Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Julio Shiogi Honjo

    Enfim um mito, afirmação fantasiosa, inverídica, que é disseminada com fins de dominação, difamatórios, propagandísticos, como guerra psicológica ou ideológica.

    Responda
  2. Roberto Ramirez

    Concordo totalmente!

    Responda
  3. Dinalva Rosa Maurício

    Concordo plenamente com o professor Conrado Hubner. Uma coisa é pacificar, visando unir os povos, outra é deixar que criminosos fiquem impunes. Bolsonaro precisa pagar pelos seus crimes, para que esta história jamais se repita.

    Responda
  4. niemeyer franco

    Vitorioso que nem General Figueiredo "vocês vão sentir saudades de mim". Bolsonaro "eles vão sentir saudades de nós". Dois fas cistas.

    Responda
  5. José Marques Mendes

    Muito bem colocado. Não podemos repetir o erro de não termos julgado os militares da ditadura e todos os seus crimes.

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Sem ressentimento viu! Pela pacificação, jornalistas e imprensa façam uma "autocrítica", reflexão e reciclagem. Todo mundo erra mas tem limite, o país não aguenta mais tanta sacanagem travestida de reportagem.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ? ... não viaje, meu caro. Deixe isso para os minions.

  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Agora podem ficar tranquilos: globos, algomarinhos, mírians leitões, vladimires nettos, catanhedes, mervais, camarotis, trashbergs, sureales, janaínas, fsps, estadões, wacs, aqueles q já estão no vale das sombras / inferno de Dante etc. Podem voltar para casa, o Monstro já está indo embora. E quando forem dormir, peçam alguém para ler uma história infantil como aquela do livro "O estranho caso do sono perdido". Acordarão em 1o de janeiro de 2023 aliviados. Mas a história não pode ser esquecida.

    Responda
  8. Amarildo Caetano

    Somente com muita educação o povo irá repudiar o fascismo .

    Responda
  9. Amarildo Caetano

    Somente com muita educação o povo irá repudiar o fascismo .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      A inocência de Lula foi reconhecida atê na ONU .Nào preciso comer picanha ,basta eu não ver o próximo na fila do osso já me satisfaço .

    2. Amarildo Caetano

      A inocência de Lula foi reconhecida atê na ONU .Nào preciso comer picanha ,basta eu não ver o próximo na fila do osso já me satisfaço .

    3. mario de jesus sumioni

      O descondenado enganou os mais pobres com Picanha e Cerveja

    4. mario de jesus sumioni

      O descondenado enganou os mais pobres com Picanha e Cerveja

    5. Rodrigo Ricoy Dias

      A questão infelizmente não é de educação. O faz cis ta venceu entre os mais instruídos. É um problema de caráter

  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Não fosse esse fenômeno (o antipetismo) criado artificialmente por parte da mídia, jornalista, "juízes" e imprensa, pode ter certeza q a vitória de Lula seria acachapante. Melhor este senhor q agora conta os dias pra já ir embora, nem estaria na disputa. E digo +, os mesmos grupos de comunicação q tentaram enterrar Lula, agora não precisariam ter rezado tanto e pedido à Deus, q Lula voltasse para salvar o País e corrigir as - pegando leve para "pacificar" -, os crimes q "jornalistas" cometeram.

    Responda
  11. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Adversários de Lula: "Abuso de poder político, econômico e religioso; orçamento secreto, auxílios eleitoreiros não revogados por apatia do STF; coação pública (por lideranças locais, como no escândalo de Coronel Sapucaia, revelado por Caco Barcellos) e assédio privado (de empresários sobre empregados, por exemplo), q atualizaram o voto do cabresto;" Mas acredito q o maior adversário de Lula foi criado ao longo de uma década artificialmente pela mídia e parte da imprensa: O antipetismo. (Sigo)

    Responda
  12. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Portanto Caro Conrado Hûbner Mendes, o país pede q essa parte da imprensa e da mídia faça uma reflexão sobre suas responsabilidades sobre o surgimento desse fenômeno fascista verde-amarelado - q não pronuncio o nome -, afinal ele surgiu de forma oportunista no vácuo q o golpe de 2016 e a prisão de Lula (numa armação jurídica-midiática) deixou. Sugiro aquilo q vários cobram do PT: Que alguns(mas) jornalistas, parte da imprensa e mídia façam sua profunda autocrítica. (Sigo)

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O 'nós contra eles' não foi invenção da imprensa. E esse foi o embrião do antipetismo.

  13. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Produziu, sim, pactos de amnésia, anistias assimétricas, acordos de cúpula empurrados a fórceps às maiores vítimas da violência." [...] "O apelo à pacificação, quando o conflito se dá entre autor e vítima de crime, disfarça irresponsabilidade e premia o criminoso. O conflito suprimido permanece latente e à espera da ocasião para nova insurgência." Q a imprensa e a mídia fiquem atentas também. Não se trata de ressentimento mas de atençâo à história recente e a responsabilidade desse setor nela.

