Ruy Castro > As cores usurpadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A bandeira virou pano-de-bunda, não importa quem a use.
Tá difÃcil de retomar os amores com a amarelinha, vou te falar, viu? Outro dia descobri que tem camisa oficial da selação na cor preta. Nada mais simbólico, pura ausência de cor.
usurpado?? como assim?, alguem esta proibindo o uso das cores da nossa bandeira? ela esta ai livre para ser reverenciada, se a esquerda de uma forma geral prefere o vermelho, quem gosta do verde e amarelo nao tem nada a ver com isso...sinceramente, ciumeira estupida
Cumprimentos, Ruy, pela belÃssima crônica. O gaúcho, criador da amarelinha, Aldyr Garcia Schlee morreu amargurado. Devido à sÃmbologia que sua criação passou a representar no atual governo, senão a si próprio. Lembram 70? Hoje o fardamento canarinho deveria mudar para cor preta, como a do fascismo.
Sempre que via a bandeira nacional agitada e enrolada em corpos espúrios , durante o auge da pandemia, e agora a vejo em manifestações golpistas, lembro-me de Castro Alves: "Auri verde pendão da minha Terra.... antes te houvessem roto na batalha , que servires a um povo de mortalha."
Um artigo digno de Ruy Castro . Impecável !
Ruy.O fardão pra posse da ABL tá pronto?
Belo texto, bela história de nacionalismo. Mas não entendi o final: qual foi a facção que usurpou os sÃmbolos nacionais brasileiros? Que eu saiba, eles sempre estiveram e estarão ao dispor de todos, inclusive dos que os desprezaram no passado.
Sr Roberto, o sr é inocente ou há ironia na sua pergunta?
Que história! Tem algum filme que retrata esse episódio?
Filme eu não sei, mas essa história é contada nos livros de História e sem dúvida daria um bom filme.
A Escócia faz parte da UK, mas não está sob domÃnio. Não seria surpresa se num plebiscito votassem para sair juntando-se novamente à UE.
Eles já fizeram neste século um plebiscito para votar a saÃda deles do Reino Unido e venceu o "não", mas os escoceses não deram por encerrado esse assunto e isso ocorreu antes do brexit.
tem que fazer uma bandeira vermelha com picanha e cervejinha no meio.
Bolsonaro,o encantador de idiotas.
Ôôô, Antônio, vai traumatizar o Júnior: deu-lhe um esculhambo sênior! Hahahah!
sugiro ao leito que faça uma bandeira com barras de ouro e no centro inscreva "MEC". pode também aproveitar a bandeira e apor 51 estrelas representativas de cada imóvel comprado com dinheiro vivo. ao pé da bandeira seria útil colocar a nota de 1 dólar e escrever "para cada vacina, acima de tudo". Por fim e ao cabo, postaria a foto do atual mandatário-mor, sentado em um trono sanitário fazendo o que de melhor sabe fazer....
Realmente confundem bandeira partidária com sÃmbolos pátrios, que estão inclusive na Lei Maior, a Constituição Federal., mas segundo consta estas ações de fanáticos e com pouca massa cinzenta , faz parte da tal conspiração mundial. Interessante que diversos paÃses como Dinamarca, Noruega , SuÃça que ocupam topo na qualidade de vida de seus cidadãos tem predominância quase total da cor vermelha e ninguém lá fala em comunismo.
Essa história de comunismo me faz lembrar meus tempos de criança. Dizia-se que comunista come criancinhas. Bem hoje em dia padre, bispos, também o fazem.
O Brasil é o único paÃs onde comunismo é tema recorrente. Tem até banqueiro acusado de comuna.
Sou brasileira, gosto do meu paÃs mas vou te dizer: bandeira, hino, etc. não bota comida no meu prato. Só como, se trabalho.
Bingo, dedo no'zóio!
Li um artigo de um brasilianista , que usam destes subterfúgios para desviar dos sérios problemas que afetam o cidadão comum e assim satisfazer parte dos seguidores que não pensam em ajudar em nada o próximo, mas satisfazer o próprio ego . Na na hora de consumir simplesmente ignoram a origem do paÃs dos produtos importados adquiridos e o tipo de governo lá implantado.
De fato, não botam comida no prato. Mas botam minhocas em cabeças que não têm porque se preocuparem com o estômago.
