Comentários para:

Uma eleição crucial

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jane Medeiros

    A Folha apoiou como a a mídia em geral, Sérgio Moro na época da Lava Jato! Apoio irrestrito. Claro que Janio de Freitas não. A Folha não questionou o golpe contra Dilma, Janio chama o golpe de golpe, ainda ontem citou este episódio, chamando de golpe. Golpe que desaguou em Bolsonaro e no antipetismo. Até hoje a Folha insiste em desqualificar Lula no quesito corrupção, alimentando a lenda, a despeito do STF ter anulado os processos e Moro ficar para a história como juiz parcial.

    Responda
  2. Jane Medeiros

    Mais honesto fazer como o NYTimes! Isto sim é um gesto de coragem. Diz a quem apoia e mostra quectem lado, sempre em defesa da democracia! A Folha sem declarar ipsis litteris, tinha lado, apoiaria alguém da terceira via, Doria ou Leite ou quem mais viesse. Seu lado sempre foi a direita enquanto o PSDB reinou, com o fracasso da terceira via e do PSDB,restou ficar com Lula ou com Bolsonaro. Para não manchar sua imagem apoiou Lula, em termos!

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Isso é humorístico?

    Responda
  4. ricardo fernandes

    esse ultimo parágrafo é sarcástico. mas pelo menos a folha se posicionou. ufa! nas diretas foi mais rápida.

    Responda
  5. welton Malheiros

    Bem apartidária. Basta ver os colunistas Sérgio Rodrigues, Casagrande e Juca Kfouri.... entre muitos outros. Faz-me rir....

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Um ju. /men .to conseguiria distinguir colunistas da linha editorial do meio de comunicação. Mas um ju. /men. to tem cognição superior a qualquer bolsonarista.

  6. Andre Marinho

    Parcial e petista.

    Responda
  7. Tadeu Roberto Corbi

    Apartidaria??? Enquanto desde a manhã a prf faz britze contra os eleitores, somente no meio da tarde a folha dá a noticia. O apartidarismo da folha é apoio ao desgoverno.

    Responda
  8. Felipe Storch de Oliveira

    A Folha errou. Como pode um jornal que tem como slogan “à serviço da democracia” não se posicionar contrário ao mandatário com aspirações ditatoriais, em momento atual? Chega a hora de buscar outras opções de leitura…

    Responda
  9. Maria do rocio Barszcz

    A Folha também precisa fazer sua autocrítica: Apoio Bolsonaro os 4 anos e agora vem falar de isenção ? Esta é a eleição mais suja que já existiu

    Responda
  10. VALTER FERRAZ

    A Foha errou.

    Responda
  11. VALTER FERRAZ

    A Foha errou.

    Responda
  12. marcelo barros

    Apartidario?!?!? Sério? Mais honesto assumir a posição pro-Lula e mostrar respeito pela inteligência dos leitores.

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Faça como o Bolsonaro e a ex-presidente da Bolívia Jeanine Áñez, que hoje está privada da liberdade: esconda-se na cama box. Chororô de derrotado!

  13. Alan Passos

    Renovo minha assinatura da Folha ou não ?

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Assina a revista em quadrinhos do Carluxo.

    2. Felipe Storch de Oliveira

      Eu não!

  14. BERNARD ATTAL

    “O que está em jogo são…quatro décadas de exercício pleno da democracia no Brasil”, nas palavras do próprio jornal que, porém, se recusa a tomar posição nessa eleição e bota no mesmo nível as incertezas do programa econômico do candidato Lula e a necessária defesa da democracia. Nessa eleição, não se trata de economia, nem de partido, se trata de civilização. Vocês acabaram de perder um leitor de muitos anos.

    Responda
  15. josé SOARES

    Neste momento a PRF está obstruindo acessos à votação no Nordeste e Norte! Crime eleitoral inédito! Indigne-se Folha ! Defenda a Democracia!

    Responda
  16. Filipo Studzinski Perotto

    Pois é, o tema é complexo, mas a folha precisa fazer uma análise mais profunda do sentido de apartidarismo, neutralidade, isenção, objetividade, tudo muito necessário e ao mesmo tempo relativo e contextual. O partido da folha era a 3a via. Honestidade intelectual é assumir. A imprensa tambem tem responsabilidade em termos chegado à beira do abismo.

    Responda
  17. Adriano Naves de Brito

    Isenção é o que não se viu nesta Folha ou no jornalismo brasileiro. Há uma ideia perigosa e errada nos profissionais da informação de que se a escolha é ente o bem e o mal, há uma licença para transgredir no respeito ao contraditório. Mas não cabe a esta Folha ou a qualquer jornalista decidir pelos leitores quem é o bem e quem é o mal. Auto elogiar-se apenas torna a cobertura ainda mais constrangedora. Decidiram quem é o bem e que estão fazendo o bem! Merecemos mais do jornalismo profissional.

    Responda
  18. PAULO ROBERTO HASSE

    Depois de ter noticiado por anos em suas páginas os “casos escabrosos de corrupção “ que menciona , a Folha cede espaço para a manifestação de um só candidato no dia da eleição . Tomada por colunistas militantes sem nenhum contraponto do lado conservador , a Folha demonstra parcialidade na prática como nunca vi neste jornal .

