Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Javert Lacerda

    No Brasil, fontes alternativas de energia são artigo de alto luxo.

    Responda
  2. José Rodrigues Gonçalves Filho

    O último parágrafo poderia vir primeiro, pois, é ele o porquê de cobrar o pedágio. Tudo que se produz não sai do nada, é transformação.... e assim o é com a energia solar transformada em energia elétrica. Todo produtor paga pelo transporte de seu produto até a o consumidor... porque com a produção da energia solar tem de ser diferente? Sistema off grid ninguém quer fazer, mas lucrar com a estrutura alheia, isso sim! Se não é interessante, então é simples: invista em outra 'coisa'.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      parece haver um mal entendimento da sua parte; a rede de distribuição já existe e já foi paga pelo consumidor na tarifa de ener gia; o consumidor oferta o excedente de energia produzida pelo seu painel solar para a distribuidora via a rede de distribuição já paga pelo consumidor; e a distribuidora ainda exige pedágio para receber a energia ofertada e não paga ao produtor de ener gia solar; o consumidor nao é investidor em energia mas ofertante de excedente de produçao via painel solar

    2. Jove Bernardes

      Matou a pau, Benassi.

    3. Marcos Benassi

      Bem, vamos lá: discutir é democrático, e partilhar o que se tem, cristão. Dois pontos, sumariamente: Uma casa conectada à rede de distribuição elétrica - uma *concessão pública* - já paga tarifa de conexão. Note, para que possa *comprar energia* e dar dinheiro aos maganos. Outra: a microgeração distribuída reduz os apertos das distribuidoras em momentos de escassez hídrica, diminui a necessidade de térmicas poluentes e caras, reduz bandeiras que afetam a todos os cidadãos. Sobe o nível, prezado.

  3. angelim pilati

    já pagamos pelo solo, pela agua, provavelmente pelo sol. Só fata pagarmos pelo ar q respiramos

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não dá ideia, cara, que diabo.

  4. Marcos Benassi

    A pergunta de milhão é "quando será que as agências vvvaagabundas trabalharão em prol do cidadão que paga os salários?" Diretores nomeados pela bozofrenia não ajudam em nada... Que o diga o pessoal do Amapá.

    Responda