Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Votei para o lula, pela primeira vez na vida , e há uns quatro meses nem sonhava , por minhas crianças da Fauna, da Flora e Humanas, pela Democracia.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Os pobres fizeram a diferença, mais uma vez. A racionalidade do estado de miséria vencendo a irracionalidade do ódio e da avareza.

    Responda
  3. Carlos Gueller

    É isso, Celso! Parabéns e obrigado por tuas reflexões semanais que nos ajudaram a sobreviver a esses 4 anos tenebrosos.

    Responda
  4. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

    Assim que passar a ressaca e as ameaças de golpe, é tempo de repensarmos o instrumento de reeleição e impeachment. Do jeito que estão não funcionam, e vão virar repasto para candidatos a ditadores.

    Responda
  5. Claudio Moreira Roberto

    Acho que voces esqueceram da lavajato e dos bilhões desviados por ele e sua turma,,não é possivel este páis..povo é terra Fértil p corrupção O povo q dá suporte

    Responda
  6. Rodrigo de Andrade Dias

    Não sou contra narrativas. Lanço mão delas, vira e mexe. Mas é quase um ufanismo às avessas a parte dos "pobres salvando o Brasil". O Brasil está absolutamente rachado. Tem pobre bolsonarista, tem rico lulista.... O que salvou a democracia foi a campanha incansável de milhares de meios de comunicação, clássicos e novos, para advertir que Bolsonaro não era só o tio chato... Ele era um ditador em preparo. Como Orban, Trump, Maduro... O Poder360 publicou como SP, RJ, MG, mataram a reeleição.

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    Caro Benassi, boa a sua alusão a Ulisses e a Circe. Entretanto, como Ulisses, depois de sua Odisseia, Lula, retorna à nossa Ítaca/Brasil e a encontra emporcalhada em todas suas quatro linhas por Antinoo/Jair B e sua malta. Agora ele fará a limpeza devida e as ratazanas voltarão para seus esgotos nauseabundos e antipatriotas. E tu, nobre, Celso, na próxima edição de seu livro, "PT, uma história", terá muitas história lindas e boas para contar...

    Responda
  8. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    Agora festejar a vitória mas os crimes do Capitão não podem ser esquecidos e devem ser julgados.

    Responda
  9. Wil Prado

    Com certeza, lá de cima, Doutor Ulysses deve estar orgulho do seu parceiro de Constituinte! Agora é virar a página e começar a reconstruir o país.

    Responda
  10. Wil Prado

    Nunca antes na História desse país um violento e nefasto projeto autoritário usou tão desavergonhadamente a máquina estatal (PF, PFR, RF, PGR, ABIM) contra a Democracia. Mas vencemos o mau, e amanhã, ainda que muitos não queiram, "será um novo dia". Viva o Povo Brasileiro! Viva a Democracia!

    Responda
  11. Ney Fernando

    Aos militares restou consumir o que sobrou do estoque de picanha, uísque e viagra (as próteses e eles já usaram), pois em janeiro a festa acaba e eles terão que largar as boquinhas dos cargos públicos civis e retornar aos quartéis. Se Lula levantar os sigilos de cem anos que bolsonaro impôs para proteger a classe e a si mesmo, descobriremos como sua filha ingressou na escola militar sem teste e como o general Pazuello escapou da punição por subir no palanque do chefe.

    Responda
  12. VALTER FERRAZ

    A vitória de lula não o cacifa, ele não tem permissão para errar. Continua devendo um mea culpa pelos inúmeros erros cometidos. Quando não reconhecemos nossos erros a probabilidade voltar a comete-los é grande. Vamos aguardar. O mais importante é o jair, já ir se mandando, acabou para ele. Você, perdeu bolsonaro. Fora, bolsonaros!

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Lula volta como uma força da natureza, como um terremoto. As placas tectônicas de Brasília já se movimentam. Ele terá um poder impressionante para reconstruir o Brasil, e o fará, porque já é a personagem mais relevante da nossa história.

    2. Marcos Benassi

      Valter, meu caro, maiomêno: ele será acompanhado milimetricamente em sua atuação, e não somente ele. Agora eleito, quando todos, contra e a favor, estão de orelha em pé, o pobrema da revisão pública dos erros torna-se minorado: basta escrutinar os atos. Quem a demandava, sabe o que procurar.

