Opinião > Uma eleição crucial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

  1. Marcelo Magalhães

    A questão é que a financeirização da tudo transformou a FSP em um empreendimento para a satisfação de seus financiadores. Dessa forma, o suposto não alinhamento político esconde interesses financeiros e não postura ética. Não é à toa que a preocupação recaia exatamente sobre o ministro da economia, onde moram os suspeitas das grandes corporações de virem a perder seu estado patrimonializado, que lhes garante empréstimos subsidiados, isenção fiscal, mão de obra barata e todas as facilidades.

    Responda
  2. Jorge silva

    Tá na hora do Jair Tá na hora do Jair .Jair embora. Arrume sua mala e vai se embora

    Responda
  3. eli moura

    o enorme abismo social no brasil é uma prova que estamos muito longe da democracia ainda. Desviamos deste rumo há seis anos, com todo o apoio deste jornal, que na sua estoria ja tinha mostrado o seu lado com o apoio a operação bandeirantes. Quem nasceu para ser folha da tarde, jamais será washington post.

    Responda
  4. simone do prado

    O próprio texto menciona as recorrentes ameaças às instituições do atual governo. A democracia está em jogo nessa eleições. O mote da FSP é ser um jornal à serviço da democracia. É coerente priorizar o apartidarismo em detrimento de um posicionamento contra um governo que tem feito concretas ameaças à democracia? Para mim, não é e está longe de garantir um posicionamento crítico do jornal.

    Responda
  5. Marcelo Alvarez Ghibu

    Diante do histórico destes últimos quatro anos, com as aberrações que assistimos num misto macabro de pura violência institucional, insanidades explícitas e corrupção de todos os gêneros e tamanhos, achei o editorial da FSP, neste dia tão importante não só do ponto de vista político, mas do ponto de vista mais básico das relações humanas, muito fraco, insosso. Uma coisa é ser apartidário. Outra é não sentir na alma a tragédia, a desgraça que foi o governo Bolsonaro.

    Responda
  6. Rodrigo Gerolin Santana

    Se a FSP é crítica contumaz do "estatismo perdulário" da gestão Roussef, devo concluir que se coloca a favor do modelo privatista de Guedes?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Isso o Jornal não esconde. Guedes é o santo dos santos. Intocável.

  7. Mariana Pamplona

    De acordo com o editorial da Folha de São Paulo, parece que tanto faz qual candidato vai vencer. Para o jornal não se trata de uma batalha de civilização versus barbárie, onde Lula é evidentemente a única saída digna neste momento desesperador. A Folha (que sempre sempre se colocou como uma "guardiã da democracia") prefere ficar com um pé em cada canoa, fechar os olhos para o fascismo bolsonarista e dizer que é "imparcial". Fica claro que a maior preocupação do jornal é não perder clientes.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      No capitalismo é assim. De acordo com a pesquisa, metade do país apoia o atual governo e a outra metade não. O Jornal não vai romper com nenhuma delas.

  8. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Por isso que Cancelarei minha assinatura. Jornal apartidário que se apresenta descaradamente a favor da continuidade deste escárnio. Abandonou a ética e aquilo que deveria ser o básico em termos de informação.

    Responda
  9. EMANOEL TAVARES COSTA

    Aqui, como em outros editoriais, a FSP deixa de fazer uma autocrítica porquanto, como é fácil de ver, sua adesão ao lawfare que impediu Lula de concorrer em 2018, contribuiu grandemente para eleger o fenômeno deletério que agora quer ser reeleito.

    Responda
  10. Carlos Mello

    Se o editorial da FSP não é bolsominio não sei o que é.

    Responda
  11. LUIZ SERGIO CANARIO

    É voz comum que não tomar partido é tomar partido. Nesse contexto a verdade que aflora desse editorial em um dia como hoje é uma só: A Folha apoia Bolsonaro . Simples assim

    Responda
  12. LUIZ SERGIO CANARIO

    É voz comum que não tomar partido é tomar partido. Nesse contexto a verdade que aflora desse editorial em um dia como hoje é uma só: A Folha apoia Bolsonaro. Simples assim

    Responda
  13. Guilherme da Rosa

    Pois é, mas vivemos um tempo de exceção. Depois de deputada sair atirando para exigir desculpas de um homem negro, precisamos de mais. Bolsonaro, se pudesse, faria o mesmo e voltará rapidamente a ser o tirano que conhecemos, independente do resultado. Precisamos de menos apartidarismo e mais bastas. O buraco é mais em baixo pelo que parece.

    Responda
  14. Gisele Martins

    Folha, nenhuma crítica ao Jair Bolsonaro no campo da economia, àquele que acabou com o teto de gastos, por exemplo? Por que qualquer cobrança só recai sobre o Lula?

