Joel Pinheiro da Fonseca > Supremo e TSE protegeram nossa democracia, mas têm limites Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Jose Roberto de França

    Concordo com o Sr. Ricardo Kanudsen. A PGR e o congresso são campeões em desafiar a macheza dos brasileiros. Acho até que eles têm razão. Não posso dizer mais porque o moderador da Folha não deixa.

    Responda
  2. Jose Roberto de França

    Ilma. Sra. Margarida. Que história é essa de excelentíssimo Alexandre? Ridículo! E seus pares? Pior ainda. Essas lombrigas que vivem bajulando o Xandão querem esconder a realidade. Ele vai mandar prender a mulher do Gen. Vilas Boas que estava incentivando os golpistas na frente do quartel? É um covarde. Não posso dizer mais porque a Folha não deixa. Simples assim.

    Responda
  3. Marcelo Barbosa Câmara

    Não é só o autor que não parece perceber que o debate publico, a velha esfera publica de Habermas esta enterrada. O fato é: as redes sociais, hoje, praticam não o debate público, mas, muitas vezes configuram-se como rede antidemocrática contra o estado de direito que não raro se baseia em conteúdos falsos. Assim, é fundamental que se repense o limite dos que produzem conteúdos. Em se continuar com a política de terra de ninguém/terra arrasada, nosso futuro com a democracia é bem obscuro

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      Estado de direito e futuro da democracia? Com esse governo de Frankenstein? Que ridículo. Ri melhor quem ri por último.

  4. Marcelo Sampaio

    Infeliz o titulo e infeliz o argumento de Joel Pinheiro da Fonseca quanto a limitação ao judiciário. Os democratas estão apagando o incêndio da prédio pra salvar os moradores, no texto, Joel Pinheiro quer discutir a temperatura da água que os democratas estão utilizando.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, a metáfora foi excelente. "Tem que botar corante azul e amarelo nessa água!" Hahahahah!

  5. WAGNER WALMIR DE JESUS

    Vai lá, Joel. Vai lá fazer um debate transparente com a turma de doidos. É você quem sabe da receita, da estratégia. Os doidos cometem crime (eu disse crime) contra a democracia e reclamam de censura? O Alexandre age e o Joel fica preocupado com o que os doidos vão pensar!!! Vai lá. Chama eles para ter um diálogo racional. Você manja de milagre?

    Responda
  6. Paulo Sérgio Pinheiro Lima

    Devem prosseguir enquanto houver riscos à democracia, depois precisaremos ajustar a legislação para coibir a manipulação via realidade paralela: as pessoas não devem ter o direito de mentir de forma continuada nas redes sociais.

    Responda
  7. Bruno Dias

    Por quê? Se os bolsonaristas tivessem o poder absoluto que eles explicitamente querem, mandariam exterminar todos que discordam com eles. Estamos lidando com fascistas e assassinos e vamos ficar nos preocupando com a livre expressão das idéias obscenas delas? Se vocês gostam tanto de livre expressão, desliga a moderação dos comentários aqui para ver como fica. Nunca é valido ou justificado deixar um fascista abrir a boca.

    Responda
  8. Maria Izabel Costa

    Enquanto houver manifestação arruaceiras, as autoridades competentes devem se manter na vigília e derrubar tudo o que for indicativo de arruaça. A população em geral esta esgotada dessa corja insandecida.

    Responda
  9. Jose Roberto de França

    O Sr. Ricardo Knudsen está muito bem informado. Tem toda razão. Mas apesar de todos esses absurdos do Bolsonaro o Xandão nunca teve coragem de ataca-lo. Veja o conceito de justiça em Espinoza. Simples assim.

    Responda
  10. ABS Barbosa

    Não existe limite para combater golpistas

    Responda
  11. MANOEL C SILVA

    Artigo perfeito. Sem retoques.

    Responda
    1. MANOEL C SILVA

      Se não houvesse liberdade de expressão, não haveria esse tipo de defesa, apologia. Quando houver a subsunção do que foi expresso ao tipo abstrato e genérico da lei, o Poder Judiciário poderá ser provocado para a devida apuração do cometimento de crime.

    2. Daniel Alvares

      Perfeito que nem quem defende nazismo alegando liberdade de expressão

  12. Ricardo Villas

    Está tudo invertido... Supremo e TSE sabotam nossa democracia. Essa é a verdade!

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Já andou pendurado em caminhão hoje, patriota?

  13. Emerson Martins

    o título deveria explicar que os limites não são quanto às ações do tse e stf, mas ao alcance dessas ações. estão dando força ao discurso golpista sem senso de noção.

    Responda
  14. Paulo Roberto

    Cadeia neles! Nada de mordomias pra estes golpistas sem banheiros químicos! Cumpra-se!!!!