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Bolsonaro tinha ordenado no início do governo que seus estafetas/seguidores cancelassem a assinatura e deixassem de ler a Folha. Vocês escolhem as ordem que vão seguir? Desobedeceram o santo mito? Por isto que o capita foi derrotado: vocês não seguiram as ordens do capitão santo.

  19. José Bueno

    É só conferir o noticiário da Zambeli, hoje, para avaliar a posição desta folha.

    Responda
  20. Matheus Queiroz

    Isenção, hoje, é um crime contra o futuro. Mas, fico feliz em saber a posição deste jornal. Faz peso na somatório vaso eu decida cancelar minha assinatura.

    Responda
  21. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    A Folha com este editorial tenta nesta reta final da eleição passar um pano na sua cobertura e preferência, em busca de um mínimo de credibilidade perdida. Texto vergonhoso, hipocrita e covarde, pois deveria assumir a preferência exposta o tempo todo por seus jornalistas, na maioria da esquerda caviar. O que é uma pena que nosso destino próximo tenha que ser decidido entre esses 2 trastes, que precisam um do outro para sobreviver. Tragedia proporcionada pelo STF. O Brasil é grande e isso passa.

    Responda
  22. Dirceu Hernandes

    Fsp apartidária?? No dia da eleição a folha diz isso? Precisa que eu resgate os artigos e colunas e envie pra redação ou ombudsman ou sei lá pra onde? Aliás escritos até com grosserias e falta de respeito para com o leitor e assinante que pensa diferente .

    Responda
  23. José Cardoso

    Exato. Defender Lula, considerando ser ele o favorito nas pesquisas, é transformar o jornal num veículo chapa branca. A cobrança deve começar desde já.

    Responda
  24. Rogerio Silva Júnior

    Imparcialidade da folha, significa equipar coisas que são incomparáveis, não vejo problema inclusive de ter um lado. Meu medo essa distorção dos fatos, seja que sem eleger que a FSP, comece a chamar as coisas pelo seu nome, pois esse vel de imparcialidade é pura demagogia retórica.

    Responda
  25. Helio Marcengo

    Folha imparcial? Alô cabeça de ovo. Isso é fake news .

    Responda
  26. Alex Sgobin

    Sim, dois projetos diferentes: a democracia e o fascismo.

    Responda
  27. Emerson dos Santos

    Esta Folha apartidária?! Começamos o dia com uma bela piada. Quem apóia e escreve que uma Ditadura, no caso a brasileira, foi "Ditabranda", jamais será neutra, apartidária.

    Responda
  28. PAULO ROBERTO HASSE

    Mais uma vez os robôs analfabetos da Folha censurando meu comentário . Mas este não é um “ jornal a serviço da Democracia “ ?

    Responda
  29. IVO CAETANO CALZOLARI

    Agora so falta a FSP começar a dar projeçao ao marreco nos seus longos 8 anos. Sujeito que se elegeu dizendoque seria a pedra no sapato do LULA. Aprende um pouco senhores para tambem não se tornarem um paria destrambelhado a serviço do quanto pior melhor. Basta!

    Responda
  30. Gustavo Aguiar Fernandes

    Esse editorial auxilia muito jovem marxista a fazer seus primeiros estudos acadêmicos. O Brasil pós 2016, sem qualquer pudor, na verdade, já é mestre nisso. Trata-se de um veículo de imprensa, ciente do risco à democracia, que se coloca distante e equânime em relação aos candidatos, porque assim deve ser, dado que o Lula também tem seus defeitos, a saber, não é escravocrata como somos. É preciso até mesmo um esforço para não ser economicista, mas a Folha dificulta: é o lucro, estúpido.

    Responda
  31. Jorge silva

    Um povo sem memoria não é nada. Nós vimos um presidente desdenhando da nossa dor do nosso sofrimento. Não estava nos livros vimos ao vivo. Vimos os xingamentos o preconceito no rosto dele. Os ataques as mulheres aos indígenas. Vimos brasileiros matando irmãos por política. Vimos ele rindo no jet ski enquanto outros choravam a morte dos filhos vimos ao vivo. vimos o mundo civilizado se afastar do Brasil Somos responsáveis por isto. A pandemia mostrou quem é líder e quem não é justiça

    Responda
    1. Helio Marcengo

      É verdade. Um povo sem memória não é nada. Já esqueceu toda a rhoouubalieira do PT.

  32. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Esta editoria deveria respeitar o que este jornal representava: ética e integridade. Transfornou-se numa empresa como qualquer outra, apenas buscando lucros. Deveria respeitar repórteres, colunistas, jornalistas, enfim, que honraram e honram o título a que fazem jus. Hoje é apenas um arremedo de jornal. Uma farsa.

    Responda
  33. DOUGLAS APARECIDO DE SOUZA

    Este Jornal acredita que seus eleitores são imbecís, com um texto como este falar em Jornalismo Apartidário, só pode ser brincadeira!!!!!

