Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alek Benito

    Do 58 milhares de votantes no bozo, uma minoria é fanática. milhões só votaram contra o Lula. Não a favor do bozo. Assim como eu não votei no lula. Mas sim contra o bozo. Passada a eleição uma pequena parte destes eleitores vão continuar irritadinhos. Até mesmo pq mesmo não gostando do Lula, é fato que Lula não tem uma personalidade de ficar provocando e humilhando quem não concorda com ele.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Não só a neurociência, dona Suzana, mas a tradicional (ops!l e conservadora (opa! Opa!) boa ciência psicológica norte-americana: o canadense estadunizado Albert Bandura, desde os sessenta, tá martelando: sem crença de capacidade, é difícil haver ação; em havendo, é muito mais difícil que ela se sustente em face à adversidade sem a chamada "autoeficácia", o nome técnico da coisa. Boa ciência, metodologicamente impecável, com estatística de primeira. Conservadora, mas sempre revolucionária.

    Responda
  3. Julio Cesar de Siqueira Barros

    Suzana já foi uma boa fonte, longos anos atrás nos tempos do site O Cérebro Nosso de Cada Dia (bem antes do livro). De lá pra cá, só tem feito rolar abaixo a ladeira do mau pensamento científico, e das sugestões pseudo embasadas. Diferentemente dela, eu já ouvi muito, muitíssimo, os bolsonaristas de diversos matizes. Sim, precisam e merecem ser ouvidos. Mas o problema é muitíssimo mais intrincado do que a lenga lenga do "a neurologia explica" leva a crer. Chega de Ebó de baixa qualidade, Suzana!

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Verdade, mas a coluna vai até onde a coisa é fácil. De boa, nem precisa de muita neurociência. O que querem os bolsonaristas? A resposta não é fácil e, quase com certeza, são vários os "bolsonarismos", com expectativas diversas, algumas delas provavelmente incompatíveis com uma democracia liberal.

    Responda
  5. gilberto abreu

    Bozo insuportável

    Responda
  6. Reinaldo da Silva

    O grande equívoco da neurociência é confundir cérebro com a mente. Suzana acredita que o cérebro é um órgão capaz de responder questões complexas de diferentes culturas com suas particularidades. E generalizam. A neurociência tem o seu valor no seu campo de estudo e pesquisa que lhe é pertinente. Michel Foucault era incansável em nos dizer sobre a relação do saber com o poder. Quando um saber se apresenta como solução para todos os problemas, desconfie, porque ele quer o poder da nossa mente.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      A metáfora da arqueologia de Foucault não era para propor um relativismo na metafísica e epistemologia, mas era para identificar os modos nos quais as escolhas passadas moldaram as categorias contemporâneas e projetos. Categorias têm consequências. Se nossa prática classificatória passada tem efeitos que atualmente nos confinam.

    2. Zé Osler

      Resumiu bem "neurociência confunde cérebro com mente.' Conheço alguns da neurociência, interess q 1 parte migrou da PNL (vê o google). Focam no cérebro pq é MENSURÁVEL (Positivismo) Pior, alguns deles, quiça ñ a maioria, NEGAM A MENTE. É bom e válida a neurociência, se tirar de foco o CÉREBRO como o phodástico'. Cérebro = uma parte do todo, somos seres bio-psicosocioambiental-bioenergéticos, ou seja, isoladamente um saber não consegue explicar problemas COMPLEXOS, multifatorias articulados.

    3. Julio Cesar de Siqueira Barros

      Lamentavelmente, Suzana tem sido muito infeliz mas colunas dela nos últimos anos. Típico caso de "escoliose intelectual".

  7. José Roberto Pereira

    Prefiro internar os 58 milhões do que ouvir, por mais 4 anos, as insanidades que eles tem a dizer enquanto cospem perdigotas virulentas...

    Responda
  8. Denise Prehn

    Descobrimos que 1 em cada 4 brasileiros é infantil, imaturo, violento, narcisista, inculto, etc., etc., não permite o dialogo (vide bloqueio de estradas porque ”o mito não ganhou"), não aceita regras ou diferentes e diferenças, é grotesco e, finalmente, odeia a si mesmo. Olhe-se no espelho: você gosta do seu ancestral presente na imagem que vê, seja ele qual for? Conhece sua história e a respeita? Pois essa é a construção de um povo mestiço e trabalhador que não permite falsas superioridades

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Ao ser ouvidos, dirão: intervenção militar já. Está bom assim para sra.? Dona Herculano! Ou quer mais?

