Vinícius Torres Freire > Como Lula pode consertar o estrago da semana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hercilio Silva

    O método pra reduzir a dívida é o país crescer. Desde que derrubaram a bicicleta na marra, nunca mais saiu do chão

    Responda
  2. angelim pilati

    marcelo com muito orgulho LULA dois "L"

    Responda
  3. Buarque coelho

    Vinicius Torres só sabe lamber as nádegas do mercado numa subserviência que dá vergonha. É incrível como essas pessoas precisam agradar os ricos.

    Responda
    1. guilherme martins dos santos junior

      Eu não daria emprego a V Torres.

    2. guilherme martins dos santos junior

      Eu não daria emprego a V Torres.

    3. guilherme martins dos santos junior

      Eu não daria emprego a V Torres.

  4. Antonio Catigero Oliveira

    Manchete de hoje, na Economia: 'Lucro dos grandes bancos cresce 7,6% e alcança R$ 24,8 bilhões no 3º trimestre.' Vejam bem que é o crescimento do lucro; mais um crescimento do excedente. Há crescimento em todos os trimestres há muito tempo. Olha aí, como a coisas vão mal para quem empresta dinheiro nesta terra de agiotas. Enquanto isso, 30 Milhões de Pessoas não têm o que dar de comer a seus filhos. Achar isso 'normal', já passou da falta de humanidade.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Essa terra de agiotas sofre com juros altíssimos desde FHC. Não venham me dizer que durante toda essa jornada de equilíbrio econômico, principalmente nos governos FHC e Lula, havia tanta 'instabilidade econômica' para ter juros tão abusivos. Tiveram vários aumentos de juros com explicações inexplicáveis. Ah! Sim. Dilma tentou baixá-los; foi uma de suas ruínas. Conclusão: quem quer ganhar dinheiro subindo juros, sempre verá pelo nesse ovo. O cobertor é curto, mas quem sente frio é o pobre.

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Essa "frentezinha ampla" à qual vocês do mercado foram os últimos a chegar, e expressar alívio com o resultado. E depois de entregarem o governo a JB, com aquilo que vocês chamam de impeachment. E já chagam querendo que o novo governo fale apenas para os seus ouvidos! Mais correto é A. Fraga, que traz um argumento, e não uma ameaça. Quem elegeu Lula foi a militância que acampou em Curitiba durante a prisão fake... Vocês não estavam lá, né?

    Responda
    1. Bernardo Luiz

      Nao estávamos em Curitiba. Estávamos la votando no Lula dia 30/10 e os petistas fazem pouco do voto por sua própria conta e risco. Não fossem essas pessoas que hj tanto desprezam (nem um mês depois de encher a boca pra falar de frente ampla), JB teria sido reeleito.

  7. Paulo Luizona Castagnao

    Uzmécaduz querem é especular. Quando Guedes furou o teto 5 vezes, ficaram bem quietinhos. Lula está certíssimo!

    Responda
  8. Mario Donizete Pelissaro

    Lula não disse q é a favor da gastança sem limites. O q ele quer dizer é q se tiver q cortar gastos p manter o limite, q se corte de qquer outro setor, menos do setor social. Lula Quiz dizer q não se tem que ter limites p combate à fome e a pobreza e q se precisar, q se compense c cortes de areas c menos prioritarias. O Lula está certo! eu entendí o que ele quer dizer. A equipe de Lula, inclusive ele proprio, estão dando um show de empenho. Mas ,é preciso cuidado c as palavras

    Responda
  9. Marcelo Sampaio

    E o Lula nem assumiu o mandato já está sendo escrachado.....enquanto isso o inominável já é ex-presidente...morto vivo....escondido. Acham até que a inflação do período já é culpa do Lula...O "Mercado Nervoso" vai nos assombrar pelos próximos 4 anos ... a FSP assim como toda mídia quer um mercado calmo....