    Responda
  34. Francisco Marra

    Então folha agora é LULA!!! Para o pais voltar a sorrir.

    Responda
  35. josenice nascimento

    Que Lula vai vencer está eleição ? não tenho dúvida. Minha expectativa será como reagirão os pistoleiros; a ex: de Zambelle, Jefferson...que Deus proteja os homens do bem.

    Responda
  36. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

    A sociedade brasileira está doente, que tipo de pessoa elege como sua representante uma pessoas desqualificada e despreparadas com a tal Zambetta e o General Pançuelo ?

    Responda
    1. Helio Marcengo

      O mesmo que elege Gleisi, Zeca Dirceu, Renan Calheiros, lularrrrrapio, Bolsonaro, Boulos, e por aí vai...

  37. josenice nascimento

    Que Lula vai vencer? Não tenho dúvida. Minha expectativa será a reação dos pistoleiros , como: Zambelle , Jerfferson,..

    Responda
  38. José Renato Dias de Freitas

    Semanas atrás li um artigo nesta folha do colunista Hélio Beltrão defendendo com muita firmeza a liberdade de imprensa. Um texto contundente escrito por um autor defensor do liberalismo e “considerado” de direita, chamando um todo-poderoso ministro do STF de autoritário, publicado num veículo de imprensa acusado de viés de esquerda. São as engrenagens da democracia brasileira funcionando, tornando-a cada vez mais madura, e a FSP sendo plural como sempre.

    Responda
  39. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Tem dó, Folha! Neutro é detergente e sabonete de bebê! Quase 60 anos depois vcs não aprenderam!?

    Responda
  40. Amarildo Caetano

    A folha ao apoiar o golpe maldoso em Dilma  culpada pelo mau momento em que passa a democracia .Criou cobra para mordê-la .

    Responda
  41. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Jornalismo apartidário....piada pronta!

    Responda
  42. josenice nascimento

    A democracia vencerá !!

    Responda
  43. Wil Prado

    Hoje não é Natal, mas é um novo dia. O dia em que a democracia vencerá a barbárie, o fanatismo religioso talibã/tupiniquim, a corrupção oficializada e outros inescrupulosos abutres sempre de plantão. Hoje é o dia D, o dia Democracia. Viva o povo brasileiro!

    Responda
  44. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

    Os maiores e melhores jornais do mundo tomam partido em eleições cruciais. Neste momento dramático, Folha se arroga o direito ao muro! Se estivéssemos na Alemanha de de 30, este jornal afirmaria, sem pejo, que, entre Hitler e um democrata autêntico, escolheria pairar no ar rarefeito de seus interesses econômicos mesquinhos.

    Responda
    1. José Bernardo

      Perfeito, Dagmar!

  45. Marcos Capitão

    À beira do precipício o jornal fica em cima do muro. Prega o voto nulo como única alternativa que restou para tentar salvar Bolsonaro. Esse editorial foi a gota d'água, deixo hoje de ser assinante da Folha.

    Responda
  46. noel neves

    Acredito na cabeça pensante do povo brasileiro. Infelizmente ficamos assustados com a quantidade de fascistas que saíram do armário. Mas ditadura nunca mais! Um ditador já faz estrago... Imaginem um ignorante.

    Responda
  47. Marco Antônio Cabral Cabral

    Em alguns momentos, poucos por sinal, em que o país é governado por forças que privilegiam as maiorias, há retrocessos e as minorias, donas do poder econômico reassumem o controle dos rumos do país sem contrariar seus interesses seculares, o poder. Nesses momentos o futuro do país estava em jogo e sempre venceu um projeto de país que excluiu economicamente e que retirava direitos das maiorias. Podemos eleger esses momentos nos governos de Vargas, João Goulart e Dilma Rousseff.

    Responda
  48. Luis Marcio Barbosa

    É a democracia, Folha! Não se trata de um partido, mas de uma possibilidade de frente em defesa da democracia. Se colocar de "fora" desse contexto é assumir, com arrogância e sem compromisso, uma posição.

    Responda
  49. Lourival Araújo goncalves

    Ler a FSP e depois desses editoriais o tiroteio dos comentários, este sim é o meu esporte preferido!

    Responda
  50. Lourival Araújo goncalves

    Eleição em 2 turnos é assim: no primeiro turno o voto programático, no segundo o pragmático. O que me horroriza é ver médicos apoiarem quem boicotou a vacinação, e em plena pandemia trocar o médico por um general incompetente no comando da saúde. Também ver aqueles que foram paladinos na luta pela redemocratização apoiarem o maior defensor da ditadura e dos torturadores. Incompreensível isso!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Você tocou em um ponto crucial, a adesão da classe médica a um projeto fascista. A meu ver traduz a degenerescência ética que assola a assistência à saúde através do consumismo prosaico. O médico hoje é mera ferramenta de projeto manegerista, ou gerencialista, de grandes empresas que só visam o lucro. E não se deu conta disso. Assim, defende quem lhe explora com medo de questionar o sistema e ser excluído, mesmo da sua atual subtarefa.