    Responda
  15. Raimundo Alvaro Campos de Lima

    Estamos vivendo o maior período de normalidade democrática da nossa república,Bozo representa o fim deste tempo.O povo brasileiro vai coloca-lo no lugar que ele merece: O Lixo da história

    Responda
  16. Raimundo Alvaro Campos de Lima

    Vivemos o maior período de normalidade democrática

    Responda
    1. Mônica de Souza Tuler

      Só se a conjugação do verbo estiver no pretérito perfeito...

  17. Joao Braga

    Folha reafirma ser apartidaria? Vcs devem estar lendo outro jornal...rsrsrs.

    Responda
  18. Joao Braga

    Folha reafirma ser apartidaria? Vcs devem estar lendo outro jornal...rsrsrs.

    Responda
  19. Andre Rypl

    "Uma eleição crucial. Um candidato flerta com a tirania". Resposta da Folha: "ahn, num sei.".

    Responda
  20. luis francisco segantin jr

    Eita Folha, que vergonha! Você não se redime, não se atualiza. Insiste na covardia e se apequena uma vez mais. Então tanto faz, Folha? Não se esqueça que, a depender do vitorioso, você poderá ser calada. Me decepciono uma vez mais, mas não me surpreendo. Pois como já disseram: é a Folha sendo Folha. Lamentável.

    Responda
  21. Helder Nogueira de Menezes

    Eu não entendo esse editorial da FSP, pois me parece que ela não está preocupada com o grave risco a democracia que corremos com este atual GF de índole fascista. Muitos adversários do ex presidente que tem muitas ressalvas contra o PT, agora no segundo turno o estão apoiando para evitar a ameaça que representa o atual governo! Será preciso que a Folha sofra uma intervenção árbitraria para compreender isso?

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Acho que estão esperando a carla zumbi bélica e o bob k-nalha jeff invadirem a redação e fuzilar todos os "comunistas" pra depois lançarem uma nota de repúdio.

  22. Lawrence Stanley

    Ok, Folha, o próprio New York Times escolheu Lula pra você, que não tem coragem... Foi o tempo de falar, e você não falou. Triste.

    Responda
    1. Marilene Salette Momm

      NYTimes que tem, sob qualquer aspecto, umas 35x a estatura da Folha, mas em Pindorama é o que temos.

  23. Miguel Gossn

    Será que a Folha tá esperando que a carla zumbi bélica junto com o bob k-nalha jeff entrem na redação com um arsenal de fazer inveja ao Rambo e fuzilem todos os "comunistas"?! O que mais falta acontecer pra tomar uma posição fortemente crítica ao des governo mili ciano?! Por muito menos do que está acontecendo a Dilma (a qual tenho muitas críticas) foi derrubada.

    Responda
  24. Carlos Alberto M Castilla

    ‘ Jornalismo apartidario pedra fundamental deste jornal’ !!! Vocês de fato não tem noção do tipo de jornalismo que praticaram nos últimos meses! Jornalismo tendencioso a esquerda, sem vozes e espaço ao movimento de direita, direito desta empresa jornalística , que muito me encantou pela pluralidade de opiniões do passado! Sinto muito pelas escolhas que este corpo editorial tomou nos últimos tempos, deixando de lado seu espírito democrático apartidario, como tenta demonstrar!

    Responda
  25. JOSE A MARTINI

    Parabéns bola dentro ! Mas sinceramente ainda que a folha tente dar um rumo ao jornalismo como de fato deve ser, a grande maioria dos colunistas estão tão intoxicados de paixões políticas que indubitavelmente passarão muito pano para um futuro governo Lula. Pretexto , evitar a volta do fascismo imaginário. A verdade perderá.

    Responda
  26. Mara C F Silva

    Esse é o momento de se posicionar. Lula, com todos os seus defeitos é a única opção ao bolsonarismo, um mal infinitamente maior.

    Responda
  27. Jose Roberto de França

    Grande Carla Zambeli. Exemplo de coragem bolsonarista. Desafia a civilização de arma em punho no centro de São Paulo e fica impune. Cadê o Xandão com sua macheza? O que foi que o Xandão prometeu? O rigor da lei. E agora? Vai piorar. Dá-lhe Zambeli.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Idiota privilegiada trespoderista. Exemplo típico de qualquer torto que sequestra autoridade do estado para si mesma. Sem equilíbrio para possuir uma arma. Novidade? Isso é todo dia à esquerda e à direita, esse é nosso estado de direito, o direito da bota, não importa o gaiato do horário.

    2. JOSE A MARTINI

      Qual a relação disto com o editorial ? Acaso o jornal não noticiou o fato ? Por conta do fato ojornal deve vestir a camisa suja do lulo -petismo incondicionalmente ? tempos estranhos....

  28. Florentino Fernandes Junior

    Continuo um assinante convicto

    Responda
  29. Florentino Fernandes Junior

    A folha é fundamental.

