Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Giuliani

    Barbosa é inepto, nos colocou em depressão no governo Dilma. Arida é rentista do juro alto. Dois empecilhos para Lara Resende e Mello. Contudo o cargo mais importante é Ministro de Planejamento, área que deveria ter Visão de Brasil e ajudar Presidente a criar metas de crescimento econômico, emprego, setores, infra-estrutura etc. Historicamente, após o governo militar, tem sido área de planilha para propina. Precisamos mudar isto.

    Responda
  2. Berenice Gaspar de Gouveia

    Uau!! O Lula deve estar insone depois do ultimato do Vinícius... Um experiente economista e habil político vomo o autor certamente sabe tudo sobre montar ministério e caminho financeiro para o Brasil

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Uai, Vêtêfê, tá tudo certo; talvez, se eu tivesse usado o meu tempo de modo mais efetivo, estudando economia ao invés de ficar aqui com mata-moscas de Bozofrenia, poderia calhar de ter algo a mais pra dizer. Ou até mesmo contradizer. Não foi o caso. Resta-me louvar a Grão-síntese, como aquele cachorro da Hanna-barbera que a tudo dizia "isso me parece lógico..."

    Responda
  4. Flávio Salgado

    Este colunista certamente participou da elaboração daquele editorial "É a economia, Lula!". Ele também participou de um Roda Viva recente em que o Ciro Gomes esteve. Baita cara chato! A equipe do Lula fará bem em não ceder à pressão do "Mercado" e seus porta-vozes.

    Responda
    1. José Cardoso

      Muito chato. Teima em fazer contas, quando todo mundo sabe que é só fabricar dinheiro que tudo se resolve...

  5. José Cardoso

    Não sei se nomear o ministro da economia adianta muita coisa. Não vai ser ele sozinho a impedir a voracidade do presidente, dos congressistas e dos demais ministros. Quanto ao pacote de gastos, mais importante que o teto de gastos é o equilíbrio fiscal. Para bancar quase 200 bi de novos gastos, bastaria um novo imposto de 100 reais mensais para cada um. O indivíduo receberia o boleto em casa, ou consultando na internet como o IPTU e IPVA.

    Responda
  6. Gino Passos

    Sendo tão bom de números, pesquisa aí quanto os grandes exportadores de comodities taxam e ainda mantém competitividade. Uma taxação mínima nesse agro irresponsável cobre o seu "rombo".

    Responda
  7. Clovis Deitos

    Lula não precisa nomear nenhum ministro/ministra antes do conjunto. Precisa antes de tudo propor cobrança de imposto daqueles que nada pagam.

    Responda
  8. Romero Lima

    O presidente q sai não tinha nem condição de conpor uma equipe de governo. Podia compor outras coisas. Seus amigos e aliados, idem. N se podia esperar nada dessa gente.

    Responda
  9. Luiz Mangea

    Não vejo por parte da imprensa uma mesma gritaria para ter um ministro da educação.

    Responda
    1. Luiz Mangea

      Fernando, não precisa eu dizer mais nada. Você foi preciso em seu comentário. Ao William cabe dizer uma única coisa. É triste ver neoliberais que pautam a vida somente pela economia. Porque essa gente pode até ser rica financeiramente, mas é pobre de espírito.

    2. Fernando Alves

      Para o William "a economia é muito mais importante" porque ele tem o velho pensamento do brasileiro "de bem" que acha que o futuro do país não interessa pois ele não pode se beneficiar dos investimentos maciços na educação. Se o William fosse primeiro ministro da Coreia e do Japão na década de cinquenta, hoje os países seriam os mais pobres da Ásia. Mas o William só quer o dinheiro no bolso dele já, e o futuro que se exploda.

    3. Jorge Wilson

      Óbvio que não. Ministro da Economia é muito mais importante.

  10. Felipe Araújo Braga

    As pessoas deveriam entender que sem uma Economia responsável de mercado, com regras fiscais bem definidas e previsibilidade, adeus crescimento econômica, geração de emprego e renda e adeus políticas sociais. Não adianta só gastar, como se não houvesse amanhã. Se Lula, eleito para combater Bolsonaro, quiser realmente que o Brasil volte a crescer e investir pesado no social, precisa pôr Meirelles no Ministério da Fazenda e fazer uma política econômica como FHC.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      FHC deixou o Brasil nas cordas: refém do FMI, inflação de 2 dígitos, reservas cambiais pífias, doze porcento de desempregado e dívida pública em sessenta porcento do PIB. E nem considerei as privatizações a preço de banana cujo dinheiro sumiu.

