Opinião > Ao centro, Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 Próximas

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    é justamente por terem o privilegio de não se identificar e não sofrer moderação que os editorialistas desta fsp arrogantemente estabelecem equivalência entre o “ímpeto autoritário, a truculência, a inoperância e o desmazelo de Bolsonaro” e o “luxo de Lula em sonegar ao eleitor o detalhamento de seus planos econômicos” quando nin guém do próprio desgoverno sabe a quantas andam as contas do pais – que falta faz o Frias e ombudsman ante riores

    Responda
  2. Laerte luiz Nascimento

    Lula não pode errar ?? Nem um milímetro ?? Ora, ora !! Bolsanaro errou diariamente durante 4 anos e não foi crucificado

    Responda
  3. Laerte luiz Nascimento

    O que vocês querem?? Que a agenda do Lula exclua os sem teto, os sem terra, os que passam fome?? Que a pauta do Lula retire o Minha casa Minha vida ?? Que ele retire a transposição do São Francisco da sua agenda ?? Querem descaracteriza - lo ?? Querem afasta - lo dos pobres e empurra- lo para a avenida Paulista?? Ora, ora !! É impossível agradar o centro , a direta, a esquerda . É exigir demais. O governo precisa ter foco. Não tem recursos para agradar a gregos e troianos.

    Responda
  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    "Ao centro, Lula!" Credo! Isso é uma ordem? Isso me parece ditadura. Vamos parar com as pressões. Deixa o homem governar. Mal ganhou a eleição e já começa o cerco? Assim o país não avança.

    Responda
  5. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    A Folha está certa mais uma vez!

    Responda
  6. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    A Folha anda meio senil em seus editoriais, o vice do Lula é o Alckim, a Simone Tebet, o Meirelles, os economistas do Plano Real, o Fernando Henrique e vários outros apoiam esse projeto de governo tendo em vista o absurdo que havia do outro lado. Isso há muitos meses, o problema do Lula não ir para a direita é administrar os dois lados o que o apoiaram, porque eles são antagônicos por natureza. O que os une é o ideal de Democracia, como foi com Tancredo.

    Responda
  7. Jose L F Trindade

    O tom da fsp dá a impressão que foi ela quem ganhou a eleição. Que ela esteve atuante no golpe do temeroso e na ascensão do geni ocid é claro. Chega dessa empáfia.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Empáfia, arrogância, nariz arrebitado! Folha...."Menas, menas'!

  8. Lizia Helena Nagel

    Os Editoriais da Folha de São Paulo são sempre expressões da direita. O que salva a alta comercialização do jornal são as matérias de alguns jornalistas mais conscientes sobre a sociedade que se pauta pela eterna defesa dos interesses privados e/ou do lucro particular.

    Responda
  9. Buarque coelho

    Vocês não tem que pautar o presidente não.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah claro que não né! O presidente tem que fazer o que quiser sem ninguém pra se opor?

  10. Renata Maria Santos Ribeiro

    Vocês estão igual Lira, tentando pautar o presidente. Lira fez questão de frisar que o Brasil precisava de um " Estado menor e mais eficiente" . Agora vocês com essa conversa de centro. Não se preocupem, Lula sabe conciliar, mas talvez precisemos de um governo mais à esquerda, que tal? Depois de reportagens especiais sobre o quanto é bom privatizar, agora a fala que recomenda o centro. Se o centro for sempre a única opção, vira " ditadura do centro".

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Mais a esquerda? Como se nossa economia já não fosse travada o bastante!

  11. Diego Rodrigues

    Ainda bem que a folha eh maior do que seus editores. Me chamam a atenção neste texto : A oposição que fazem de quadros especializados vs aliados à esquerda. Ora, só há qualificação à direita? Rumar para centro. Mais? Onde há defesa intransigente de pautas? Mas afinal, defender pautas não eh sempre assim? Práticas que obstruem desenvolvimento? A crítica a essa noção de desenvolvimento não cabe aqui, mas vocês sabem o que FSP está a defender neh? Cartilhas fracassadas!

    Responda
  12. José Bernardo

    Depois do editorial de domingo, pelo qual covardemente se omitiu diante do risco real à democracia, este jornal não tem mais legitimidade moral para recomendar nada!

