2016 fez com os cofres públicos. Os brasileiros honestos não merecem o retorno desses caras "ao local do crime", como bem disse Alckmin, antes de se aliar a esse "time".

  20. Bianca Moreira

    Lembrei de uma frase agora... Quando você se omite em momentos cruciais para o bem coletivo, você já escolheu seu lado.

    Responda
  21. Arnoldo F

    A questão não é de partido! Tem muuuiito mais em jogo. Nossa democracia! Mais uma vez, vai ficar na história a "Falha" de S. Paulo... Lamentável.

    Responda
  22. Marcelo Neiva

    7 parágrafos falando do Bolsonaro e 2 bem simples do Lula.... vocês nem de loge são apartidarios, pesos e medidas diferente.

    Responda
  23. Ary Dantas oliveira Junior

    Apartidária, ate' parece!

    Responda
  24. lenira Politano da Silveira

    kkkkkkkkkkkkkkkknn

    Responda
  25. florentina alves

    Ficar apartidária em um momento no qual será decidido se continuará a existir democracia no Brasil é compactuar com aqueles que desejam acabar com ela.

    Responda
  26. adriana mendonça ribeiro de souza

    “O que está em jogo não são apenas os próximos quatro anos. São as quase quatro décadas de exercício pleno da democracia no Brasil”…e vocês ficam em cima do muro?!…tchau, Folha…cuide-se.

    Responda
  27. Claudio Luiz da Cunha

    FSP mente.....preferiu ficar em cima do muro....quando seu projeto de emplacar o juiz Pinochio das Araucárias fracassou.

    Responda
  28. Claudio Luiz da Cunha

    Me ntira a FSP tentou emplacar o juiz Pinochio das Araucárias.......não deu certo. Agora vem com esta conversa fiada. O Bozo só falou mal da fsp nestes 4 anos.....vergonha.

    Responda
  29. Tadeu Roberto Corbi

    O "apartidarismo" da folha foi bem demonstrado em seus editoriais asquerosos. E, quando não atingiu seus objetivos, passou a apoiar a "terceira via". Hipocrisia pouca é bobagem.

    Responda
  30. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Contraditório. Diante de candidatos similares, a gente para em dúvida. Entre Hitler e Jesus não se pode ser apartidário!

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Pelo que consta, Jesus não era ladrão!

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      Não acuse Lula de Hitler, você pode se dar mal!

  31. Márcio Pannunzio

    Ficar em cima do muro é deixar de cerrar fileiras ao lado dos que defendem a continuade da democracia do Brasil. Essa escolha, alás, desrespeita a premissa do editorial, de que o que está em jogo, a democracia. Mas não, nesse momento históri, chamado a ter responsabilidade, a Folha escolhe bater na mesma tecla de prorizar a economia numa cobrança hipócrita à frente suprapartidária

    Responda
  32. André Vinícius

    Alguém me explica porque esse jornal odeia a Dilma? Que desastre social foi esse? Enfim, amanhã é 13 gente!

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Eu tentei te explicar, mas a Folha está censurando meus comentários. Pesquisa no Google "pib dilma" e dê uma olhada nos resultados que aparecem. Não há nenhuma fake news, são dados oficiais...

    2. Felipe Vasconcelos

      Folha censurando comentários

    3. JOSE WILSON RESENDE

      Onde você estava, entre 2011 e 2016? Na Lua ou em Marte?

  33. Hercilio Silva

    Resumo do editorial, o fascista pode se reeleger e censurar, o jornal vai continuar apartidário. Quem sabe pensa em apoiar com carros para prender opositores do homem. O eleitor deu seu recado seguidas eleições, apenas por um golpe parlamentar sua vontade foi superada. Não quer essa economia que o jornal defende. Os resultados são fantásticos não é mesmo?

    Responda
  34. Carlos Fernando de Souza Braga

    Que coisa mais repugnante e covarde. Se esconder atrás dessa falsa isenção que não engana ninguém que tenha pelo menos dois neurônios. É a "neutralidade" da Suiça diante dos horrores do nazismo.

    Responda
  35. Bruno Licks

    Estou como assinante porque acredito no equilíbrio crítico da Folha, mas sem nunca deixar de noticiar com base nos fatos e com a perseverança dos justos.

    Responda
  36. MARCELO MARTINS DE MARTINS

    Eu sou ignorante quanto ao que seja o "consenso iluminista", mas se uma parcela tão expressiva da população postula a "pauta de costumes obscurantista", talvez não seja algo tão consensual assim.

