Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Alves

    No campo do debate político, basta ver o que os militantes comentam quando o Joel não encerra a coluna passando pano para o Bozo. A falha das instituições vai muito além de permitir a captura de instituições de estado. Se as manifestações na internet fossem espontâneas, poderia-se encerrar o assunto com a troca de governo. Mas não o são, logo o problema está longe de acabar.

    Responda
  2. FLAVIO Costa

    Enquanto isso, o mpf continua a agir como agu

    Responda
  3. haroldo guimaraes

    Caro Joel, não voltamos ao "tempo normal". Essa loucura, essa irracionalidade, dos últimos anos não está vencida, apenas contida. A nossa democracia conquistou 4 anos de sobrevida por uma margem que, eu dira, desprezível. São tempos difíceis, que exigem decisões destemidos. O STF foi o último galho que encontramos pelo caminho antes de nos precipitarmos no abismo. E ainda estamos longe botarmos os pés em terra firme.

    Responda
  4. Richard Lins

    TSE e STF foram os guardiões da democracia, segundo o colunista. E o jornal que tu trabalha, e eu pago assinatura, só notinha de repúdio. Seus únicos limites foram os que vcs mesmos se impuseram: serem meros espectadores. Não sou curtidor de likes, sou leitor.

    Responda
  5. José Bernardo

    A pessoa que escreveu os três ultimos parágrafos deste artigo não leu os seis primeiros; certamente não os escreveu, pois a lógica dos primeiros não poderia levar à conclusão dos últimos de forma responsável.

    Responda
  6. José Tarcísio Aguilar

    Por acaso os cri mes de desinformação prescreveram na noite de 30/10? Por acaso os gabinetes da desinformação deixaram de atuar? A normalidade e o debate precisam do discernimento entre o que seja opinião e o que é ataque danoso. Alunos estão em guerra nas escolas, isso é um retrato cruel demais da realidade atual, de um mundo desvinculados de compromisso com os fatos.

    Responda
  7. Hugo Oliveira

    A FSP nunca vai se conformar com a derrota da agenda guedista, mesmo com o alto custo de perda da democracia que isso representaria. O assinante terá que se conformar se quiser continuar por aqui.

    Responda
  8. Carlos Victor Muzzi Filho

    Deus não deu asa a tatu para ele não encher o céu de buraco. Nossos “inteligentinhos” estão a dar asas ao Ministro Xerife, às torcidas organizadas, entre outros tantos tatus. Quando o céu se encher de buraco, os “inteligentinhos” vão ficar desconsolados…

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vale lembrar q o terraplanista Pondé, q vc parece admirar, já disse q pessoas gordas caem mais rápido do q as magras (rejeitando Galileu) e q autismo é causado pelo ódio das mães pelos filhos (autismo é genético). Já vc acredita q tatu e Moraes com asas vão esburacar o céu. Buracos no ar, Terra plana, bebes com dentinhos arrancados, mamadeira de piroca, fraude nas urnas, avc do Lula, prisão de Moraes, setenta e duas horas para o golpe etc. Os bozistas e seus delírios…

  9. Daniel Alvares

    Passadas as eleições, já voltei a achar o Joel um panaca

    Responda
  10. Anisio Antonio Meinerz

    O Cintra fez postagens do amago dos movimentos bolsonaristas - fraude eleitoral - assim foi legal e, acima de tudo , justo conte-lo

    Responda
  11. Hudson Rodrigues Lima

    Se os brasileiros que ainda não se deram conta de serem fascistas, se têm preguiça de ler livros que narram ou explicam como essa doutrina se espalha, como uma desgraça, que pelo menos assistam a filmes que tratam do tema para, quem sabe, conseguirem sair da lavagem cerebral que se tornou as redes sociais. Talvez voltaremos a ter paz na terra da pátria, da família e de Deus .

    Responda
  12. Rosivaldo Amorim Amorim

    Não existe nenhuma garantia de que acabou ameaça à democracia e por isso Moraes e o STF estão corretos. Não é normal grupelhos de eleitores vencidos nas urnas, acamparem em frente aos quartéis. Só se fosse para ler um bom livro e compreender a história recente da ditadura militar no Brasil. Nesse sentido, não existe excesso por parte do judiciário e também não se pode comparar o antídoto contra esses movimentos, como algo fora da curva democrática. Afinal, a ditadura é a negação da liberdade .

    Responda
  13. Rodrigo Gerolin Santana

    Até concordo que o STF e o Alexandre de Moraes podem estar pecando por excessos (não tenho formação na área jurídica). Mas não estão pecando por omissão como fizeram os que nos levaram a essa situação tragicômica.

