Demétrio Magnoli > O cálculo do chantagista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O colunista está sendo"ingênuo" quando isenta o exército da pecha de golpista. Ajudaram a eleger o inominável, mantiveram ele no poder até agora O golpe foi dado em 2018 e está em curso até agora. Só não vê quem não quer
Nao seria o movimento, feito pela oposição, de conseguir o reconhecimento imediato do resultado da eleição pelos governos estrangeiros o fator mais importante para impedir os militares de ultrapassarem as quatro linhas?
Demétrio, prezado, quando seu cérebro não se rende à s implicâncias, é realmente belo lê-lo. Não consigo discordar da veemência com a qual você termina seu texto, embora eu reconheça que se deva tomar cuidado com o Fal que se desça na cabeça da bozofrenia, por motivos que vão da psicologia à ciência polÃtica, passando pela sociologia e pela Piedade Cristã. Enfim, com algum moderado fal, vamo adiante. Agradeço profundamente pelo agudo artigo.
Amo discordar deste colunista mas hoje me rendo a seu irrepreensÃvel texto. Escancara bolsonaro e o bolsonarismo de uma forma incontestável e ultrajante, expondo-o como de fato é : sujo , manipulador , inescrupuloso , golpista,que quer se dar bem não importa como e no fim , covarde , medroso e que tenta sair do buraco valendo -se do mau caratismo de que é portador. Não pagar por todo o mal que fez seria uma injustiça absurda. Espero estar vivo pra ver estes sujeitos atrás das grades.
Próprio de JMB desde que era cabo do Exército: chama pelo golpe e corre para baixo da cama.
Se a Justiça for leniente com Ele como foi com Lula, ele voltará mais forte. Se experimentar do rigor da Lei estará ocupado em defender-se até 2026. Não arrisco um palpite porque o STF é pendular, por isso mesmo parcial. Prefiro aguardar.
EDA ROCHA DE OLIVEIRA, acho que quem precisa se informar melhor é você. Vejamos: Lula não foi inocentado (como ele apregoa aos quatro cantos). O tribunal de Curitiba-PR é que foi considerado incompetente para julgá-lo. No meu entender, apenas uma chicana. A competência do tribunal poderia ter sido julgada antes, não é mesmo? Provas existem em abundância, ou Paulo Roberto devolveu dinheiro, Odebtecht devolveu dinheiro,etc,etc a toa, sem razão? Acorde!
A justiça não foi leniente com Lula como foi provado pela Vazaajato, se informe. Não havia provas que o incriminassem. Mesmo não sendo lulista nem petista acredito que comparar uma figura histórica como Lula a Bolsonaro é no mÃnimo ignorância se não for má fé. Mesmo que se discorde dele não se pode comparar o gande lÃder sindical, fundador de um partido que defende os interesses do trabalhador à Bolsonaro que há 30 anos desfila sua insignificância no baixo clero do congresso defendendo milÃcias.
Uau! Que agradável surpresa esse texto do Magnoli! Depois do providencial silêncio do Beltrão e a coluna (não tão) sutilmente golpista do Narloch, estava curiosÃssimo em saber o que o Magnoli escreveria. Para minha feliz surpresa não só criticou a tentativa de golpe como foi um dos textos mais duros e contundentes publicados pelos colunistas da Folha. Parabéns!
De tão esclarecedoras, faço minhas também, as suas palavras. Perfeito! Obrigada ! Nada a tirar nem pôr!
Mandou bem, é isso aÃ!
Pela forma que funciona o sistema de justiça, podendo ele ter de enfrentar processos em mais de uma jurisdição, longe do poder de influência que teve até aqui, espero que não fique impune, nem seus aliados, inclusive e principalmente aqueles que podem estar financiando os atos antidemocráticos faz tempo.
