Opinião > Mau começo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

  1. Valter Junior

    Responsabilidade fiscal deve ser utilizada com responsabilidade.

    Responda
  2. JAYME KOPELMAN

    Não dá pra dizer que a fsp faz um mau começo, porque é a mesma mídia de sempre em sua continuada e dissimilada campanha liberal acima de tudo! A mesma de abril 1964. JK

    Responda
  3. Ary Dantas oliveira Junior

    Faz u eli

    Responda
  4. Ary Dantas oliveira Junior

    Faz u eli

    Responda
  5. José Cláudio fernandes correia

    Por que essa sordidez ainda o novo governo mal respira a vitória? Pretende-se pautar o que deve ser feito? Quais sugestões? Pérsio Ãrida e André Lara Resende coordenarão programas de irresponsabilidade fiscal? O querem vocês, articulistas e editorialistas?

    Responda
  6. NACIB HETTI

    Começou errando quando nomeou só branco para a equipe de transição. E dizem que o PT não é racista.

    Responda
  7. Marta Vainchenker

    Mais um editorial de cegueira - na verdade malevolência - atroz. Até agora, em concreto, a gastança desenfreada tem sido justamente no governo com ministro ultraneoliberal e presidente fascista, e pelos piores motivos, tais como Viagra e próteses penianas para as FFAA, e tendo a mais negra miséria para milhões, destruição da estrtura de investimento em educação e ciência. Agora, nós herdando um país arruinado, a solução da FSP é Reaganomics, que deu ao mundo a ultradireita de volta. Bravo!

    Responda
    1. Marta Vainchenker

      Mas não acreditem em mim. Leiam seu próprio edital iluminado de 13/11/2018 fazendo as mais animadas previsões pró-Guedes, cuja má gestão da economia bota Dilma 2 no chinelo, nos fazendo despencar 5 posições nos rankings internacionais. A FSP sabe perfeitamente que as melhoras dos indicadores deste ano são inerciais, e apenas refletem retorno à média estatística, com volta das atividades pós-pandemia.

  8. Ma AnZo

    É até covardia com o atual governo se comparar com o governo de Lula. Quem pesquisa os dados sociais de um governo e outro, verão a catástrofe que está sendo o atual governo. O legado de um governo se mede com a melhoria da qualidade de vida da MAIORIA da população, e não apenas de uma parcela, principalmente da mais privilegiada.

    Responda
  9. marilza abrahão

    Editorial Igual aquele que escreveram quando Guedes assumiu o Ministério da Economia. Ali a FSP, mantendo o titulo, dizia que ele estava na direção correta. Estava? Por que hoje estamos numa grande crise e o povo passa fome? O governo Lula ainda não começou e as vivandeiras se agitam...

    Responda
  10. Alexandre Mendes

    Parafraseando Paulo Guedes quando disse "Se fizermos muita besteira, dólar pode ir a R$ 5", eu digo se o Lula fizer muita besteira ainda assim será infinitamente melhor que o bolsonaro

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Editorial supimpa.

    Responda
    1. josé SOARES

      Não sei sua idade caro Florentino, mas “supimpa” eram provavelmente aqueles editoriais da era da oligarquia colonial.

    2. marilza abrahão

      Igual aquele que o editorialista escreveu quando Guedes assumiu o Ministério da Economia? Ali a FSP, mantendo o titulo, dizia que ele estava na direção correta. Estava? Por que hoje estamos numa grande crise e o povo passa fome? O governo Lula ainda não começou e as vivandeiras se agitam...

  12. Jorge Rodrigues

    Nada de bom se pode esperar do governo Lula. Lula e seu partido já governaram o país por 13 anos e os legados foram basicamente a corrupção generalizada e uma enorme recessão econômica (que começou a ser moldada no governo Lula, com a degradação dos indicadores econômicos, e teve seu ápice no governo Dilma). Com a recessão houve aumento do desemprego e pobreza, homérico déficit primário, PIB expressivamente negativo e muita pedalada fiscal.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ainda tem matéria orgânica processada , boiando fora da tubulação.

