Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Pi

    Sim, partindo dos falsos pastores, vale tudo em nome do deus deles: Malafaia, Crivella, Flordelis Damares, Macedo, João de Deus, Milton Ribeiro, Pádua…

    Responda
  2. ricardo fernandes

    o direito natural invariavelmente leva a relevar as leis do país por, teoricamente, haver uma justiça acima dessas mesmas leis. todo tirano passa por cima da cf e das leis, para defender algo que é 'justo'

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Lembrou os bons tempos, no qual as teorias de Kant não abalavam a estrutura social, como ocorre hoje, infelizmente.

    Responda
  4. José Bernardo

    Excelente! "Deus acima de todos é o maior excludente de ilicitude": em poucas palavras, a síntese da questão e do imenso perigo inerente às teocracias.

    Responda
  5. Daisy Santos

    O projeto é abolir o estado laico, fragilizando-o como vem fazendo o governo em curso. Nas entrelinhas, a justiça com as próprias mãos. Aí se encaixa o armamentismo. Artigo denso, para reflexão.

    Responda
  6. sergio boccia

    Religiosos devem estar roendo as unhas, após a leitura deste texto e demonizado seu autor !

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Concordo com você, Marcelo Lemos, mas os religiosos que estão na política, e podem mudar as leis e influenciar a vida de todos os brasileiros, já passaram do nível de boçais, são criminosos.

    2. Marcelo Lemos

      Boa tarde; nós, religiosos, não somos todos boçais. Deus abençoe.

    3. Marcelo Lemos

      Boa tarde; nós, religiosos, não somos todos boçais. O texto é realmente muito bom e necessário, pois a demonização do Estado laico é a semente do autoritarismo que se avizinha.

  7. José Cardoso

    Os autores da Bíblia viviam numa sociedade agrícola-pastoril, que é descrita por ela. Certamente ficariam espantados se algum livro anterior de caçadores-coletores fosse cultuado como fonte das normas sociais. Pois é o que ocorre hoje em nossa sociedade fundada no comércio e indústria, onde essas normas antigas pretendem se impôr.

    Responda
  8. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Excelente artigo, pontos muito válidos. Obrigada.

    Responda
  9. Eliana Kling

    Gostei.

    Responda
  10. Felipe Ramos

    Excelente. Gostaria que o Brasil se aproximasse cada vez mais do secularismo e do pensamento científico. Lamentavelmente, está se aproximando mais da religião e superstição.

    Responda
  11. irzair correa

    Artigos como estes serão lidos apenas por quem é da bolha, imagino que os assinantes da FSP que são cristãos e há aqueles que o são, ao ver o título se esquiva de ler a matéria, ou seja, o diferente não será confrontado para gerar a reflexão, abalar a zona de conforto. Aqueles que concordam fortalecerão seus argumentos sobre o assunto e assim aumenta-se o isolamento dos seres humanos e consequentemente a morte da dialética e da dialógica. Devemos nos ilustrar e evitar o retorno da bárbarie.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Há cristãos e cristãos. Por mais absurdos que sejam os dogmas religiosos, nem todos tem a mente tão dogmática. Até muito pelo contrário. Quem deixa de ler um artigo como esse só pelo título ou não é suficientemente letrado ou é fanático obscurantista.