Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Esse mourinho golpista, conseguindo se eleger senador pelo RS, representou uma vergonha para os eleitores desse estado.

    Responda
  2. Jorge Ceretta

    Enganas-te quanto a Mourão. Vide as últimas declarações. Golpista, mau-caráter, viúva de ditadura. A cirrose de Floriano seria bem vinda ao fígado do indivíduo.

    Responda
  3. João Batista Tibiriçá

    Ele, o B nem devia ter chegado lá. Foi um acidente de percurso. Fruto das falsas campanhas plantadas na eleição de dois mil e dezoito. E agora quase conseguiu, de novo. É o mesmo grupo que vem desde há oitenta anos. Suicidaram GV, tentaram impedir a posse de JK, derrubou Jânio, tentou impedir a posse de João Goulart e derrubou - o em um mil novecentos sessenta e quatro, promoveu o impeachment da Dilma e agora está tentando impedir a posse de Lula.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Mourão é um antigo golpista, quando discordou de Dilma e salvo engano, era comandante do Comando Militar do Sul, Dilma deveria ter exercido o poder que o cargo lhe conferia e o demitido no ato, preservando sua autorida. Simples assim! Serviria de lição para conter outros golpistas de plantão, ficou a lição, Lula não pode admitir isto, de modo algum!

  4. Guilherme Torres Godoy

    País dividido ? Não, estam ai, a direita, que sempre esteve, só faltava um tonton útil, nõ outro lado, os bispos, sempre estiveram ai, o gado evangélico continuua igual, e os pobres, só aumentaram. Bolsonarismo não existe, é a fámiglia que esta dando os últimos estertores, aquele direito a pataleo que todo mundo tem. Começa sim, uma nova étapa, a clase politica já sabe onde o sol esquentará mas, para la eles vão, o bozo, ah, o bozo, da um tempo, o futuro dele ta escuro paca.

    Responda
  5. Edeval Lago

    Antes de mais nada quero deixar claro que nunca fui, nem sou bolsonarista, nem lulista, sou brasileiro e democrata. Quem teve o cuidado e prestou atenção nas declarações de manifestantes de agora, mas de sempre também, sabe que o que vale é a opinião de quem os botou nas ruas. Essas mesmas pessoas hoje a favor de um, em quatro anos com certeza estarão a favor de outro, dependerá do gosto de quem dá as diretrizes. A democracia tem 3 anos e 9 meses para se firmar ou acabar de vez.

    Responda
  6. VALTER FERRAZ

    Lula vai experimentar do próprio veneno. O processo eleitoral e a carnificina até retornar ao Poder são exemplo disso. Nós, como sempre, pagaremos a conta.

    Responda
    1. alderijo bonache

      VIc é muito negativo, se houver outra investida contra a ordem constitucional, revide a bala se for o caso, simples assim.

  7. Manoel Cardoso

    Que nada. Deixa o Lula assumir que o rei que ainda parece estar vivo e o rei que ainda parece que não está vivo, breve, a partir de 1o de janeiro serão respectivamente Rei morto e Rei posto.

    Responda
  8. Jose Roberto de França

    Sem rodeios a culpa é do povo. Desta sociedade corrupta. E repito: "Sr. Gaya. Não tem talvez. Nem eles têm bom senso. E eles vão sobreviver. É impossível acabar o bolsonarismo. Eles firmaram raízes profundas na sociedade. É a triste realidade". Basta ver esses bloqueios doa caminhoneiros. Os apoios que estão recebendo esses marginais. E a timidez das autoridades para enfrenta-los. E o congresso invadido por militares e pastores e oportunistas eleitos agora pelo povo. Só não vê quem não quer.

    Responda
  9. Roberto Rangel

    Lula bem podia aproveitar sua efeméride de humildade para reconhecer que ajudou na criação de dois brasís, ao criar em seu favor o lema de "nós contra eles". Espero que também tenha o antídoto para essa desgraça.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Que comparação infantil. A esquerda lutou com as armas que tinha contra o capitalismo selvagem da direita, tentando melhorar a diferença social que sempre vingou.