  11. Vera Queiroz

    Nós, seus 55 milhões de eleitores (acredito que Lula teria mais uns 5 milhões de votos não fossem os ataques de órgãos "manobreiros"), já autorizamos o futuro presidente a compor a transição e o governo, e escolher profissionais adequados para cada função. O jornalista da FSP não foi contemplado com nenhuma função de indicar, sugerir ou pressionar para escolha de ministério, menos ainda da Economia. Recolha-se.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Felipe, se meu raciocínio está obtuso, o seu está limitado e estreito. Você supõe que o articulista possa estar falando em nome do dono da padaria de esquina, quando os que falam na grande imprensa só estão se referindo ao grande capital, às grandes fortunas, aos farias limers. Acorda, senhor, quem pensa no padeiro é o Lula, que faz políticas públicas para ele.

    2. Felipe Araújo Braga

      Vera, os interesses do povo são os interesses do mercado! Quando falamos em mercado, este não se resume em Bolsa de Valores e Faria Lima. O mercado é também os pequenos comércios locais, os empreendedores individuais e até o funcionalismo público depende dele para recolher impostos e gerar gastos sociais. Seu raciocínio está muito obtuso!

    3. Vera Queiroz

      Felipe, e você acha que Lula precisa do cabresto do mercado para fazer a lição deles, seguir no esquadro deles, impor o nome deles? O que perdeu já fazia isso, e Lula já sabe de todos os interesses que estão em jogo, vide Alkmin na chapa e chefiando a transição. Mas os interesses maiores são os do povo, agora, só aceitem, você e o mercado.

    4. Vera Queiroz

      Lopes, crethina é a contra-ofensiva diária e violenta da extrema-direita, apoiada pelo perdedor e por seus asseclas do agro, que estão financiando a intolerância e tentam desestabilizar a democracia. Ros ne contra eles!

    5. Jorge Wilson

      Comentário c retinnnoo.

    6. Bernardo Luiz

      Com essa mentalidade exclusivista, o governo não vai longe. Se o jornalista foi eleitor do PT, poderia, então? Eu hein.

    7. Felipe Araújo Braga

      55 milhões de eleitores cuja maioria foi mais contra Bolsonaro do que a favor de Lula. Todos temos direito de cobrar sim, quem tem político de estimação é bolsonarista. Lula precisa do apoio do mercado e tudo o que não pode é um ministro da economia do PT!

  12. Gerson Almeida

    O Brasil ficou 4 anos sem ministro da fazenda e não sem houve cobranças. Agora, o presidente recém-eleito precisa ter solução para todos os problemas gerados por uma gestão orçamentária criminosa, em 10 dias.

    Responda
  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Um ministro da economia já é teu ... O cara foi eleito há uma semana e o mercado quer tutelar. Que caia a bolsa, que aumente o dólar. Azar, não dá mais para acreditar em ameaças do mercado, que é inconsistente, olho grande, nada inteligente. É uma pena a gente não poder escrever palavras mais duras e até de baixo calão aqui.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Pra quem quiser se informar, não precisa estudar economia, só escrever "Income Tax US" no Google. E, se tiver curiosidade, repetir com os demais países ricos e de alto IDH. Depois vejam se o jornalista que se acha economista em algum momento defendeu isso.

    2. Hugo Oliveira

      O tal "Felipe" só sabe escrever a frase decorada "você precisa estudar Economia.." . Minha experiência mostra que quem vive dando "carteirada acadêmica" entende pouco do assunto. Ninguém está pedindo irresponsabilidade fiscal, mas não será aceita a agenda de Estado MInimo. Difícil entender isso , "especialista em Economia" ?

    3. Bernardo Luiz

      “Que caia a bolsa e que suba o dólar”! As pessoas querem economia em crise e economia em crescimento ao mesmo tempo. Mas inconsistente é o “mercado”…

    4. Felipe Araújo Braga

      O Sr. precisa estudar Economia: sem o bom funcionamento do mercado, já era as políticas sociais querido! Precisamos de estabilidade, investimentos e retomada do crescimento. Quem faz a economia crescer é o mercado, não os seus sindicatos.

