Vinícius Torres Freire > Isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 é erro grave de Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. Orlando Cirumbo Filho

    Essa isenção é mais do que justa, pois a tabela não é corrigidas a alguns anos, isso é confisco!

    Responda
  2. Marcos Capitão

    Quem tem número no nome são os inominável do clã. Lula é feito de outro tecido. Os articulistas da mídia venal precisam se acostumar com isso. A barbárie ficou para traz.

    Responda
  3. Maria Izabel Costa

    Para Lula é erro grave tabelar IR em 5.000,00. Seu Jair disse 6.000,00 e está certo? Estranho.

    Responda
  4. Valdeci Prado de Oliveira

    Meu salario está nessa faixa etária entre cinco e seis mil, pago hoje setecentos reais de imposto . Votei no Lula pela sua promessa de ajustar isso, espero que cumpra.

    Responda
    1. felipe teixeira

      Mais um tr ou xa enganado

    2. Thiago Lima

      Eu tmbÂ….

  5. Rodrigo Ribeiro

    O orçamento comporta juros para os bancos, mas não comporta dinheiro nenhum para a classe média. Entendi.

    Responda
  6. luis augusto batista couto

    O colunista esqueceu de dizer que o bozo prometeu isenção maior, de 6 mil. e essa isenção vai direto para o consumo. dizer que uma pessoa que ganha 5 salários mínimos é rico, é forçar a barra. o que ele tem que fazer é voltar com a cpmf e cortar um terço das isenções. Ele não pode fabricar dinheiro, prefiro que aumente a arrecadação para cobrir os programas, pois inflação é um imposto somente para o pobre, rico ganha aplicando, não tô condenando, só estou dizendo que inflação só afeta os pobre

    Responda
  7. Alexandre da Rosa Pellizzon

    Simples, da mesma forma que reduz de 7,5% a 22,5% pra 0% até 5.000, aumenta de 27,5% pra 35% acima de 10mil.! Resolvido. Ou mantem 27,5% acima de 7mil ( teto inss) e passa a cobrar IR sobre dividendos!

    Responda
  8. Gustavo Brasil

    Mais um estelionato eleitoral.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      Você "compra" como certo o que o articulista falou, como se não pudesse haver formas de compensar essa correção da tabela (não estou dizendo que seria fácil passar o imposto dos "ricos"). Esperemos para ver, mesmo porque o outro candidato prometeu essa mesma isenção na sua primeira eleição e isenção para quem ganha 6000 nessa. Isso ninguém lembra ?!

    2. jose Ferreira

      O pior é que ele vai virar fantoche de quem o elegeu.

  9. Cristina Dias

    Concordo em parte com o colunista. No momento, o orçamento não comporta esta isenção até 5 mil reais, por outro lado a tabela do imposto de renda precisa ser corrigida. Creio que neste momento a isenção deveria cobrir ao menos até os 3 mil reais.

    Responda
  10. Gilson de Oliveira Pereira

    Abaixo a política do medo. Abaixo a política da desconfiança. Ninguém (ou quase ninguém) deseja uma política econômica que ponha em risco os investimentos em fundos, ações, imóveis e semoventes que porventura o nobre colunista detenha (e outras tantas pessoas). Pagar impostos é fundamental. Mas um século depois, manter a República do Café com Leite viva, fomentar a ideia de uso dos mecanismos da República para proteger o patrimônio e a riqueza de poucos em detrimento de tantos. Não faz sentido.

    Responda
  11. marcos machado

    Sou á favor de um estado socialmente justo mas uma questão me intriga: o governo Lula/ PT vai ( e deve ) ajudar os que estão abaixo de uma vida minimamente digna, mas até quando?...por toda a Vida?......

    Responda
  12. luis tadeu romano

    Erro é todo o artigo do prezado colunista ! O prezado colunista acaso tem noção do que se compra e quanto se paga de imposto embutido com 5. 000 reias?

    Responda
  13. luis tadeu romano

    Prezado colunista, seu artigo é uma tremenda injustiça, pra não dizer tapa na cara de quem trabalha, pois como diz o nome do imposto; imposto sobre a renda ; logo sr. colunista; trabalho não é renda; principalmente na faixa até 5.000 reais. O colunista vive no Brasil ? Se sim, deveria ter noção do custo da cesta básica , do aluguel, da energia elétrica, da agua , do vestuário, dos remédios, do IPTU, do IPVA, pra não falar em escola particular e plano de saúde inacessíveis nessa faixa.

    Responda
  14. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    A coluna esqueceu de informar que a tabela nao foi corrigida e que há uma defasagem de 146%. Ou seja, apenas reajuste. Segundo, basta corrigir a regra para que somente renda total ate 5 mil estará isenta. Terceiro, novas alíquotas deverao ser criadas. O limite de 27,5 é muito baixo. Quarto, outras cobranças, como de dividendos virao, para que o imposto seja de fato progressivo.

