Lygia Maria > A falácia da insanidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
A falácia está mais para o texto em si. Não são só loucos. São perversos.
Mas quando a esquerda foi normal? Discorde deles que conhecerás os verdadeiros fascistas, se não assassinos. São loucos.
Não, FelÃcio! O Flávio ainda está pendurado na frente daquele caminhão. Deve estar em Cruzeiro do Sul, no Acre, a esta hora. O vento ajudou ele a não cair.
Flávio, só para falar do Lula, ele perdeu 3 eleições para presidente. Você viu seus eleitores fazeram algo parecido com o que os eleitores do bolsonaro estão fazendo? Se viu, conta pra nós.
Já desceu da carroça dos arruaceiros de porta de quartel? Ou da carroça dos arruaceiros de estrada?
Nos últimos 40 anos ninguém precisou ter medo de petistas armados brigando nas ruas. Ninguém foi ameaçado de ser demitido por não votar no PT. Bolsonarismo é um tipo de fascismo, e eu duvido que você seja capaz de listar caracterÃsticas do fascismo e fechar com a polÃtica do PT. Porém, fascista como deve ser, você disse isso sabendo já.
Vaite, Flávio
Falácia é acreditar que todos os 60 milhões de eleitores do Lula são de esquerda. E pior, esquerda intelectual. Não, e tem até empresário de direita extremamente capitalista nessa massa. Agora esses poucos pedindo intervenção militar, que não devem chegar a 10% dos eleitores do 22, no mÃnimo sofrem de fanatismo.
Agitadores perversos, massas em delÃrio, fariseus se fazendo de ingênuos. Fascismo puro.
Não gaste tanto vocabulário com estas insignificâncias bostonaristas. São só alguns surtadinhos.
Olha, atribuir esse surto psicótico dos Bolsonarista ao elitestismo da esquerda é ser ingênua. Uma jornalista com o tÃtulo de doutora em comunicação pela USP sendo tão rasa em uma análise que exige rigor conceitual. Ela até ensaia um debate amparado em um conceito: o de "rede de sociabilidade". Mas ele fica perdido pelo caminha. Na verdade ela quer mesmo é dizer que a esquerda é infantil em suas observações. No entannto, não tem coragem de ser tão direta assim.
A jornalista não tem nenhum tÃtulo pela USP. Os textos dela são muito rasos. Já li redações do Enem muito melhores do que os da LÃgia. Em vários ocasiões ela faz alguma intertextualidade, como a do Alienista nesse caso, que fica como falsa erudição já que os argumentos dela não se sustentam. Os leitores aqui do espaço já analisaram e desmontaram sua tese.
Ela fez doutorado? Quem escreveu a tese dela?
Nem todo bolsonarista é igual, a parte saudável aceitou o resultado da eleição. Quem não aceitou é ou aceita ser manobrado pelo autoritarismo, está pronto pra romper suas relações em nome do mito.
Parte saudável bostonarista?????
Ligya coloca tudo no mesmo saco. A liderança dos bolsonaristas e seus seguidores. Os lÃderes são homens/mulheres brancos (as). O Sul e Sudeste parece comandar esse movimento, e Santa Catarina é tambem o seu QG. Maria, não tente desviar o foco do problema para os opositores. O movimento é paranoico sim, bastar ler a literatura sobre o tema. Talvez, pelo fato do seu olhar estar restrito a semiótica gremasiana esteja lhe impedindo de ver o óbvio. Faça a sua defesa explÃcita do que defende.
Chega a notÃcia que o "Xandão" tinha sido preso... a turba na frente do quartel ajoelha e reza. Chega a notÃcia que Stefani Germanotta (Lady Gaga), presidente da Corte de Haia, julgou que houve fraude e vem ao Brasil... a turma arruaceira na frente do quartel explode em abraços e aplausos. E eu sou insano.
