Bruno Boghossian > Lula toma decisão política ao riscar linha de gestão na economia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Winkaler Filho

    Quem sabe o eleito não está contando com o recebimento de charutos, que vira de Cuba, do crédito do metrô de Caracas, do recebimento dos investimentos feitos no continente Africano. Acho que nem vai ser preciso estourar o Teto Fiscal.

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    No Reino Unido a primeiro ministro que fez coisa semelhante à proposta do Lula quebrou a cara e foi substituída em pouco tempo. Como o Brasil é presidencialista, se o Congresso não tiver bom senso e não cortar o déficit público teremos uma profunda crise fiscal e política. Lula vai entrar na História, não como ele pensa tirando os pobres da miséria, mas fazendo o oposto do que sonha. Boa sorte a todos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A desonestidade intelectual do sujeito torna o debate impossível. Na Inglaterra foi a agenda idolatrada do "mercado" que causou a queda em 45 dias. Lá eles não vivem na década de 70. Os economistas daqui ainda vivem.

  3. Ivanil Nunes

    Com todo o respeito, FOLHA! Com este Censurometro não dá para debater! Este filtro está muito burro! Vocês censuram tudo, menos algumas coisas! Qual é o nível do debate que vcs aceitam? Aponte as opções: 1. Como fritar ovos; 2. Como estourar pipocas; 3. Como fazer uma caipirinha... E aí? Qual vai ser? Debate de idéias ou censura?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, a phôia KHaga na cabeça de gregos, troianos, marroquinos e noviorquinos, um espanto de eficácia fecal. Eu infiro, Ivanil, que ajustes no código sençurotrônico tornam, alguns dias, o inferno um 'cadim mais quente. Hoje é dia de alta temperatura, vários leitores estamos enchendo o saco do jornal. É bom, mas a orelha é seca: se é que ôve, muda não. Soda-fe a freguesia. E, estranhamente, eu achava que eles gostavam do Delfim; todavia, tá faltando beringela e troco.

  4. José Bernardo

    É realmente impressionante, para não dizer obs ceno: quatro anos de imposturas econômicas e um rombo fiscal que, o próprio Meireles admite, pode chegar a quatrocentos bilhões e nenhuma marolinha no "mercado"; agora toda esta grita diante de uma fala de Lula, coerente com sua plataforma... Triste Brasil!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Haja saco com essa nossa Zelite...

  5. Vilson Raile

    Este jornal esta fazendo perseguição contra os assinantes que não se coadunam com sua ideologia e promovendo uma censura 1.000 vezes maior do que nos tempos da ditadura militar...Essa Folha, do modo que age, não tem UM PINGO de direito de reclamar de qualquer ditadura pois se comporta pior do que todas, até da Koreia do Norte, da qual é fã por sua ideologia marxista. Vou me desligar dessa merd@.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, Vilson, muito embora eu também boqueje em altíssimos brados - não poucas vezes, de baixíssimo calão - discordo veementemente que isso tenha qualquer fundo de orientação política: é moral. Pior, moralóide. Hoje, tive que retirar o termo mmmaarginal - usado no sentido de "tangencial", à margem - porque não havia espaço para deformá-lo e me evadir da sençura scrip'tomática. Mas não é de natureza política, haja vista que eu, rubrovermelhista, sofro idêntica repressão. Não carece paranóia.

    2. Ivanil Nunes

      Concordo plenamente, Wilson! A FOLHA que se resolva com seu Censurometro! Está um horror! Censuram tudo, menos algumas coisas (e é censura, sim porque barram ideias)! Nas duas últimas censuras respondi como eles fizeram na "dita" de 1968/79: ontem, publiquei como se faz 1 ovo; e, hoje, como se estoura pipocas! Esses 2 últimos "textos" o Censurometro deixou passar... Será que este o nível de "debate" suportável pelo Censurometro?!