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    Os projetos de sociedade desta eleição são os mesmos q competiram em dezoito. As ações golpistas de hoje eram previsíveis, visto q Bozo havia prometido acabar com a democracia e fuzilar adversários. Até mesmo a direita q Joel representa. Ainda assim, na época Joel afirmou q Haddad e Bozo eram igualmente ditatoriais. Pior, fez discurso de ódio contra Haddad, dizendo-o autoritário e q havia caído tão baixo q nunca se recuperaria. Ajudou a eleger o Bozo, agora finge indignação com as consequências.

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      O Sr. Ricardo Knudsen está muito bem informado. Tem toda razão. Mas apesar de todos esses absurdos do Bolsonaro o Xandão nunca teve coragem de ataca-lo. Veja o conceito de justiça em Espinoza. Simples assim.

    2. Ricardo Knudsen

      Ainda aguardo a autocrítica do colunista por não ter apoiado a democracia em dezoito, parecendo só se dar conta do risco à democracia depois q Bozo assumiu. A menos q seu artigo intitulado - Nossa burrice impedirá que 2019 seja o início de um novo ciclo - cujo conteúdo não li (não sou assinante do site) se refira a si próprio e ao segmento de direita q ele representa, qdo ele fala em “Nós”. De todo modo, falta autocrítica atualizada.

  16. Jose Roberto de França

    Fica debaixo da cama quem espera alguma atitude do Xandão. Os bolsonaristas não estão debaixo da cama. Estão nas ruas desafiando o Xandão.

    Responda
  17. Geraldo Filho

    Educação Sr. Joel, total, irrestrita para a grande maioria da população. Comece pelas bases, ensino fundamental, mas também precisa continuar com o combate as fake news. Se a prioridade é a democracia, a ameaça maior chama-se, desinformação, com o agravante de estarmos em um país com sérios problemas educacionais. Até aqui tivemos muita sorte, o alerta foi dado, agora a sociedade tem que reagir e agir.

    Responda
  18. Helano Póvoas

    Gostaria de saber do colunista onde é que há esse excesso do judiciário? Quando manda suspender as redes sociais de uma deputada que perseguiu e coagiu com arma apontada um cidadão e incentivava atos golpistas e ilegais? De um jovem deputado conhecido por propagar notícias falsas e discurso de ódio e que fazia o mesmo que a deputada? Ou seria por um "ilustre" economista que ganhava R$45.000,00 por mês de dinheiro público para tecer ilações sem embasamento sobre a segurança do processo eleitoral?

    Responda
  19. Claudio Moreira Roberto

    Minha pergunta é simples; por favor não me censurem desta vez ! Bozo mandou muito mal OK ,porem como vces conseguem apoiar este Stf que libera um chefe de quadrilha q desviou mais de 1/2 trilhão? Não entendo essa esquerda! Mazoquista será? Vces q vão sofrer mais,,pq são duros !! entende? Pobre paga a conta no Brasil /secular... com esses bandidos só piora;;

    Responda
  20. LUTHERO MAYNARD

    O articulista tem razão: essa guerra precisa ser vencida no campo institucional. Mas se Alexandre de Moraes cometeu algum exagero, foi pequeno. Se ele não estivesse na presidência do TSE, as eleições teriam tido outro rumo. O Judiciário garantiu a democracia no Brasil. O Brasil não é um playground para a família Bolsonaro brincar de golpe e promover arruaças manipulando fanáticos e idiotas.

    Responda
  21. Henrique Marinho

    O colunista está certo quando diz que, apesar dos ataques, os desejos golpistas fracassarão. Na verdade, eles já começaram com a ação autoritária e inconstitucional do judiciário, que será colocado em seu devido lugar. Aguardem.

    Responda
  22. Jose Roberto de França

    Os bajuladores do Xandão estão muito assanhadinhos. O Xandão é o chefe da impunidade. Vou pagar pra ver.

    Responda
    1. Margarida Maria de Oliveira

      José Roberto França: todos os atos do excelentíssimo Alexandre de Moraes foram referendado por seus pares .Informe-se,para Não pagar "mico".

    2. Ricardo Knudsen

      O Congresso e a PGR são os campeões da impunidade. Bozo cometeu um sem número de crimes de responsabilidade, deveria há muito ter sido impichado. Sem falar nos crimes comuns de rachadinha, funcionário fantasma, lavagem de dinheiro, organização criminosa, q seguem em interminável investigação.

  23. Eulalia Moreno

    Os partidos políticos deveriam ter obrigações estatutárias de dar cursos de formação cívica e política aos seus militantes. Formação básica sobre Constituição, Direito Administrativo, Geopolítica. Com isso seriam formados futuros quadros de candidatos a cargos públicos sejam eles políticos ou administrativos. Os partidos recebem muito dinheiro e gastam em campanhas que, não raro, colocam jumentos para nos representar.Não investem em novos quadros. Tudo para manter o status quo.

