Samuel Pessoa > O tal do 'waiver' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Creio que o colunista deva estar pensando exclusivamente no bem estar de um decimo de um porcento da populacao, os mais ricos. Para estes, o receituario que economistas conservadores vem aplicando ha mais de cem anos, deve funcionar. Para o grosso da populacao no entanto, ficar conformado em viver na pobreza e na miseria por seculos a fio, ate que o mercado salvador faca que daqui a cinquenta geracoes eles tambem prosperem, soa como pregacao dessas falsas-igrejas.
Calma que não há situação ruim que não possa ficar pior. O Lula não pode enfiar o pé na jaca dos gastos e deixar a inflação subir. Viraria um Sarney rapidinho.
“Sei que quem tem fome tem pressa, mas”. Será que entendi? Está concordando com a tática do Bolsonaro de adotar o efeito manada e deixe morrer quantos forem necessários para se chegar na estabilidade?
O pior eh que o guedes passou os ultimos quatro anos fazendo exatamente o que o colunista gostaria, e o resultado eh um pais quebrado, com divida publica no espaco, com o dolar dobrando de valor, com a fome de volta, alem de inflacao e destruicao do meio ambiente. Sera que o colunista nao aprendeu nada durante os ultimos quatro anos?
Segundo o colunista, o melhor eh fazer nada. Deixar tudo como esta, que o deus mercado se encarrega do resto. Ah, esses conservadores. Estivessem sempre no poder, o mundo ainda nao teria saido da idade media.
Num ponto a Gleisi tem razão. O congresso aprova qualquer proposta de aumento de gastos, sem ligar muito para receitas. Fez isso com Bolsonaro e repetirá com Lula. Por isso o resultado mais provável é o descrito pelo Ciro Gomes: juros altos para manter o dólar baixo, segurando a inflação. Nossa indústria seguirá com pouca competitividade.
A carga tributaria não precisa subir para os mais pobres. Apenás elevar as aliquotas do IRPF dos que mais ganham e eliminar as deduções ilimitadas por despesas na saúde. Tributar lucros e dividendos. Acabar com a farra do simples e simplificar o sistema tributário para evitar a sonegação e reduzir o chamado custo Brasil. Um sistema tributário do seculo XXI e não do seculo XIX como é o que atualmente existe no Brasil. Em fim, fazer um paÃs mais justo é possÃvel.
O articulista poderia nos citar um único exemplo de paÃs no qual a cartilha neoliberal que ele reza foi aplicada e gerou desenvolvimento econômico, redução das desigualdades e da pobreza? Só um exemplo, ou é pedir muito?
Prezado Samuel Pessoa, com toda a cordialidade e todo respeito, não consegui deixar de associar o seu texto ao pobre cidadão agarrado à frente caminhão sendo arrastado por kilômetros. Os seus argumentos são tão robustos quanto os do pobre rapaz e o máximo que o você tem que oferecer é a face de quem não sabe mais o que fazer. É sério que não imaginava que a sua subserviência aos capitalistas chegasse a esse ponto. Seu texto é patético e pueril diante da complexidade do momento.
Prezado José! Me diga qual é a matemática, o que há de cientÃfico no teto de gastos sociais? Nenhum paÃs decente no mundo criou uma contabilidade paralela, que limita os gastos sociais e libera a remuneração pública dos rentistas! E desconsiderar que o resultado são 125 milhões de pessoas pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome, que nenhum economista neoclássico comenta, como se não existisse? Isso sim é negacionismo!
Legal, se a questao eh pura matematica, gostaria que vcs explicassem o funcionamento da curva de Laffer que ate ontem defendiam com unhas e dentes, mas que hoje quando se cogita reduzir impostos para pobres, vcs a renegam como fariam com um leproso. Outra, Poderia explicar como EUA, Alemanha, Italia, Franca, conseguiram sair das ruinas da 2a guerra e se tornar as potencias que sao, sem um estado promotor de individamento e desenvolvimento? O mesmo com a China. Por favor, explique?
Prezado Marcelo, é matemática . É ciência cumpanheiro ! a esquerda latina americana adora adotar negacionismo terraplanista no ambito economico .
A questão é matemática prezado Marcelo . É Ciência Cumpanheiro....a esquerda latina majoritariamente adora praticar negacionismo terraplanista no ambito economico.
O neoliberalismo guediano deixou um passivo social enorme. São urgentes as medidas, a fome não pode esperar!! Ademais existem fontes de financiamentos, tais como taxação de dividendos, imposto sobre grandes fortunas, taxação de iates, lanchas, etc. O articulista deveria saber nesta altura do campeonato que polÃticas públicas sociais são fins de economia equilibrada!!! Ou não!!!
Mais um colunista cabeça de planilha neoliberalóide.
Prezado , é matemática . É ciência cumpanheiro ! a esquerda latina americana adora adotar negacionismo terraplanista no ambito economico .
Pensamento viciado! Não consegue ver além desta receita já provada falha quando o interesse não e privilegiar os mesmos!
Meu caro músico de uma nota só, essa receita neoliberal produziu crises cÃclicas e estagnação econômicas, além de concentração de renda e riqueza. Tudo isso junto destruiu a confiança do povo em polÃtica e polÃticos e elegeu gente ruim de todo tipo, de populistas demagogos a extrema direita, em vários paÃses ricos e pobres. Portanto,. corroeu a democracia. Isso é consenso geral no mundo. Não é hora de vc também reconhecer e se educar mais?
Enquanto membro ilustre da sociedade chamada Eu, autorizo o aumento de Investimento em programas sociais e do Salário MÃnimo. Assinado: A Sociedade.
Fale por você, tão somente. De minha parte desejo que o estado seja mais eficiente na gestão dos gastos. Está mais que provado que há desperdÃcio para todo lado. Mais dinheiro para social? Isso é lindo, mas e um plano de saÃda para que as pessoas não fiquem escravas do recurso e não se tornem massa de manobra durante eleição?
O colunista fala e representa a sociedade brasileira?
Especulativo. Quem citou o waiver de 400 bilhões em entrevista foi o Meireles. Isso foi durante a campanha e até as pedras sabem que o orçamento do atual governo está cheio de buracos. E há as promessas de campanha de ambos os candidatos! O próximo governo, democraticamente eleito, vai renegociar o orçamento. Cadê o governo atual? O que virá depois, somente a polÃtica e o tempo dirão.
Esse manual neoliberal tem um sério problema. Trouxe a extrema direita de volta. Não presta.
Esqueceu de olhar pra polÃtica: os dois candidatos prometeram manter o Bolsa FamÃlia em 2023 em 600 reais. Voltar aos 400 seria contratar um baita problema polÃtico logo no primeiro ano de mandato, simples assim. Nem tudo é planilha de Excel, Pessoa.
Tem que criticar mesmo, afinal economistas neoliberais só sabem resolver com superavit, dolar flutuante e meta de inflação. Fugiu disso tá errado né.
Pode pesquisar aà as últimas 200 colunas do Pessoa, se houve algum artigo com esse nÃvel de crÃtica. Lula nem assumiu mas a turminha q passa pano pro Guedes já tá afoita.
Pois é não houve crÃtica alguma quando o Paulão fez pro Bozo. Legal; mostra bem o lado das coisas. A propósito waiver significa abrir mão.
Vixi. CrÃticou o PT. Já já começa o espancamento dos leitores "tolerantes".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > O tal do 'waiver' Voltar
Comente este texto