    Responda
  14. Mauricio de Oliveira e Silva

    A época em que vivemos, caracterizada pela intensa disseminação de desinformações, não começou agora. Podemos retroagir ao ano de 2014, início da operação lava jato, capitaneada pelo marreco de Curitiba, que mudou o futuro do Brasil, e se itensificou severamente no pleito de 2018, no qual se elegeu um presidente com base no Whatsapp e Facebook, justamente pelas fakenews nelas propagadas. Caberá, sim, ao STF cuidar para que a nossa Democracia seja blindada das hordas que desejam a sua bancarrota.

    Responda
  15. HELIO A LOUREIRO

    Onde estava este defensor da democracia qdo o TSE censurou o ex-Min Marco Aurélio, O Antagonisra, a Jovem Pan e a Gazeta do Povo?

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Loureiro, vá pas tar (enquanto ainda existir capim) e mu gir lá no cercadinho do mico cape tão mili ciano.

    2. Miguel Gossn

      Loureiro, vá pas tar (enquanto ainda existir capim) e mu gir lá no cercadinho do mico cape tão mili ciano.

    3. MARCELO DAWALIBI

      Onde estavam os defensores da liberdade de ir e vir quando os baderneiros fecharam as rodovias?

    4. Daniel Alvares

      Loureiro, que tal se pendurar um pouco num caminhão para arejar as ideias?

    5. marilza abrahão

      Diagnostico perfeito da letalidade de comportamentos antidemocraticos mas na nora de medicar tende a minorar a medicação. Quem foi punido o foi pelos exageros fAsCiStAs cometidos. Infringiram os valores que devem ser preservados na Republica. Faltam muitos ainda....

  16. Hercilio Silva

    Qual questionamento honesto o jornalista viu? Pode escolher, a lista é ampla, Paulo Freire ministro da educação, Lady Gaga ou a cantora do Abba juízes de Haia, o Bozo argentino. Se a lista não parece séria, mas é, que tal manifestantes atirando na PRF no Mato Grosso, isso seria um sério questionamento?

    Responda
  17. Tino Leon

    O STF tem que continuar agindo duramente contra esses lunáticos que querem o fim da democracia, e principalmente contra esses que jogam seus belos diplomas no lixo para defender o indefensável. As fake News e a extrema direita nazifascista são uma realidade que abalam até os USA, a maior democracia do mundo . Se eles estão com dificuldades para combatê-las por lá, imagine por aqui.

    Responda
  18. JAIME ALVES SOBRINHO

    Tem limites nada, é constitucional o STF exercer o seu papel de peso e contra-pesos em uma terra que se encontra totalmente sem lei em matéria de regular o comportamento social estimulado por redes sociais sem a devida responsabilidade civil e pior ainda, estimulada por governo despreparado e irresponsável.

    Responda
  19. Alberto Soares Soares

    A estratégia para combater a desinformação terá que se dá no campo da informação, transparência e punição! Liberdade de expressão não pode ser confundida, com liberdade para espalhar mentiras e prejudicar a sociedade como um todo.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Fosse "só" espalhar mentiras ainda não estaríamos no pior dos mundos. Mas além de espalhar mentiras, notícias deturpadas, ainda incitam o ódio (em grande parte com a "ajuda" de pi careta$ religio$o$) e facilitam/incentivam o uso de armas de fogo por co vardes es crotos como os de Foz do Iguaçu e Belo Horizonte (caso bem mais recente). "Controle chinês" o baralho!

    2. Miguel Gossn

      Fosse "só" espalhar mentiras ainda não estaríamos no pior dos mundos. Mas além de espalhar mentiras, notícias deturpadas, ainda incitam o ódio (em grande parte com a "ajuda" de pi careta$ religio$o$) e facilitam/incentivam o uso de armas de fogo por co vardes es crotos como os de Foz do Iguaçu e Belo Horizonte (caso bem mais recente). "Controle chinês" o baralho!

  20. Alberto Melis Bianconi

    Se a terceira via tivesse vencido a eleição, a conversinha do colunista seria outra, né não? O "normal" para ele é o judiciário inerte, especialmente o eleitoral. Crimes foram cometidos, é preciso apurá-los e prefiro que um ou outro Marcus Cintra perca a palavra momentaneamente do que tenhamos de enfrentar terroristas políticos só no gogó.

