Vinícius Torres Freire > Lula volta a Brasília com um discurso de esquerda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Defender o trabalhador, salário mÃnimo valorizado, escolaridade, saúde, combate à fome, não deve ser polÃtica somente da esquerda. A riqueza não cai das nuvens, a origem da riqueza está na mão de obra do trabalhador e esta somente pode funcionar se o trabalhador estiver com saúde, bem alimentado e boa escolaridade. Portanto, estas condições são do interesse do capital, dos empresários, dos banqueiros e não exclusividade da esquerda.
Achei o Lula bastante assertivo para quem precisa de dinheiro emprestado. Vai saber...talvez o mercado se comova com o choro dele e resolva financiar o déficit público na faixa.
É isso mesmo, para a direita a preocupação com a fome é discurso de esquerda. O liberalismo, a ideologia de direita, se caracteriza por esta posição, vamos deixar o bolo crescer, isso ocorreu durante 1964 a 1985, quem tiver de perecer, que pereça.
O futuro presidente já está trabalhando para o Povo que o elegeu. Só isso.
Quem deveria 'acordar' é o seu capitão de milÃcia. Sabe por onde anda, ou ainda está atordoado grudado em algum caminhão de golpista?
Seu futuro presidente já mostrou a que veio, acorda.
As pessoas da esquerda acham que dinheiro nasce em árvore, que é só aumentar desenfreadamente os gastos para o paÃs crescer, mas não. O que faz um paÃs crescer é uma economia de mercado forte. Nós vimos ao que nos levou o desastre do governo Dilma, vimos o resultado do Socialismo que fracassou no século XX. Mas eles não entendem.
Na sua casa, se vc precisa reduzir os seus gastos mensais, vc corta primeiro da educação dos seus filhos e do plano de saúde? O orçamento que o B0.z0 deixou para 23 é 30% menor que o do temer e banqueiro não se importa com isso.
Não nyemeyer, não é desse jeito! Eu nunca fui a favor de Bolsonaro, sempre fui contra e não preciso ser de esquerda pra isso. Eu sou liberal sim e não é por isso que sou contra vacinas, contra ciência, a favor de milÃcias e etc. Entenda que as pessoas não são perversas por discordar de você!
Dinheiro Felipe, nunca dá em árvore. É mais fácil se produzir nos escuros das milÃcias, e de milÃcia perdemos um grande chefe - não conseguriram elegê-lo. Passe bem.
Sempre que posso e o estômago aguenta, leio a coluna do VinÃcius e não fico surpreso. O que ele entende por "um discurso de esquerda"? Para ele é todo discurso que não se submete aos imperativos do mercado, este ser que fica observando de algum lugar secreto o que deve ou não ser feito. O que o VinÃcius tem em mente são modelos de posições ideológicas que ficaram num passado bem remoto. Ele desconhece que a globalização mudou os modelos teóricos por práticas a serem confirmadas.
Que barbaridade! O Lula presidente de honra de um partido de esquerda fazendo um discurso de esquerda.
Pior não é isso e este articulista continuar a criticar sem razão o Presidente, como já fazia nos governos dele
O engraçado, Vinicius, é que nunca ouço alguém do mercado cobrando aquela reforma tributária que precisamos, que reduza os impostos indiretos e passe a taxar progressivamente a renda e a propriedade dos mais ricos, para que o governo possa aumentar a arrecadação para fazer os investimentos necessários e libere renda para a população mais necessitada e menos aquinhoada.
O dilema do Lula é tipico dos governos populistas de nuestra América Latina. Tem que entregar algo à suas bases, que no seu caso são os que ganham menos de 2 SM. Mas não tem força polÃtica (é só olhar para a composição do congresso) para aumentar impostos dos que ganham mais. Vai imprimir dinheiro e cruzar os dedos para a inflação não disparar.
Vc e o articulista querem que o povo sofra mais ainda são dois de direita
Os lulistas estão querendo picanha já, mas o que vão ganhar é estouro da inflação. Esse governo não dura seis meses.
Que texto vergonhoso. Texto por encomenda. Isso é tudo, menos jornalismo e análise. Que papelão.
Leiam nas entrelinhas - o colunista está a expressar a preocupação do 'mercado', a velha quilera neoliberal da austeridade ameaçada por um 'esquedista'. Por que as vozes e annseios dos endinheirados deveriam ter qualquer predominância? Seus interesses materializam o bem estar geral? Os que gozam com Guedes beneficiam os demais? Na cabe aqui, eh bom que cada um se esforce pra entender o porquê desse onipresente desejo de responsabilidade fiscal acima de tudo.
Leonardo Boff afirmou para quem quisesse ver e ouvir que Luizinácio faria um governo bem à esquerda. O que significa isso? É bem simples, LuizÃnácio tentará fazer o que deixou de fazer nas duas vezes anteriores. Zé dirceu, a propósito afirmou a mesmÃssima coisa.
José Padilha, que graça seu comentário. Até parece que o congresso vai querer, e quanto a ele, só rindo.