  9. Wilson Luiz Antonio

    Não se iluda, FSP. Se Bolsonaro tivesse vencido e a esquerda fosse para rua fazer a metade do que esse povo está fazendo, certamente a polícia já estaria descendo o sarrafo e prendendo todo mundo, com o aplauso, inclusive, de parcela da imprensa. Essa é a diferença: A esquerda se conforma com o resultado e volta para casa pacificamente. A direita, não. Para ela, a democracia é apenas um pequeno e incômodo detalhe, que pode ser olimpicamente desrespeitado.

    Responda
  10. Marcelo Galvao de Oliveira

    Deve ser reconfortante dar palpites sobre o que se deve fazer no Brasil vivendo tão longe. Desfrutemos da sabedoria da autora. Esquerdopata típica.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Vá lá em Brasília consolar o seu mico cape tão mili ciano, Marcelo. Aliás, quem é você pra falar alguma coisa dessa brilhante cientista? Se bem que Ciência não combina mesmo com bos tanarismo.

    2. RAFAEL NUNES DUARTE

      A maioria falou. O presidente está eleito. Mesmo com todos os abusos de poder, mesmo com todos os desvios de finalidade da máquina pública. Bolsonaro atentou tanto contra a civilização que nem todos os artifícios de se estar no poder foram suficientes para lhe dar a reeleição. E agora tenta cavar um golpe, tenta ir para o o atentado à ordem democrática. As instituições estão estremecidas, mas são sólidas e vão resistir, com o apoio da maioria.

  11. Marcelo Galvao de Oliveira

    Cada povo ( país) tem o governo que merece. Seja hoje, seja 10 anos atrás, seja à partir de janeiro de 2023.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      E durante os últimos 4 anos também?

    2. Gilmar Maghenzani

      Realmente a 4 anos atrás tínhamos o governo que merecíamos

  12. Claudio Moreira Roberto

    Curinga sai entra Pinguiimm hehehe

    Responda
  13. Aída Bueno Bastos

    Visão simplista, porém correta. A esquerda tirou o Brasil do mapa da fome. Mas, uma vez fora do grande círculo do poder, não manteve suas bases articuladas, não ouviu o povo. Que nos sirva de lição: ou um partido se faz presente o tempo todo, ou terá problemas de quatro em quatro anos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Boa visão talvez o bozo não seria eleito

  14. PAULO CURY

    fim da reeleição pode ser uma solução em vários aspectos este monstro que fhc criou virou um devorador de mandatos, o cara entra ja pensando.reileição, esta em campanha o tempo todo, e o estado fica as moscas Tanto esquerda como direita, sem contar as ações necessárias que não são tomadas com medo dos desdobramentos

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Lula foi reeleito e foram os melhores governos que tivemos, não penso assim, a reeleição é ruim é mas não é todos que se elegem que fazem como o bozo em não trabalhar

  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estamos vendo como eles querem ser ouvidos. Interrompendo estradas.

    Responda
  16. Eloisa Giancoli Tironi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Que pena Paulo Sérgio, que pena Marcelo. Infelizmente não se pode transformar este plano em realidade. Vocês não entendem sarcasmo? Ah, tinha esquecido. Gente com pouco neurônio não tem esta capacidade.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Discurso humanista.

    3. Paulo Sergio de Souza Moreira

      Gente com esse pensamento é uma vergonha para o nosso país.

    4. Eloisa Giancoli Tironi

      Não vai demorar muito para o seu dejeto virar não ex-presidiário, senão presidiário. Aliás, bur r ã o, teve um ex-prediário que ganhou Prêmio Nobel, o Nelson Mandella. E foi predidente da África do Sul por muitos anos. Muito querido. O nosso "ex-presidiário" tb foi indicado para o Prêmio Nobel.

    5. Eloisa Giancoli Tironi

      Pro fundo do Pacífico, Saulo. Eu sei que ignorantes como você querem destruir o Brasil.

    6. SAULO SANTOS

      num se anima não que o ex presidiário num vai durar mto tempo não, vai sofrer a maior oposição da historia só isso...

  17. Richard Lins

    A querida neurocientista não levou em consideração a máxima da psicologia: a pessoa precisa se sentir incomodada em suas ideias para cogitar mudanças. Não fazer nada é fácil, reconheço. Eles não mudam por medo de ideias novas, não é só preguiça.

    Responda
  18. ISAIAS DA SILVA

    Primeiro que estamos falando de Lula. Ele já governou e ouviu todos. É história, não achismos. Agora, estão chateadinhos? Que bom!

    Responda
  19. Jorge Carlos Reiners

    Pois é tente conversar harmoniosamente com um lobotizado Bolsonarista e logo a neurociência virá abaixo

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Precisamos encontrar um antídoto

    2. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Tem razão, não há conversa. O vírus do ódio provoca gritarias e violência. O bolsonarismo é altamente contagioso, e não é educação o que resolve, como pensávamos no início. É uma doença grave e precisamos encontrar, senão a cura, algum tratamento.

