Ruy Castro > O ódio começa em casa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É preciso lembrar que antes da guerra, as simpatias militares e do próprio ditador Vargas eram pelo fascismo e o nazismo. Mas é claro que ninguém era maluco de ficar contra os EUA depois de iniciada a guerra. A luta contra o nazi-fascismo foi de conveniência não de convicção.
Jove Bernardes tem que considerar sim o ódio que o povo tem hoje é por conta da imprensa sim senhor
José Padilha pergunta "qual povo deveria ir às ruas?". Então tá bom. Não vai ninguém. Deixa como está. E fica tudo numa "nice".
Sim começa mas 80 porcento disso é culpa da imprensa que bateu no Lula e no PT e a Dilma tbm o tempo todo incentivando o ódio, agora é pra isso que o exército serve vigiar o nazismo e o comunismo o outra forma de ataque a democracia e não ataca-la como fazem
"Bater no Lula e no PT e na Dilma o tempo todo" não é incentivar o ódio, criatura. Não confunda as coisas.
Não foram apenas Bolsonaro e bolsonaristas que perderam as eleições. As Forças Armadas foram derrotadas neste pleito. Sem que um único tiro fosse disparado. Bolsonaro deveria assumir esta derrota, também!
Cara, bagúio abominável. E nós não estamos vendo isso acontecer em grotões, enclaves forasteiros de nazis fugidos da guerra: orra, mano Castro!, Valinhos - onde vivo há 30 anos - é uma cidade pequena e simpática, conurbada com Campinas, rica e instruÃda, mais calma do que a vizinha. Da pra desconfiar de Campinas, escolhida pra sede da Cpac Bozofrênica, cidade de barões do café, com uma Zelite meio tosca, muito embora seu alto nÃvel educacional seja motivo de piada [continuo]
Descorretor meledetto! "Fogo roxo" não!, "Figo" roxo, a flor deliciosa que comemos como fruto! Fogo roxo, que erro infeliz, lembra a risivel má fama da região.
[continuo] A cidade tem fama antológica de vvviiadagem, dada a quantidade de ricaços que mandavam seus filhos formar-se na Zorópia, voltando excessivamente finos e provocando zombarias. Pô, núcleo de excelência, é pólo industrial e tecnológico importantÃssimo, pariu Carlos Gomes, Magalhães Teixeira, Unicamp. E, agora, Bozonazis, adultos e crianças. E difuder a escatologia Bozogenética, que revira a vocação da região: Valinhos, terra do fogo roxo, passou a produzir Herdinhas em penca!
Seria muito bom conseguir trabalho para os militares. Tem tanta cois pra ser feita no Brasil. Com a vagabundagem fardada, nasce a falta de interesse por quase tudo.
Compete aos pais Educar os filhos. A educação começa no berço.
Desculpa Benassi
Esse é o problema Neli esses bozofrênicos como diz o Benasi que viraram direita fascista já estão ensinando
Meninos e meninas simpatizantes do nazismo não sabem ser sintoma patológico, eles associam os desvalidos a raça inferior. Isso vem de longe, sempre vai existir, até que, um dia, ver-se-ão desolados, quem manda são as massas, e essas, abominam reacionários. Quando vi milhares em torno do mito, assustei, pouca gente nas ruas apoiando a força contrária, mas no dia da vitória, a favela aqui do lado da minha casa fez um ruÃdo estrondoso de alegria, bombas, businasso, vivas e o povo sorriu. AlÃvio
Não se faz polÃtica com conversas nem acordos. Isso é politicagem. Com os traidores do povo não tem conversa.
Zé Roberto, meu caro, há aà um pobrema, os dois termos dão margem à interpretação dúbia: "O Povo" é expressão que os Bozolóides adoram, generalizante e que nos mete, a todos, BÃpedes e Quadrúpedes, no mesmo balaio. E, já que tomaram conta d'O Povo, e este quer autoritarismo, preconceito e Velho Testamento (no pior dos sentidos), saiu do quadrado, é "traidor". Talvez melhor seja apelar pro registro em papel: defender ideologia mundialmente aceita como crime, é crime. Ah, contrária à constituição.
Com nazistas não se conversa. Nazistas não são humanos, nem animais ( o que seria uma ofensa aos animais), nem minerais (porque estes são valiosos). São apenas dejetos. Quem se aprofunda na deplorável história do 3° Reich e de seus atores principais chega a essa conclusão. Basta olhar as fotos deles e se identifica a porcaria ali presente.