    2. Danilo José Martins

      Uau, que visão, deveria continuar bolsonabo entao e fazer feliz o senhor e o Deus Mercado, amém?

  13. eli moura

    aos jornalistas solicitamos que criem uma alterativa para folha, já que o estadão e globo conseguem ser ainda piores. a folha é o unico jornal que se le informaçoes sem as interpretações, o que é um trabalho de jornalismo, mas tem os artigos de colunistas e o editorial que são redigidos, provavelmente, nas profundezas da inteligencia humana.

    Responda
    1. Leonardo de Alcântara Moreira

      Perfeito,Armando.

  14. Salete Conceição Possebon

    FS Vocês sabiam que esse idi o ta não sabe nem administrar uma carrocinha de pipoca e Vossas materias ficaram 24 h detonando o atual governo e por consequência ajudando a eleger essa turma aviltou os cofres públicos quando esteve lá. É de se admirar que um único brasileiro possa ter depositado voto nesse ser quanto mais 68 milhões. Estamos condenados a miséria. Coitado dos pobres vão sofrer muito.

    Responda
    1. eli moura

      o que voce estava fazendo entre dois mil e tres e dois mil e dez? ou acha que mentir é válido? vá ouvir agnaldo rayol cantar conceiççaaaaoooo.

  15. Jonathan Chagas Feitosa

    Absurda matéria da Folha, inclusive criticando o programa que foi ELEITO NAS URNAS. Jornal tá se preparando pra um golpe?

    Responda
  16. Thiago Magalhães

    Está ensandecido, meu colega. Governo de salvação nacional kkkkkkk

    Responda
    1. RODRIGO TORRES COSTA

      Kkkk tb não consegui conter a gargalhada quando li essa expressão no comentário do colega. Não tem como levar a sério um governo que nem começou a já está causando estragos...

  17. Raquel Araujo Monteiro

    Muito triste ver que a Folha de São Paulo se preste a este papel vergonhoso de defesa do interesse econômico de poucos! Cada vez mais seguro com a decisão de deixar de ser assinante desta Empresa de Comunicação. Para mim, já deu!!!

    Responda
  18. DAVID ZUGMAN

    Lula sendo Dilma+Lula mesmo. Se pode ver que de tanto falar a mesma bobagem ele acaba acreditando nela. Serão quatro anos inesquecíveis.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Vi uvas do Bo -Zo se empolgam com qualquer coisa. rsrs

    2. Filipo Studzinski Perotto

      Já com saudade do bozo? tão responsável....

  19. Filipo Studzinski Perotto

    Os donossafolga, covardes, nunca assinam suas colunas de opinião. Para estes, serviria um bozo mais educado. Pelo menos é bom que se declaram logo oposição, querendo pressionar Lula a ser neoliberal. Não é pea isso que foi eleito, e tem a confiança de muita gente boa pra fazer um governo responsável, progressista e social-democrata. A folha é que não aprende com os próprios erros...

    Responda
  20. Miro Costa

    Eu não sou "folhista", mas assino o jornal porque ele, apesar de ter virado um quase folheto, ainda tem coisas que valem a pena à falta de coisa melhor. A opinião dos editores sobre Lula e suas trapaças é uma delas. A FSP sabe o que o PT fez ao país com seus esquemas, sempre com Lula no comando posando de vestal. Quis dar uma chance em vista da toxidez de Bolsonaro, mas já vê que só fazer o L não dá jeito na irresponsabilidade.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Divirjo. Acho que o editor não eh um bom motivo de vc continuar assinando. A sua ética em primeiro lugar! Vc deveria cancelar imediatamente.

    2. Filipo Studzinski Perotto

      Ah é Lula disse que vai lutar contra a fome e a desigualdade, investir em educação... tudo muito irresponsável...

    3. Mauricio Soares

      Mais um bolsonarista cego...

  21. Pedro Rocha

    Artigo de a Folha de São Paulo respondendo à Faria Lima.