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      O Sr. Ricardo Knudsen está muito bem informado. Tem toda razão. Mas apesar de todos esses absurdos do Bolsonaro o Xandão nunca teve coragem de ataca-lo. Veja o conceito de justiça em Espinoza. Simples assim.

  24. jose carlos toledo junior

    Situação difícil. Sabe o que vai acabar com uso de aplicativos de mensagens para desinformar, mentir, difamar incitar ao ódio e violência, etc. Derruba cada uma delas até que elas criem mecanismos para efetivamente bloquear todo esse tipo de coisa. O dialogo com essas plataformas não deu e nunca dará em nada. Eles não estão nem aí.

    Responda
  25. Eduardo Mercer

    A realidade é que o presidente do TSE está tentando escorar a Democracia com palitos de sorvete, mas os palitos de sorvete são o único sustentáculo legal à disposição dele. Parece censura e abuso de poder - e talvez o seja - porque o ferramental legal é inadequado à era da pós-verdade. Moraes faz o que pode.

    Responda
  26. Claudio Moreira Roberto

    Iaao é o que o Senhor acha, um militante de esquerda... P mim ,rasgaram a Constituição....Descondenando e legitimando chefe de quadrilha

    Responda
  27. gustavo henrique nardo

    Excluir perfil por distribuir fake news não é a melhor forma de se resolver, principalmente pois dá coro a idéia de que estao sendo censurados. Acredito que como em qualquer oitra esfera, o correto é julgar pelos crimes, sejam físico ou virtual, e punir.

    Responda
  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Joel já tentou ser a voz da direita com o radicalismo do náufrago. Agora vai ,mais suave, tentar nos novos tempos.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      A Folha não tem primado pela escolha de seus articulistas. Mas esse Joel é o fim da picada. Só não é pior que a Catarina Rochamonte, sô. Já poderia ter-lhe seguido os passos, depois de um pé na bhunda.

  29. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Joel da direita titubeante, diz: " os ataques podem até piorar ", depois diz: "já passou o momento crítico" uhmmm?! Depois diz "nossas cortes tem que entender..então ele vai ensinar(!) : Existem questionamentos honestos (pra quem? ) E que não deve ser no STF, e sim no campo do debate público. Porque não nos dois?!

    Responda
    1. Bruno Dias

      A direita sabe que se o fascismo for mesmo para a lata de lixo da história eles vão juntos, por que acreditam nas mesmas idéias (só que com um vernizinho de boa educação)

  30. Mauricio Ferreira Da Silva

    A democracia deve muito hoje a Moraes, a única coisa boa que veio do golpe, indicado por temer! E se hoje está conseguindo conter o ímpeto golpista dessa gente, é graças às decisões rápidas! E creio que ele será o "moro"do bolsonaro, com a diferença que está agindo dentro da lei, tem dezenas de crimes reais pra serem investigados, julgados e condenado, dentro dessa realidade paralela que tentaram inserir o país! Alexandre, o grande! Parabéns!

    Responda
  31. Marcos Correia

    Entendo a preocupação do articulista, mas a necessidade de controlar a ação de grupos anti-democráticos ainda persiste, pois o governo derrotado não faz nada. A eleição só será concluída com a posse de Lula. Após isso o TSE não poder voltar ao normal. Veja os EUA. Até hoje as fakenews que pregam a fraude nas eleições não foram debeladas.

    Responda
  32. julio alves

    Passado o período eleitoral, a Folha bem que poderia dar uma repaginada no seu contingente de jornalistas e colunistas. Tirar esse Joel, Pondé e mais um monte de direitas nutelas seria algo respeitoso aos assinantes que bravamente têm resistido ao baixo nível de suas ou publicações.

    Responda
  33. SUELI DINIZ

    Joel, não estamos vivendo tempos normais. As manifestações antidemocráticas não estão restritas ao campo das ideias, mas sim de atos de violência e infração das leis. A Justiça tem que se fazer valer. Chega de impunidade e molecagem. Acorda!!

    Responda
  34. Marcos Santo

    HAHAHAHAHA ta bom joelzinho. Mas se liga, numa sociedade de mal ucos e de cov ardes não existem limites para se fazer o certo.

    Responda
  35. julio alves

    Joel parece dupla sertaneja com o Pondé. Representa aquela direita nutela, que não baba. Bate do gado e afaga depois. Pior ainda é seu companheiro de UOL o Josias, que hoje comparou Alexandre Moraes ao marreco, apenas porque é juiz e está em protagonismo. Tá duro esse jornalismozinho que esse gupelho anda fazendo.