Para bolsonaro e seus seguidores cegos e alucinados, NÃO existe nação, e muito menos seus sÃmbolos. Apenas um amontoado de terras (incluindo cidades) que só prestam à seus interesses. Exemplo mais recente foi a "comemoração" do bicentenário de nossa independência.
Pô, Ruy, a partir de Janeiro cê não entra mais no Reino Unido, cara. Mês que vem, sai a nutiça no Times: "Bozo followers stolen the King's Rock." El'Rey seBozo vai aproveitar seus últimos dias no trono do Filhadaputistão sentado na pedra dos reis escoceses. Pena que, DumBão e burrro, vai tomar cerveja Pilsen estupidamente gelada: esqueceram de roubar tomém um single malt. Não se sugere essas coisas, pra maluco, impunemente. Cê vai ter status pior do que de hooligan lá na aduana. Oh vida, oh azar
Resta saber se será resgatada ou novamente cooptada.
Esse primeiro parágrafo do Pondé é um primor: "A polÃtica é o território da violência. Mas ela também é o território da estupidez. Às vezes, chega a ser o da inteligência, quando necessário e quando damos a sorte de ter lÃderes capazes de exercer a polÃtica para além da miséria, violência e estupidez para a qual ela tende de forma avassaladora." Embora muitos demagogos façam tudo para esconder essa verdade. A história da humanidade está aà pra confirmar.
Marcos, chateado por ter esquecido o passado do Luiznácio?
Que chatice, Marisa, sem mais.
E vc, Marcos parece ter esquecido do recente, de poucos anos atrás, uma pena.
Zé Roberto, meu caro, o Pondé sempre foi esquisito mêmo. Agora, tá padecendo de Alzheimer reverso: esquece do passado mais distante, enquanto lembra nitidamente do recente, e o entende como sendo representativo da vida toda. Festa estranha, com gente esquisita, já cantou o Legião Urbana.
Sinto informar, mas a amarelinha é irrecuperável, assim como o hino nacional. O grau de associação é alto demais. De minha parte, podem ficar com ambos. Abomino o futebol atual e acho o nosso hino nacional absolutamente hipócrita. Não me faz nenhuma falta.
*CBF
Pois eu já comprei minha camisa para torcer pela seleção na Copa, apesar da CPF e dos bolsonaristas.
Ôôô Diógenes, da próxima vez que acender o modo atômico da lanterna em cima de alguma coisa, vê se põe a mão na frente do facho, desvia um pouquinho pro lado, sei lá: ficou tão luminoso que até cega. Hahahahah! Tô contigo e não abro, especialmente em relação ao hino: vamos fazer um concurso e arrumar um melhorzinho. Que tal em ordem direta, pra começar? Ah, sua lanterna soltou raios fúlgidos! Hahahah!
Onde o Sr. Mario Vazquez viu reportagens sobre esses fatos?
Assuntos em falta.
Leu a coluna inteira antes de lançar esse comentário inútil.
Uma agremiação chamada PT sempre fez questão de usar vermelho, vermelho do comunismo soviético, cuja bandeira vermelha era o sÃmbolo, não só do paÃs, mas da ideologia que o governava. Foram décadas usando estas cores, será que o Luizinácio usurpou as cores soviéticas? Ruy, não use de demagogia barata, este argumento vocês usaram durante toda a eleição, já encheu. Os sinistros podem usar verde, amarelo ou azul. Nunca usaram porque não quiseram.
Na belÃssima trilogia de Kieslowski, a LIBERDADE É AZUL, A IGUALDADE É BRANCA e A FRATERNIDADE É VERMELHA. Aliás a triologia da Revolução Francesa. Os nazibosolóides nem tiveram a ideia do seu mentor , Hitler, e criar uma bandeira própria. Foi mais fácil apropriarem-se da bandeira de todos os brasileiros para invocar o nacionalismo nazifascista. O resto é conversa: " aos vencedor, as batatas, aos perdedores, as cebolas pra chorarem muito enquanto as descascam".FRATERNIDADE ACIMA DE TUDO!
Isaias, como vc não teve berço e não tem educação, me reservo ao direito de não responder ao seu ód io e à sua ignorância. Procure gente da sua laia para debater.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
que papinho idiota de sinistros e Luizinacio e usurpação de cores da união sovietica, bolsonaristas são muito es tu pi dos, cansado destes idio tas
Todas as vezes que posto alguma coisa contra Luizinácio, alguém cisma que sou bolsonarista.. O que fazer, a quem recorrer? O pessoal mistura alhos com bugalhos, é cansativo.