    Responda
  10. Ayer Campos

    Armínio Fraga, preferido por parte dos próceres petistas, vê "bom senso" fiscalista em Pérsio Arida e não vê em Lara Resende... este último um pensador econômico da vanguarda internacional, visto com desconfiança pelos 'fatores reais de poder'. Parece que - se é para agradar ao 'deus mercado' - é conveniente fixar a atenção em Henrique Meirelles (a cara do mercado em pessoa) que já se credenciou em termos de responsabilidade social ao admitir excluir do teto (que ele criou) o Bolsa Família...

    Responda
  11. Alison Sales

    Vini, como a mídia e a Folha podem consertar o estrago dos últimos quatro anos? O mercado é um Cavalo de Tróia do capitalismo, em seu interior, soldadinhos engravatados com ojeriza a pobre. Qualquer um que fale contra sua lógica será rechaçado, por mais que a fala faça sentido. A mídia/Folha é a porta-voz desses Farialimers saudosos da escravidão.

    Responda
  12. Ernesto Dias Junior

    Mercado: bando de maricotinhas assustadas que nada produzem além da miséria alheia e especulação.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O mercado não fala, e está longe de ser fácil interpretar seus movimentos, mesmo para quem entende de verdade. Isso não impede que viceje a profissão de "astrólogos" do mercado (até porque, como os astros, o mercado não fala, e não consegue contradizer esses "especialistas"). Gozado é que esses astrólogos votam todos no mesmo partido político.

  13. Erich Gustav Schleder

    "Mercado nervoso" é o eufemismo para "dick-waving".

    Responda
  14. Paulo Chaves

    A FSP, a Faria Lima e o ente mágico "mercado", estão preocupados com o "estrago dessa semana". E nós preocupados com o estrago desses 4 anos em que todos esses "entes" não tinham preocupação nenhuma. Veja que diferença de visão e objetivo.

    Responda
  15. Paulo Lopes

    O articulista e a FSP se frustram pelo fato de o candidato vencedor das eleições não adotar o programa econômico do derrotado. Afirmam ser a favor da democracia, mas desde que a esquerda não tenha a ousadia de se afastar dos dogmas da ortodoxia econômica.

    Responda
    1. Marcelo Sampaio

      Perfeito...

  16. Miro Costa

    Muito bom, seu Vinicius. Mas esta de "aliados recentes da frentinha ampla" é muito legal. E os aracnídeos ectoparasitas hematófagos, entendem isso? Não, ele só pensam em gado gordo. A recomendação continua sendo: faz o L!

    Responda
  17. João Batista Tibiriçá

    Nos últimos cem anos tem-se assistido a briga do Estado mínimo versus os Estado Empreendedor., permeado pelo monetarismo. Porém, há uns oitenta anos maturou-se a MMT. Mas muitos não aceitam esse conhecimento, continuam presos ao paradigma anterior. Pergunta: Quem se habilita desatar este nó? Nesse período, apesar dos avanços tecnológicos, a desigualdade ampliou-se, a pobreza e o desemprego aumentaram, a renda caiu e a fome graça... E aí? Um barril de pólvora!

    Responda
  18. João Batista Tibiriçá

    Nos últimos cem anos tem-se assistido a briga do Estado mínimo versus os Estado Empreendedor., permeado pelo monetarismo. Porém, há uns oitenta anos maturou-se a MMT. Mas muitos não aceitam esse conhecimento, continuam presos ao paradigma anterior. Pergunta: Quem se habilita desatar este nó? Nesse período, apesar dos avanços tecnológicos, a desigualdade ampliou-se, a pobreza e o desemprego aumentaram, a renda caiu e a fome graça... E aí? Um barril de pólvora!

    Responda
  19. JEANNE D ARC DE FARIA

    O mercado precisa entender e agir para erradicar a fome e a desigualdade social no Brasil, sim.

    Responda
  20. José Cardoso

    Foi o Bolsonaro que lançou a PEC de compra de votos, mas pelo que consta, a maior parte dos pobres que se vendeu preferiu o Lula, talvez com medo de que o Jair desse um calote após as eleições. É uma questão de honra para o molusco quitar sua dívida eleitoral.