    Responda
  22. Mauricio Borborema de Medeiros

    PEC da gastança?! É assim mesmo que vocês vão chamar a emenda que visa a garantir um mínimo de seguridade social aos miseráveis brasileiros e a permitir o funcionamento dos programas de educação e saúde?

    Responda
    1. Pedro Rivera

      Afinal, para que dar um troco para quem não tem o que dar de comer a seus filhos? Porque manter remédios para quem é doente? Porque reajustar a merenda escolar que não sofre reajuste faz seis anos? Mais fácil matar os pobres, assim acaba a desigualdade, não é Deus Mercado? Não é Faria Lima?

    2. RODRIGO TORRES COSTA

      Mauricio, valeu pelo debate sem ofensas, é importante podermos discutir ideias e valores sem agressões (falo sério, sem ironias). Concordo que o último governo tb teve corrupção, infelizmente essa é uma prática não apenas dos nossos governantes mas da população de modo geral. Caso contrário, não aceitaríamos tais condutas. Sou anti bozo e anti lula, pois para mim o erro de um não justifica o do outro, é como penso e procuro agir em minha vida!

    3. Mauricio Borborema de Medeiros

      Carlos, você precisa atualizar o que lê. Políticas de transferência de renda diminuem sim a desigualdade social, e a inclusão dos miseráveis na economia gera um círculo virtuoso que beneficia o país. Se não for por solidariedade, ao menos que seja pelo frio resultado dos números.

    4. Mauricio Borborema de Medeiros

      Sempre o lengalenga da corrupção, Rodrigo. Você realmente acha que não houve corrupção nos últimos 6 anos? A gastança para reeleger Bolsonaro -- desde o primeiro dia do seu governo -- foi enorme, descontrolada e ineficiente. Se tem uma coisa que o governo do PT acertou, foram as políticas de transferência de renda.

    5. CARLOS GUIMARÃ ES

      Mauricio, vc precisa ler mais. Riqueza não se cria por decreto; é necessario educar a população para o trabalho. É demagogia dizer que vai distribuir dinheiro para os miseráveis que será impresso sem lastro pela casa da moeda ou tomado da população por meio de impostos, que penalizam sempre os mais pobres.

    6. Jonathan Chagas Feitosa

      Rodrigo, vejo que não aprendeu nada também com o governo Bolsonaro, que deixou 33 milhões de pessoas com fome MESMO furando o teto de gastos de forma irresponsavel

    7. RODRIGO TORRES COSTA

      Fala sério! Vejo que o pesadelo causado pelo desgoverno do PT não deixou nenhum aprendizado. Vultosos esquemas de corrupção travestidas de projetos sociais. Lastimável!

  23. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Momento depressão do editor. Essa fala mostra o desespero da causa perdida. Ele se sente soh e abandonado. Ele , Armirio e alguns auxiliares se vêem ameaçados já no primeiro momento, quando até coleguinhas liberais econômicos tentam apaziguar com lula. Reacionarismo preventivo.

    Responda
  24. Marco Antonio Carvalho

    kkkk - nem começou o governo e a folha já começou a dinamitar o governo que nem assumiu - editorial da folha sendo a folha de sempre . O trilhonarios do "mercado" não podem ser superiores a situação social do mais necessitados principalmente no Brasil atual.

    Responda
    1. josé SOARES

      E o Farias da Folha é também banqueiro.O que esperar desse jornal?

  25. CLAUDIA MARIA RODRIGUES

    Caríssimos, vocês começaram mal julgando um governo que nem começou. A Faria Lima, que tome rivotril e aguarde. Ainda estamos sob a égide do desgoverno bolsonaro. Acalmem-se. É sério esse editorial? Revisem-no. Grata.

    Responda
    1. RODRIGO TORRES COSTA

      Governo que nem começou e já está causando estragos, vide a reação do mercado às falácias infames e irresponsáveis do futuro PR. Oras, a FSP foi defendida exaustivamente pelos petistas pelos ataques do veículo ao bolsonarismo e agora não aceitam que o seu ídolo tb receba críticas? Ah, verdade, o Lula é perfeito e inocente, foi mal...