    Responda
  37. Luís Cardoso

    A Folha insiste neste embuste, mas desta vez usa a palavra correta no título: 'apartidarismo'. O que não impede que de forma travestida trabalhe para um candidato, o capitão cloroquina que tanto atacou os profissionais e o próprio jornal nestes 4 anos (mas os Frias estão bem seguros). Para quem já apoiou a ditadura de 1964/85 com viaturas etc, isto é coisa pouca.

    Responda
  38. Nicole Abud

    Se esse editorial fosse uma prova na escola o aluno estaria aprovado depois de ter tirado 4,9 e o professor ter arredondado a nota para 5 por piedade. Por ora, vou manter a assinatura.

    Responda
  39. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Corrupção houve em todos os governos. E continua havendo. Até logo depois da Dilma, lembram da mala de rodinhas com 500 mil nos Jardins em São Paulo? A diferença, crucial, é que no governo Lula houve apuração e punição. Nos outros, não.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Houve punição?

    2. Joel Domingos

      O corrupto e também corruptor-mor foi punido?

  40. Bianca Moreira

    Se fosse uma eleição normal, ok! Mas não estamos em uma eleição normal. Nossa Democracia corre sérios riscos. Decepcionada com a Folha não se posicionar.

    Responda
  41. Cristina Murta

    Gostaria de saber porque a Folha só cobra o plano de governo detalhado da coligação democrática. Cobrou inúmeras vezes, quase diariamente, mesmo após o plano ter sido apresentado. Por que não cobra também da outra candidatura? Será que é porque dá carta brnnca para o Guedes?

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      "coligação democrática" é essa cujo chefe adora os dictators venezuelanos, cubanos e nicaraguenses?

  42. AILSSON FLORIANO P CAMARGO

    Editorial feito por homens covardes, mais apegados ao lucro do que à democracia. Não existe isenção e meio termo quando do outro lado está o fascismo. Que vergonha. Se cairmos de novo numa ditadura, a história vai voltar a cobrar.

    Responda
    1. Luís Cardoso

      A Folha não tem problemas com ditaduras. Apoiou graciosamente com viaturas e outros meios, para transportar perseguidos, a ditadura militar de 1964/85. E os ataques de Bolsonaro são feitos contra os repórteres do jornal e o nome da Folha. Já a família Frias vai muito bem obrigada.

  43. Guilherme Ramos da Cunha

    Editorial muito bem feito. Mantém a isonomia, mas deixa claro qual candidato ameaça a democracia.

    Responda
  44. Abrão Lacerda

    Só por isso mantenho a minha assinatura da Folha, porque não vejo grande conteúdo no jornal. Gosto mesmo é do The New York Times e do The Guardian. Do primeiro há frequentemente matérias traduzidas na impensa brasileira (Folha, O Globo). Mas defender liberdade e democracia acima de tudo é uma posição mais do que acertada, é essencial, uma razão de ser. Sendo assim, continuaremos juntos.

    Responda
  45. Denise Prehn

    Dizer-se apartidaria neste momento é não só declarar seu lado como totalmente risível. Quem tem como colunista o sr. Demétrio, não tem como negar de que lado está: do capital. A Democracia precisa de transparência e coragem, duas qualidades que vos faltam.

    Responda
  46. Luiz Antonio Ferretti

    Você pode não gostar do Capitão, mas não dá para entregar o navio para os PiraTas.

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      O "almirante lula" vai beijar a mão dos "democratas" da Nicarágua, Cuba e Venezuela.

    2. CARLOS OLIVEIRA

      O Capitão estava afundando o barco. Os ratos já estão pulando fora. Os piratas vão tomar o controle do navio e nos conduzir para terra firme.

    3. Carlos Maurício

      O capetão afundou o navio com sua tripulação mili.ciana. O almirante Lula irá trazê-lo à tona e fazê-lo navegar em águas serenas.

  47. João Carlos Oliveira Marques

    No geral, o texto é bom. Mas quero fazer uma observação que ouvi de um de seus colunistas há um tempo, e acredito que pode trazer uma reflexão importante. O colunistas disse o seguinte: "Eu não preciso dizer o tempo todo que sou isento, eu simplesmente sou." É isso, não tem porque forçar um equilibrismo. Não é partidário de nenhum candidato? Ok. Mas pra que reforçar isso? Quer convencer os leitores ou quer convencer a si mesmo?

    Responda
  48. José Allan Oliveira

    Eu acho que pelo texto, vocês se posicionam ao lado da democracia, mas poderiam deixar isso mais claro.

    Responda
  49. Alex Sgobin

    Lamentavelmente, caso o tirano seja reeleito, os próximos anos serão de conflito.

    Responda
  50. Andrey Lucas

    Kkkkkkkkkk

    Responda
    1. MARCIO CAMARGO CUNHA FILHO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.