Comentários para:

Mau começo

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eloisa Giancoli Tironi

    Começou o bombardeio. O cara nem começou a governar e este sons of a gun já começaram a falar mal de seu governo. Já sabia que ia acontecer esta sacanagem. Quanto é que falavam em economia durante o desgoverno Bostonaro? E o Paulo Jegues incompetente dilapidando o país.

    Responda
  2. Taniara Aguiar de Souza

    Em apenas duas semanas, esse jornal, como representante cacófona dos mercadores de "desgraças para o povo, meu caviar em primeiro lugar", acocorou em sua dissonância editorialista e khá...ghow. Com razão seus leitores reclamam do Mau Odor.

    Responda
  3. João Paulo Zizas

    Agora Lula não vai governar num quadro econômico favorável como o havido durante a maior parte dos seus dois pretéritos mandatos de presidente. Àqueles tempos, ele também não se importava com o controle de gastos, mas o país tinha um lauto orçamento, e isso permitiu ao petista financiar suas vontades e se autopromover. Foi conseguida até a eleição da Dilma, que foi uma chefe do Executivo prejudicial ao povo justamente devido a ter praticado a irresponsabilidade fiscal tão prezada por seu mentor.

    Responda
  4. João Paulo Zizas

    Agora Lula não vai governar num quadro econômico favorável como o havido durante a maior parte dos seus dois pretéritos mandatos de presidente. Àqueles tempos, ele também não se importava com o controle de gastos, mas o país tinha um lauto orçamento, e isso permitiu ao petista financiar suas vontades e se autopromover. Foi conseguida até a eleição da Dilma, que foi uma chefe do Executivo prejudicial ao povo justamente ter praticado a irresponsabilidade fiscal tão prezada por seu mentor.

    Responda
  5. SONIA LUCIA LUCENA SOUSA DE ANDRADE

    Começaram cedo as críticas. Se vocês acham mais importante o mercado do que atender 120 milhões de brasileiros em Insegurança Alimentar e Nutricional é compreensível afinal esse jornal a muito tempo escolheu um lado e esse lado atende um percentual minúsculo da sociedade, as grandes fortunas. Nos poupem.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Justamente, Roberto. Têm de ser incluídos no mercado. A p..or-ra de mercado.

    2. Roberto Freire

      Esses 120 milhões de brasileiros são parte do mercado. Todos nós somos. Não entender isso é um erro que parece que o PT não aprendeu. Nós lembramos como acabou...

  6. Maurício Paiva

    Os tecnocratas do mercado é que não são confiáveis. Nicho egocêntrico.

    Responda
  7. Michel Teixeira

    Cinismo econômico. A galera do mercado é a primeira a chutar a boca do país, alguns torcem por crises pra ganhar.

    Responda
  8. Ricardo Maringoni de Oliveira

    Ao invés de moderar meu comentário, modere o seu editorial!

    Responda
  9. Ricardo Maringoni de Oliveira

    Que Merda de editorial, hein Folha?

    Responda
  10. Cristina Dias

    De mais certo, o que se tem até aqui é que o Governo Lula só começa em 1 de janeiro de 2o23. Portanto, não há motivos para ataques histéricos, dona folha.

    Responda
  11. Regina da Silva Mariano

    Editorialista folha da juta

    Responda
  12. Raul Cabral França

    A ver pelas bordoadas que levaram nos comentários, parece que os editores não contavam com a nossa consciência de classe. Não sobrou muita gente para acreditar que os nossos interesses, enquanto nação, são os mesmos dos donos do capital financeiro.

    Responda
  13. Lizia Helena Nagel

    A Folha de São Paulo retoma discursos contra o Lula. Se esperávamos uma mudança nas análises políticas de seus dirigentes (viabilizadas por seus editoriais ), devemos declarar que nada entendemos do que seja ideologia da direita.

    Responda
  14. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    VTC

    Responda
  15. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Ah! tristeza, a FSP perde a compostura quando se dirige com desrespeito ao presidente eleito pelo povo. Menos emoção e mais sensatez e juízo quando tratam de matérias substantivas ajudaria na construção de um país melhor. Quando a FSP vai admitir que não está nem aí para os mais pobres? Façam uma proposta concreta que não passe pela austeridade que mata brasileiros todos os dias. Tenham a coragem de apoiar a luta pela taxação das grandes e imorais fortunas de poucos! Isso seria digno.