  14. Hugo Oliveira

    Lá vem o Rei do Austericídio, porta-voz do jornalão da Faria Lima e Agro ogro, o espírito de porco em chefe da redação exigir a agenda guedista derrotada nas urnas. Entendam uma coisa: quem votou em Lula está exigindo investimento público massivo ! Aceitem

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Muita gente votou em Lula para tirar Bolsonaro e o restante, quase o mesmo tanto votou em Bolsonaro. Acorde, investimento público massivo sem lastro e responsabilidade é a receita para recessão, como ocorreu com Dilma. Você precisa estudar Economia.

  15. Mauricio Ferreira Da Silva

    Me lembro da pressão que o mercado fez sobre Dilma, fazendo com que ela nomeasse Joaquim Levi pra fazenda, conhecido como " Levi mãos de tesoura", querendo cortar tudo! E deu no que deu, as pautas bombas e o golpe já estava no gatilho! Lula sabe que tem que ter responsabilidade fiscal, porém com desenvolvimento, inclusão social e educacional e investimento público! Tem que girar a roda da economia!!!

    Responda
  16. Dan Meireles

    Lula entende, sabe oq tá fazendo, o Brasil vai voltar a crescer e ser reconhecido como antes!

    Responda
  17. Marcelo Carneiro da Rocha

    Hilária a prosa , apesar de tudo a folha é o nosso fórum.

    Responda
  18. Plinio Góes Filho

    Qualquer coisa tem melhor nível q o PT e Luiz XIX. Freire já mandou para as calendas o passado q se tornou presente por obra porca do Supremo, ou finge q não existiu pq, afinal, se não recorrer à sublimação, termina paralítico sem ter o q comentar? Quer saber? Tenho dúvidas de uma resposta honesta. A vingar mesmo essa eleição do Nine, Vinícius vai utilizar aqueles neologismos, com o “despiora” sisudamente à frente, com qual viés? Sarcástico, critico menor ou irônico mesmo? Vamos ver. Alto nível!

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  19. Fernando Alves

    Ele vai escolher um ministro respeitável, o Paulo Je_gues. Assim os Faria Limers iam ficar num or_gasmo contínuo por quatro anos, como ficaram nos últimos quatro e nem viram a explosão do teto por motivos eleitoreiros.

    Responda
  20. Hudson Costa

    Amo os comentaristas econômicos. São iguaizinhos aos esportivos. Sabem tudo: o que vai acontecer se e o que vai acontecer se não. São uma piada. Há uma equipe do mais alto gabarito na transição, mas adivinha quem sabe mais? O comentarista.

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      É a pura verdade, meu caro Hudson. Que tal a equipe do Lula contratar o comentarista da Folha para fazer a Equipe Econômica do novo Governo atingir um nível muito mais alto?!

  21. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Acho que lula podia dispensar todo mundo, todos esses ases que estão se reunindo em torno dele . Tudo desnecessário. Põe esse torres freire. Pronto. Só ele faz todo serviço. Ou melhor, dispensa até o Lula que não está enxergando tudo o que o torres freire vê. Fica só ele. Um deus. Onisciente, onipotente e oni presente. Ah! E o editor da fsp pra ajudar ele. Ou seria ao contrário?

    Responda
  22. Marcelo Barbosa Câmara

    Não entendi? Pagar bilhões em juros por conta da política tresloucada do BC pode? Bancar importantes gastos sociais é que estraga os fundamentos da economia?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você precisa entender os fundamentos da economia. Não adianta pegar e só gastar querido. E outra: o "neoliberalismo" deveria estar morto? Que eu saiba, quem morreu século passado foi o Socialismo!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O torres freire eh porta voz do dono da fsp que eh banqueiro.

  23. Rubens gonçalves

    Vinincius seu candidato perdeu mas ainda vai governar o Brasil até janeiro de 23. Vá lá em Brasília e cobre do lu lá o nome do ministro da Fazenda da economia o que nome você daria .

    Responda
  24. Hudson Neves

    O Barba sabe o que faz.

    Responda
  25. TANIA ANDRADE

    Que vergonha essa pressão descarada. A Folha agora é porta voz da Faria Lima?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Agora?!

    2. Marcelo Barbosa Câmara

      Sem dúvidas que o neoliberalismo, que deveria estar morto enterrado desde o século passado, norteia a pauta de economia do jornal.

    3. Landson Abercrombie

      Faz tempo....