Você se esqueceu de dizer que a bandeira nazista também é vermelha. Só que os nazistas brasileiros se apoderaram do verde e amarelo. E já cantam o nosso hino com os bracinhos direitos estendidos. Igual ao seu Führer.
Vcs do kinder garten da folha talvez não saibam, mas as cores vermelhas adotadas pelo petismo sempre tiveram, têm e terão a ver com o simbolismo comuna, não foi um acaso. Já a cor dos republicanos naturalmente nada a tem a ver com isso, foi por acaso.
Beba algo bem forte, Mariza. Conhaque, talvez, e esqueça disso tudo. São bobagens, tanto de babalulas quanto de bababozos. A vida segue. Trabalhe e viva.
*não aja
Os republicanos americanos também usam vermelho. Aliás uma das marcas registradas de Trump é sua gravata vermelha. Seriam os republicanos e o seu lÃder maior comunistas? Marisa, não haja como um touro, que ao ver a cor vermelha fica furioso.
Óia, Marisa, não recrama do bremeio, mizifia: o Bozo tá pintado de cor-de-burrro-quando-foge faz cinco anos e ninguém encheu o saco del'Rey. E, no que me diz respeito, se ele quiser amarelar, fique à vontade.
É um ponto de vista interessante.
Marisa na verdade o Bozo é chegado nas variadas cores das bandeiras da Rússia e EUA. Até estudou Inglês para fazer uma reverência e dizer para o Trump: I love you!
Toda vez que um bolsominion fala do "comunismo do PT", como um bom comunista , eu penso que essa gente não estuda mesmo. É tão difÃcil ler um livrinho?
O erro dos bolsonaristas é duplo. Por um lado, sequestraram o sÃmbolo nacional para sua própria agremiação polÃtica, o que é proÃbido em paÃses civilizados. Cada partido tem que inventar seus próprios sÃmbolos e nada de usurpar os que representam o paÃs inteiro. Segundo erro é essa besteira insistente de que a esquerda quer "mudar a bandeira para vermelha". Não estamos em 1917.
Cruzes Mariza! Agora mesmo nosso grande Trumpete está convocando uma "maré vermelha" lá nos Isteites. Vermelha é a cor sÃmbolo do Partido Republicano. Sabia não? Eu sempre desconfiei que esse Ãdolo do nosso mito era um comuna disfarçado.
teste
A senadora Kátia Abreu está anunciando que os boksonaristas estão convocando uma greve. Coisa estranha! Já vi greves por falta de salários por falta de transportes até por falta de comida. Mas nunca vi greve por falta de voto. Tempos estranhos.
Isso! Hoje, Ruy voltou.
Usurpadas por gente da pior qualidade.
Que os fabricantes e vendedores de bandeiras e artigos com os sÃmbolos do Brasil possam agora fazer uma grande campanha para vender estes artigos a mais de duzentos e vinte milhões de pessoas. A reconquista é para todos, bem como a alegria de poder voltar a usar estes sÃmbolos, como sempre foi usado, despretensiosamente, de forma descontraÃda, sem arrogância, sem fanatismo. Uma boa notÃcia para ambulantes, costureiros, artesãos, pequenas e grandes indústrias e lojas. Mais empregos, mais renda.
Artigos como camisa, boné e outros.
Que esse homem atroz saia de nossas vidas e entre para a história, para que jamais seja esquecido.
A Folha deveria fazer uma reportagem sobre as manifestações nazistas que ocorreram no colégio Porto Seguro em Valinhos, no colégio Israelita de Porto Alegre, no colégio Positivo em Curitiba, colégio Bom Jesus, colégio Santa Maria, Marista Paranaense. As maiores barbaridades de cunho nazista. O colégio Porto seguro expulsou 8 alunos pelas condutas desumanas. Os leitores da Folha precisam conhecer os detalhes desse problema. Provoca indignação.
Ôôô, valeu, vou procurar a do Porto Seguro, é antro velho. Morei em Campinas, agora vivo em Valinhos, tá no meu quintal. Vou lá ver se assisto, melhor que GloboNews.
Existem reportagens sobre esses fatos, sim.
Ruy de volta e nossa bandeira também.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > As cores usurpadas Voltar
Comente este texto