Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tales Barros

    Dançar samba com música de gringo não da certo. Vai ser o bobo da corre da elite mundial…

    Responda
  2. eli moura

    O Brasil voltou, canta o mundo todo.

    Responda
  3. Lineu Saboia

    Onde está Lula, sumiu?Tem gente no WhatsApp insinuando que Lula está doente- câncer e esta hospitalizado. Alguém tem noticias dele? Bem esperamos que esteja bem. Agora temos que esperar os relatórios das Forças Armadas para saber se houve ou não faude nas eleições. Até lá os bolsonaristas estarão nas portas dos quarteis pedindo intervenção. Se o resultado confirmar faude nas urnas ,a eleição poderá ser desqualificada e os caminhos à seguir estão descritos na constituição. Viva a democracia !!

    Responda
    1. Tales Barros

      Lula ta comendo cachaça…

    2. Marcelo Fernandes

      Tio, não esqueça de tomar seus remédios.

    3. Bento Brito Teixeira

      Oia ai! O Lineu seboso azarando. Fica na tua "lazarento".

  4. Silvio Mendonca

    Lula está preocupado em tentar recuperar a sua imagem, não a do Brasil

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Vai chorar na cama que é lugar quente, tio.

    2. Eliana Kling

      Tá!

  5. Jose Roberto de França

    A Folha deveria fazer uma reportagem sobre as manifestações nazistas que ocorreram no colégio Porto Seguro em Valinhos, no colégio Israelita de Porto Alegre, no colégio Positivo em Curitiba, colégio Bom Jesus, colégio Santa Maria, Marista Paranaense. As maiores barbaridades de cunho nazista. O colégio Porto seguro expulsou 8 alunos pelas condutas desumanas. Os leitores da Folha precisam conhecer os detalhes desse problema. Provoca indignação.

    Responda
    1. Eliana Kling

      O Marcelo, a Folha publicou várias reportagens sobre o assassinato do Celso Daniel é só você procurar e, por favor querida saia do zapp.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      A Folha de São Paulo também deveria fazer uma reportagem especial sobre Celso Daniel.

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      Folha de São Paulo também deveria fazer uma reportagem especial sobre Celso Daniel.

  6. José Bueno

    Conseguindo romper as bolhas das redes sociais muito bem organizadas e orientandas pelos bozoloides, acredito que poderemos aumentar a conscientização da grande maioria dos brasileiros para as causas justas de nosso país

    Responda
  7. José Bueno

    Conseguindo romper as bolhas das redes sociais muito bem organizadas e orientandas pelos bozoloides, acredito que poderemos aumentar a conscientização da grande maioria dos brasileiros para as causas justas de nosso país

    Responda
  8. Moisés Mariano

    Não entendi porque os terraplanistas tem tanto ódio do meio ambiente

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você mesmo respondeu: justamente porque são terraplanistas. É o dilema de tostines atualizado.

  9. Maria Lopes

    Amigos americanos me escrevem pedindo que mandemos boas vibrações para as eleições deles. Que somos um exemplo por termos derrotado o atraso representado por Bolsonaro e sua trupe. E a maioria da população brasileira quer proteger a Amazônia. Qual é da Folha? Resolveu imitar a jovempan? Que de jovem não tem nada.

    Responda
  10. ARRUDA LIMA E SILVA

    Nobre blogueiro, a matéria faz um excelente apanhado histórico de onde estávamos em 2004, o que aconteceu até hoje, e quais os objetivos daqui pra frente. Só que ao analisar a cena politica nacional e elencar os desafios do Governo Lula, faz afirmações de pouca profundidade. Usou o velho e surrado "temos um país dividido", cara, na boa, será que vocês jornalistas não deveriam se reciclar? essa frase é usada desde 1989, renova o repertório.Nenhum governador é inimigo do meio-ambiente.

    Responda
  11. Vanderlei Nogueira

    País recebe dinheiro para reflorestar ou desmatar para refugiados ?

    Responda
    1. Eliana Kling

      ?????

  12. Marco Couto

    De onde o autor tirou que todo eleitor de Bolsonaro é contra o combate ao desmatamento? Artigo enviesado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que votaram nele então? Deve ter sido pelo genocídio, pelo armamentismo, pela pátria, família e rachadinhas.

    2. Flávio Guilherme

      Pior que achei uma bela comida de bola esse ponto.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Só o fato de ter votado num candidato com a folha corrida do náufrago, já eh um bom lugar de onde tirar essa conclusão. Se não eh contra , eh pelo menos alienado, ou pior nem sabe do que se trata.

  13. Marcelo Fernandes

    É um erro grave afirmar que metade da população brasileira concorda com a destruição atual do meio ambiente. Veja: o fato do Jair Fracassado ter recebido uns 50 milhões de votos, isso NÃO é a voz de metade da população.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Exato. Uma coisa é eleitorado e outra coisa é população.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eles praticamente empataram!