    Responda
    1. Maria Silvia Mattos Silveira Manzano

      Gustavo, sua resposta foi excelente. OOOOOOOO

  16. Ma AnZo

    Dei uma passada nos mais de 400 comentários, acabei por concluir que a FSP deve pedir desculpas por essa opinião MAU COMEÇO, tamanha foi desaprovação ao texto por parte dos assinantes.

    Responda
  17. Rafael Mo

    Põe os nomes reais de quem escreve esses textos. Os nomes da equipe aí.

    Responda
  18. Gil Carlos Dias

    Não entendo é que vocês, da chamada imprensa comercial, sempre defendem o equilíbrio social. Mas só sabem é defender o teto de gastos e a responsabilidade fiscal, que foram criados somente para amarrar o orçamento. Se uma simples declaração do Lula deixou o mercado abalado, é o mercado que deve satisfações por tamanha fragilidade, não o Lula. A Folha sim, mais uma vez, começa mais em relação a governos petistas. Lamentavelmente.

    Responda
    1. M Lana

      Perfeito: "Se uma simples declaração do Lula deixou o mercado abalado, é o mercado que deve satisfações por tamanha fragilidade, não o Lula". Nada a acrescentar.

  19. Manuel da Silva Lima

    Sem muitas delongas, realmente é um editorial canal ilha!!

    Responda
  20. maristela jardim gaudio

    A Folha começou muito mal a relação com o novo governo. O mercado, e a Folha, deveriam se indignar com os 700 mil mortos de Covid (3% da população do mundo e 11% dos mortos) e com os 33 milhões de famintos. Mercado nervoso? Nervoso esteve o país por 4 anos, ouvindo palavrões, discursos golpistas e homofóbicos, risadas em vez de compaixão pelos mortos e seus familiares.

    Responda
  21. Ma AnZo

    É muita desonestidade desse jornal. Esse editorial é desonesto e chantagista. Quem são vocês pra exigirem que o novo governo forneça nomes de ministros? Quem são vocês pra dizerem que uma pessoa que pela TERCEIRA vez se torna presidente precisa aprender? Eu pensava até hoje cedo que a FSP fosse um pouco mais inteligente e honesta que outros jornais, os quais eu assinava e deixei de assinar. Mas esse editorial passou dos limites. Segunda feira cancelarei minha assinatura.

    Responda
  22. Marcio Santos Ramos

    Péssimo editorial. Avaliação precoce, parecem profetas da desventura, pessimistas. Lamentável Folha.

    Responda
  23. Rodrigo Toni

    O editorialista da folha tem superado o do estado em abjeção. A folha virou representante do "mercado"? Da Faria Lima? O governo nem começou, nem há ministros e o editorialista diz que começou mal?

    Responda
  24. Ary Dantas oliveira Junior

    Fais u eli

    Responda
  25. Rives Passos

    Folha, o governo não começou. Ainda estamos com atos fascistas em frente aos quartéis patrocinados por....é impropriedade até no título do editorial da FSP - Faria Lima e Febraban. Uma dúvida: Foi o Pondé quem redigiu o editorial em conjunto com Arminio Fraga? Só perguntando. Vocês foram coniventes com tudo que tem acontecido aos brasileiros.

    Responda
  26. ana maria gomes

    Me diz uma coisa, vcs realmente não entenderam a fala do Lula ou é desonestidade mesmo?

    Responda
    1. Rives Passos

      Penso que seja desonestidade e crueldade mesmo.

  27. maristela jardim gaudio

    Péssimo começo, Folha! O editorial, e o mercado, deveriam se indignar com os 700 mil mortos de covid (3% da população mundial, 11% dos mortos) e se indignar com os 33 milhões de famintos. Para não falar do orçamento secreto, que vcs engoliram sem piar, e dos 4 furos do teto de gastos, o último dos quais eleitoreiro e contra as regras democráticas!

    Responda
  28. José Davi

    Pessoas estão morrendo de fome em país com a mais a terras agricultáveis do mundo. À Folha e seus editoriais liberaloides só pensa no bolso do mercado esse ente supremo e insensível a qualquer coisa que cheire a humanidade.