    Responda
  21. MATILVANI MOREIRA

    Uma luz no final do túnel! Parece que está ficando para trás o alinhamento editorial do pensamento único. Será que a FSP fará valer o slogan "Um jornal a serviço da democracia"?

    Responda
  22. João A Silva

    Gosto do Joel, mas neste artigo ele foi incoerente. Nos primeiros parágrafos, descreveu com precisão o surto coletivo de milhões de brasileiros, que segue o surto coletivo de milhões de cidadãos dos EUA e... Nos finais, faz um apelo como se estivéssemos lidando com uma situação normal, "direito à livre manifestação do pensamento" ou algo equivalente. Não sei como é possível reverter este processo, mas certamente não será ensinando critérios de razoabilidade e bom senso a este bando.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito João! É tipo "quero que a polícia mantenha a ordem, mas não admito que ela venha me revistar, como se eu fosse um suspeito."

  23. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Parabéns Ministro. As redes de desinformação causam um grande estrago na sociedade. As pessoas passam a viver consumindo mentiras, causando desestabilidade. Precisamos de paz e tranquilidade para seguirmos nas nossas vidas. Uma coisa é uma pessoa contar uma mentira outra coisa é ela ser dissemidada de forma massiva pelas redes sociais.

    Responda
  24. Antônio Augusto Soares

    Manifestante patriota? Questionamento honesto? Expressões ficaram mal colocadas na argumentação. STF e STE como hoje se apresentam, o são justamente em consequência do vácuo administrarivo do executivo federal, com sua enorme incompetência em lidar com as coisas públicas.

    Responda
  25. Emilia Amoedo

    Excessivas são as redes de mentiras. As pessoas e as big techs precisam ser responsabilizadas. Meios de comunicação servem p informar e não pra deixar as pessoas loucas. Isso sim é q é o verdadeiro excesso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ui, a dedada no'zóio doeu até em mim! Hahahahah!

  26. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Quem estaria sendo censurado por questionamentos honestos, efetivamente? Conhece algum caso real? O que se vê, no geral, são aloprados e pessoas provavelmente contratadas para criar desestabilização social.

    Responda
  27. Antonio Carlos Antonio Carlos

    Não temos qualquer estabilidade no momento e muito menos tranquilidade para um processo seguro de transição de governo. Faz muoto bem o TSE em limitar a mentira traduzida no fanatismo, na manipulação de incautos e na criação do caos social e econômico. Bando de ch o r ões!! Perderam! Conformem-se! Vai Xandão!!

    Responda
  28. Daniel Alvares

    Paradoxo de Popper, Joel; não se pode ser tolerante com intolerantes.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, com prazer. Por gentileza, escreva pro meunome arroba UOL e combinamos.

    2. Daniel Alvares

      Pois é, Benassi. Falando em boteco, avise quando estiver na capital deste estado governado pelo miliciano carioca.

    3. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, meu caro, prós relativistas de boteco, popper é aquele bagulho que se cheira na balada...

  29. Guilherme Martin

    "Questionamentos honestos"? Por favor.

    Responda
  30. João luis Teixeira da Cunha

    Como lutar contra as fake News, que se disseminam de montão nas redes sociais,.criando um universo paralelo, subvertendo a lógica e o.bom senso, com um poder de divulgação bem mais veloz, que a divulgação da verdade?

    Responda
  31. Fábio Carlos de Mattos da Fonseca

    O curioso é que para outras práticas criminalizadas não se defende apostar na capacidade de moderação própria do debate público. Chamar o trabalho do TSE de censura é equiparar as fake news de hoje ao contradiscurdo à ditadura de 64 a qual interditava toda fala adversa ao regime, o que é absurdo e desonesto intelectualmente. Toma jeito, Joel.

    Responda
  32. jair pereira

    É um clássico da História: a ingenuidade desequilibrar a favor dos opressores. É disso que se trata meu prezado Joel.

    Responda
  33. Marcos Benassi

    Tá, Joel, posso concordar com "diálogo radicalmente democrático" se você me explicar o que seja. É pressuposto que haja igualdade de regras de tratamento neste regime político, não? Vamos criminalizar mentira e incitação ao crime de modo democrático? Porque isso tá em falta. Voltamos ao debate sobre o poder da observação do cumprimento das regras: cumpram-se, e vejamos se algo melhora. De algum ponto, tem que começar...