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    Liberdade de expressao é vital

    Responda
  31. Rodrigo Ribeiro

    Estadão... tô chegando.

    Responda
  32. Florentino Fernandes Junior

    90 por cento dos colunistas declararam voto no L

    Responda
  33. Valter Junior

    A eleição é crucial ou não é, Folha?

    Responda
    1. Andre Rypl

      Pois é, vc lê o título e pensa que tomaram jeito. Aí lê o texto e passa vergonha alheia. Que editorial horrível.

  34. Florentino Fernandes Junior

    E tao chorando um editorial.

    Responda
  35. Florentino Fernandes Junior

    Q delicia. O redbanho ta indo embora

    Responda
  36. FABIO SGAMBATO

    Não era isso que nós leitores e assinantes esperávamos. Esta eleição não é uma simples escolha entre dois modelos antagônicos, é entre a civilização e a barbárie. Assinante ha 30 anos e leitor ha 40, peço: saia do muro FSP

    Responda
  37. Flávio André

    Sim, ainda vamos defender tua existência, miserável Folha. Ainda vamos defender apesar de ter sido uma das contribuintes para chegarmos a esse ponto de ter que lutar contra esse inominável que está aí e que quer o seu fim. Falta-lhe caráter. Falta-lhe dignidade. Não, não cancelarei a assinatura.

    Responda
  38. Antonio E Coutinho

    Sabe quem também se posiciona assim? Os mentecaptos que relativizam o nazismo. vtnc

    Responda
  39. PEDRO DE SIQUEIRA PEIXOTO

    Resumindo, covardes. Todos os colunistas do jornal apoiando Lula da Silva, até o Estadão ao que parece e vem a Folha posando de vestal... lamentável!!

    Responda
  40. Marcelo Rod

    É a versao Folha do "Uma escolha muito dificil". Eita foiia, mulher de malandro ta fora de moda..

    Responda
  41. Rafael Lopes

    Folha, vtnc

    Responda
  42. Luiz Marcelo de Paula

    Folha sendo Folha!

    Responda
  43. Luiz Marcelo de Paula

    Não gostei Folha, vocês não são isentos como tentam transparecer. Por suas críticas abusivas a Lula e Dilma vocês contribuíram com o golpe que apeou Dilma do poder e alçou essa coisa ao poder. Vocês e a maior parte da mídia que hoje torce por Lula, vocês deveriam fazer um editorial assumindo sua culpa como Bonner fez assumindo o apoio do grupo Globo à ditadura. Claro que vocês devem noticiar e criticar o que for necessário no próximo governo do presidente, porém sejam mais responsáveis.

    Responda
  44. JOSE LUIS BOMBONATTI

    É um editorial básico, mas acredito na independência se seus articulista, colunistas, chargistas. O foco deve ser sempre e real democracia.

    Responda
  45. Mauricio de Oliveira e Silva

    Uma coisa. Quando o Bozo começou a insinuar, no início do seu infeliz governo, que iria subjugar a imprensa brasileira, imediamente adotei a postura de assinar a FSP para ajudá-la na missão de ser uma imprensa livre. Nos comentários aqui escritos, percebi que não fui o único com esse propósito. Portanto, eu não admito o posicionamento "em cima do muro" da FSP. No atual momento político, é imperdoável a atitude descrita no editorial. A Democracia está morrendo e a FSP será uma das responsáveis.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Perfeito. Se as democracias morrem com a falta de liberdade, a Folha teria de tomar posição. Optar pelo lado comprometido com a democracia não impede a crítica. Já a neutralidade frente aos liberticidas tem consequências fatais.

  46. Carlos Maurício

    FSP - Frouxos de São Paulo

    Responda
  47. RICARDO GUERRA

    Depois de tudo vimos ao longo dos últimos 4 anos, e dessa última semana... lamentável. Perdendo o assinante

    Responda
  48. Antonio E Coutinho

    Acabo de cancelar a minha assinatura de mais de 33 anos. Comecei a ler a folha, uns anos antes, ainda nos tempos da ditadura, apreciando textos de Cláudio Abramo e outros. Hoje ainda temos bons colunistas mas a leniência com racistas e outros defensores do indefensável não contará mais com a minha contribuição mensal. Vão para o hell com esta postura neutra e apartidária.

    Responda
  49. FILIPE MARTINS

    Folha, depois não adianta fazer campanha em amarelo pela democracia. Jornalismo se faz na prática. Ou então é publicidade.

    Responda
  50. Marcos Vinícius Reis

    De um lado, Lula, candidato que defende as instituições e a democracia. De outro, Bolsonaro, que busca dissolvê-las em suas pretensões autocráticas. Ao se eximir em um momento tão crítico da nossa história, a Folha enfatiza sua lamentável contribuição para o agravamento de nossa condição política e social.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.