    Responda
  15. Ary Dantas oliveira Junior

    Interessante análise. Pena que foi publicada após as eleições, mas não acredito que foi proposital, ou foi??

    Responda
    1. Ana Ferraz

      O programa de Lula era claro. Quem deixou um rombo nas contas públicas foi o bhostanaro!! Tentou comprar a reeleição e não conseguiu.

    2. luis tadeu romano

      Vai ver está esperando um carguinho!

  16. João carlos Gonçalves de souza

    Calma , nada foi articulado ainda . Está em fase de estudos jornalista. Mas que desespero meu Deus . Entretanto algumas medidas são necessárias: ajuste da tabela IR , taxar ganho dos mais ricos e aumento real do salário mínimo anualmente.

    Responda
  17. José Speridião Jr

    O comentarista parece desconsiderar que todo montante colocado em circulação retorna em parte ao erário já que o país está entre os maiores cobradores de impostos do mundo. Se esquece também queo grande perigo com as mudanças bruscas colocando dinheiro no mercado é o aumento da inflação pois a procura se intensifica e a oferta demora para subir esta a maior causa da atual crise mundial com os auxilios dados . Quem se aproveita bem desse fenômeno são as cadeias varejistas.

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Completando o raciocínio, o montante não arrecadado com o IR será compensado ao menos em parte pela maior arrecadação em IPI . Ao analisar precisam ser levados em conta todos os fatores inclusive eventual acréscimo da inflação que poderá ser atenuada com a redução de imposto de importação de alguns ítens para que aja concorrência com os produtores locais . Tem que ser um projeto bem arquitetado que não admita privilégios.

  18. Gilmar Maghenzani

    Vinicius a culpa é do Sr FHC que colocou a lei que não desconta IR sobre Lucros e dividendos, um governo para os ricos lembra?

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      E que até agora não foi modificada, inclusive com 14 as nos de PT no poder!

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      E que até agora não foi modificada, inclusive com 14 as nos de PT no poder!

  19. Octavio Rossi de Morais

    Pessoas próximas ao Bozó dizem que ele terá dificuldades em se manter com os cerca de 40 mil reais que recebe mensalmente. Imagine quem recebe até 5 mil então. Será que terá um cargo remunerado no PL pra cada um?

    Responda
  20. Camilla Rebouças

    Até pra alguém como eu que não tem conhecimento profundo de receita pública, me parece bem precipitada essa opinião. Não se tem visibilidade ainda do pacote completo das medidas.

    Responda
  21. Marcelo Barbosa

    O salário está defasado, ele tem que corrigir a tabela do IR só que não pode esquecer de sobretaxar também os mais ricos.

    Responda
  22. Gilmar Maghenzani

    Caro Vinicius o problema não é o teto de gastos, se vc diminui um imposto tem de se achar os recursos é isso que vai ser feito pq o congresso jamais deixará passar isso de 5.000,00 a isenção do IR.

    Responda
  23. Gilmar Maghenzani

    O Lula nem sentou na cadeira e já vem a imprensa me ter o p., que coisa, era assim em 2002 a 2010, agora começõu

    Responda
  24. Maria Izabel Costa

    Isso é que se chama insuflar o povo. Não saiu a lei e, sem saber, está falando besteira.

    Responda
  25. Carlos Roberto Rios da Silva

    O Bozó prometeu e não cumpriu. Agora Lula tem que cumprir. A diferença deverá ser paga taxando os dividendos. E reduzir também a tributação sobre o consumo.

    Responda
  26. Marcelo Cardoso

    FSP, moderação é igual a censura.....

    Responda
  27. Marcelo Cardoso

    Uma sugestão, perguntemos ao Sr. Vinicius Torres Freire, explicar qual o real motivo por detrás desta reportagem. Tem algo estranho............... Como já dito em vários comentários, um absurdo não concordar com o reajuste da tabela. Todos os assalariados, aguardam esta divida da união, a muitos anos, todos os "ricos", que recebem salários de $ 5.000,00/mês. A união, que procure outros meios para ter uma carga tributária mais justa com a população.

    Responda
  28. Marcelo Ribeiro

    A questão é diminuir os impostos sobre os bens de consumo, pois esses recaem sobre os mais pobres, e aumentar proporcionalmente o imposto de renda dos mais ricos, cinco por cento da população. Visto que o cobertor é curto.

    Responda
  29. Tiago Rocha Santos

    Erro grave seria abdicar das propostas feitas na campanha. Quem ganha até 5000 não é rico, mal dá para comer. O ideal seria já aumentar a alíquota de quem mais e assim equilibrar as contas.