    Responda
  29. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Pec para pagar os brasileiros que não tem nem geladeira, quiçá comida, não pode, porém Pec para se reeleger a qualquer custo literalmente, isso pode né? Orçamento secreto onde são desviados mais de cinquenta bilhões de reais para sabe lá quem, também pode né? Entendi...

    Responda
  30. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Folha, parabéns! Com a redação dominada por perfis "faz o L", vemos que existem ápices de ponderação e bom senso.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Só percebi ápices de sacanagem. Vamos por FSP dá na mesma e o comentário será publicado.

    2. Irene Regina Pedroso Ferreira

      O mesmo bom senso de seus comparsas, que imploram a volta da ditadura em frente aos quartéis? Chega de mimimi, vivemos em uma democracia e vocês perderam, mesmo com todas as rou ba lheiras perpetradas para tentar se reeleger.

  31. Thiago Santos Costa

    O tal final do pt foi quando Dilma decidiu ouvir o tal mercado e colocou o Joaquim Levy lá... Chega, espero que o pt pare de dar ouvidos a editoriais kga regras como estes... Nenhum passo pra trás..

    Responda
  32. Dinalva Rosa Maurício

    A Folha já se coloca contra Lula antes mesmo de começar o seu governo. É muita desonestidade, e falta de humanidade, declarar que a fala do presidente eleito desagradou o mercado e, por isso, ele começou mal. Temos mesmo a pior classe dominante do mundo. Pelo visto, o dono do jornal só fica feliz se, antes de entrar na sua redação, pela manhã, ter posto uma moeda na cuia de uma criança faminta. Isto se, por acaso, ter se dignidado a olhar para um pobre.

    Responda
  33. Carlos Alberto Adi Vieira

    Minha opinião não foi publicada, talvez porque eu afirmei que o Jornal Folha de São Paulo e os seus proprietários não têm um mandato para ficar impondo normas para um presidente eleito pelo povo brasileiro. Quem deu poder aos jornalistas para impor sua pensamento? Não não fui!

    Responda
  34. LUIZ HIMER CAMPOS

    Editorial raso e tendencioso. Critica com ênfase em apenas uma perspectiva, ignorando as pressões e sofrimentos a que se chegou, que poderiam ter sido objeto de crítica anteriormente, se esse jornal tivesse o mesmo espírito de tempos atrás.

    Responda
  35. Eduardo Elói

    Folha não gosta do pobre. Ou, gosta dele passando fome, só pra dar o 'absurdo' em reportagem de capa.

    Responda
  36. joão chaves neto

    Não merecemos voltar ao passado de inflação acima de 2 dígitos , desemprego e crise política.

    Responda
  37. JOSE A MARTINI

    Ótimo editorial! Entretanto apenas corrigi algo que vem tarde demais, o jornal deveria ter sido mais explícito em exigir a agenda econômica do petismo antes do pleito eleitoral, pois pela lógica nada de novo na fala do Lula a base teórica hegemônica do PT é o terraplanismo econômico

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Engraçado mesmo, Martini, é perceber que vc não entendeu nada! Lula não é divino; até porque não existem divindades e nada é digno de idolatria, nem mesmo pneus. A FSP nunca fez oposição à política econômica daquilo que se convencionou chamar governo Bolsonaro. Muito pelo contrario, foi apoiadora de primeira hora. E se ela vai começar desde já a sabotar o novo governo e empoderar protofascitinhas é melhor mesmo ela ir pra frente do quartel.

    2. Irene Regina Pedroso Ferreira

      Terraplanismo? Do PT? rsrsrsrs Todas essas sandices vieram com seu presidente bozolista, seus ministros aloprados e seu desgoverno negacionista. Caia na real.

  38. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Sai de cena Bolsonaro com suas manifestações ridículas e entra, ou continua, em cena a Folha com seus editoriais ridículos.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      Entra em cena o negacionismo econômico Lula petista

    2. JOSE A MARTINI

      Sai de cena o negacionismo em biologia e entra em cena o terraplanismo econômico do gado petista

  39. maristela jardim gaudio

    A Folha começou muito mal a sua relação com o novo governo., sem reconhecer que o mercado apoiou o desastre Guedes por 4 anos, a quem teceu louvores sem fim. Apoiou o orçamento secreto e 4 modificações do teto de gastos, a última delas claramente contra as regras da democracia, claramente eleitoreira. A Folha não começou mal. Começou de forma indigna. Contra o país.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Sai Martini. Você é uma beast

    2. JOSE A MARTINI

      E ótimo começo do lulismo com seu eterno terraplanismo econômico e seu fervoroso gado, disposto a defender qualquer absurdo da seita.