  20. hamilton Cominal

    Você acertou na mosca! Eu procurava uma outra resposta para tentar compreender porque pessoas de muito mais instrução que eu ainda votaram mais uma vez no Bolsonaro ! Todos os descalabros cometidos por ele e sua equipe nestes quatros anos foram ou esquecidos ou relativizados. Deu um nó na minha cabeça quando li nos jornais que o ex-ministro Marco Aurélio apoiava Bolsonaro. Como escutar a todos vai ser um baita desafio para o futuro governo.

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Mas, o Ministro Marco Aurélio já era Marco Aurélio antes de Bolsonaro! Uma figura errática e contraditória!

  21. Paloma Fonseca

    Pimba! Ficar apontando o dedo pra "ignorância" dos outros, caçoando deles, é tão bom, né? Assim não enxergamos nossa própria limitação... Nem sequer enxergamos o tanto de Danoninho e de oportunidades que rodam na mão de poucos, colunistas e leitores da Folha inclusos. A culpa deve ser dos cantores sertanejos, dos lutadores de MMA, dos pastores evangélicos e dos farialimers...

    Responda
  22. Eloisa Giancoli Tironi

    Por mim, amarrava cada um dos 58 milhões de bovinos a um pedaço de concreto, como faz a Máfia, e jogava todos no ponto mais profundo do Oceano Pacífico. Claro primeiro a familícia.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      O meu comentário é sarcástico. Não precisa levar a sério. Entretanto, aguentar bosominion esperneando vai ser duro. Vão espalhar M prá todo o lado.

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Eloísa é justamente esta "política" como guerra, com a eliminação do "inimigo", que fez durante 4 anos o desgoverno. É muito mais prazeroso ver os mais radicais bozominions esperneando sem rumo com a vitória da vida do que ficar imaginando eliminá-los. Deixa isso para eles, vão se matar sozinhos.

  23. Flavio Lima

    acho essa sua analogia muito feliz. esses governos que vem pipocando são muito coringa. e nós precisamos encontrar alguma forma de dar esperança pra esse pessoal que tem preferido escutar o coringa, senão, o pesadelo pode ser ainda maior. eles tem de estar falando algo que possamos aproveitar, que possamos ouvir.

    Responda
  24. Paulo Ruiz

    Que os 58 milhões de bovinos que votaram no Curinga aproveitem os próximos 4 anos e estudem bastante pra sair da ignorância e aprendam a ser pessoas solidárias e tolerantes.

    Responda
    1. Nelson Santos

      Não há 58 milhões de pessoas protestando contra a eleição. A imensa maioria tá cuidando da própria vida. Se essa maioria se sentir hostilizada, teremos problema em 2026

    2. MAURO vasconcelos reis

      Para iniciar esclareço que não sou eleitor do Curinga. Me parece que você não entendeu o que a autora falou sobre essa cultura de imposição progressista.

    3. MAURO vasconcelos reis

      Para iniciar esclareço que não sou eleitor do Curinga. Me parece que você não entendeu o que a autora falou sobre cultura de imposição progressista.

    4. Erica Luciana de Souza Silva

      Esqueça isso. As manifestações de pessoas na rua acreditando piamente na fakenews de q as eleições foram fraudadas e comemorando a eleição do minto provam q seu desejo é impossível de ser alcançado.

  25. RICARDO BATISTA

    Verdade, mas como bem sabem os políticos americanos, não dá pra agradar a todos. Mesmo quando o Brasil virou sexta economia do mundo, tinha muita gente que, embora de barriga e bolso cheios, não suportava Lula e o PT. E num mundo tão complexo,não serão poucas as pessoas atrás de um líder que lhes ofereça soluções simples para problemas difíceis. Só que agora quero é celebrar e tô escutando Emílio Santiago cantando, ao vivo, Verdade Chinesa. Uma lindeza!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eu mesmo nessa época fui muito bem economicamente, o problema foi que liderada pela globo e o resto da mídia instituiu o ódio do PT pq seria difícil de tirar do governo

  26. Gaya Becker

    And?

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      uatafóqui?

    2. GERALDO ANTONIO MARCUZ

      Uere ar iu from?

    3. Rodrigo F Cabral

      Artigo elementar... Não entendeu?

  27. Gaya Becker

    And...?

    Responda
  28. Gaya Becker

    And...???

    Responda
    1. hamilton Cominal

      Eu li a coluna da Suzana Herculano umas três vezes. Pimba! Ela acertou na mosca!