Defender Lula e Pt não é defender democracia, é defender a compra do congresso é defender tiranias mundo afora. O algoritmo ganhou essas eleições. Estamos na mão de supercomputador da Oracle.
Concordo, mas tem muito maluco de verdade vestido de verde e amarelo, eles não se vestem mais de Napoleão.
Procurei na editoria "Mundo". Nada das manifestações no Peru. Por que, Folga?
Já tentou procurar em jornais do Peru?
Folha*
Explicação fácil para o surto coletivo bolsonarista, a culpa é sempre da esquerda ponto, mas vamos a verdade não adianta colocar panos quentes a paranóia saiu do controle o Bolsonarismo virou seita.
A solução passa pela restauração da aplicação implacável da lei, aos que pregam golpismo e atentam contra o Estado Democrático de Direito. Hoje nosso paÃs está uma bagunça; polÃticos, personalidades e financiadores da convulsão pregam a luz do diz a insurgência e crimes. 4 anos de omissão e notas de repúdio das instituições como resposta a delinquência de Bolsonaro acionou o modo delinquência da sociedade, onde tudo parece ser possÃvel. Quando filhos não são educados, sabemos o resultado.
É preciso urgentemente responsabilizar os propagadores de desinformação e precisamos sim de uma regulação e uma legislação mais moderna que trate as mÃdias sociais como precisam ser tratadas e que puna severamente discursos de ódio e mentiras. É preciso também o Estado estar atento as células neonazistas que estão brotando no sul do paÃs. O que está acontecendo lá é um absurdo e não é coincidência.
Tenho parentes evangélicos que votaram para o bolsonaro porque o pastor mandou. Mandou! Disse a eles para lerem as Sagradas Escrituras em Mateus onde Jesus, o meu Jesus, mandou separar o profano do Divino, mas, a Palavra nada valeu. Não sou esquerda. Votei para lula, pela primeira vez na vida, nos dois turnos,pelas crianças da Fauna e da Flora, pela Educação e pelo Sus. Fanatismo por polÃtico ,seja por lula ou bolsonaro,é coisa de quem não pensa. PolÃtico é para ser cobrado, nunca idolatrado
Querida Nely: vou adotar esta tua frase como mantra em sala de aula: "PolÃtico tem que ser cobrado, nunca idolatrado. Aliás só trocaria polÃtico por poderoso: juiz, gigaempresário, general, etc.
Estamos vivendo uma alienação da TV e do jornal impresso. O bolsonaristas "vê a TV dele e lê o jornal dele". YouTube, Insta e Face têm um algoritmo que alimenta o leitor com coisas que ele gosta de ver, e tem os grupos de telegram e whatsapp, formando uma nova realidade paralela, o BOLSOVERSO. Vejam, no BOLSOVERSO não foi reportado que uma rádio que supostamente não passou as inserções bolsonaristas é do pai do ministro das telecomunicações. Então é isso, bolsonaristas vivem no BOLSOVERSO.
Tudo é culpa é sempre da esquerda elitista e do identitarismo, parece. Se faz L com livro, se bolsonaristas surtam como crianças birrentas... eles precisam ser responsabilizados sim também. Não são inimputáveis... vamos parar de passar pano, até para evangélicos. Tudo tem limite.
E o limite já foi ultrapassado. Vamos parar de pieguice
Essa Lygia Maria demonstra um total desconhecimento de psicologia de massas. Claro que este pessoal está sofrendo um surto coletivo. Foram trabalhados para isso e vivem totalmente fora da realidade. Tem um aloprado que fez um vÃdeo no TicToc, pedindo para não serem espalhadas mentiras. Diz quais mentiras a serem canceladas e depois conta as mentiras dele. Acho até bom que aparece uma aloprado desses. Vai aumentar a confusão nas cabeças dos manifestantes. Vão ficar cada vez mais surtados.
Rodrigo, errou endereço. Vai outra vez e escreve pro endereço certo.
Idem
Vaite, Rodrigo.