O ponto culminante da história do exército foi a 2a Guerra, porque os soldados batalharam sob comando de oficiais estrangeiros. De resto, a história militar brasileira é um misto de derrotas vexaminosas e vitórias contra sertanejos, indÃgenas e gente inerme em geral.
Milico quer é teta e quanto mais cheia melhor
Querer teta, todos queremos, haja vista nossos hábitos se chupar fumacinhas da Souza Cruz (meu caso), comer em excesso, falar abobrinhas e outras atividades orais, haja Fróid pra explicar. O pobrema milical é mais moderno, é da ordem de Melanie Klein: a teta boa, é deles; pros demais, o seio mau, da fome, porrada e exclusão. Lembrou-me a Gal, que se foi, cantando Vvvaaca Profana: que certeira dedada no'zóio. Gente que nem ela devia ser proibida de morrer sem autorização popular.
Teta de salário e de propina, corruptos como qualquer bolsonarista.
É lamentável ver no que se transformaram as forças armadas do Brasil, que assistem em silêncio obsequioso a destruição da sociedade brasileira por ordem e licença do comandante supremo que tanto veneram. Não está sobrando nada.
"Meu ódio será tua herança". Mas vamos ao que interessa : Gal Costa tinha uma voz tão linda e limpa! Top five entre as grandes cantoras brasileiras. E olha que em poucos paÃses a disputa deve ser tão acirrada. E Rolando Boldrin apresentava um programa bacanérrimo! E Tite convocou um jogador pra lá de passado. Não aprendeu com a outra Copa? Mas tomara que dê certo.
Cara, acabei de lembrar da Gal e sua Vvvaaca Profana, em resposta ao colega Edailson, acima. Claro que a sençura me deu um crau, falhei no workaround. Mas é a época do peito mau, a despeito do feliz resultado do pleito. Vejamos se quatro anos de um pleitinho menos seco dá uma molhadinha no paÃs. Enganei-te, sençurando Baralho?
Sim, o Brasil nunca foi a maravilha cantada, mas agora, pelo menos, voltamos à situação anterior de poder vislumbrar um futuro melhor e lutar por ele, embalados por tudo isso que você citou. Discussões que valem a pena só de quatro em quatro anos, quando o técnico da seleção não escala nossos favoritos.
Sempre lançando luzes. Belo texto!
Não adianta apelar para a memória dos pracinhas. Os comandantes das forças armadas são todos criados no ambiente de bajulação da ditadura, no qual o papel dos militares era bajular os superiores para subir na vida. A completa subserviência a um presidente que foi "reformado" por ser um terrorista se explica por isso: moral e honra não valem nada, o que vale é a bajulação do poderoso. Eles mesmos defendem uma ditadura fascista, pois facilita os intentos deles.
Diz um ditado árabe: a ignorância é vizinha da maldade.
Talvez morem juntas.
A maioria de tão idi-ota que é, nem sabe o que é nazismo e Hitler. Ouviram falar !
Ou gostam do bigodinho.
Concordo em tudo com você, caro articulista. Porém, devo lembrar que você também deixou sua colaboração para que esse ódio chegasse ao ápice que atingiu. Mesmo depois das revelações da Vaza Jato, você ainda insistia que o Lula era ladrão. Eu sabia, desde antes, que tudo era manipulação. Você, como ótimo biógrafista que é, sabia muito mais. No entanto, ajudou a alimentar a mentira. Agora, mais recentemente, é que declarou apoio a Lula, certamente o melhor presidente da história do nosso paÃs.
Uma pergunta Dalton e pode responder não aqui mas diretamente que estou esperando, quem não é culpado é o quê?
Embora eu gratifique-me com a derrota do bozo, os fatos que circundam lula são indeléveis. Lula, ainda que favorecido pela prescrição criminal, não é inocente. No entanto, isso não inibe em mim o desejo de que esse próximo governo lula seja um sucesso e, quiçá, o exercÃcio da oportunidade de remissão que lhe está posta.