  13. Marcos Benassi

    Celsão, me'rmão, metadinha do país votou como o Ulisses, a outra, como a Circe - na verdade, votaram que nem o Chaves, levemente mais medíocres do que a feiticeira (nem uso a metáfora dos guerreiros transformados pela bruxa, por cuidado). Foi uma vitória excessivamente apertada numa situação na qual não deveria sê-lo, de modo algum: com tanta barbaridade, pô, quase que não dá pra acreditar que milhões sufragaram no evidente naufrágio Bozolóide. Incrível, na acepção mais estreita do termo.

    Responda
  14. Carlos Lima

    Por que tanto silêncio do presidente e dos militares? Falavam tanto antes (e faziam-no o tempo todo). Agora nada? Com que intenção mantêm esse clima de vazio institucional, levando o ministro Alexandre de Moraes a mobilizar um bando de autoridades para assegurar um mínimo de impressão de continuidade institucional? Isso é só para criar crisezinha de bolsa amanhã de manhã? Só para capitalizar queimando o dinheiro dos outros?

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Faltou falar do erro capital de Bolsonaro. A pandemia, tivesse liderado o país na pandemia, estaria reeleito. Felizmente para a democracia, não foi capaz de identificar isso como erro. E ainda insiste nele.

    Responda
    1. Eduardo Delgado

      Como comentado pelo Júlio, jamais faria o certo, pois não tem competência moral, anímica e intelectual para tanto! Sempre foi um preguiçoso, desinformado, arrogante e limitado.

    2. Maria jose dos santos

      O maior erro dele foi demitir seu maior capital politico .na pandemia Dr. Mandetta.seu governo estava com 74% .

    3. Julio Shiogi Honjo

      Um indivíduo que foi vítima de sua falta de empatia, solidariedade e humanidade! Jamais faria o certo. Ainda bem que foi autêntico e assim nos livramos de ser tanto desprezível!

  16. Manoel Marcilio Sanches

    Sinto o mesmo. Embora nunca antes tenha votado em Lula sinto que hoje votei como Ulysses. Superei todas a diferenças que tinha em relação ao Lula e votei pela democracia brasileira. Salve Lula, salve Ulysses e salve o Brasil.

    Responda
  17. Octávio Da Matta

    Parabéns, Celso! Parabéns à República! Seu texto é uma lufada de vida, de força para o que vem por aí. Obrigado por também nos ajudar a construir o que estamos vivendo agora.

    Responda
  18. Paulo Emmerich

    Parabéns pela analise, Celso. Este governo foi para os ricos. O Brasil está pobre. Espero denso investimento na educação básica pra sairmos do atraso. 4 anos perdidos com Bolsonaro.

    Responda
  19. Fabiana Menezes

    Sim, botamos com Ulysses e aliás escutei o seu discurso da Constituicao pelo menos uma vez por dia. Vcs deveriam fazer uma matéria sobre isso

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Votamos!

  20. RICARDO BATISTA

    Que vitória! Realmente mais difícil do que se esperava. O carcamano não é fraco e tentou todas as manobras possíveis. Porém, o importante é que finalmente conseguimos tirá-lo de lá. O desafio é imenso, mas a frente democrática pode recuperar a alma desse país. Responsabilidade, união e determinação! Agora é hora de celebrar. Sambadinha da vitória e tudo!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "Bom sujeito é, bom da cabeça e com samba no pé."

    2. Fabiana Menezes

      Salve Minas Gerais! Aqui o assédio foi vil, porém venceu a República

  21. Marta Vainchenker

    Você quer dizer, o NE e Minas votaram como Ulysses. O resto do país, como o Minotauro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hidra de Lerna! Hahahahah! Com aquele monte de cabeça, mas célebro nenhum. Haha!

    2. Paula Móz

      Acrescento à lista a capital de SP, minha terra. Entretanto, me dá bastante asco olhar para o meu Estado e me dar conta de quem foi colocado para tomar de as salto o pouco que funciona por aqui...