-
José Cardoso
Direitos das minorias foram desde o século 19 uma marca do liberalismo. Nem sempre isso é popular e ganha eleições. Por exemplo, o movimento abolicionista não devia ser uma preocupação tão grande dos eleitores dos EUA da época, se comparado a seu emprego ou sua saúde. Ainda mais que a maior parte da população não tinha escravos.
-
Hercilio Silva
Velho erro, não punir gera a continuidade do que se quer combater. Impunidade
-
MARCELO DAWALIBI
Vale para o Brasil também. A verdade é que a Democracia está em desprestígio no mundo, infelizmente. Está aí a ascensão da ultradireita radical populista que não me deixa mentir. O combate a isso tem que se dar em 2 frentes: uma delas é fazer os valores democráticos terem sentido para uma grande parcela excluída da população, mas só isso não basta. É preciso também punir firmemente quem atenta contra a Democracia. Fazer conciliação com golpistas é um convite à Ditadura.
-
Marcos Benassi
Coutinho, caríssimo, o Teixeira sustenta essa tese porque não olhou pra nós, aqui no Filhadaputistão que mimetiza as técnicas Stone-Banner-TrAmpianas: a Zesquerda manteve-se dentro das pautas Bozolóides e quase meteu a bola na trave. O pobrema tá mais embaixo, meu caro, é de ordem linguística e de estruturação do discurso (a sério): gostei dumas hipóteses cognitivistas que uns brazucas, sediados nos EUA, discutiram aqui dia desses - um deles chama-se Russo, que não é o Guilherme, da Vanderbilt.
-
Marcos Benassi
"Zelite", não, Zelig. Descorretor maledetto!
-
Marcos Benassi
Já o seu pobrema Zelite, cara, eu compartilho dele no que tange ao sotaque indiano: vivia brincando de atendente de call center chamado Bill, mas com ruídos de Nova Delhi ao fundo. Tá bão, um dia fui fazer uns projetos pro pessoal da Tata Consulting, e dei uns foras. Deu pra rir, mas na hora foi um aperto. E minha velha mãe adora um brasileirismo caipira que é o "ponhá", ao invés de "por": já passou vergonha ponhando caipirices em conversa com gente letrada! Hahahah!
-
-
Hercilio Silva
Democratas nos EUA e Social democratas na Europa estão repetindo erros, a questão é porque Trump tentou dar um golpe de estado na mais antiga democracia do mundo e não foi punido.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Os EUA já estão a uma pequeno passo de uma guerra civil por conta de toda a polarização criada lá (promover isto dá dinheiro para a direita e para a esquerda, conservadores e liberais) . Se fizessem do Trump um mátir, e com a quantidade de armas disponíveis para a população, seria o estopim final. Quem tinha o poder de punir o agente laranja deve ter levado isto em conta.
-
-
Fernando Monteiro
Os mesmos problemas de lá são vistos do lado de cá. A esquerda progressista pensa que vive na Noruega, discutindo identidade de gênero e afins, e esquecendo que os problemas são muito mais urgentes. As consequências da globalização ainda darão muita energia para a "ralé" (vide Anna arendt) eleger seus Trumps e mitos.
-
Luiz Candido Borges
Eu também acho que a esquerda se perde em confabulações teóricas, esquecendo o que realmente importa para a maioria das pessoas, o que eleitoralmente é desastroso. No Brasil, vi as questões de gênero, de representatividade de grupos ocuparem o espaço da luta pela Democracia, pela vida melhor de todo o povo brasileiro. Agora, isto não quer dizer que uma enorme parcela da população americana não seja racista e reacionária: o simples fato de continuarem a apoiar o Trump é prova cabal e suficiente.
-
Otávio Oliveira
Será que assim como o "trumpismo" deixou sequelas à ponto de influenciar no parlamento Yank, será que o 'bozonarismo" também já deixou as mesmas marcas, ou mesmo, até que ponto influenciará nos rumos do parlamento tupiniquim?????
-
Marcos Benassi
"Será?" Meu caro, teve cada votação expressiva pra Bozolóide rastejante que dá pra apostar as cuecas nisso. Sem perdê-las, digo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.