  6. Marcos Benassi

    Brunão, meu bão, essa é a versão Porsche Panamera dos caminhonaços toscos. Ou do bbbooquete desdentado da Dddooidamares. Impressiona-me a desconexão da alta grana com a realidade de quem vive na Herda: ora, no mínimo metadinha desse povo não produz um parafuso, só vive de aposta ou puro rentismo. Caramba, custa ter um mínimo de solidariedade? Não vão conseguir gastar tudo isso nem em três gerações de perdulários...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, cara Marilza, no Index Proibitorum Folhomático, cabe tudo: as três aqui deformadas (bbbooquete, Dddooidamares e Herda) e qualquer coisa que recenda, ainda que a um km de distância, a qualquer tipo de malícia, vulgaridade ou mesmo "aquilo que eu não goste". Um excelente exemplo do ridículo é pppiicada: jebada, pode, por 'bistituir as duas primeiras sílabas "sujas", como se não fossem, também, uma unidade de medida tipográfica. É um saco do Baralho, além de burrrice.

    2. Anderson Nunes

      Tem que ir pra cima destes rentistas improdutivos, sangue-sugas e deu! Na verdade ir mais ainda, regulamentá-los e taxá-los, sempre.

    3. marilza abrahão

      Quais palavras fogem da permissão da FSP

  7. Vilson Raile

    Lula joga dos dois lados . Acende uma vela pra Deus e outro pro demonio. Confunde as razões e as promessas para, por fim não se comprometer nem com uma coisa nem com outra. O velho caudilho e mais esperto que qualquer raposa do congresso. Mas por fim tudo não dá em nada como sempre nesse pais. Aguardem e irão ver o mesmo filme que se repete a decadas.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Há 50 anos, mais da metade vivia abaixo da linha da pobreza. Mas como ficavam escondidos nos grotões, tinha gente que achava melhor. Afinal a preocupação do brasileiro é não conviver com o pobre.

    2. Vilson Raile

      Nome disso é REALISMO amigo...Na minha idade ja ví dezenas de governos passarem , de todo tipo, incluindo 30 anos de esquerda, 20 anos de direita e nada muda. O Brasil só afunda . Vai em São Paulo ver como andam as ruas e , caso tenha mais de 50 deve se lembrar como era antes...e se não for mentiroso, vai ver que tudo só piorou..e vai continuar assim..Nos ultimos 20 anos , as favelas aumentaram 580% só em São Paulo. Em Ribeirão Preto. em 1992 só existia UMA com 12 familia. Hoje são mais de 300

    3. Val Valente

      Nome disso: pessimismo.

  8. Joaquim Rosa

    Essas nomeações de apoiadores sem considerar a devida capacitação é o caminho mais curto para o abismo.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      E o governo bolsonaro estava cheio de gente superpreparada e técnica, não é mesmo?

  9. Rodrigo Silva

    Agora no Brasil reafirmar o que falou na campanha é que é errado, não fazer campanha falando algo e depois falar o contrário.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Foi inclusive tema de editoria em um domingo desta Folha a cobrança de um plano de governo na economia, que nunca foi desenhado. Agora, vai tocar de ouvido. Engraçado ver Meirelles e Fraga reclamando da irresponsabilidade de um presidiário. Não se pode confiar nem em quem é condenado.

  10. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Consideremis a Argentina. Agora o efeito Orloff.

    Responda
  11. idelson alan

    Riscou o chão da irresponsabilidade com uma de giz, a ser brevemente apagada pelo necessário contrapeso da indignação dos que realmente sustentam esse país.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Idelson, defina irresponsabilidade depois de quatro anos desde """""governo""""" que nunca começou?

    2. Val Valente

      Indignação dos que realmente afundam este país.

    3. Rodrigo Costa

      Indignação dos que realmente sugam este país.

  12. Mario Donizete Pelissaro

    ,A equipe de Lula, inclusive o próprio estao dando um show de democracia, organizacao, trabalho e foco. Mas, q Lulinha falou b e ste i ra, ah falou.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Nao falou não. Foi ato falho. Na verdade, ele quis dizer outra coisa. G@do.

  13. Bernardo Luiz

    Lula pode não ter prometido agenda liberal, mas tampouco deve ter escolhido Alckmin vice para pura decoração. A responsabilidade fiscal não é só pra pagar juros, é para poder pagar hospital e professor também. Ele morde e assopra os eleitores mais preocupados com esse ponto por seu próprio risco: são 2 milhões de votos que podem fazer a diferença em 2026.