Entre os elogios todos aos altos comandos das Forças Armadas Brasileiras, em alguns casos corretos, o colunista esqueceu de mencionar a visita do secretário de defesa americano, Lloyd Austin, em julho. As forças armadas não ficaram quietas porque não são golpistas, mas viram que não estamos mais em 64 e que o tio sam não iria apoiar um golpe desta vez.
Análise perfeita. Ou a justiça mostra sua força, ou o Grande Arruaceiro conseguirá impor sua chantagem à sociedade. Bolsonaro & Filhos devem prestar contas à justiça dentro das quatro linhas da Constituição.
Perfeito. Na mosca.
Assino embaixo. Sem nenhuma objeção. Como está escrito em um dos cartazes que a horda ostenta " Eu autorizo"
Os extremistas que sonham com o cassetete da ditadura precisam conhecer o cassetete da democracia. Não precisa acrescentar nada.
Não queiram moldar o Lula na forma do Bolsonaro. A forma deste gera um psicopata oportunista, golpista frustado, ditador com pés de barro. Enganador do povo, desagregador da famÃlia brasileira, ilusionista de quinta categoria. O molde do Lula é diferente, é de paz e desenvolvimento. Ele se suplantará, nestes próximos quatro anos, como bom gestor da coisa pública. A história lhe dará os méritos. A Bolsonaro, o ostracismo, o desencanto consigo próprio, o olvido merecido.
Demétrio continua odi ado pela extrema esquerda e a extrema direita. Por isso, dos melhores colunistas e argumentadores desse diário. Em frente, carÃssimo.
Perfeito: "Os extremistas que sonham com o cassetete da ditadura precisam conhecer o cassetete da democracia." Os lunáticos estão em transe, podem chegar ao cúmulo de uma besteira maior e até acabar com os próprios afetos. AÃ, quando acordarem, não terá reparos!
O Demétrio é imexÃvel, e imutável! Continua sempre o mesmo, cada pé numa canoa. Como é mesmo? O bozo não aprontou mais pela recusa dos altos comandos militares a participarem da aventura tresloucada. O bozo sempre mandou e todos obedeceram. O mourinho acabou de ser eleito, senador pelo RS, e continua o mesmo sabujo.
Perfeito! Dá-lhe, Demétrio!
A narrativa do golpe tem servido para a esquerda iniciar a construção de uma ditadura que, à semelhança da Venezuela, começa pela perseguição sem quartel da direita conservadora e repressão à liberdade de expressão. Nenhuma vez que os milhões de conservadores saÃram à s ruas houve arruaça.
A diferença marcante da direita extremada é exatamente a demonstrada nessas manifestações: fechadas as vias de acesso em estradas e avenidas conta com o beneplácito, quando não o incentivo, das forças da Lei que deveriam coibir tais atos. Golpe precisa de Força Armada, de milÃcia, isto no Brasil é prerrogativa da direita, extremada ou não.
Vocês da extrema direita, que é o que são, são arruaceiros perigosos. Munidos até os dentes de armas têm matado tresloucadamente quem pensa diferente ou ameaçado de arma em punho (vide zambelli) colocando todos em risco. Até impediram os nordestinos de votar. É o cúmulo quererem posar de reprimidos em sua "liberdade". Nos poupe desses arroubos.
Não teve arruaça ? Hospitais sem insumos , faltou combustÃvel , entulho e pneus nas rodovias, quer mais ?
Tivemos no Brasil governos de esquerda recentemente, e nenhuma ditadura surgiu, nem a extrema direita sofreu qualquer perseguição, nem a liberdade de expressão foi reprimida.Pode ser que não tenha havido arruaça (o que não é verdade, como vimos agora nas estradas), mas quando um bolsopata resolvia matar ou aleijar um apoiador do Lula; nem as festas de aniversário estavam seguras. Por outro lado, nenhum não-bolsonarista matou nem agrediu fisicamente um bolsopata só não gostar dele.
Quem tá bloqueando rodovia mesmo?
Você e o seu fasc perderam. Pode chorar e espernear. Tentem na próxima. Haverão de perder de novo.