    Responda
    1. José Bernardo

      A única razão pela qual (ainda) mantenho minha assinatura é a presença aqui de um punhado de articulistas, encabeçados por Janio de Freitas, cuja leitura eu prezo. Para manter-me aqui, deixarei de ler seus editoriais, que regularmente alternam arro gância, covar dia e irrele vância.

  13. FLAVIO MORAES MAGALHAES

    Mas, a Folha quer pautar o Presidente eleito? De novo um editorial completamente absurdo. Caros aí da cúpula do jornal, acho que vcs ainda não entenderam que a opinião de vocês não está agradando em nada a nós, seus assinantes.

    Responda
  14. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Chora, Fel-lha! O presidente eleito sabe muito bem como trabalhar, para o povo e para o mercado! Parem de atrapalhar, jornal a desserviço da democracia!

    Responda
  15. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Nossa, em que planeta o editor está? Vocês ouviram o discurso de Lula ontem ou estavam dormindo? Vocês sabem que o vice de Lula é Alckmin? Vocês estão sabendo que Lula teve o apoio fundamental de Simone Tebet, Marina Silva, Boulos? Se tudo isso não foi suficiente para vocês entenderem que Lula fará um governo de coalização de espectros políticos diversos, o título da matéria e o texto denota uma alienação total da campanha e do que disse Lula ontem exaustivamente.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Quanto à composição do congresso e câmara, quero lembrar-lhes que o fato de muitos congressistas e parlamentares terem sido eleitos pegando carona nessa onda da coisa desgovernante, não quer dizer que necessariamente estarão atrelados a ele ou suas determinações, visto que ele já não terá mais o poder central em suas mãos. Ou seja, será ex-presidente. E lembro ainda, que nos últimos quatro anos, muitos afetos se tornaram desafetos, e desembarcaram. Ex.: Paulo Marinho, Frota etc. Calma Folha!!!

  16. Osvaldo Neto

    "Folha precisa de disposição de migrar à esquerda". Entender que, na democracia, o candidato se apresenta como ele é e o povo elege ele para agir segundo seus valores. A imprensa fiscaliza e dá publicidade sobre o que acontece. Imprensa não recomenda nada. Preferiram ser apartidários e não recomendar um candidato. Continuem assim.

    Responda
  17. FABIO SOUZA

    Senta lá, Folha.

    Responda
  18. Gabriel Dias

    Incrível como as pessoas ainda veem o Lula como aquele sindicalista radical. Nem parece que o cara já sabe de tudo isso, que tem que ir mais ao centro, negociar etc. etc. etc. Hoje eu vi um vídeo de um economista famoso falando as mesmas obviedades. Por favor...

    Responda
  19. Elianne Abreu Diz

    Essa FSP é de uma arrogância vergonhosa! Dá vontade de cancelar a assinatura. Só não cancelo para poder desabafar aqui com os seres pensantes. FSP não pensa joga um jogo sujo. Fez tudo para derrubar Dilma, apoiou o mareco, hoje papagaio, de Curitiba o mais rasteiro de todos os sujeitos! FSP é vergonha para o jornalismo quando diz o que pensa. #vergonhalheia Difícil ler tanta bobagem! Lula é centro! Pensem um pouco com seus poucos neurônio. FSP, querem Lula de direita? Isso não verão jamais!

    Responda
  20. Antonio José Santana

    O Lula sempre esteve ao centro no que diz respeito a economia, basta ver o superávit deixado é a redução da dívida. O que precisa agora é da uma radicalizada a esquerda para taxar as grandes fortunas,para ter dinheiro para combater a fome é diminuir a pobreza!

    Responda
  21. Marcelo Silva Teixeira

    Lula tem que ir para a Esquerda, centro é Direita

    Responda
  22. Ricardo Montero Alvarez

    Quem precisa mesmo rumar ao centro é a Folha...

    Responda
  23. Alberto Melis Bianconi

    Vamos ser honestos? Não é somente a truculência que impede o diálogo. A arrogância também. A FSP não tem autoridade, nem moral, para mandar Lula para lé ou para cá. Pode sugerir, pedir, argumentar. Mas começa muito mal.