    Responda
  30. Paulo Roberto Isaías

    Esse colunista é necessário como a oposição num país democrático: no entanto, chega a ser ridícula a sua postura anti Lula e anti PT. No fundo é um bolsominion. Todas as falas dele sempre foram reacionárias. Ganhar 5 mil reais e pagar IR evidente que é injusto. Precisamos de uma reforma tributária, sem dúvida, mas que não reduza arrecadação, pois os governos precisam de recursos para principalmente cuidar dos pobres e da saúde. A reforma deve objetivar distribuir a arrecadação pelos mais ricos

    Responda
  31. Amelides Santos

    Análise rasa. Não considera o fator multiplicador do imposto que não será cobrado, gerando dinâmica na economia e, portanto, arrecadação; dentre outras omissões e raciocínios tortos

    Responda
    1. marcos machado

      O articulista é mestre em adm pública por Harvard, já voce, me parece um pedreiro na cabine de um Airbus A380, mas é claro voce é daqueles que pensam piamente que o Estado dá algo de graça para o povo.......

  32. Fernando Alves

    Se não mexer na alíquota dos ganhos grandes, o Brasil nunca sairá de onde está. Em todos os países com melhor condição de vida, as taxas mais altas são de pelo menos quarenta porcento.

    Responda
  33. Victor Henriques

    Já passou da hora. Se fosse fazer uma real atualização da tabela, a isenção seria até maior. E tenha em mente que a medida não virá isolada, a taxação de dividendos também está nos planos, e, espero, a criação de novas faixas para os mais ricos.

    Responda
  34. Fernando Alves

    Pode-se até discutir qual o valor melhor para a faixa da isenção. Mas a turma "do mercado" acha um absurdo corrigir benefícios das pessoas que ganham pouco de forma justa. Ficam contentes com o empobrecimento da classe média baixa através de reajustes sempre abaixo da inflação. Que tal falar da faixa mais alta? Nós "EUA sem imposto" é 37%

    Responda
  35. paulo Raulino

    Sr. Vinícius, desde quando 5 mil, equivalentes hoje a 4 SM, e que já, já, pouco mais de três, sejam ganhos de um rico? Ora, cidadão, faz bem lhe recordar que essa tabela já está há mais de 7 anos sem que seja atualizada. Fica claro no seu pensamento a obsessão por números. Apenas isso.

    Responda
    1. marcos machado

      Ele, talvez obsessão por números, já voce talvez ignorância em Matemática!...sou a favor de que proporcionalmente e justamente. todos paguem por absolutamente todo, mas um pobre, sempre achará caro, pagar 100 reais por um pecúlio previdenciário á gastar 100 com algo que lhe dê prazer, como por exemplo, cigarro ou bebidas.....

  36. Edgar Freitas

    Tem que tributar lucros e dividendos dos verdadeiros ricos que tem isenção enquanto pessoas físicas. Na pessoa jurídica os empresários repassam o IR para os consumidores. Ou seja, não pagam nada! No mundo somente a Eslovênia tem esse tipo de isenção. Meu dia-a-dia trabalhando como auditor da Receita Federal me deparo com esse absurdo! Somente a classe média (grande maioria média baixa) paga IR. Em função dos impostos sobre o consumo, a classe baixa é que mais paga em relação a renda.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Edgar sou Contador e sei o que está dizendo, concordo, no Simples Nacional começa em 4 e 6%, no Lucro Presumido o limite 17,33% e no Lucro Real 15%, percebe que ainda é a baixo da tabela PF?, e qdo recebem os rendimentos são isentos do IR, absurdo

  37. Gerardo Xavier Santiago

    Errado. Para inicio de conversa, é absurdo chamar de "mais ricos" quem ganha R$ 5 mil, mesmo que isso seja bem mais que o brasileiro ganhe em média. Há que se tributar os realmente ricos, há que se tributar o patrimonio, taxar as grandes fortunas e grandes herancas. Basta de apenas a classe média e os trabalhadores pagarem tributos!

    Responda
  38. Alberto Kiess

    Na realidade, o Brasil cobra impostos de primeiro mundo, enquanto oferece serviços de terceiro mundo à sociedade. A atualização da faixa de isenção é uma medida urgente e já deveria estar em patamar superior. É preciso cobrar mais impostos dos ricos e acabar com a imunidade das igrejas. Sobre o auxílio, acredito que a renda universal deveria ser implementada (Suplicy), para todos que são solteiros, maiores de 18 e não possuem renda.