FelÃcio, como não compactuo com estupidez reafirmo que ele é todo seu.
Gilmar, é justamente por pensar no povo que me indigno com a volta deste demagogo. Bolsonaro investiu em saneamento básico que foi esquecido por Luizinácio. Lils preferiu fomentar a Copa do Mundo e as OlÃmpiadas. Construiu estádios em lugares insalubres, torturando os jogadores, construiu um estádio para seu time, o CorÃnthians, mandou à s favas o saneamento básico e mandou ver em obras como estas. Fora todo o resto.
Quanto mi-mi-mi! O choro dos derrotados. A carroça dos arruaceiros de porta de quartel já esvaziando. O mito broxou. Lula foi eleito teu, meu, nosso Presidente pelo povo brasileiro. Se esperar consola...
O seu perdeu
Marisa vc não pensa no povo? nenhum Presidente é meu ou seu, ele tem de governar simples não?
Se isso quer dizer que fará a reforma tributária que precisamos, que reduza os impostos indiretos e passe a taxar progressivamente a renda e a propriedade dos mais ricos, está perfeito!
Faça bom proveito porque ele será seu presidente não meu.
Que assim seja, amém.
As vezes, independente da corrente ideológica ou econômica, a Folha coloca uns caras ruins que escrevem tanta bobagem, que acabam sendo ridÃculos e ridicularizando o próprio jornal. Deixa o cara assumir e trabalhar....pelo amor de Deus...
Ele já começou, o espÃrito de Fidel Castro, incorporou ele está falando já há um tempão na tv.. Se for assim vc poderá assistir discursos de horas facinho. Já mandaram desbloquear a dinheirama dele, assim ele segue de vento em popa com seu " trabalho " Divirta-se. e faça bom proveito.
Texto pobre em análise, mais preso à ideia pré-concebida de pôr um pouco de lenha no fogo do que em discutir, com base empÃrica, pontos especÃficos do gasto público, que é complexo e refratário a simplificações babalizadoras como a que se vê aqui. O colunista já esteve melhor.
O articulista queria o Lula fazendo um discurso de direita? O articulista está triste porque é banqueiro? O Lula está dizendo o que vai fazer para quem votou nele e precisa dele. O brasileiro mais pobre. Na verdade, quem parece exaltado é o sujeito que escreveu essas linhas medÃocres.
Outro dia essa coluna exigia urgentemente a escolha de um ministro para acalmar o mercado, a quase dois meses da posse do governo eleito. Hoje o autor vem com esse papinho de que o candidato veio com o discurso de esquerda. Que jornalistazinho mequetrefe!!!
Em tradução, banqueiro quer que o pobre se lasque e que o paÃs pague juros pra eles. Vá em frente, presidente!
O colunista está querendo achar pelo em ovo. Pela cabeça dele, dane-se a educação, a saúde; à s favas a Merenda Escolar, o auxÃlio aos mais pobres, a Farmácia Popular, etc, etc, etc. Aos pobres, o caixão, né, Sr. VinÃcius?
O Lula esta certÃssimo. Gastar com educaçao é investimento. Gastar na saúde é investimento. O que os pais gastam com os filhos na saúde e educaçao não é investimento? O bom governante é a mesma coisa. Senao fizer isso o governo vai gastar mais tarde dinheiro nos presidios e no SUS na cura de doenças que poderiam ser evitadas e são gastos altÃssimos. Por isso o Lula está certÃssimo.
Estranho seria se Lula voltasse prometendo distribuir armas e arrogâncias.
Desde de que foi solto, digo que um governo Lula "mais do mesmo" não daria certo. Ao longo da campanha, Barba deu inúmeras mostras que iria avançar mais. Se as únicas oposições forem o mi-mi-mi dos Farialimers, e deste jornal, será bem sucedido.
Prioridade zero 1: Educação de alto nÃvel. Básico, médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Isto sim é investimento. Critiquem a vontade!!!!!!
Suas próprias palavras explicam o que aparentemente muitos não querem ver, colunista: "Lula morde e assopra, há pressões e contrapressões de espécie e fontes variadas". É ingênuo aquele que espera de Lula um discurso de absoluto consenso. Se Lula o fizesse, não teria o que negociar. A abordagem do texto poderia ser mais madura, ao invés de apenas reproduzir inquietações infantis de agentes do mercado.
Exato! A meu ver isso tudo aà é papo de especulador que não mexe em nada, não ajuda o paÃs, não traz discussões revelantes para debate público, só faz o Ibovespa oscilar.
Eita resumão perfeito.
Nenhuma novidade, foi com isso e por isso que o Lula ganhou. Não pode fazer como fez a Dilma que abandonou seu eleitorado na primeira semana de governo para agradar o mercado, deu no que deu.
Vamos fazer quatro coisas: IR alto para grandes fortunas, taxar dividendos, taxar pesadamente heranças, juros baixÃssimos para renda fixa. Depois disso, podemos brincar de querer imitar os EUA.
