Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Francisco dos Santos

    O jornalista está equivocado. Primeiro, a falta de reajuste da tabela faz com que se aumente a tributação das pessoas. Sefundo, miseráveis passaram a ter descontado IR na fonte. Para compensar a diminuição de arrecadação é só fiscalizar a enorme sonegação existente, por quem tem muito.

    Responda
  2. Maria Irene de Freitas

    Gente, é mais que devido pelos últimos governos a correção da tabela do IR e se há proposta de isentar até cinco mil, eu acho ótimo. Quanto de dinheiro sobraria para as famílias com essa isenção? Esse também deveria ser um cálculo levado em consideração. Mas dinheiro para as famílias, mas consumo, mais impostos correlatos e assim a economia gira. Eu não ganho nem dez mil por mês e tenho descontos que dariam para pagar o aluguel de uma casa perfeitamente, e compras de mercado para mais de um mês.

    Responda
  3. PAULO CURY

    não entendi até agora porque ele pisou nesta casca de banana, já havia passado a pior fase de pressão e não apresentou plano algum ou cedeu para cobranças de dizer o que faria, de repente ele aparece com esta proposta ainda vai se arrepender muito

    Responda
  4. Fabiana S

    Querido, quando foi a última correção da tabela? Dilma

    Responda
  5. PAULO CURY

    não entendi até agora porque ele pisou nesta casca de banana, já havia passado a pior fase de pressão e não apresentou plano algum ou cedeu para cobranças de dizer o que faria, de repente ele aparece com esta proposta ainda vai se arrepender muito

    Responda
  6. Vitor Oliveira

    O colunista fala como se um rico pararia muito menos imposto se a isenção começar nos R$ 5.000. Esse deve viver em uma bolha ou é coach.

    Responda
  7. Rodrigo Andrade

    Caro Vinicius, tenha certeza que essa perda será compensada, seja pela eliminação das deduções de educação e saúde, seja pelo achatamento das faixas acima de 5 mil ou ainda pela criação de alíquotas maiores do que os 27,5% de hoje. Todas medidas socialmente justas, por sinal. Resta saber se os mais privilegiados permitirão

    Responda
  8. Aderval Rossetto

    Promessa é dívida. Recupera com aumento das exportações, taxações dos bilionários...

    Responda
  9. ANTONIO FREITAS

    A correção na tabela é necessária e o novo governo está certo em aumentar o valor para isenção. Salário mínimo vai para 1300 e a tabela atual começa a cobrar de quem ganha 1900, como tem coragem de dizer que isso vai beneficiar só rico?

    Responda
  10. Enildo Meira oliveira

    Erro grave é submeter as familias a pagar cada vez mais imposto de forma disfarçada ao não corrigir a tabela do IR. A inflação galopante faz pessoas que ganham menos pagar cada vez mais imposto, penalizando principalmente as familias mais numerosas. Isso sem levar em consideração que muitos tem que ajudar familiares como os pais é são ainda mais penalizados.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      vinicius deve ganhar mais de 10 sm. por isso é contra isentar quem ganha ate 5 sm. deve ser inveja.

  11. Benedito Claudio Pacifico

    Acredito que pagar imposto é para quem tem condições, cobrar imposto abaixo de 5 mil reais com a correção desta tabela a anos sem ser cobrada e um assalto , se todos pagassem impostos como os trabalhadores privados o Brasil seria mais justo , funcionários públicos, militares e civis de todos os poderes além de senadores e deputados federais só pagam imposto de renda sobre o soldo ou salário principal as verbas extras não são consideradas salários, já no setor privado até hora extra tem impos.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Falou bobagem. Os servidores públicos pagam IR sobre o total dos rendimentos.

  12. Alvaro Jorge Jacinto

    Essa tabela é a única coisa que não se corrige neste país.

    Responda
  13. Henrique Csch Rauseo

    Aprendi uma coisa nos últimos anos, aqueles que só criticam muitas vezes nada tem a acrescentar a não ser o ego disfarçado de opiniões. A não ser que o autor esteja entre o 1% mais rico, acho no mínimo masoquista fazer parte do país mais desigual do mundo e querer manter uma política de impostos em cima da classe trabalhadora, enquanto latifundiários e empresários monopolistas pagam um valor risorio. que isso mude nos próximos anos e a todos que temem um estadista: mordam as costas.

    Responda
  14. Rubens Rafael Junior

    O senhor tem alguma sugestão ou só crítica mesmo ?

    Responda
  15. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    essa tabela está defasada há varios anos. É justo um faxineiro, porteiro ou zelador pagarem IR na fonte?

    Responda
  16. Ricardo Montero Alvarez

    Imagino que o colunista emita nota fiscal como Pessoa Jurídica. Afinal, a correção pela inflação da tabela de IR original do início do Real em 1994, medida justa e necessária, implicaria em perda de receita ainda maior que a isenção até R$ 5 mil.

    Responda