Que deselegante. Brasil de descontos... Tsc tsc tsc...
Rodrigo, acho que você está me confundindo com a sua genitora ou alguma outra pessoa de sua famÃlia. Ficou com raiva porque tem muita gente nas fileiras bostonaristas que perdeu o contato com a realidade? Pois estes é que perderam neurônios. Assim como você. E o aloprado que cancela mentiras bostonaristas e cria outras. Tão com o miolo mole.
Quantos neurônios você tem? É fanática demais. Além de limitada intelectualmente. Lamentável.
Neli, Satã é especialista em criar surtos coletivos.
Ouso discordar de seu belÃssimo post. Não é Surto Coletivo, foi o Satã se apoderou dessa gente. Só isso explica esse fanatismo.
A tese então é de que uma densa adesão popular e uma profunda capilaridade social de um movimento isenta este da possibilidade do componente da loucura. Ok. E quanto ao nazi-fascismo, que varreu inteiramente a sociedade alemã, não há nenhuma pitada de loucura no nazismo?
Com certeza. Multidões delirando diante de uma psicopata. O mesmo acontecia diante de Mussolini. Mas esta Lygia Maria tem que estudar antes de escrever besteira.
Tá, mas e as soluções? O que fazer?
Deixa eles lá. Não dá bola.
Huhummm tem de tudo, porém, existe uma parcela muito fanatizada, beirando a insanidade.
Minha senhora, quem tá tratando pessoas como objetos é quem produz material para esses malucos seguirem como zumbis. Quem está cantando hino com saudação nazista não somos nós, a própria Embaixada da Alemanha e comunidade israelense já se manifestaram. A senhora vai rebatê-los ? Quem está batendo continência pra pneu não somos nós. Por mim, eles passam 4 anos em acampamentos, isso se chama liberdade de escolha.
Também acho. Por mim, podem apodrecer diante dos quartéis. Mas essa gente não precisa trabalhar?
Quantos caminhoneiros autônomo tem no Brasil? O Brasil possui cerca de 538.663 caminhoneiros autônomos, o que representa 77,62% segundo a ANTT (2019). É se estiver certo não daria para eleger Bolsonaro, faltaria um milhão e meio????
Sabe aquela sensação de ler algo escrito em 15 minutos? Esse debate merece mais, começando pelo fato de que existe literatura especializada sobre fenômenos sociais assim, inclusive coisas atuais. Há algo de psicológico sim, só não é nada óbvio.
Guilherme, talvez tenha se esforçado muito, mas saiu esta porcaria. O seu doutorado deveria ser reavaliado. Será que foi ela que escreveu a tese?
Acho que é exatamente isso. A autora não gastou mais de 15 minutos para escrever aquele texto mal alinhavado. Se gastou, a USP precisa reconsiderar o tÃtulo de doutora que concedeu à moça.
Como não é óbvio? Não tá vendo como se comportam?
De fato, é preciso estar aberto ao diálogo plural, inclusive com os evangélicos. É preciso reconhecer que as comunidades evangélicas proporcionam acolhimento à s pessoas, ressignificando suas vidas, e por isso mesmo que acabam sendo fáceis de serem manipulados por lÃderes religiosos inescrupulosos, que estão preocupados em conquistar e manter poder e influência, valendo-se de um discurso moralista que divide as pessoas, e não da mensagem de amor e inclusão do Evangelho.
Não é loucura não. É crime. Tem que ser punido para que não se repita, não torne hábito desses delinquentes. O chefe deles também tem que pagar pelos crimes que cometeu contra o povo brasileiro.
A análise da esquerda à parte , acredito positiva a análise que a colunista faz do bolsonarismo com identidade e , igualmente critica a abordagem simplista de que os bolsonaristas são insanos , loucos . Realmente não se trata de insanidade , mas de ações extremadas mas conscientes de pessoas que se identificam com valores representados por bolsonaro ( mesmo que nele esteja ausente a autenticidade e seja gritante o oportunismo polÃtico) !