    Responda
  34. Emerson César de Campos

    Tá vendo intelectual dos jardins, isso que dá ficar no nem nem, apoiar o Pinocchio das Araucárias qdo era visível que ele não seria terceira via, e sim uma segunda do Bolsonarismo? Vocês cronistas em geral, com raras exceções, e de diferentes formas, colaboraram, alguns sendo até base de apoio do celerado que ainda nos (des)governa. E agora Fonseca? E agora você? A noite esfriou, está sem discurso, e agora Fonseca?

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Matheus Oliveira, vá para uma rodovia qualquer bloqueada pelos patriotas, e procure por mim. Certamente não me encontrarás. Fossem professores fazendo protestos a borracha já teria batido legal. Esse celerado que nos (des)governa fez despertar os gigantes do reacionarismo.

    2. Matheus Oliveira

      Lulaminion detectado com sucesso.

  35. Marco A Moreira

    Perfeita análise.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Os patriotas ordeiros estão defendendo que o resultado das urnas não sejam respeitados porque não foi o que eles queriam. Acha que isso é exercício da democracia?

    2. Marco A Moreira

      É importante separar o que é uma manifestação ordeira , sem violência ou prejuízo a outros , de uma ação violenta que prejudique a população. Tem que ter critérios , um deles é a livre expressão do pensamento. Mesmo que vá de encontro ao que eu penso. Senão caminhamos para uma censura no estilo da China.

    3. Marco A Moreira

      “ Mas devemos reservar o direito de suprimi-las, mesmo através de força; porque poderá facilmente acontecer que os intolerantes se recusem a ter uma discussão racional, ou pior, renunciarem a racionalidade, proibindo os seus seguidores de ouvir argumentos racionais, porque são traiçoeiros, e responder a argumentos com punhos e pistolas. ” (Popper).

    4. Marco A Moreira

      “ Nesta formulação não pretendo dizer que devamos sempre suprimir a verbalização de filosofias intolerantes; conquanto que possamos contradizê-las através de discurso racional e combatê-las na opinião pública, censurá-las seria extremamente insensato.” (Popper).

    5. Daniel Alvares

      Conhece o paradoxo de Popper? Procure informar-se

  36. Jose Eduardo Annesi

    Amiguinhos, por favor, parem de tampar o sol com a peneira. Quem está na rua é o povo, sem liderança política alguma, sem ônibus de sindicato, sem vale lanche.

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      O povo se manifestou nas urnas.

  37. Marcelo Moraes Victor

    Limites… estão em estágio de go l o e e vamos deslimitar essa turma…cabeça está onde?

    Responda
  38. Luis Nascentes

    Xandão, paixão. Nossa dívida para com você é imensa. Aninha ergueremos estátuas em sua homenagem. Obrigado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O descorretor ortofônico é cruel, meu caro Luiz: as estátuas de Aninha homenagearão, talvez, a postura combativa da Anitta? Hahahah, desculpaê, não resisti.

  39. Alexandre Pereira

    Na sociedade atual, em que todos têm voz, a liberdade de expressão é incontornável. Taí im sofisma dos tempos atuais. Nem nos EUA.

    Responda
  40. RICARDO BATISTA

    Sim, essa foi apenas uma batalha. Impressionante a capilaridade e a eficiência no uso de tecnologia de aplicativo de mensagem desse pessoal. Muito disciplinados e organizados, não devemos mais subestimá-los. Mas como é ver que Bolsonaro já se tornou um pato manco, com a asinha quebrada e a voz feito a do Donald. Vai ficar dois meses parecendo o porta-aviões São Paulo : Um sucatão tóxico. Fora o racha no clã.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, "o São Paulo"! Hahahah! O amianto do Bozo tá armazenado onde? Pergunta retórica, por óbvio. Hahahahah!

  41. Henrique Marinho

    Depois da ação vergo nhosa do TSE e depois que Carmem Lúcia disse que a censura momentânea era válida, a cúpula do judiciário brasileiro está caminhando para a rua, ou para a cad eia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha, iço! Carmem, a Miranda, disse "Nós temos bananas". Dessa, a Bozonéscia gosta! Hahahahah!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Chega de mi-mi-mi. Para de chorar, rapaz. Não sejam maricas. Aqui ninguém é coveiro. Perderam para o Lula. Tá doidóizinho? Pega a mamadeira de --roca.

    3. Carlos Gueller

      Que lindo como vcs defendem a liberdade!! Comovente. Pena que só defendem para agredir, discriminar, atacar, mentir, promover crimes, golpes de estado, homofobia, racismo, desconhecer as regras da democracia, atacar as instituições, diseminar fake news, se omitir perante as responsabilidades e innúmeros etcs. Se não fosse por isso, seria ótimo!