Hélio Schwartsman > Anos Bolsonaro me fazem questionar reeleição Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Berenice Gaspar de Gouveia

    A reeleição foi comprada a preço de ouro para atender a vaidade do FHC. É uma excrescência que devia ser extinta. Mais do que preservar bons gestores, estimula os piores a agarrar-se ao poder. Pobre do país que não consegue alternativas

    Responda
  2. José Cardoso

    Também acho. Não havendo reeleição, as chances da oposição, e portanto de uma alternância de poder aumentam. Por exemplo, Dutra e Juscelino teriam boas chances de serem reeleitos com a máquina nas mãos.

    Responda
  3. Marco Antônio Drumond

    A reeleição para cargos do executivo foi um casuísmo inventado por FHC após uma compra (e cara) do Congresso Nacional. Só que o tiro saiu pela culatra: o partido dele nunca mais elegeu um presidente.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, Forte Coisa, diria Vovó - e ela, por certo, não falou isso a respeito da nova porcaria sintética, o K4. Não é discussão simples, meu caro, endosso cada uma de suas dúvidas. Sou sensível à ideia de que "é difícil achar quem trabalhe bem", e uma forma não-contornável de interromper mandatos tem que ser implementada: essa história de sentar em cima de impedimentos é muito freak. E parece ser mais frequente encontrar quem trabalhe mal. Fico em sincera e vibrátil incerteza.

    Responda
  5. Edgar Alves

    Acredito que devemos ter 01 reeleição, como ocorre no atual sistema. Mas também para os cargos do Legislativo. Aí sim começamos a ficar um país mais sério. E o mandato de senador passar de 08 para 04 anos. 08 anos é uma eternidade para vários incompetentes que ali estão. Mas dificilmente aqueles que fazem as leis irão fazer algo contra eles mesmos. Político aqui virou profissão, mt bem remunerada, com verbas milionárias pra gastar e continuar enganando o povo b.u.r.r.o que continua os elegendo.

    Responda
  6. Matheus Teodoro Silva Filho

    Reeleição é o legado infeliz de FHC, quando soltou bilhões para comprar os deputados. A prática pegou. O povo aceitou e a depravação foi aumentando até o povo aceitar a corrupção de seus líderes. Triste país que não tem futuro. Enquanto continuarmos assim, não adianta mandar torcer pelo Brasil.

    Responda
  7. Décio Ceballos

    E esses que se elegem para dois mandatos? Já pensou no Moro 8 anos no senado? Essa sua dúvida pode ser tirada por modelos matemáticos, nem acho que dois mais complexos. Um pouco de teoria de jogos vai mostrar o que nossa intuição diz, parte do trabalho dessa turma será para eleição ou eleger amigos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus Amado da Goiabeira, oito anos de Marreco não serão agradáveis. Resta torcer pela afonia e pela irrelevância.

  8. Daniel Vitorazzi

    A reeleição tem que acabar, em todos os níveis do executivo. E no legislativo, ser limitada. Muitos terneiros devem ser desmamados. Antes da reeleição o sucesso dos gestores era aferido pelos méritos de suas iniciativas. Hoje, se o cara não for reeleito, será considerado um fracassado. Por isto para se reeleger fazem qualquer negócio, normalmente péssimos para a coletividade.

    Responda
  9. Ricardo Baumhardt

    Pois é, se seu ponto de vista não fosse circunstancial (é o que parece), Lula não seria reeleito para um segundo mandato, e nós teríamos apenas mensalão, sem petrolão. Eu também não gosto de reeleição e para o legislativo admitiria apenas uma...

    Responda
  10. Neli de Faria

    Sempre fui contra a reeleição, tanto que na reeleição de fhc votei para o Zé Maria do pstu e não teve segundo turno. A reeleição foi o maior crime cometido contra o Brasil. Se antes o político quebrava um banco para eleger o sucessor , hoje quebra a cidade, o estado e o País. Mira sua reeleição desde o primeiro segundo do mandato. Também sou contra infinitas reeleições no Legislativo. Ser Político não é profissão.

    Responda
  11. Dionisio DeBarros

    Mandato de 6 anos e fim da reeleicao, poe um fim nessa estoria.

    Responda
  12. Gilson Silva

    Lula poderia fazer história, no bom sentido, se propusesse o fim da reeleição, haja vista que ele não deverá se candidatar para um quarto mandato. No entanto, se isso não vingar, sou favorável a mudanças nas regras, e a descompatibilizacao do cargo execitivo, uns 6 meses antes das eleições, tornaria o processo menos desigual.

    Responda
  13. wanderley dantas

    Acredito que um dos maiores equívocos da democracia brasileira foi a instituição do instituto da reeleição. Não condiz com a cultura brasileira e atualmente se constitui em fonte de todas as anomalias... Espero que alguma mente sadia proponha que doravante é proibido a reeleição em todos os níveis..

    Responda
  14. João Batista Tibiriçá

    Concordo com o articulista, não pelas mesmas razões. O modelo deveria ser rediscutido. Mas não vejo espírito público para isso, no momento. Falam-se em reformas, mas a política não consta do rol. Fica-se cobrando muito é da política fiscal e do seu equilíbrio. Coisa que nem os economistas são unânimes sobre o tema. Nos últimos vinte anos mudou-se o pensamento. Há controversas, pois na crise de dois mil e oito vimos que para se salvar negócios, essa premissa foi abandonada e na pandemia, também.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E, caro João Batista, pelo que me lembro - e posso perfeitamente estar equivocado - em doismileoito o "negócio" a se salvar era banco. Na Pandemia, era a Bozofrenia como negócio aquela que se propuseram a salvar, a qualquer custo. Vamos mal de salvação, João.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.