    Responda
  24. W Oliveira

    Viva, o obscurantismo foi vencido. Hora de celebrar, mas também avaliar os números do TSE e entender o recado das urnas: Foram 124.252.796 brasileiros que compareceram às urnas, dos quais 60.345.999 optaram por Lula na presidência em 2023, porém, mais da metade (51,43%) dos votantes não o escolheram. Hora de calçar as sandálias da humildade, arregaçar as mangas e efetivamente trabalhar para a população, sem dar voz ao ufanismo e a prepotência característico de fanáticos, à esquerda ou direita.

    Responda
  25. Maria Irene de Freitas

    Tem uma turma numerosa e rançosa q não admite o carisma, a força, a liderança q o agora eleito presidente Lula tem e q se manifesta em todos os momentos em q ele é protagonista de sua própria história. Lula vence, por pouco reconheço, mas venceu uma máquina azeitada e usurpada pelo ocupante atual p reforçar sua campanha e mesmo assim perdeu. Venceu a articulação das polícias q armaram bloqueios p que seus eleitores não pudessem votar. Venceu os milhões de reais de auxílios eleitoreiros.

    Responda
  26. Reinaldo da Silva

    Leio sempre a mesma mentira: Democracia. Nunca o país teve Democracia. A desigualdade sempre esteve e está presente em nosso cotidiano. Basta sair as ruas. A poucos metros das grandes mansões e dos bairros das elites empresariais e financeiras, o que existe é fome. Em cada esquina, barracas onde dormem pessoas sem nenhuma segurança do Estado. Filas enormes no SUS aguardando uma operação na eminência de morte. Na educação em periferias escolas cravadas de balas. Onde existe Democracia?

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      E completo: então editorial Folha, o que é centro, direita, esquerda, ou qualquer variação ideológica desses gêneros? Pura ficção que o tempo matou. Mas existe quem denomine disso ou daquilo e na prática, quando estão no poder ... é cada vez mais estranho ler que Lula precisa procurar o centro. Só se for o centro espírita para exorcizar o bolsonarismo, que continuará a existir com ou sem exorcismo, porque é fruto apodrecido sem prazo de validade.

  27. REINALDO MOTTA MIRANDA

    Texto pretencioso para um jornalismo informativo que cada vez mais reforça a necessidade de liberdade do contraditório para o bem da opinião pública !

    Responda
  28. Dionisio DeBarros

    Lula nunca saiu do centro. Lula eh um social democrata de centro-esquerda. A midia eh que tem que se deslocar para o centro e acabar de vez com esse alinhamento automatico a teorias economicas de extrema direita que fracassaram no mundo todo.

    Responda
  29. Marcos Correia

    A Folha e a imprensa de modo geral, cobram tanto que Lula vá para o centro, mas ele já está no centro. O que querem é que ele vá para a direita, desse jeito ele acaba na extrema direita, como fizeram com FHC, que começou na esquerda e acabou com o PSDB apoiando Bolsonaro. Parece até a primeira vez que Lula governa. Deixa o homem trabalhar, se errar vocês criticam.

    Responda
  30. Josimar Soares

    A Folha é pretensiosa. Tinha um candidato de direita e um de esquerda. O de esquerda ganhou. E a Folha quer que ele vá morar no seu quintal?

    Responda
  31. José Bueno

    É difícil para pessoas radicalmente ideologizadas acompanhar a maioria dos brasileiros e lideranças políticas do mundo inteiro que reconhecem e confiam na genialidade política já demostrada pelo presidente em 8 anos de governo.

    Responda
  32. Adailton Alves Barbosa

    - O cenário é delicado, mas acredito que Lula terá habilidade para lidar com essas demandas.

    Responda
  33. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Gostaria que a FSP explicasse o que quer dizer com ir ao centro. O governo Lula baixou a Dívida Pública de 60% para 38%. Constituiu reservas cambias de US$ 380 bi, saldou toda a Dívida Externa e ainda emprestou US$ 10 bi ao FMI. Sua aliança agora inclui até Simone Tebet, do agronegócio, além do PDT. Teve como presidente do BC ninguém menos que Meirelles. O que mais quer, FSP? Esse histórico não basta?

