Hélio Schwartsman > Eleições no Brasil e nos EUA indicam que democracia ainda é viável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Bazan

    Como "gringo" residente legalmente no Brasil, estou feliz da vida que nossos dois paises evitaram o que Reinaldo Azevedo chamou "fascistizacao". Democracia encima de tudo!

    Responda
  2. José Cardoso

    Para o Platão, a democracia tende à tirania. Mas talvez, fazendo um paralelo com a física, essa tendência possa ser comparada à força da gravidade. Numa órbita elíptica, um planeta ou cometa se aproxima e se afasta do sol periodicamente, apesar da força ser sempre radial. Todos 'tendem' ao sol o tempo todo, mas nunca colidem com ele.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    [Orra, phôia, tenha Santa paciência: mmmaarginal é termo que se encontra dicionarizado e cuja acepção de "criminoso" é uma de suas possibilidades. Mas aquilo que se encontra à margem nem sempre é criminoso; de todo modo, o termo é perfeitamente regulamentar. Que Baralho de loucura sençurofrênica é esse de enfiar mmmaarginal no Index Proibitorum Folhomático? Catso, é burrrice ou o quê? E não mudam, Jesus da Goiabeira... Que vergonhoso, pô]

    Responda
  4. Marcos Benassi

    É, caríssimo, não somente "melhores em explorar" as novas questões geracionais, como também, suspeito, em moldá-las: uma junção de ciência política - tenho dúvidas sobre o quanto o termo ciência se aplica, mas vamos lá - e a ciência cognitiva/psicológica. O brexit foi um exercício de influenciação dos eleitores na fronteira da opinião; TrAmp e Bozo, do jogo bruto da prestidigitação, a construção de realidade díspar e paradoxal, crível em certos contextos. Isso merece aprofundamento.

    Responda
  5. RICARDO BATISTA

    São dois países tão díspares, mas os extremistas de direita de ambos estão tão cheios de ódio, fúria, rancor e ressentimento. Não sei qual a resposta para o seu repto de ontem : Como tolerar o intolerante? Porém, a sociedade precisa achar antídotos contra os venenos das redes sociais. Estamos só no começo, e difícil saber quanto ao futuro das duas democracias.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Meu caro, tenho a impressão de que "ódio, fúria, rancor e ressentimento" são os sentimentos explorados, na massa, pra energizar comportamentos que sustentem políticas que não têm absolutamente nada de irracionalmente furiosas. Os titereiros dessa história, não comungam verdadeiramente desse blá, apenas o utilizam para manter-se no poder e cheios da grana. E a escumalha que se Soda - postura mais velha do que o Rei Salomão. Nossa identidade com os EUA é no nível dos sssaafados de escol.

  6. Luiz Antonio Ferretti

    Nossa Grande tese para dizer que a sociedade (No Mundo) está cansada do mimimi. Esse é o recado, por exemplo, aos Tucanos.

    Responda
  7. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    r Resumiu bem. Não há como discordar.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.