Exato. Por isso que falei. Aqui os bancos e investidores querem só a parte que os beneficia do liberalismo, não a que garante o funcionamento do paÃs com um padrão de vida decente para a grande maioria.
Mas os EUA fazem isso. Imposto de renda alto para as grandes fortunas e baixos impostos sobre bens de consumo.
Que tal cobrar impostos de quitandas da fé?
Você sofre de necessidade de chamar atenção. Já ganhou seu biscoitinho hoje.
Voce sofre do efeito dunning kruger.....
Só os banqueiros sanguessugas reclamam. Quer dizer q em nome da "austeridade e responsabilidade fiscal" devemos continuar assistindo, impassÃveis, 33 Milhões de patrÃcios morrerem de fome?
Eu sou a favor de um Estado moderno e socialmente justo, mas te pergunto: o pt deve tratar dos pobres até quando?.....a vida inteira?......
quem votou no Lula?
Com certeza Lula vai investir no social como fez em seus governos anteriores ,porém com responsabilidade fiscal .
Aviso aos navegantes: lulinha foi eleito para isso meeeesmo: investir dinheiro do Estado pra melhorar a vida dos mais pobres! Pagar a dÃvida social. Parabéns, presidente Lula, por manter a coerência!
Lula não vai trair o povo que o elegeu. Tirar milhões da miséria, acabar com a fome e dar casa para os sem teto. Isso não é gasto, eh investir no povo, no seu bem estar.
Pois é, os banqueiros, megainvestidores, especuladores do mercado financeiro em geral são mÃopes. Para eles, quando mais livres eles forem para ganhar dinheiro em cima dos outros, tà bom. Sempre querendo Estado mÃnimo, na sua utopia neoliberal. Pois bem, ainda bem que existe a polÃtica para além, e maior do que a economia isolada. Somos uma sociedade muito desigual, e está mais que na hora do Estado exercer seu papel de ator econômico e social.
O que queria o articulista? Um discurso de direita? Conversar com Artur Lira é de direita ou de esquerda?
O colunista leva dinheiro do setor financeiro para fazer essa crÃtica velada. Sou a favor de não pagar juros nenhum ao sistema financeiro e não distribuir o lucro da Petrobras para acionistas requintes. Tudo pelo social, nada para a especulação.
Não entendi a indignação do autor. O discurso e a promessa de campanha foi tirar 33 milhões de brasileiros da fome e não é pagando juros pro voraz mercado que se faz isso. E as crianças fora da escola? E a saúde? O vÃrus voltando e tem criança sem vacina. Calma, Sr Vinicius, nos perÃodos de Lula o seu amigo mercado ganhou muita grana, muita.
A dura realidade é está: com o prestimoso auxÃlio da mÃdia trata-se agora de enquadrar o presidente nos estritos limites do Mercado deixando de lado à s necessidades e demandas do povo brasileiro. Triste papel, caro articulista
O colunista esperava um discurso de direi ta? E ainda recebe pra escrever essas asnei ras? Que BAGA ÇA!!!
Bem que dizem que uma imagem vale por mil palavras : O sorriso da Cármen Lúcia quando abraçou o Lula foi emocionante! O respeito institucional está de volta. Depois de quatro anos aturando : Weintraub, Pazuello, Damares, Guedes, Salles, Onyx, Mário Frias, Ricardo Vélez, Regina Duarte, Roberto Alvim etc, sob o comando de Bolsonaro e supervisão do Olavão, bem que merecemos um pouco de paz e harmonia. Que essa onda extremista continue a refluir. E sorte pro Lara, Nelson, Pérsio e Guilherme.
Um horror! Discurso de esquerda... como se o cara fosse historicamente de esquerda. É o fim do mundo. Chama o Mercado...
Na hora de apoiar um extremista de direita, secundado por um ministro da Fazenda inapto, que destroi a diplomacia brasileira e compromete as contas públicas para se reeleger, não percebi do "mercado" tanta desconfiança, tantas idas e vindas...
Os colunistas da FSP não se lêem, na reportagem abaixo mostra manifestações em td europa. Onde o custo de vida corroe o poder de compra. Aqui o VTF fala de mau humor de mercado. Entenda Folha, se a essa frente ampla ñ aliviar as necessidades basicas da população, ela cairá no colo da extrema direita. Como em tdo mundo.
O discurso é o da campanha. O povo não aguenta mais os efeitos de tanta concentração de renda, uma das maiores do mundo. Não sou apenas eu quem digo, são economistas de todo o mundo civilizado, OCDE, revistas especializadas. É preciso começar a fazer justiça distributiva nos moldes liberais mais modernos. Do jeito que está não pode dar certo. Não se trata de perder, mas é preciso aprender a lucrar menos. Não faz sentido distribuir bilhões em dividendos para 1% da pop e deixar o restante no osso.
Exaltado? Isso se aplica a alguns colunistas, talvez.... Na verdade Lula estava sereno e convicto de seu programa. Agora, se você nao curtiu, também não precisa se exaltar...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Lula volta a Brasília com um discurso de esquerda Voltar
Comente este texto