Alguém vai lá e pergunta, todos vocês votaram? Tem o Tiket de votação???? A maioria dos caminhoneiros que trabalham não votam porque geralmente estão longes de seu distrito eleitoral.
Nao sou psiquiatra, mas a literatura diz que quando uma pessoa não tem sentimentos de empatia ela é sim um doente mental. Isso é bem evidenciado quando a pessoa fala, com certo prazer, que vai exterminar a outra. O assunto é muito complexo para um texto superficial. Há um livro : "Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado" , que ajuda bem a entender como funciona a mente dessas pessoas.
Você acha que se tem de sentir empatia com essas hordas de malucos? Bem, posso propor que se cuide deles. Num asilo de loucos.
Não há como negar um componente psicótico nessa horda verde-amarela, estimulado por fake news e igrejismo. Esse povo precisa tratar de sua saúde mental. Fanatismo polÃtico é doença séria!
Nao sou psiquatra, mas a literatura diz que quando uma pessoa não tem sentimentos de empatia ela é sim um doente mental. Isso é bem evidenciado quando a pessoa fala, com certo prazer, que vai exterminar a outra. O assunto é muito complexo para um texto superficial. Há um livro : "Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado" , que ajuda bem a entender como funciona a mente dessas pessoas.
Ah, entendi a autora. A culpa de tudo isso é da "bolha de esquerda", assim generalizada pela autora. O que enfrento todos os dias é a incompreensÃvel insanidade de parentes e amigos, mas vou resignificar, eu é que devo estar envolvido pela bolha de esquerda...
Quando estiveres te sentindo um idiota , te lembra que tem uns seres acampando em frente a quartel esperando que o resultado da eleição mude…
A articulista, tenta uma manobra metafórica para de certa forma, culpar radicais de esquerda, pela insanidade e bizarrice desses radicais de direita. O que estamos assistindo não deixa de ser cômico, mas imbuÃdo de uma tragicidade preocupante.
Não sei o que está tentando esta articulista. De qualquer maneira mostra ignorância completa de como se comportam massas manipuladas. Parece um texto de 5a. série.
Um paÃs que não tem guerras, terremotos, etc, etc Aà perguntaram pra Deus por que tanto privilégios pro Brasil??? DEUS, responde, você vai ver o povinho que vou botar lá, piada bem velha. kkk
Uma boa análise crÃtica da atual situação polÃtica do paÃs.
Não seja redÃculo.
È um pouco raso reduzir nossa perplexidade a isso, moça. Estamos vendo há quatro anos pessoas próximas a nós darem de ombro à s atrocidades mais variadas. Ontem um primo meu defendeu Ustra dizendo que os torturados eram "teoricamente seres humanos". Dão de ombros tanto a um policial enforcar uma criança quanto ao rombo de 400 bilhões que Bolsonaro deixou. Assim se faz o fascismo: sobre o delÃrio. Leia "Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação", da Márcia Tiburi.
Interessante, este jornal ele abre para comentários textos de jornalistas neutros e que têm uma pauta coerente, apartidária e com formação. Concordo plenamente, parte da direita radical de hoje está se pautando na esquerda radical que invadia propriedades privadas, fazendas, quebravam empresas, faziam greve sem fundamento e outras coisas. Mas está direita radical não é nem 10% dos 58 milhões de votos. O que está acontecendo é que agora realmente surgiu uma direita e ela veio para ficar.
Lendo Escravidão, de Laurentino Gomes, fiquei com a impressão de ser a mesma elite colonial e imperial, sucessora do mesmo Agronegócio, que tenta mais uma vez enquadrar os pobres, negros, e os povos originários, com suas extensões e mais as mulheres progressistas. E usando a religião como pretexto. Muito semelhante.