  10. Rodrigo Tavares

    Hoje a esquerda venceu a disputa presidencial. Mas a direita esta forte com seus 58 milhoes de votos e varios foram eleitos em outros cargos. É momento da Direita refletir o jogo e, voltar em campo com mais preparo e menos intolerância.

    Responda
  11. Vinicius Rodrigues

    Todavia, o Bolsonarismo ideológico, que é o pior Bolsonarismo, também elegeu representantes como Pazuelo, Damares e Zambelli, e em números expressivos. A guerra ideológica será longa

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      Sem rodeios a culpa é do povo. Desta sociedade corrupta. E repito: "Sr. Gaya. Não tem talvez. Nem eles têm bom senso. E eles vão sobreviver. É impossível acabar o bolsonarismo. Eles firmaram raízes profundas na sociedade. É a triste realidade". Basta ver esses bloqueios doa caminhoneiros. Os apoios que estão recebendo esses marginais. E a timidez das autoridades para enfrenta-los. E o congresso invadido por militares e pastores e oportunistas eleitos agora pelo povo. Só não vê quem não quer.

  12. Antonio Catigero Oliveira

    Não há como dizer que o dito-cujo está 'fora da curva'; isso é querer esconder o lixo debaixo do tapete. Temos um conflito muito grande aqui, nesta terra de espalhafatos, para resolver. As Eleições foi um grande passo, mas ainda temos de admitir que nossa sociedade está apodrecida pelo extremismo de direita. Isso não terminará com a eleição de Lula, infelizmente. Essa 'moderação prévia necessária' que não tem coerência alguma, diz muito nesse momento crítico.

    Responda
  13. Antonio Catigero Oliveira

    Quando o colunista classifica o capitão dos milicianos como 'direita' ao invés de 'extrema-direita', e ainda analisa a derrota do PT em 2018 por conta da 'arrogância', ao invés de constatar a arbitrariedade feita por Moro e cia lavajatista, já manifesta plenamente o seu lado da história. A Jovem Pan está contratando...

    Responda
  14. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Como Bolsonaro ficou fora da curva só podia capotar como aconteceu.

    Responda
  15. Eladio Gomes

    Toda ratazana de esgoto esperneia antes do fim, não sem antes dar o último guincho. O mais irônico é que o rattus norvegicus que habita atualmente o Palácio do Planalto assistiu à própria prole murina armar a sua ratoeira. Graças às "travessuras" deles, estamos assistindo os estertores do bozofascismo. O ponto fora da curva, daqui a alguns poucos dias, não passará de um estorvo para a direita brasileira. Quem pariu mateus que o embale...

    Responda
  16. PAULO HENRIQUE DA SILVA

    Uma derrota (ou uma não vitória) em uma eleição nacional, por mais constrangedoramente dolorosa que possa vir a parecer, não indica essencialmente o fim de um mandatário, mas simbolicamente a interrupção normal de um mandato, que democraticamente veio a ser sucedido por outro. Não indica um "adeus", mas um "até breve". Não um "fui obrigado a dar o fora", mas um "daqui a pouco estarei de volta". É somente a ausência que costuma dar sentido a presença.....

    Responda
    1. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

      Uma derrota é uma derrota. O significado maior do bolsonarismo está aí. Na distuptura maus cruel que é a lateral interrupção do ir e vir de gente, comida e insumos com o bloqueio dos caminhoneiros estúpidos. Acabou e vai para o esgoto da história

  17. Antonio Pimentel Pereira

    Imagina gaspari, esse tipo de gente reproduzido em câmaras de vereadores, assembléias, congresso, judiciário, prefeituras, órgãos de maneira geral e estatais, essa raça ruim não estudou ospb, não sabe seu papel na sociedade, não são homens de bem, olha o papel da prf no domingo, vergonhoso, não é só a direita, é a mente mal do ser humano, que usa de tudo pra controlar o orçamento do estado, típico dos cercos de júlio cesar quando levou a fome milhares para conquistar à gália, nada mudou

    Responda
  18. Fatima Marinho

    Lula é Haddad foram vitoriosos na cidade de São Paulo e Região Metropolitana, o que foi fundamental para consolidar a vitória do Lula para à presidência. São Paulo foi a única capital do Sudeste que deu vitória ao Lula, não negou ser o novo quilombo de Zumbi.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Tem razão Felicio, Sul do Brasil e Porto Alegre, áreas do RJ e Minas Gerais foram fundamentais para a vitória do Lula. Dizem que foi o NE sozinho, mas a diferença menor de votos Bozo x Lula em SP, RS, RJ e MG deram a Lula a vitória. Se o Bozo conseguisse colocar uma diferença de votos maior em SP, RJ e RS, como colocou no PR e SC, teria vencido, mesmo com a grande diferença a favor de Lula no NE.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O Chui - sim, aqui no extremo sul -- também elegeu Lula.