  14. Paulo Roberto

    Bora, reflorestar a mata Atlântica e a floresta Amazônica???

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Basta respeitar a natureza e conter a devastação e predação. O reflorestamento é ação de longo praso e exige muita boa vontade, conscientisação e dedicação. O incentivo do poder público é fundamental.

  15. Paolo Valerio Caporuscio

    Brasil em todos os encontros internacionais e só um mero corpo presente e aparecer, mas não cumpre as pautas.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Quando Marina foi ministra foi a grande mudança. Dilma foi contra ela e errou muito como sabemos. Marina está de volta. O mundo mudou. Bozo é uma calamidade e representa o pior deste país. Ativa o que há de pior no rebanho que o segue. Oportunistas e ressentidos se aproveitam.

  16. Fernando Machado

    Está mais do que claro, para quem pensa e observa minimamente, que a humanidade não conseguirá reverter a destruição acelerada, pois isso implica renunciar a um estilo de vida e uma economia baseada em expansão constante (e destruição constante) e ilimitada. O limiar do effrondement total chegará, mais cedo, ou mais tarde. Mas o esforço contra isso é louvável

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Implica em renunciar à economia do desperdicio, da irresponsabilidade ambiental, da ignorância, do lucro em primeiro e único lugar. É perfeitamente possível uma correção da cegueira que nos permitiu acreditar que os recursos naturais seriam inesgotáveis e que as consequências não seriam assim tão catastróficas.

    2. Marcelo Alvarez Ghibu

      O sistema dominante planetário precisa de um consumo constante e progressivo para se manter em pé. Os recursos são limitados e já estamos consumindo recursos das gerações futuras, ou seja, estamos usando bo cartão de crédito cuja fatura virá com juros catastróficos. Há várias evidências que a conta não está fechando.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Claro eh que não podemos admitir o fim da vida civilizada. Ao longo de séculos degradamos mas tbem evoluímos. Em média o ser humano não eh propenso a extinção , per si.

  17. Marcelo Galvao de Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. ARRUDA LIMA E SILVA

      Você não deveria estar queimando pneus na rodovia ou invadindo ônibus escolares enrolado numa bandeira ?

  18. Marcos Antônio

    Acreditamos que o futuro governo federal vai proteger o ambiente. Em princípio até os governadores vão proteger também, porém estes dependem dos Prefeitos para eleição e reeleição que por sua vez não costumam interessar pela pauta ambiental e permitem os crimes ambientais em seus municípios.

    Responda
  19. Marcos Antônio

    A população mais frágil dos biomas afetados, principalmente Amazônia, agradecem e ganham sobrevida. É possível sim explorar de forma sustentável para melhoria das condições dos povos nativos (ribeirinhos, pequenos e médios agricultores, indígenas) livre de grileiros, madeireiros, garimpeiros, caçadores e pescadores ilegais.

    Responda
  20. Marcos Antônio

    Os biomas brasileiros e porque não do mundo, porque o clima é uma questão global, principalmente a Amazônia, agradecem.

    Responda
  21. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Hercúlea é a missão do governo eleito agora em 2022 para dar um basta à degradação ambiental no Brasil. Bolsonaro, homem sem visão de Estado, tratou o meio ambiente como algo supérfluo, coisa de conservadores messiânicos e não como uma política que deve ser levada a efeito por todos os,países, poluidores e não poluidores. A política de meio ambiente do governo Bolsonaro, além de degradante, foi criminosa. E isso demonstra a sua absoluta falta de capacidade político-intelectual para governar.

    Responda
  22. Carlos Simaozinho

    É o Brasil deixando de ser considerado pária pelo mundo civilizado...Não tenho grandes ilusões em relação a esse terceiro mandato do Lula. Avançou-se muito pouco, nos oito anos em que ele esteve à frente do Executivo. Mas só de ver que se cogita dar cargos a Marina Silva Simone Tebet Meirelles Arida André Lara Padilha Haddad Márcio França, para substituir Ricardo Salles Damares Paulo Guedes Braga Netto Milton Ribeiro Queiroga, já dá pra ver que retornamos à civilização...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem sabe um dia conseguimos convencer os brasileiros a eleger um congresso menos chucro, mais comprometido com os interesses de todos do que com os próprios e os de quem os financia.

    2. José Bueno

      Concordo, Glaucia. Conseguindo romper as bolhas das redes sociais muito bem organizadas e orientandas pelos bozoloides, acredito que poderemos aumentar a conscientização da grande maioria dos brasileiros para as causas justas de nosso país.

    3. Glaucia Zanini Caire

      A minha crítica era justamente essa, que avançávamos lentamente. Hoje percebo que, com o nosso legislativo federal, se caminhava o quanto era possível. Tenho esperança de retomarmos novamente o caminho da civilidade e da democracia, e espero que possamos conscientizar os brasileiros que precisamos cuidar do meio-ambiente, da educação, da saúde e, principalmente, do combate à fome, e não seguir mais os descalabros do atual mandatário.