Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ugo Maia Andrade

    Muito preciso. Esse sujeito não surge do nada: é maldição gestada lentamente nas entranhas do próprio congresso nacional e engordada pela leniência total de seus pares e do STF. Zero à esquerda, covarde e desonrado como sempre foi, só não fizeram o que era óbvio fazer - torná-lo inelegível para sempre - simplesmente porque não ligavam. Agora que ele já é uma escola, vai ser difícil pará-lo.

    Responda
  2. Jose Roberto de França

    O Sr. Jose Cidade tem toda razão. Concordo plenamente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Civilidade, caro Zé Roberto, nasce de civilitas, o conjunto de regras de quem habita a Cidade. Não é à toa o nome do colega, não.

  3. LEANDRO DE SOUZA

    Perfeito.A eleição de Lula nos fornece a última chance de extirpar o fascismo do nosso futuro político. Qualquer deslize, omissão ou conivência selarão o destino do país.

    Responda
  4. Maria Lopes

    A tal pacificação brasileira tem nomes: covardia, pusilanimidade, oportunismo.

    Responda
  5. Iraia Galindo

    Brilhante análise. Mas não acredito que a justiça se cumpra com relação a esse ser desprezível.

    Responda
  6. Iraia Galindo

    Texto PERFEITO!! Sem acordos de pacificação.

    Responda
  7. Monise Almeida de Carvalho

    Texto medíocre e sem sentido. O autor sequer sabe o que é fascismo. Obviamente trata-se de mais um comunista frustrado. Contra mensalão e a quadrilha do PT que assaltou o Brasil ninguém se posiciona contra, sabe-se lá por quais motivos obscuros desse jornal que se diz apartidário.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Alvissareiras as respostas a esse comentário. Melhor acreditar que somos maioria, os que não usam chapéu de alumínio, não enxergam 'comunismo' em tudo e não usam o xingamento como sucedâneo de algum arremedo de argumento.

    2. Ricardo Botto

      Estou impressionado, 4 avaliações para um comentário desse nível. Socorro!

    3. Eleandro Bolson

      Se vc continuar a defender quem ataca mulheres como vc e pode inclusive atacar seus filhos menores como fez com as venezuelanas quem irá te defender no futuro? Os milicianos talvez? Pense e reorganize suas ideias O fascismo é vendido como coisa bia até entrar na sua casa

    4. Joaquim Salomão

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Daniel Alvares

      Comunista? Saiu de onde, criatura? Ou melhor, de quando? Comunismo acabou em 89, informe-se

    6. Marcos Benassi

      Hahahahah, Monise, que lindo e arguto! Hahahahah! Agora conta aquela da tia Bozofrênica que desceu do Porsche e deu um Fal no caminhoneiro que bloqueava a pista: "Comunista frustrado, por quais motivos obscuros está parando a estrada?" Quando tentaram parar a véia furiosa e explicar que eram Bozolóides, ela bateu em todos: "Ora, é claro que é feiqueníus, imagina, depois de não pararmos o braziu na Pandemia?" Hahahahah!

    7. Miguel Gossn

      Monise e Moisés, vão mugir para o mico cape tão mili ciano lá naquela rádio fajuta. A imensa maioria dos que aqui comentam com alguma assiduidade não caem nas lorotas bozoloides. Boa parte não gosta do Lula, mas são todos radicalmente contra o cape tão mili ciano.

    8. José Cidade de Oliveira Filho

      Para os ignorantes habitantes da terra plana e que passam pano para as falcatruas e crimes do inominável, as palavras diretas e claras do professor devem soar sem sentido. Logo vem a corriqueira idiotice do "xingamento" de "comunista", como se a anta não vivesse em comunidade ou "socialista", como se a sociopata não participasse de uma. Deve ter postado diretamente de um bloqueio "cívico".

    9. Max Meirelles Gonzaga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    10. Jose Roberto de Souza

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    11. Moisés Santos da Siva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    12. Fernando Alves

      Ainda que o artigo nem tenha citado o fascismo, concordo que a Monise seja especialista no assunto, já que é uma.

  8. Samuel Machado

    Perfeito! Destaco duas frases que não podem ser negligenciadas neste momento: 1 "A anistia a agentes do Estado é uma espécie de cheque pré-datado para nova conflagração." e 2 "Não haverá outra chance." Espero que homens públicos responsáveis por responsabilizar e penalizar estes delinquentes (inclusive o líder do bando) não se acomodem e tenham a coragem de colocar seus nomes na história.

    Responda
    1. Angela Maria Bedran

      SIM!

  9. jorge mattos

    A eleição acabou, bola prá frente. Mas tudo deve ser devidamente apurado, sem revanchismo e sem passar pano; quem exerce cargo público não tem sigilo, ou futuro pode ser incerto e sombrio. Bolsonaro não está morto e Lula não é imortal. O homem passa mas as Instituições permanecem. A democracia precisa se fortalecer para permanecer.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Revanchismo seria arrancá-lo aos coices do Palácio e pendurá-lo numa corda. Ou dar-lhe o fim que os italianos escolheram para Mussolini. Aplicar as leis do país é apenas começar a dar o e exemplo para que os próximos saibam que para tudo há limites.