    Responda
  36. Luiz Roberto Portela e Silva

    Desde quando proibir a ivulgacao de mentiras é limitar o discurso público? Desde quando? São argumentos dúbios - furados - como essa matéria que contribuem para o bando de fanáticos bandidos desinformados atuarem como estão atuando. Esse jornal precisa parar de atrapalhar o sentido de informação e censura; precisa ajudar a clarear e edu o que pode e que não pode ser dito; precisa parar de deixar mensagens dúbias, como o título dessa matéria, pois qual seria o limite para defender a democracia?

    Responda
    1. julio alves

      Esse moleke antipetista não perde uma oportunidade sequer de botar seu ódio à esquerda pra fora! Faz isso de forma canhestra, dissimulada. É a direita nutela de Pondé, Josias de Souza e outras pérolas da grande mídia. Péssima matéria.

  37. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Joel: Agora que já passou o calor da idéia de escrever e até de vê-la já impressa e publicada, volte e leia o que escreveu.

    Responda
  38. João Francisco dos Santos

    Parabéns Ministro Alexandre, TSE e STF. Esses ataques ao Estado de Direito estão sendo orquestrados ppr alguns segmentos conhecidos: agronegócio, bancada da bala e seus admiradores, grandes empresários inescrupulosos, grandes transportadoras, etc... Capturam pessoas de instinto violento para essas manifestações em frente aos quartéis e avenidas.

    Responda
  39. eli moura

    depois do pondezinho ligar a ameaça a democracia com a sua vizinha que estava dando pro síndico, agora aparece este outro anão afirmando que o STF imporia um controle chines sobre a rede. Estou curioso no que o pereirinha vai dizer, mas deve ser algo ligado a diarréias do Cabral, o das caravelas, e a democracia no Brasil.

    Responda
  40. José Cardoso

    Estão de parabéns o TSE e o congresso pela defesa das urnas e do processo eleitoral. Já bloqueio de rodovias é uma questão de polícia, e realmente as PM's de alguns estados agiram para liberar as pistas. Tudo o que diz respeito à disseminação de boatos não compete aos tribunais. A constituição garante a liberdade de expressão.

    Responda
  41. Jonas Santiago

    Infelizmente, nós não temos como vencer no "debate público". Não existe debate. Existe uma horda de idiotas que não tem nenhum argumento e não está interessada em argumentar. Nós precisamos criar leis para criminalizar quem se utiliza de mentiras para cercear as liberdades da democracia, para atacar e colocar em risco outras pessoas e para ter ganhos políticos e econômicos. O STF e TSE estão agindo coerente e corretamente.

    Responda
  42. Reinaldo da Silva

    Joel, o seu artigo começa bem, vai piorando e acaba mal. A menção sobre a possibilidade de um controle da internet ao "estilo chinês" é risível, e mantém a mesma narrativa do bolsonarismo. Muito estranho, não é mesmo? As eleições foi um capítulo da luta contra a possibilidade da instauração de um regime pró-fascista e não a sua derrota. Veja a questão histórica da Alemanha. Até hoje ela combate o neonazismo, impedindo que eles voltem ao poder de Estado. Deveria servir-lhe de exemplo.

    Responda
  43. Hugo Oliveira

    Xandão, 2026 ! Única esperança

    Responda
  44. Leonardo Trindade

    Onde mesmo acontece esse debate público dizendo que as pessoas estão sendo censuradas? No curral, né? Entendi, "debate público"...

    Responda
  45. Getulio Cunha

    Joel quem alimentou esse monstro foram vcs, sempre dizendo que se trata de atos antidemocráticos. Logo essa trava chegará para alguns, ai irão satanizar falando em repressão e censura. Deram liberdade demais para um ministro que deixa a desejar nas suas atribuições. Nem ele entende a democracia ou a constituição, como pode ser indicado para protege-la

    Responda
  46. Nelson Oliveira

    Engana-se o colunista. Há uma tentativa de golpe em andamento. É preciso conter essas milícias eleitorais com medidas firmes. Deixar o jogo correr solto, sem cartões amarelos e vermelhos, é meio caminho andado para a completa anarquia.

    Responda
  47. Januario Crispim Coelho Pinto

    Como no Trmpistão, a insanidade de ataques e mentiras só terminará com a diplomação dos eleitos. Fazemb bem o TSE e STF de agirem com firmeza.

    Responda
  48. Januario Crispim Coelho Pinto

    Como no Trmpistão, a insanidade de ataques e mentiras só terminará com a diplomação dos eleitos. Fazemb bem o TSE e STF de agirem com firmeza.

    Responda
  49. Telma Solange Guidi

    Li os comentários com belas palavras, mas vou resumir o que sinto hoje: medo desses patriotários, como diz o Helder, gente alucinada, violenta, terrorista, cadeia neles, Xandão!

    Responda
  50. NACIB HETTI

    Para proteger a democracia não existe limites. Ou a autoridade responsável é irresponsável?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.