Kiess; Gostaria de tê-lo visto com a CUT na porta da fábrica e com o MST invadindo sua propriedade. Todos atrelados ao PT.
Adenilson, as pautas eram muito diferentes. Manifestantes do PT nunca foram à s ruas após o resultado de uma eleição para contestarem o pleito e pedirem intervenção federal. A pauta do PT sempre foi direitos trabalhistas, previdenciários, aumento de salário mÃnimo e reforma agrária, nunca foi terrorismo à democracia.
Aqui estamos comentando outro texto em nÃvel de redação ginasial, mas vamos lá, estes são tempos estranhos. Jovem, todos sabemos que a loucura como tal é minoritária, mas mediante a cooptação correta, vastos contingentes de pessoas sãs ou bem intecionadas podem portar-se de forma insana. Essa é a base do fascismo, do fanatismo religioso e das psyops, todos presentes nos movimentos ora em tela. A relativização desse fenômeno não ajuda.
Andar armado no meio da rua atirando nos outros nao é loucura, é crime. Matar pessoas vulneraveis, promover a morte da natureza e destruicao dos recursos é crime. Promover atos anti democracia, é crime. Usar da religiao para fazer terrorismo com as pessoas de boa fé, é crime. Concordo, não é loucura.
Generalizou legal, a esquerda em nenhum momento igualou os 58 milhões eleitores de Bolsonaro aos arruaceiros sem noção republicana, mas esses extremistas que bloquearam as estradas eram eleitores de Bolsonaro e isso não tem nada de patológico.
Concordo que não se trata de insanidade. Mas dizer que é o bolsonarismo é legÃtimo é uma falácia. O bolsonarismo foi construÃdo forte dose de doutrinação e técnicas fascistas de manipulação da massa alicerçadas em mentiras, desinformação; junto com a tolerância do Estado em não combater seguindo o devido processo legal, superdimensionamos o bolsonarismo é subdimensionamos as raizes do problema. A liberdade de expressão tornou nossa sociedade uma Anarquia. Eis a consequência.
São criminosos. Ponto.
Mesmo os loucos precisam ser levados a sério. O nazismo começou assim com essa loucura coletiva. E deu no que deu.
Há varias tribos adeptas do bolsonarismo : milicianos, recalcados , reacionários , extremistas de direita , evangélicos , alienados politicos , psicopatas , enfim , uma súcia de todos os espectros
A extrema direita não é formada por loucos. Mas, delinquentes. A esquerda não deve tolerar crimes contra a democracia. Urge acionar a justiça e os mecanismos investigativos para coletar provas e identificar os responsáveis e condená-los à s penas cabÃveis. Chega de embate retórico. Acabou o perÃodo eleitoral
Não nos esqueçamos que a diferença foi de apenas 2 milhões de votos. São 58 milhões de eleitores que fizeram Brasil, responsáveis, como bem lembrou o Guedes, por 86% do PIB. É desta parcela majoritária da riqueza nacional que sairão os impostos necessários para a pretendida melhoria dos indicadores sociais. Recomenda-se atenção ao mundo real.
Vota e sustenta
PIB também vota?
Ou eu sou louco ou é a colunista (ou nós dois, provavelmente). De qualquer modo não estamos sozinhos.
Só que ela é louca e burra.
Não nos esqueçamos que a diferença foi de apenas 2 milhões de votos. São 58 milhões de eleitores que fizeram maioria em 4 das 5 regiões do Brasil, responsáveis, como bem lembrou o Guedes, por 86% do PIB. É desta parcela majoritária da riqueza nacional que sairão os impostos necessários para a pretendida melhoria dos indicadores sociais. Recomenda-se atenção ao mundo real.
Com todo respeito a eles e a jornalista, são o que aqueles que atentam contra o Estado Democrático de Direito pedindo intervenção e com isto jogar na lata do lixo os mais de 60.000.000 de votos contrários?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > A falácia da insanidade Voltar
Comente este texto