  26. Eleandro Bolson

    E um pedido a FSP Busquem encontrar jornalistas qualificados e com opiniões decentes pois quando a vaca vai para o brejo a boiada vai junto...

    Responda
  27. Eleandro Bolson

    Ao ler a matéria da FSP sobre o mau começo senti raiva e arrependimento de ser assinante desse pseudo jornaleco Vê se tomam tenencia e aprendam que o Brasil precisa ser reconstruido depois de quatro anos de total idiocracia

    Responda
    1. RODRIGO TORRES COSTA

      Verdade que o nosso atual presidente não é nenhum exemplo a ser seguido. Mas os defeitos dele não fazem do futuro PR alguém melhor. Fazer o que, se os representantes são escolhidos pelo povo e a bem da verdade, são a representação dos valores e anseios do mesmo. Vida que segue...

  28. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O que a folha/mercado pensa não corresponde com os fatos, porque em nenhum momento da fala do Presidente Lula se disse que a inserção efetiva dos brasileiros mais vulneráveis no orçamento da União implicaria no abandono à política de responsabilidade fiscal,

    Responda
  29. Thiago Magalhães

    E a folha ao ajudar a eleger este ser tem culpa no cartório!

    Responda
    1. RODRIGO TORRES COSTA

      Mauricio Soares, não consegui conter o riso quando li a expressão "governo de salvação nacional" em seu comentário. Me desculpe, mas parece muita inocência. Terei a maior alegria em assumir que eu estava enganado ao achar que o PT não merecia uma segunda chance por tudo o que de FATO fez nos tempos em que governou o País. Embora o passado não possa ser apagado, pode ser negado e, para os sábios, pode servir de lição para um futuro melhor. O tempo dirá!

    2. Mauricio Soares

      Sim, eleger o bozo, passsar pano nas 5 ou 6 vezes que estorou o teto dos gastos (para falar só do desastre econômico), nos trouxe à desgraça econômica em que nos encontramos. Agora a FSP tenta disfarçar criticando ações de um governo de salvação nacional que começará daqui a seis semanas. Sim que tem culpa. Nem quando o país estiver muito melhor daqui a uns seis meses, não terão a coragem de reconhecê-lo...

  30. Alexandre Sartori Barbosa

    Péssimo começo na cobertura da Folha sobre o novo governo Lula, que nem assumiu. O editorial já dá o tom de que vai continuar jogando contra o Brasil, contra os brasileiros e a favor dos herdeiros das Capitanias Hereditárias.

    Responda
  31. Valdeci Gomes

    Reportagem do UOL mostrando que 1 milhão de crianças sofrem de desnutrição devido à fome, e a Folha lutando para manter os privilégios dos milionários especuladores. Um jornal a serviço da elite financeira.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O dono da fsp eh banqueiro.

  32. ADONAY ANTHONY EVANS

    No passado, a Imprensa já fez trabalho melhor. O Brasil anda pro lado como caranguejo com PIB estagnado. As despesas obrigatórias, o serviço da dívida, as auto correções de ganhos pelo Legislativo e Judiciário, inviabilizam qualquer forma de investimento público. A alta carga tributária impede novos aumentos. Há somente uma forma de romper esse impasse, a recuperação do consumo pelas camadas de baixa renda, gerando PIB, empregos e arrecadação causando Equilíbrio Fiscal. Com o novo Bolsa Família

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      É possível demonstrar que face à carga tributária elevada, e a Velocidade da Moeda, número de vezes que o mesmo dinheiro circula em um ano, a cada 100 reais investidos na população de baixa renda, há retorno entre 2 a 3 vezes em arrecadação. A hipótese, que chamo equação Engels-Ford, ficou demonstrada na Pandemia, quando em decorrência do Auxílio Emergencial, além de reduzir à metade a queda do PIB, nunca os governos dos 3 entes federativos arrecadaram tanto, com o aumento do consumo.