Caro Demétrio você foi um dos responsáveis pela atual situação. Agora defende a democracia. Esperamos que mantenha.
Deve, supostamente, contar com assessoria de Aras e MoroÂ…
A conferir.
Na mosca! O homúnculo mostrou mais uma vez ser um incompetente insuperável.
“Os extremistas que sonham com o cassetete da ditadura precisam conhecer o cassetete da democracia.” Perfeito!
Edson Pujou é um nome forte para comandante do exército!
Concordo plenamente. Essa mesma turba que hoje esperneia pela incapacidade de reconhecer e aceitar o pensamento diverso da própria bolha, bradava outrora que a minoria deveria se curvar à maioria. Enfim, a maioria decidiu realinhar os rumos do paÃs. Que aceitem, então.
Bolsonaro é fruto de todos que ajudaram a demonizar o PT.o dono desta matéria faz parte dos que ajudaram...
ImpossÃvel que esse presidente criminoso após janeiro não será processado e preso. O poder judiciário precisa agir com rigor para que isso não mais aconteça.
A não punição dos militares pós ditadura os deixou ativos na democracia. Agora a democracia precisa punir exemplarmente os que tentaram subvertê-la. É uma oportunidade histórica de correção de rumo.
Excelente artigo. Parabéns pela lucidez. Lei neles!!
Este governo tem a marca da violência. Às crianças e adultos é interditado publicamente comemorar a vitória do Lula! É um risco! Se não é fascismo, o que vem a ser?
Desde que o chefe das forças armadas dos EUA esteve aqui, pouco antes das eleições, o recado foi dado: nenhum golpe militar seria aceito. Afora a falta de disposição do alto comando das FA nacionais para seguir um maluco, isso matou qualquer possibilidade de golpe, por questões geopolÃticas.
Perfeito!
Perfeito.
Cálculo? Da direita?? Não sei o que se passa com a colunata da Folha. De repente todos passaram a exibir uma descompostura incompatÃvel com o decoro da paz que Luiz XIX traria quando finalmente eleito, conforme o mantra habitual dos últimos tempos. Chantagens, arruaças, golpismos, punições, não combinam com essa nova era. Prudência e canja de galinha, como diria Jorge Ben, não fazem mal a ninguém. Magnoli vai precisar convencer que esse povo todo nas ruas é minoria e faz o L. Ou diz besteira.
Questão não é fazer L, e sim fazer arruaça e baderna. Essa extrema direita violenta que vc defende querem é destruir o regime democrático.
Faltou incluir, na análise, a declaração de que o resultado das urnas seria respeitado, emitida por parte do grande empresariado às vésperas do sete de setembro do ano passado. Faltou incluir também que o atual congresso e governo dos eua já haviam afirmado que o resultado das eleições seria reconhecido imediatamente. São apenas alguns fatores que diferenciavam a realidade atual do cenário de sessenta e quatro.
O jogo hipócrita de evitar entrar diretamente no jogo subversivo sem na verdade sair dele sido também a estratégia covarde das FFAA e das polÃcias, nitidamente coniventes e entusiasmados com o espÃrito desses atos golpistas. Eis a razão das penas quase inexistentes para os culpados, alimentando a escalada da violência das manifestações racistas, xenófobas, e neonazistas. Um jogo perigosÃssimo, que pode levar a convulsão social irreversÃvel.
Bons comentários, Demétrio!. Complemente-os, por gentileza, com o entorno dos apaniguados menores - mas não menos poderosos - tais como PRF e os empresários patrocinadores.
Uau!!! Demétrio resolveu (agora) cantar grosso com os fascistas funcionais.
Democracia não é anarquia. Portanto, o cacetete tem que ser o mesmo, mesmo. Mandou bem!!
É isso mesmo. Cacetete nos facistas!
Muito bom esse texto. Melhor ainda é não ter o desprazer de ler os bolsonaristas ofendendo e desquali andando o articulista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O cálculo do chantagista Voltar
Comente este texto