    Responda
  14. David Ernesto Landau Rubbo

    A eleição teve dois turnos, e quem encabeçou a vitória da democracia foi a esquerda. Liberais apoiaram o voto antifascista, mas o compromisso de Lula foi com as ruas, com a classe trabalhadora. A melhor forma de derrotar definitivamente o fascismo é construir um governo que traga avanços sociais reais, e isso náo se faz agradando a grande burguesia, que alguns chamam de PIB ou de Faria Lima. Para acabar com o déficit, tem que fazer uma auditoria da dívida pública, conforme está previsto na CF

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Tá sertinho...kkk

  15. Paulo Camargo

    Será que Lulla vai executar a gestão econômica tipo "vôo da galinha" farra fiscal, gastança pública crescimento de curto prazo?? .. depois a conta chega com recessão, inflação e aumento da probreza, já assistimos este filme.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Assistimos esse filme nesse ano, mas o mercado aplaudiu

  16. Valdir Teixeira da Silva

    Nos mandatos anteriores a gestão Lula diminuiu a dívida pública. Na próxima gestão será igual. O mercado está apenas especulando.

    Responda
    1. Ivanil Nunes

      Especulação pura, e de sempre! Até às pedras sabem que o governo Lula faz uso e abuso do efeito multiplicador da economia, a partir de investimentos na base da pirâmide social! O dinheiro aplicado para os D&E geram negócios que empregam C&B! E lucros bilionários para as Casas Bahias, da vida! Para empregadores, em geral; coisa que especuladores (o tal mercado) jamais apoiarão!

    2. Mauricio Soares

      O boom das commodities nos últimos três anos é maior do que na era Lula. O problema do governo que não governou pelos últimos 4 anos é que nada deste boom de agora pingou na vida dos mais pobres. Quando o Lula fala que vai pingar os que foram derrotados na última eleição fazem escarcéu. Mas especuladores vivem mesmo é do escarcéu...

    3. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      Lula recebeu, de bandeja, um boom de commodities. Entrou dólar feito água e ele gastou. Só isso. A indústria fechou portas, a marola veio forte e a Dilma pagou o pato. Agora prepare se para mais besteira, o Mantega garante.

  17. Mateus Santana

    Não elegemos Lula para implementar políticas liberais! Acorda, pessoal do mercado.

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Acho que estão acordando mesmo. Logo vai embora o dinheiro.

  18. Luciano Silva

    A @folha sabe bem o que é ficar 4 anos embaixo do cuturno dos milicos, mas parece que já esqueceu.

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      Eu creio que o Lula deu um recado honesto, mas também esperto: deixar as expectativas do mercado tomarem as rédeas agora, vai perder apoio de grande parte dos que o elegeram. Vai manter os auxílios, assim como todos os projetos de educação, meio ambiente, segurança, etc. Mas sabe da importância do equilíbrio fiscal. Não é marinheiro de primeira viagem, não é a Dilma, vai saber buscar investidores quando o país se organizar, começar a crescer.

  19. Rodrigo Andrade

    Vai "colocar o pobre na universidade", gastar mais que pode resultando em mais uma crise, que resultará em nova geração de motoristas de Uber diplomados. Já vimos esse filme antes. Os únicos que ganham são os donos de faculdades caça-níqueis.

    Responda
    1. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

      Comentário equivocado o seu. Nos últimos anos a uberização cresceu exponencialmente, a educação faliu, os salários achataram-se e o desemprego aumentou. A tal austeridade fiscal falhou? Ou só houve a austeridade e faltou responsabilidade.

    2. Valdir Teixeira da Silva

      Então aconselho vocês a não fazerem faculdade, vão economizar kkkkk

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Excelente comentário: de que adianta encher o mercado de diplomados? A Argentina viveu exatamente essa situação, onde ninguém queria mais empregos simples, por outro lado milhões ficavam em casa olhando seus diplomas nas paredes. Pergunte a um argentino com mais de 40 anos!

  20. Luciano Silva

    33 milhões de pessoas passando fome não deixa o mercado nem um pouco nervoso? Então F. o mercado!

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      33 milhões. Números sempre dados do nada. Fake News. O banco mundial apresentou relatório que a pobreza teve sua maior redução dos últimos ano em 2022. Contraditório, no mínimo.

  21. Sandoval junior oliveira

    Bruno veja com outros olhos, lula ta ajudando investidores afinal de contas uma tubulenciazinha faz os dillers perder o assento e ganhar uns recursos, os espertos, e outros perdem.... mercado estável demais é uma M... se os pobres vão receber os seus créditos, ora o varejo ganha, e consequentemente a roda gira geral

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.