    2. Joaquim Salomão

      Sem revanchismo? O miliciano passou trinta anos atacando a Democracia e você quer aliviar para o cara? Basta que a as leis sejam cumpridas para o miliciano ir morar na cadeia. Com fascistas não se brinca.

    3. José Cidade de Oliveira Filho

      E desses dois aí que você citou, quem trabalha pelo fortalecimento das instituições ? Quem joga o jogo democrático ? Quem está, desde o início, tentando infiltrar as forças armadas nas instituições civis ? O que adianta falar em fortalecer e eleger quem quer destruir a democracia ?!

  10. Antonio Araújo

    Concordo. Nada de passar pano pra esse covarde. E, de preferência, que se puna junto o PT pela corrupção desenfreada também. Precisamos de novos tempos, novas práticas.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Você queria dizer "que se punam os corruptos", que foram membros de TODOS os partidos.

  11. Jane Medeiros

    Concordo plenamente com o brilhante colunista. O autor da quase destruição do país e suas instituições precisa ser exemplarmente responsabilizado!!

    Responda
  12. Jane Medeiros

    Destruiu as instituições, portanto, quase destruiu o país! Lula e só ele poderia, terá que fazer um esforço imenso de reconstrução das instituições e das vigas mestras da nossa democracia abalada por este vendaval! Este gigante Presidente, agora eleito milagrosamente, espera-se tenha sucesso no empreendimento de fazer o país voltar a funcionar em relação ao meio ambiente, combate à fome, governabilidade e respeito internacional!

    Responda
  13. Denis Borenstein

    Concordo 100%. Sem possibilidade de perdão para quem descumpre a Constituição. Está situação é um ovo da serpente.

    Responda
  14. carlos campos

    Texto irrepreensível , pra ser lido , relido , divulgado , discutido , enfim pra mostrar a quem se preocupa com o futuro . Hitler evaporou com o fim de sua louca aventura irresponsável mas suas ideias resistem até hoje , inclusive entre apoiadores bolsonaristas , por isso é preciso muita reflexão e muito cuidado pra não cairmos de novo numa armadilha de colocar no poder um tipo como Bolsonaro. Errar é humano , repetir no erro , pode ser fatal!!!!!

    Responda
  15. jorge mattos

    Não, ele não pode. Se lá no inicio o STF tivesse atuado utilizando das prerrogativas que a Constituição lhes confere, hj não estaríamos vivenciando essa bagunça. A começar pela quebra de todos os sigilos desse governo à apuração de responsabilidades pelo atos de insubordinação e tentativa de quebra preceitos constitucionais em território nacional. JB é frouxo, se omite da responsabilidade que tem por insuflar a baderna; perdeu o controle e opta se esconder a tomar uma atitude.

    Responda
  16. Ayer Campos

    Lembremos do mote há tempos contraposto à imputação de 'revanche' contra a punição dos atos de arbítrio da ditadura militar: "Revanche não; revanche é torturar o torturador..."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, Ayer, caríssimo, o bagúio essencial é fazer justiça e meter em cana os condenados de modo reto. A revanche, a gente deixa por conta dos coleguinhas de cela: eu acho que o Bozo vai dar uma graça de boneka. É assim que ocorre com a pobretalha: primeiro, rigorosíssima justiça; depois, pelo mal que cometeram - tipo roubar uma picanha - trancafia-se e vem a parte da vingança, subentendida. Nosso sistema prisional não é um acaso; quem sabe melhora, hein?

  17. Edson Rocha

    Qualquer tipo de anistia pra esse que deixou várias instituições de estado completamente capengas será um crime do mesmo tamanho que esse despresidente cometeu . Bolsonaro seguirá sendo o mesmo anarquista e terrorista tão idolatrado por esses generais vassalos , porém que siga inelegível para que o bolsonarismo, coirmão do nazismo seja defenestrado e não tenha lugar de destaque em nosso país .

    Responda
  18. Edson Rocha

    Qualquer tipo de anistia pra esse que deixou várias instituições de estado completamente capengas será um crime do mesmo tamanho que esse despresidente cometeu . Bolsonaro seguirá sendo o mesmo anarquista e terrorista tão idolatrado por esses generais vassalos , porém que siga inelegível para que o bolsonarismo, coirmão do nazismo seja defenestrado e nytenha lugar de destaque em nosso país .