    Responda
  21. Marco Antônio Cabral Cabral

    Na verdade, o mercado quer sequestrar o governo. Só não falam dos bilhões que o governo paga pra satisfazer a fome insaciável do mercado. Primeiro o mercado e depois as necessidades do povo. É preciso e urgente inverter essa lógica.

    Responda
  22. Luiz Gomide

    Reportagem do The Economist mostra a tendência histórica de queda nos preços de commodities ao longo de 150 anos, com pequenas oscilações de alta. Uma flutuação de alta aconteceu justamente durante 8 anos do Governo Lula. Logo, falta combinar uma outra alta, improvável, para repetir a gastança. Basta verificar quantas toneladas de soja, por exemplo, precisam ser exportadas para comprar um celular. Muita conversa e pouca reflexão.

    Responda
  23. Emerson Dario Correia Lima

    Mercado nervoso e seletivo, como já era de se esperar! Criar programas sociais para fins eleitorais como fez Bolsonaro, a despeito do alto custo financeiro e da ilegalidade chapada, não gerou um décimo do nervosismo que provocou as meras opiniões vocalizadas ontem por Lula!

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      9 Fingers fala e o resultado é culpa do Bolsonaro.

  24. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    No dia em que o "mercado" e seus auto-proclamados porta vozes elogiarem Lula, é sinal de que ele cedeu demais aos interesses dos ricaços. Pelo bem da nação, que eles sigam insatisfeitos.

    Responda
  25. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Lula começou a falar demais, vai para o buraco rápido desta forma. O crédito que ele tem é curto. Logo vai começar o bombardeio em cima dele, parece que ele não aprendeu nada.

    Responda
  26. luis rosa

    A velha imprensa fazendo do novo governo, Lula principalmente, a Geni do Chico. Quando serviu para evitar o drama do comandante Bozozepellin o discurso de Lula ao combate a fome era aplaudido, agora que conseguiram aviltar o minto do trono o Lula com o mesmo discurso causa estrago e leva pedrada destes jornalistas a serviço do mercado. Hipocrisia

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Faz o L aí. Tenha orgulho de suas escolhas.

    2. Watson Barbosa Santana

      Esperava o que?

  27. NACIB HETTI

    De uma coisa estou certo. Banqueiro não perde dinheiro.

    Responda
  28. José Tarcísio Aguilar

    O autor do 'est rago' foi o próprio mercado. Sempre tem gente ganhando nessas horas. Vejam como se comportou o mercado entre meados de 2002 e 2003, e daí até o final daquela década. Não espero repetição daquele desempenho, mas em termos de estabilidade sim.

    Responda
  29. Victor Henriques

    A successo dos governos anteriores do Lula pode ser resumido em fazer um discurso e uma política social que fascinaram a esquerda sem deixar de ter tido um atuação que agradou os liberais. Mas esse governo vai ter que ser diferente no quesito discurso. Não vai dar mais para continuar com o cacoete de vilipendiar o mercado, os fiscalistas etc enquanto se acerta com eles nos bastidores. É nisso que Lula vai ter que mudar, mas isso está arraigado no modo Lula de fazer política.

    Responda
  30. João Batista de Junior

    Kkkkkkk

    Responda
  31. Luis Nascentes

    Ele pode consertar com apenas um outro discurso esclarecendo quais serão as linhas mestras da economia no seu governo. A dúvida é que gera a instabilidade.

    Responda
  32. Daverson Furlan

    Ah, gente, tá fácil… foram buscar o guru na cadeia e fizeram de tudo pra por ele na cadeira… agora é só fazer o L. Vai, acredita!

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Acredito! Quem viver verá este país renascer.

  33. André Pêgo

    Sim concertar, mais que consertar, hora de tocarmos de forma mais sinfônica nossas ideias, mais harmônicas nossas opiniões sem jamais, nunca, em tempo algum, adotar um único ritmo ou pior, estilo musical. Que venha a responsabilidade social com sensibilidade fiscal. Isso mesmo: RSSF. Um beijo a quem for de beijo e cheiro pra que ainda tem ofato.