  33. João Pedro Tavares

    Um posicionamento infeliz, que acaba entristecendo. Infeliz porque só aponta para argumentos favoráveis à manutenção do novo regime fiscal constituído no governo Temer, sem fazer qualquer ressalva crítica quanto ao regime adotado. Responsabilidade fiscal, sim é importante, não obstante a Responsabilidade social é um complemento crucial para qualquer regime fiscal. Onde ficou o fiel da balança com este posicionamento?

    Responda
  34. Alcione Malheiros dos Santos

    A folha novamente com o tom que usou quando acusou Lula de não dizer quem seria o próximo ministro da fazenda, no meio da campanha eleitoral. Folha fazendo o mesmo do mesmo!

    Responda
  35. eli moura

    É fome ssstttuuuppido redator.

    Responda
    1. eli moura

      quem escreve estes editoriais o joelzinho, pondezinho, demetriusinho, leandrinho, a zambelinha?

  36. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor diz: ..lula poe em risco a retomada das atividades e do emprego que ocorreu este ano. ou seja, inaugura sua rebelião liberal econômica, imediatamente após limpamos a lambança que ele e sua trupe liberal fizeram com o golpe do impich. A miséria e a fome graça e o editor manda a orquestra tocar nos salões do Titanic.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Além do que escreveu PEC da gastança. Com Guedes e Bozo era uma "carneirice" só, agora todo mundo, leia-se mercado, está vociferando marimbondos. Certas medidas, principalmente sociais, são necessárias no curto prazo. Como escreveu Keynes: a longo prazo estaremos todos mortos.

    2. Ricardo Botto

      Além do que escreveu PEC da gastança. Com Guedes e Bozo era uma "carneirice" só, agora todo mundo, leia-se mercado, está vociferando marimbondos. Certas medidas, principalmente sociais, são necessárias no curto prazo. Como escreveu Keynes: a longo prazo estaremos todos mortos.

  37. Marcelo Costa Batista

    A folha de novo, sem pudor fora do armário, mostrando para quem trabalha e de que lado está. É claro que é de quem paga mais, mesmo que o que defenda seja ao custo de sangue, fome, desnutrição, morte, exclusão e a miséria de milhares de crianças, jovens e adultos, sem moradia, na fila do osso. Desde que a elite financeira é rentista continue lucrando com tudo isso que mal tem? É a responsabilidade orçamentária " morra e sofra quem morrer" desde que seja o filho do pobre e miserável. Vergonha!

    Responda
  38. Marcelo Costa Batista

    A folha de novo, sem pudor fora do armário, mostrando para quem trabalha e de que lado está. É claro que é de quem paga mais, mesmo que o que defenda seja ao custo de sangue, fome, desnutrição, morte, exclusão e a miséria de milhares de crianças, jovens e adultos, sem moradia, na fila do osso. Desde que a elite financeira é rentisra continue lucrando com tudo isso que mal tem? É a responsabilidade orçamentária " morra e sofra quem morrer" desde que seja o filho do pobre e miserável. Vergonha!

    Responda
  39. Edson Melo

    a fsp só sabe infelizmente se fazer de boca do rentismo que quer todo o orçamento publico .

    Responda
  40. Tales Barros

    Posição sólida e consistente no Editorial. O governo de transição não mostrou a que veio, sem plano para suportar a gastança populista e acha que vai ter apoio do povo com isso. As redes sociais a informação flui e temos pânico de inflação. Lula não tem o apoio que imagina no povo e isso vai refletir no congresso.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eis aí como o banqueiro psdbista dono da folha , que já apoiou a ditadura, e o golpe do impich , vai obtendo sucesso em sua empreitada neo liberal. Ele sabe como excitar o gado. Mas parece isolado e desolado no momento.

    2. Val Valente

      Pessimismo ao extremo acima! Não consigo nem imaginar se o Mal continuasse a governar o Brasil. Com o Mal, três meses antes da eleição, libera td geral. Até lamberam do mel com maçã em táxi e caminhões... Agora é pra valer! O Brasil voltou !!!