    Responda
  39. Thiago dos Santos Molina

    Te compreendo, Vinícius. Mas quem ganha 5000 não tá fechando as contas do mês se tem filhos. Há quantos anos não há correção da tabela do IR? É justo alguém q ganha 6000 pagar 27.5% porcento de IR, igual o que é cobrado de servidores no topo da carreira como ministros do STF ou procuradores com salário de mais de 20000? Fazer justiça com dinheiro alheio é fácil! Me dê minha mudança de faixa e vá cobrar imposto sobre grande patrimônio e fortunas!

    Responda
  40. Francisco Bezerra de Menezes

    E desde quando que 5sm deixa alguém rico?

    Responda
  41. Luciana Vieira

    A história é sempre a mesma: tirar da classe média para dar aos pobres. Quanto a tirar do mercado financeiro: cara de paisagem.

    Responda
  42. Paloma Fonseca

    É uma bela reflexão, Vinícius, principalmente se pensarmos na maioria que trabalha na informalidade, não tem carteira assinada ou aposentadoria (salário fixo todo mês), não paga plano de saúde, não tem filho na escola privada, e muito menos tempo e recursos para ler matéria em jornal e comentá-la, ou seja, a grande maioria da população. Se a alíquota for zero nessa faixa de renda, vai ter que tirar de algum lugar com gosto.

    Responda
    1. Paloma Fonseca

      Outro dia eu vi um senhor carroceiro puxando a carroça com recicláveis como se fosse um cavalo (era visível a expressão de desalento e cansaço em sua face). Fiquei com o coração apertado ao ver aquela pessoa carregando papelão, vidro, latinha de alumínio, garrafas PET, tudo que podia ser aproveitado, inclusive restos de comida. Muitos estão levando o país nas costas, e não estão tendo oportunidades...

  43. NACIB HETTI

    É ideia é inteligente. Quase todo o imposto pago na fonte, na faixa até cinco mil, é total ou parcialmente devolvido, com um custo de processamento não mensurado pelo sistema. Além do mais, chamar cinco mil reais de renda é deboche. Mal dá para uma família viver com dignidade.

    Responda
    1. marcos machado

      Principalmente uma família cujos provedores tomaram decisões erradas ao longo .da vida!....porquê na média, a classe alta tem menos filhos do que a classe C e D?????....em 5 mil não é renda, é resultado de trabalho...salário.

  44. jose mário fonseca

    O autor abre a discussão de um tema apenas para atirar algumas pedrinhas,incapazes de fazer qualquer estrago no telhado,não apresenta solução,como se não houvesse…calma,senta que o leão é manso

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É que já começou a perseguição como nos outros governos do Lula

  45. João Perles

    Uma solução viável é implantar isenção gradativa enquanto se ajusta a economia. Começando com R$ 3.500,00. Também não faz sentido conceder descontos aos que pagam escolas particulares ou planos de saúde. Implementar rapidamente a cobrança de IPVA sobre propriedade de jatinhos, helicópteros e iates também ajudaria a incrementar a receita pública. Num segundo momento, na reforma fiscal, pode-se buscar dinheiro nas grandes fortunas e dividendos.

    Responda
  46. Evandro Luiz de Carvalho

    Bastou tirar a extrema direita, que a direita liberaloide já está excitada.. Não meu caro, vai cobrar a diferença dos muito ricos, seus patrões.

    Responda
    1. Ronald Fedalto

      Exato. 5 mil? Ricos? Pqp

  47. Octavio Rossi de Morais

    Vinícius Freire está subestimando os economistas que estarão trabalhando no governo. Depois de quatro anos de Guedes, até o padeiro da esquina tem condições de melhorar a economia do país. É óbvio que a isenção não irá gerar uma renúncia desse tamanho. Muito provavelmente, quem ganha mais de 5 mil pagará mais imposto para compensar a perda nas faixas mais baixas. Vai ter chiadeira, mas é uma forma de melhorar a distribuição de renda.

    Responda
  48. Evandro Luiz de Carvalho

    Bastou tirar a extrema direita, que a direita liberaloide já está excitada.. Não meu caro, vai cobrar a diferença dos muito ricos, seus patrões.

    Responda
  49. João A Silva

    A isenção comentada ajudaria no meu orçamento, mas, vamos ser sinceros, não deveria estar no topo das gigantescas necessidades do País. Parece difícil para a maioria separar os interesses pessoais dos da nação. O Plano de escolas e creches maravilhosas com o fornecimento de alimentação e valorização dos professores deveria ser a prioridade das prioridades. O governo do PT foi extremamente tímido na construção da base que permitiria a verdadeira inclusão dos mais pobres no sistema produtivo.

    Responda
  50. Paulo Roberto

    Neste pais quantos ganham 5000,00 reais?????

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.