    Responda
  19. Amauri Costa

    Perfeito mais uma vez CHM. Não podemos esquecer e não permitiremos acordões jurídicos para não defenestrar esse pr da vida política. Isso será tão fundamental como recuperar minimamente a vivência civilizada no país. Moraes, Barroso, Fux e Fachin (principalmente) foram inocentes úteis em 2016 e 2018, e está aí o resultado. Acho que aprenderam.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Só não tenho crença alguma nessa "inocência", Amauri. Já o "úteis", foram mêmo, demais da conta.

  20. JAYME KOPELMAN

    Brilhante como sempre! Assino embaixo! JK

    Responda
  21. Waldemar Stocco

    bozo tem muito a explicar, a começar pelos tantos sigilos de 100 anos levantados em assuntos que todos devem ter conhecimento, a começar pelos gastos no cartão da presidência e daí pra frente, tudo, absolutamente tudo deve ser de conhecimento público. Exceção aceita apenas para assuntos de segurança nacional e que estejam a cargo de alguns poucos setores das forças armadas, e investigações criminais.

    Responda
  22. Eulalia Moreno

    Excelente texto. O momento é estarmos atentos para os golpes palacianos e parar de ficar " passando o pano" como se o idoso-moleque só tivesse feito uma diabrura inconsequente. A certeza da vitória era tamanha que um dos zeros acompanhou a apuração numa live como se a vitória já estivesse no papo. A tecnologia existe para devassar as tramóias com algoritmos. E a viagem obscura do outro zero até a Rússia às vésperas da invasão da Ucrania?As urnas são seguras, mas as redes sociais, não.

    Responda
  23. Ricardo Lobo

    "já se começam a ouvir ecos da perversa tradição brasileira da "pacificação", que de paz nunca trouxe muito. Produziu, sim, pactos de amnésia, anistias assimétricas, acordos de cúpula empurrados a fórceps às maiores vítimas da violência." Será que vamos assistir a esse mesmo filme? Se cometerem essa burrice histórica novamente, breve estaremos de volta aos tempos obscuros que o país acabou de vivenciar.

    Responda
  24. Fernando Alves

    O que impressiona é que tudo em relação ao Bozo é minimizado, relativizando. Vide os protestos, a Folha passou a segunda feira inteira tratando como se não fosse nada, dando atenção para blá blá blá de político. Se o Bozo tivesse ganhado e opositores fechassem cinco rodovias, a Folha já estaria fazendo um escarcéu e a polícia ia soltar o cassetete nos manifestantes.

    Responda
  25. Ivan Cunha

    A promessa do Lula de levantar o sigilo de 100 anos e investigar tudo que foi escondido tem que ser imediatamente cumprida tão logo sente na cadeira presidencial . E o que for encontrado de errado, toda falcatrua, terá que ser devidamente julgada para responsabilizar os possíveis criminosos. E não tem anistia como na torta comissão da verdade . E isso não configura revanche nem moeda de troca. É justiça para que nossa dignidade seja respeitada com as mentiras reveladas .

    Responda
  26. RICARDO BATISTA

    O sistema americano falhou ao não punir Trump. Seria sensato aprender com o erro deles. Mas Bolsonaro não tem a estrutura do Partido Republicano. E, sem a caneta, seus poderes diminuirão consideravelmente. Em breve perderá o foro privilegiado e seus sigilos serão expostos. Por outro lado, seu movimento sobreviverá, e é importante não subestimá-lo novamente. Muita responsabilidade de todos. Inclusive do quarto poder, a imprensa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Imprensa, aquela que merece esse nome, por definição, prensa. As simples as that.

  27. Jose Roberto de França

    Sem rodeios a culpa é do povo. Desta sociedade corrupta. E repito: "Sr. Gaya. Não tem talvez. Nem eles têm bom senso. E eles vão sobreviver. É impossível acabar o bolsonarismo. Eles firmaram raízes profundas na sociedade. É a triste realidade". Basta ver esses bloqueios doa caminhoneiros. Os apoios que estão recebendo esses marginais. E a timidez das autoridades para enfrenta-los. E o congresso invadido por militares e pastores e oportunistas eleitos agora pelo povo. Só não vê quem não quer.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      O compatriota foi "econômico" no termo. Não há timidez, há verdadeira conivência e prevaricação. Aquela última tentativa de fazer outro golpe que animasse uma aventura ditatorial apoiada pelas forças armadas que, até o momento, têm se mantidas firmes em sua missão institucional. O mesmo não se pode dizer de certas forças policiais, cooptadas por simpatias políticas.

  28. Diego Galdino

    Síntese perfeita ... Muitos outros, principalmente artistas já haviam "profetizado" o retorno do autoritarismo e fascismo no mundo ... E tudo começando por não se punir o problema na raiz. Enquanto o CQC tava palco ao dito louco, cômico. Ao invés de preso ele era reeleito. Ditadura, Ustra, Anistia ... É urgente passar o passado e o presente limpo. Só assim fortaleceremos as instituições e poderemos, enquanto sociedade, responsabilizar pessoas. Vai ainda a dica do filme "Ele está de volta".

    Responda