  19. Maria Ines Polotto

    Ar irrespirável aqui no interior de SP! Cercada e oprimida por broxonaristas patriotas! Não dá!

    Responda
  20. Eulalia Moreno

    Bolsonaro é um câncer e suas metástases estão presentes nos vários setores da sociedade brasileira, não apenas nos lumpemproletariados que estão nas estradas desrespeitando o nosso direito constitucional de ir e vir: estão nas instâncias do Judiciário com o Engavetador Geral da República, nos seus ministros patéticos, Legislativo, Executivo( governadores e prefeitos), forças da Segurança Pública. Até 1 de janeiro termos mais. A serpente apenas está tomando fôlego.

    Responda
  21. CLAUDIA ROVERI

    Oxalá sua previsão esteja correta. Bolsonaro merece um lugar desonroso na História do Brasil e uma vaga na cadeia.

    Responda
  22. Marcos Benassi

    Sêo Elio, preciso enfatizar um ponto: afasta-se da Bozofrenia aqueles que combatem a sepse. Moirão, arrimo de arame de cerca, teria que se levantar e dizer claramente: quem faz pataquadas não é democrático, está fora da lei. Ponto. Smallpox Tarcizo, se quer São Paulo inteiro e em ordem pra governar, que se faça ouvir pelos motoristas, e desautorize o golpismo. Mas nenhum desses sujeitos tem tal culhão, sêo Elio, são Bozofrênicos incoercíveis. Só passaram um pancake pra desbaratinar.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Tarciso se juntou aos fanáticos religiosos. Se não se afastar imediatamente, também promoverá o caos. Mourão se silenciou por quatro anos. Se é que tinha alguma coisa realmente republicana a defender. Foi covarde como vice, sempre passando pano nos abusos do chefe-tenente.

  23. Nilton Silva

    O pt com sua soberba não pode mais errar. Daqui a quatro anos, com o louco fora da disputa, novas lideranças estarão prontas pra disputar, em pé de igualdade, com o partido.

    Responda
  24. Antônio Carlos de Paula

    Bolsonaro nunca teve uma biografia que prestasse. Foi eleito presidente por um acidente de percurso. Com certeza o seu destino será a prisão por ter ajudado na morte de milhares de brasileiros pela covid.

    Responda
  25. JO ALMEIDA

    Hora de baixar as armas arregaçar as mangas e trabalhar todos juntos por um Brasil melhor. Maktub

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Avisa isso aos arruaceiros gadonaristas....

  26. JURANDYR FERREIRA FILHO

    Parabéns pela excelente comparação! Sempre admirei o Getúlio. E hoje vivi pra ler que temos um estadista que finalmente o superou. Elio, o Brasil precisa urgentemente superar as desigualdades. Moro no Paraná, e se vc for verificar, das dez cidades mais pobres, 9 deram vitória ao Lula. Significa que o pobreza está no país inteiro. Dez por cento da população vota por ideologia. 90% vota com o estômago.

    Responda
  27. RICARDO BATISTA

    E Bolsonaro perderá o foro privilegiado e terá os sigilos expostos. Imagina o que não vem por aí...

    Responda
  28. RICARDO BATISTA

    Bolsonaro é um infeliz ponto fora da curva da História do Brasil. E olha que a disputa é dura. Mas, ao perdedor, as cebolas. Que é pra chorar bastante. O Centrão logo retomará seu lema sagrado : "Há governo, sou a favor". E como é bom deixar de ser pária! Lula já foi convidado para a Cúpula do Clima, e Noruega e Alemanha logo voltarão a investir no Fundo Amazônia.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Deus te ouça!