  41. Tales Barros

    Posição sólida e consistente no Editorial. O governo de transição não mostrou a que veio, sem plano para suportar a gastança populista e acha que vai ter apoio do povo com isso. As redes sociais a informação flui e temos pânico de inflação. Lula não tem o apoio que imagina no povo e isso vai refletir no congresso.

    Responda
    1. Val Valente

      Pessimismo ao extremo!

    2. Val Valente

      O Brasil está de volta, verde e amarelo, azul e branco: a Amazônia e a pobreza serão prioridades em 2023:, custe-nos o que custar...

  42. Luiz Henrique Frosini

    Lamentavelmente a FSP se entregou à extrema-direita e apoia este desgoverno atual. Sugiro que o próximo editorial sobre o que a FSP pensa seja publicada a solução alternativa para a PEC que está sendo negociada. Ou a FSP é a favor de deixar milhões de brasileiras passando fome? Cada vez existe menos diferença em ler a FSP, Veja ou Estadão. Todos iguais.

    Responda
  43. Daniel Alvares

    Chega de mimimi, Folha. Tem gente passando fome.

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Daniel, esclareça aos editorial istas o significado da palavra fome. JK

  44. Monica Damous Duailibe

    Oh FSP....paga uma atualização básica para os redatores dos editoriais...estão anacrônicos, teórica e politicamente...o mundo civilizado discute macroeconomia em outras bases. ...desperdício de oportunidade para tratar seriamente o tema dos gastos públicos.

    Responda
  45. M Lana

    Editorais raivosos não deveriam ter lugar em um jornal com a expressão da FSP. Se parecem mais com posts de redes sociais. Geram no leitor o sentimento de raiva frente à injustiça e à distorção dos fatos ao invés de gerar reflexão. Um mercado financeiro "abalado" por uma frase sobre justiça social dita por Lula em um encontro com sua base? Ou a FSP defende que os pobres devem continuar pobres e famintos para que os especuladores financeiros se enriqueçam sem gerar riqueza para o país?

    Responda
    1. Val Valente

      Crítica do editorial ou oportunismo? Acho que o Brasil agora vai para frente com educação, saúde, alimentação e tudo o mais!

    2. Luiz Henrique Frosini

      Comentário preciso e impecável! Concordo integralmente.

  46. Evandro C

    A FSP começou mal na oposição ao governo Lula. Vocês e o "mercado" mal reagiram ou se importaram com os repetidos furos no teto de gastos feito pelo ditadorzinho de plantão em ano de eleição com objetivo único de se reeleger. Foram quatro anos de barbárie, mas agora a paciência já acaba em duas semanas. Que lixo de matéria.

    Responda
  47. José Cardoso

    Mas o Lula é um político populista latino americano de manual, nenhuma surpresa. Que hajam economistas sérios dando algum crédito a ele é que surpreende.

    Responda
    1. Val Valente

      Até o Cardoso, o tal FHC, concorda com Lula!

  48. Lineu Raymundo Graeff

    Nojenta essa matéria, quando Bolsonaro compromete todo orçamento do próximo governo não se vê preocupação das viúvas do capitão, já se iniciou o movimento de reeleição de Bolsonaro para 2026.

    Responda
  49. Adriana Maximino

    O que me alegra é saber que "o que a folha pensa" não é o que pensa a maioria de seus assinantes!

    Responda
  50. irzair correa

    Parece que já estão com saudades das grosserias do Bozo que tratava seus repórteres como lixo e se recusou terminantemente a tratar FSP como impressa séria, elegendo canais alternativos para se fazer ouvir. A grande mídia, todos, "no exeception", bateram na mesma durante o governo da Dilma falando sobre crise, até o desfecho que foi o impeachment, no dia seguinte como por passe de mágica a crise estava apaziguada e midiaticamente a nação retornou aos trilhos. FSP vai começar de novo, Dejàvu.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.