    Responda
  14. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    A tragédia que se abateu no Brasil só "foi possível, entre outras coisas, pela extraordinária leniência institucional à sua conduta ao longo de 30 anos." E também pelo golpe de 2016 patrocinado por parte da mídia imprensa. Se queremos "pacificar", é bom que este setor assuma suas responsabilidades. Porque a imprensa e jornalistas também erram e pior, às vezes cometem crimes.

    Responda
  15. André Costantin

    Chega do mito do homem/nação cordial. Tem razão o colunista. Talvez seja a última chance de domar os filhotes da ditadura e do Estado arcaico.

    Responda
  16. Miro Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Eduardo Zanferari

      Miro, explique melhor, se possível!

    2. André Costantin

      Nota-se um fascista sempre que ele escreve "nossos" jovens, "nossos" aquilo. Acham-se donos da sociedade.

  17. PAULO Andrade

    e o que dizer das megaprevaricações de Aras e Lira? desde quando as normas de direito administrativo comuns não se aplicam às suas deliberadas omissões?

    Responda
  18. Marcelo Barbosa

    Não entendo como e por que a sociedade não enxerga o fascismo latente que é o bolsonarismo. Já que a Lei de Anistia de 79 não foi revogada, poderiam criar uma Lei que criminaliza apologia a ditaduras e a negação dos crimes na época assim como fez a Alemanha e muitos países europeus no pós-guerra com a negação ao holocausto, neofascismo tem que ser contido e a direita democrática tem que ser ressuscitada e a população esclarecida.

    Responda
  19. Maria Estela Heider Cavalheiro

    Concordo em gênero, número e grau!

    Responda
  20. Reinaldo Sátiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. Wil Prado

    Que pérolas de comentário, Monise. Quem sabe você não será convidada a lecionar em alguma universidade?!

    Responda
  22. Adriana Santos

    Excelente!

    Responda
  23. Wil Prado

    A "lei de Hübner" é ótima, Benassi. Essa eu assino. Estamos juntos.

    Responda
  24. Wil Prado

    Como sempre, grande análise do professor honrado, tocando nos pontos nevrálgicos do golpismo. A Justiça não pode deixar tudo assim mesmo, para ver como é que fica, sob pena de voltar a sofrer ataques ainda maiores e com piores consequências. Temos vagas suficientes nas cadeias, por que não as preencher?

    Responda
    1. Monise Almeida de Carvalho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. HELIO A LOUREIRO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Newton Broetto

    Poderíamos ter o professor no STF, prestando maiores serviços ao nosso país. Quem sabe...

    Responda
  27. Tales Barros

    PTfobia vai explodir

    Responda
  28. jose carlos toledo junior

    Perfeito. Essa patacoada de caminhoneiros foi orquestrada com muita antecedência; nada de espontâneo. Agora, o covarde bozó tem tentado se distanciar sem desengajar seus mais delirantes adeptos a fazer outros atos de atentado a democracia ainda na esperança de conseguir apoio para um golpe militar mesmo. É o que lhe restou. Tenho dito, se eu fosse religioso diria que sua derrota foi milagre. Quem sabe é. De tanto brasileiro fanático rezar pelo bem do Brasil que Deus atendeu.

    Responda
  29. Eunice Souza

    Perfeito. Nós temos de cobrar as pessoas das instituições que se faça justiça. Nada de anistia. Esse câncer poderá voltar em 2026. Não podemos deixar.

    Responda
  30. Romero Lima

    A melhor síntese já escrita desses 4 anos de maldição.

    Responda
  31. JOSE CARLOS BETONI

    O presidente usou um relatório falso de um servidor do TCU para denunciar suposto exagero do número de casos de Covid 19. Usou suas redes sociais para estimular a invasão de hospitais durante a pandemia para insultar profissionais de saúde. Chamou de canaliias os profissionais de saúde que não receitavam sua pílula mágica. A lista é enorme mas não cabe aqui. Vai ficar impune?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Tomara e acho que não pq a esquerda vai acabar com ele em janeiro

  32. Antonio Ferreira de Castilho

    Bolsonaro tem que pagar pelos seus crimes, muitos; e seus apoiadores, incluindo Aras et caterva, também, Que sirva de exemplo para que a extrema direita volte a er insignificante e que as democracia ganhe peso e força para nunca mais deixar seres abjetos tomarem o poder!

    Responda
  33. Marcelo Salviano

    Ótimo texto! Faltou fazer a correlação entre os militares e a força de opressão que eles têm exercido ao judiciário brasileiro. Agora que essa aura ditatorial passou, está na hora de apontar a responsabilidade dos militares nesse processo de apatia judicial que temos visto.

    Responda
  34. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Conrado.