    Responda
  34. João Aventuras

    Esse tal "mercado" ganha na queda e na alta ! Os únicos que perdem são os pobres quando não tem um governo que não os incluem no orçamento!

    Responda
  35. Rodrigo Caldas

    Estrago? Estrago foram os 4 anos do governo bolsonaro que nem ele nem as autoridades responsáveis estão interessadas em consertar.

    Responda
    1. Rodrigo Caldas

      Faço o alfabeto inteiro, mamaozão alienado. Só não faço tua arminha com a mão que esconde, dentre outras coisas, teus desejos fálicos e tua fraqueza. Pessoas fanáticas como os bolsominions precisam alçar um sujeito à figura do mito, da autoridade, endeusando-o para que possam agir por trás do sujeito como sempre pensaram, no estilo nazifascista, cujas características são idênticas ou daqueles que seguem um valentão, um bulinador na escola. Fica na tua aí.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Faz o L aí. Tenha orgulho de suas escolhas.

  36. Edgar Alves

    Lula nem assumiu e já estão detonando sua política econômica apenas pelas palavras dele?? Sabe o que temos que dizer para esse "mercado": Fo**-se. Azar o seu. O governo tem q ter compromisso com o povo em primeiro lugar. Aliás, Lula foi um excelente gestor nos seus governos. Dólar estava baixo e economia voava. O caos que vivemos é culpa deste atual governo e do jegues. Menos articulista, parece que escreve para o mercado. Temos que ter o país a serviço do povo, da nação.

    Responda
    1. Edgar Alves

      Marcelo, faço o "L" com gosto e orgulho e continuo fazendo. E sim, tenho total ideia do que está ocorrendo até pq acompanhei muito bem os governos Lula e Dilma e vi o quanto tentaram fazer de tudo pra atrapalharem o governo deles, principalmente o da Dilma. A economia inclusive foi muito, mas muito melhor nos governos petistas. Hj as pessoas comem osso, não tem emprego, a economia está estagnada. Não se esqueça q seu mito mudou os critério de aferição da economia pra maquiar a incompetencia dele

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Kkkkk Mais um que não faz a mínima idéia do que está acontecendo. Não consegue conectar as ações com consequências. Faz o seguinte: Faz o L aí e tenha orgulho de suas escolhas. É o máximo que você consegue.

    3. Luis Nascentes

      Concordo. Lula fez excelente governo inclusive para o mercado financeiro. Também concordo que o caos se deve ao genonazopreguiçoso. No entanto, a proposta do lula é governar para todos. Sem mercado, economia e impostos, não haverá com que financiar os programas sociais.

  37. Otto Cabral Mendes Filho

    O " mercado" está nervoso porque Lula quer colocar os pobres no orçamento. Bozo deixou rombo de 400 bi, exagerou nas maracutaias para poder se reeleger, e o "mercado" nem aí

    Responda
  38. angelim pilati

    Não tem estrago nenhum feito por Lula. Tem sim estragos feito por esse psicopata do bozo feito nesses 4 anos de desgoverno. Aja anos para concertar os estragos feito por esse incopetente , e como ele próprio diz fez 4 filhos homen e fraquejou no quinto nascendo uma menina

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Seu Marcelo, quem não assume responsabilidades e não governa é o atual presidente! Continue fazendo arminha...

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Faz o L aí. Tenha orgulho de suas escolhas. Não assumir responsabilidades é uma especialidade esquerdopata.

  39. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Nem Lula assumiu e os fascis-tas do de-us mercado já o estão chanta-geando.

    Responda
  40. Hugo Oliveira

    Mas que paranóia desse "jornalista" escrevendo de forma histérica três vezes por dia dos "humores" do tal "mercado"....

    Responda
  41. André Silva de Oliveira

    Lula é tão iliberal quanto Bolsonaro. A gente está muito ferrado, nossa liderança política é míope, de baixa qualidade.

    Responda
  42. Gilson Falco

    Prá que deveria se essa for sua intenção?