    Responda
  34. Marcelo Masiero

    Lá vem a FSP falar abobrinha. É um ótimo veículo qdo relata os acontecimentos e péssimo qdo resolve fazer política.

    Responda
  35. Marcelo Masiero

    Lá vem a FSP falar abobrinha. É um ótimo veículo qdo relata os acontecimentos e péssimo qdo resolve fazer política.

    Responda
  36. Marcelo Masiero

    Lá vem a FSP falar abobrinha. É um ótimo veículo qdo relata os acontecimentos e péssimo qdo resolve fazer política.

    Responda
  37. Juan Vera

    Por que pautar a agenda de Lula? Como disseram muitas vezes no passado, "deixa o homem, primeiro descansar e após isso, trabalhar. Não tenha duvida que Lula pelos tipos de apoio que teve, conseguirá formar a Frente Ampla necessária no Brasil como um todo, para ir de encontro as prioridades com responsabilidade e principalmente respeito institucional.

    Responda
  38. Juan Vera

    Por que pautar a agenda de Lula? Como disseram muitas vezes no passado, "deixa o homem, primeiro descansar e após isso, trabalhar. Não tenha duvida que Lula pelos tipos de apoio que teve, conseguirá formar a Frente Ampla necessária no Brasil como um todo, para ir de encontro as prioridades com responsabilidade e principalmente respeito institucional.

    Responda
  39. MARIA CORINA ROCHA

    ?Porque no te callas, folha?

    Responda
  40. Andréia Chaieb

    A Folha representa o Mercado (donos dos meios de produção, sem noção de coletividade). O que a Folha pensa? Não pensa, reproduz o neoliberalismo mofado e cruel. A Folha pensava que Moro e LJ eram o máximo, cadê o mea culpa pela quebradeira de empresas, desemprego, farsa e consequente abismo em q nos jogaram? Aprendam a pensar e analisar a realidade de forma contextual, ou se aliem ao "Brasil Paralelo".

    Responda
  41. NACIB HETTI

    Política no Brasil não difere muito dos demais países latino-americanos. Aqui as tribos do barbalhos, dos ribamares e dos calheiros continuam mandando no terreiro.

    Responda
  42. GILBERTO FRANCISCO SANTOS

    Não há espaço para um governo de "centro" proposta pela FSP. Vislumbra um governo de esquerda, que sempre esteve ocupado com a causa partidaria e não o Brasil. Esse filme eu já assisti...

    Responda
  43. GILBERTO FRANCISCO SANTOS

    Não há espaço para um governo de "centro" proposta pela FSP. Vislumbra um governo de esquerda, que sempre esteve ocupado com a causa partidaria e não o Brasil. Esse filme eu já assisti...

    Responda
    1. Marcelo Santana

      Que governo de esquerda tivemos? No muito os governos de Lula mitigaram o efeito nefasto do neoliberalismo. Desde 2002, Lula sempre esteve mais proximo de um social democrata que de uma esquerda européia.

  44. Rodrigo Silva

    A pauta deve ser a que venceu a eleição: combate à fome , à destruição dos biomas, proteção dos povos originários, respeito à democracia. A responsabilidade fiscal é meio, não um fim em si mesma.

    Responda
  45. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    E se fosse o contrário? E se o bozo tivesse ganho e o MST estivesse bloqueando as estradas? Qual seria o editorial da Folha? Toma vergonha!

    Responda
  46. Fatima Marinho

    A Centro-Esquerda Lula. O povo falou. “Meu canto de dor. Meu Deus, protetor. Vou gritar, gritar. Pois a voz da verdade. Vai falar. Vai falar, falar”. (Os Tincoas).

    Responda
  47. NACIB HETTI

    De novo?!?!

    Responda
  48. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    Toma vergonha, Folha!

    Responda
  49. Maria Amália Couto dos Santos

    Já vão comecar a pautar o governo antes mesmo dele comecar?. Foi por uma dessas que passamos ( nós povo) seis anos suspensos esperando a vida voltar. Deixa o homem governar. Não aprenderam nada.

    Responda
  50. José Miguel Ortega

    Uai, quem escreveu a reportagem acordou agora? O que acha que o Alkimin, Meirelles, Simone, estavam fazendo e falando? Eita.

    Responda

1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.