    Responda
  35. Renato Leite Alves

    Não nos esqueçamos do papel abjeto que a mídia desempenhou, no ataque ao governo Dilma e ao PT. A ruptura do tecido institucional teve início com a recusa do Fuzileiro Nasal, Aécio Neves, em reconhecer a derrota nas urnas, tal e qual. Daí para o golpe jurídico-midiático de 2016, foi um pulo. Parabéns aos editorialistas, articulistas da página 2 e ao decano Gaspari. Serviço feito, resta-nos juntar os cacos e recomeçar.

    Responda
  36. Wania Maria Marques Barreto

    É chegada a hora histórica do judiciário resgatar a confiança na justiça. Aos infratores ativos e os omissos de plantão, julgamento justo e punição exemplar.

    Responda
  37. Eleandro Bolson

    Tem razão o articulista Leniencia militar como a concedida ao passarem o pano ao invés de aplicar severa punição no passado quando o meliante delinquente tentou explodir dutos. Agora temos que extirpar esse mal pois não haverá outra chance!

    Responda
  38. Leo Ribas

    A resposta das instituições (judiciário e legislativo) ao terrorismo bozista demonstrará o quanto realmente valorizam a democracia no Brasil.

    Responda
  39. LUIZ CARRIERI

    Concordo com quase toda matéria, bem elaborada, apenas discordo da leniência judicial. Aguardemos. Ao perdedor, restará a sua defesa, que será patrocinada pelo PL, segundo reportagem da SIC de Portugal, dará ao perdedor mansão, comida e roupa lavada, além de um vultoso salário, como se ele não o tivesse, por ter sido o pior presidente que o Brasil já teve. Veremos até quando o "bebê de Rosemary" será balançado, em seu berço de terror, personificado nesses 4 anos de total desgoverno e corrupção.

    Responda
  40. Edgar Alves

    Agora é o momento de passar a limpo toda aberração jurídica que ocorreu nesse desgoverno e punir efetivamente o bolsonabo e sua corja. Não podemos deixar passar em branco, tem que ter punição exemplar. O sistema de corrupção que ele implantou não tem nenhum precedente, talvez nenhum país tenha feito algo parecido. Quero ver o papel da grande mídia, provavelmente irão focar no governo Lula e fazer de tudo pra desviar o foco do malfeitor. Não podemos esquecer jamais. Bolsonabo na cadeia já!

    Responda
  41. Daniel Alvares

    Corretíssimo. Brasil já errou com os militares e com o Temer. Cinquenta e oito processos no STF. Que rendam pelo menos 2 anos em cana cada um. E que Zambelli seja também encarcerada (depois de uma modesta homenagem, pois foi a pá de cal para a reeleição do chorão - valeu, guerreira!).

    Responda
  42. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Claríssima visão. A impunidade não pode prevalecer, senão será a ruína nacional.

    Responda
  43. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Para nos livrarmos do bolsonarismo, peculiar tipo de fascismo, deveremos mais do que refundar a república, relibertar os escravos. Expulsar o escravismo que existe dentro de nossa sociedade racista

    Responda
  44. Wirben Márcio Lages Ferreira

    Bravo! Perfeito! À luta por uma Pátria da qual sintamos orgulho!

    Responda
  45. Ana Luisa de Carvalho

    Perfeito! É imprescindível a responsabilização de toda a conduta abusiva e ilegal para deixar clara a mensagem contra esse tipo de delinquência política : Nunca mais!

    Responda
  46. Alberto Melis Bianconi

    Brilhante professor! Poucos se lembram que por traz das instituições existe um establishment... As instituições são fortes quando obrigam aquele stablishment a dobrar-se ao comando da lei, independente de suas preferências. Funcionam quando impedem o STF de ir conversar com o presidente demissionário antes desse reconhecer sua derrota. A ironia de Carlos Pereira serve para nos lembrar de que a democracia não foi salva, ganhou uma batalha...

    Responda
  47. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O exemplo vem de La paz. A ditadora Jianine foi presa e, não quis vir morar no Brasil, convidada pelo atual presidente da República.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ela lá é lôka de vir morar nesse Juteiro Bozofrênico? Ela quer lá paz, meu caro Vanderlei...

  48. Marcos Benassi

    Professor Conrado, venho através desta proclamar a Lei de Hübner, prima da Lei de Moore: a cada dez anos, se deixar por conta, a Bozofrenia dobra. Vê-se que o Bozo não entende nada de chip, mas de fanatismo, manja de sobra. Todavia, rogo ao senhor a mercê de não criminalizar qualquer sarcasmo ou pilhéria, haja vista meu evidente compromisso com estas práticas ateístas. A zombaria, ao contrário da covardia, traz grandes ganhos, pela desobstrução comprovada do figo daquele que gargalha. É ciência.

    Responda
  49. Paulo Luizona Castagnao

    Vamos cobrar! Bolsonaro e seus filhos na cadeia! Cassação a Carla Zambelli e cadeia aos empresários sonegadores golpistas

    Responda
  50. João Vitor

    Primorosa análise

    Responda