    Responda
  43. Rodrigo Silva

    Vai passar quatro anos espinafrando o governo por não cumprir uma agenda neoliberal que ele não prometeu. O vencedor não foi o Bolsonaro nem o cara do novo.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Simplesmente porque sem cuidar da economia, não haverá renda nem impostos para sustentar o social. E a inflação vai comer qualquer eventual ganho que os pobres e remediados tiverem.

  44. Roberto Moreira Silveira Filho

    O país está na degradação financeira não pela fala de hoje de Lula, mas sim de 4 anos do governo atual, perverso e irresponsável. O que aconteceu hoje depois da fala do presidente eleito foi mais um fricote do Mercado, que não pode nem ver de longe um ensaio de política pública que possa beneficiar a população vulnerável financeiramente. Não vi sensibilidade aflorada desse mesmo Mercado durante as atitudes inconsequentes na área econômica desse Governo que aí está neste ano eleitoral.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Faz o L aí. Tenha orgulho de suas escolhas.

  45. Valdir Borato

    São 30 milhões de pessoas passando fome e 120 milhões com insegurança alimentar, isso que esse tal mercado tem que entender. Não querem repensar numa solução para o teto de gastos, então vamos propor a tributação de dividendos e a taxação de grandes fortunas, isso garante a manutenção do teto de gastos.

    Responda
    1. Valdir Borato

      Olá Dalmo de Souza, a geração de riquezas é a solução ideal, porém os resultados demoram a chegar, os 30 milhões de pessoas com fome e um problema imediato, essa sensibilidade é o que está faltando. Logo seremos 120 milhões de brasileiros com fome se nada for feito de imediato. A equipe de transição do presidente eleito está tomando pé da situação atual para saber que caminho seguir. Te pergunto qual foi o plano de geração de riquezas implementado pelo Bolsonaro (o presidente que sumiu)?

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      “Querem” não é uma solução. A solução é o novo mandante dizer “vai-se gerar riquezas assim, e quem vai conduzir a Fazenda é fulano”. O resto é correr com o balde de leite derramando.

    3. Luis Nascentes

      Quem tem que propor a solução para o teto é o governo lula. Ele não pode simplesmente fazer discurso crítico de candidato. É hora de tratar de soluções.

  46. Marcos Benassi

    Vêtêfê, consideremos que todo seu arrazoado está correto, coisa que não tenho miolos pra avaliar ponto a ponto. Mas esse povo mercadista não tá muito louco, meu caro? Uai, faz dez dias que, eleito, tá uma azáfama infinita pra montar o quebra-cabeças; o operacional ainda tá na mão do Jjjeegues, como esteve em 4anos e ninguém teve siricuticos. Que Baralho esse povo quer um Ministro Djá, a la Walter Mercado? Até parece que não vivem de aposta... Cara, é também de uma chatice e oportunismo ímpares.

    Responda
  47. Carlos Figueiredo

    Dilma 2, a missão. Errar é humano, persistir no erro é mo lus co.

    Responda
  48. Rodrigo Andrade

    Esqueceu de descer do palanque e com duas ou três frases, encareceu e muito o custo da dívida. Não imaginava tanto amadorismo tão cedo no jogo. E tem gente aplaudindo, o que mostra o tamanho da ignorância

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Sem produção não há geração de renda, não há impostos, o investimento fica no banco cobrando juros do governo perdulário. Dizer “vou pegar emprestado, estou desempregado” é o primeiro passo para a falência.

  49. Marcílio José Vieira Neto

    Eu até comecei a ler o artigo. Também já li muitos artigos pertinentes do articulista. Mas não consegui seguir adiante quando vi o colunista definir como "frentinha" a maior Frente Ampla da história da Nova República, algo só comparável desde que eu acompanho política à Aliança Liberal que elegeu Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Aliás, não entendo por que pouco ou nada se comenta sobre a Frente Democrática que se formou para eleger Lula em 2022. Me poupe, Vinícius!!!

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Faz o L aí. Tenha orgulho de suas escolhas.

  50. Marcelo Santana

    Não viaja VTF, sou mais o mercado do que o teu mercado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.