Quero ver o Lulinha paz e amor abraçado com Arthur Lira e o pai. Vai ser maravilhoso. Do jeito que o diabo gosta. Um governo de conchavos imorais. Não foi pra isso que votei no Lula. Ele deveria convocar o povão pra ir pra rua fazendo pressão em cima dos deputados pra atender ás necessidades do pais. Mas não vai acontecer. É o retorno da velha e tradicional polÃtica que eu detesto. E como se dizia lá nos tempos da ditadura "O sonho acabou"
O Lulinha paz e amor que vc diz fez o PaÃs ser a 6ª economia do mundo, o dólar a 1,50, o risco Brasil sair de -300% para +300%, bilhões de investimentos externos, com o quê vc acha?, com acordos meu caro, coisa que no que vc votou antes né?
O povo elege esse congresso povoado de agroevanjofascistas e o presidente eleito tem que governar com isso. Qual povo deveria ir à s ruas, o que elegeu esse congresso? Devemos reverenciar a habilidade polÃtica do Lula se conseguir governar com eles e ainda assim apresentar realizações, como, aliás, já o fez antes, mas sem efeitos colaterais tão maléficos.
Fazer polÃtica é conversar muito e fazer acordos sérios.
A Dilma achou que era capaz disso. Deu no que deu. Tenha consciência de que é inafastável a máxima de que a polÃtica é a arte do possÃvel. Isso que vc deseja é, à toda vista, impossÃvel. Enquanto não for adequadamente interpretada a importância e decorrência da escolha dos legisladores federais, isso continuará sendo impossÃvel.
Não se faz polÃtica sem acordos, nada desonestos ou desabonadeores neste caso, meu caro. Lula e o PT entenderam que o radicalismo só destroi. Vide o bolsonarismo.
O centrão é como a AIDS ou a hepatite: não se a destrói; vive-se com ela.
Triste herança a desses pais fascistas.
Outrora, o inÃcio da juventude revelava posicionamentos de filhos em contraposição aos padrões até então apresentados por seus pais. Época em que existiam ensinamentos provocativos ao debate, questionamento e evolução da sociedade. Discordava-se, mas com fundamentos filosóficos e sociológicos, pautados em argumentação crÃtica. Hoje, a replicação inquestionável -por ausência de capacidade crÃtica - de opiniões infundadas e odiosas revela a regressão da sociedade. Estamos retornando à barbárie.
Que educação, hein, Mauro Sérgio? Invejei, dou conta não.
Me sinto da mesma forma e me faço a mesma pergunta sempre.
Quantos não estão inoculando o comu-nismo, que é a outra face da mesma moeda?
Justa Lerda, é poçÃveu um blá blá blá deve nÃveu? Vou pedir ao Eremildo, o sobrinho desviante do Tio Gaspari, uma paçajem pra Ungria. Com direito a medicinal sangria.
A Folha não publica as nossas próprias respostas. Sou um homem da paz, do trabalho, contra o comun-ismo, na-zismo, dit-aduras ou qualquer outra forma de opressão pelo Estado. Quem deve à lei precisa ser punido exemplarmente.
Cuidado Dalmo, pode ter um "cumunista" debaixo da sua cama !
Sou contra qualquer espécie de violência, roubo, sou pacifista, contra ditaduras, nazismo, comunismo, pela liberdade de expressão etc. Meu caminho é o da honestidade, de vencer pelo esforço, pelo estudo. Fiquei surpreso com as várias projeções pessoais em cima de um comentário.
Comunismo e fascismo/nazismo não cabem na mesma moeda, ainda que em faces distintas. Instrua-se, minimamente.
Vai ver se tem um pneu pra cantar hino, minion! Comunismo? !!!
Falsa equivalência, mais um argumento bovino. Não há perigo comunista nenhum, mas o nazismo se entranhou de verdade na administração Bolsonaro. Se você concorda que é para ser assim, é mais um nazista e terá de ser punido.
Falar em comunismo no século 21 é algo inacreditável. Não se dão conta do que ocorreu em 1989? Não possuem noção das consequências do ato de Berlin? Do que significou Gorbachev, Perestroika, Glasnost? Possuem noção do que se trata INSS, SUS, AuxÃlio Brasil, CTPS, FGTS? Com qual modelo econômico se relaciona? O pensamento deve ser linear. Do contrário, torna-se anacrônico e insubsistente, revelador das contradições insuperáveis.
Estão ensinando que a Terra é redonda. Olha que absurdo!
Mostra ai Junior onde você viu o comunismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O ódio começa em casa Voltar
Comente este texto