    3. JOSE A MARTINI

      E ótimo começo do lulismo com terraplanismo econômico e o seu respectivo gado, propenso a defender todo e qualquer absurdo

  40. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Chora, editorialista, cabeça de papel. Se quer chorar direito, vai pra frente do quartel!

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      Kkkkk se não fosse trágico seria engraçado, não deixa de ser bem feito pra folha que não entendeu que a lógica da seita petista é atribuir fascismo a toda e qualquer crítica ao divino Lula. Engajou se de corpo e alma na oposição ao governo Bolsonaro e agora já é fascista kkkk

  41. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Está faltando seriedade jornalística. Juros da dívida pode ficar fora do teto, mas bolsa família não? Coloque tudo no teto de gastos e defina prioridades.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      Mais um que na aula de matemática teve a infelicidade de darem paulo freire para estudar ....

  42. Cecília Rangel

    A Folha de São Paulo que atuou fortemente na demonização da esquerda, abraçou de maneira descarada o lavajatismo e deu uma contribuição fundamental ao surgimento do bolsonarismo não tem honestidade editorial para dar pitaco sobre as declarações do presidente eleito, tampouco direito de tecer juízo de valor. Sua sanha ao liberalismo econômico, sem qualquer compromisso social já é conhecida Folha, agora tenha a decência de fazer mea-culpa pela horror que ajudou a tirar do esgoto.

    Responda
  43. Emilia Amoedo

    Sai fora, Folha. Vcs é que estão começando muito mal com essa chantagem barata.

    Responda
  44. MORAES TORRES

    Até entendo alguns comentarios, so que hoje como disse o Meireles não tem mais espaço pra amadorismo, tem gente vivendo como se estivessemos em 2003

    Responda
  45. MORAES TORRES

    No estado natal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Santa Cruz do Capibaribe foi a única entre as 185 cidades pernambucanas a dar vitória a Jair Bolsonaro (PL). O presidente bateu Lula por 52% a 48% no município. Materia da folha, sera que isso não basta, o resto meu amigos, foi jeitinho, não existe outra inforamação

    Responda
  46. Ernesto Pereira

    Governo ainda vai começar em 50 dias, então ainda não existe o começo, avaliar um governo na transição é avaliar um time sem nem ter entrado em campo.

    Responda
  47. MORAES TORRES

    Pior, resultará, como se viu no final da passagem do PT pelo Palácio do Planalto, em colapso do crescimento econômico e escalada do desemprego, da miséria e da fome que se promete combater .

    Responda
    1. Bianca S

      É mesmo incrível, o PT deixou o governo há seis anos e ainda é responsabilizado por todos os males que acontecem no Brasil. Onde está a competência dos governantes posteriores?

    2. Irene Regina Pedroso Ferreira

      Isto tudo está acontecendo agora, no desgoverno apoiado por você. Em que planeta você vive? Terra plana?

  48. MORAES TORRES

    Muita genbte aqui ainda acredita na picanha e cervejinha de graças, amigos, se não trabalhar não tem, acorda meu povo, na Venezuela, eles comeram tudo até cachorros e gatos

    Responda
  49. MORAES TORRES

    Esse srj derreteu toda gordura que estava pegando do atual governo que deixou as contas no azul, só o Ibovespa perdeu 160 bilhoes em um dia, ,imagina a quantidade de empresas que estavam prontas pra vir pra que recuaram,mais 3 falas dele ele vai acabar com o pais, cara esta desatualizado, passou os ultimos anos só se defendendo na justiça

    Responda
    1. Cecília Rangel

      Moacir a sua fala é a coisa mais E$(tu)%^D@ que li esta semana.Contas no azul, gordura?Em que realidade paralela você orbita?O fanatismo bolsonarista, definitivamente minou tua capacidade cognitiva.As tais empresas que recuaram. Quais as tuas fontes?O WhatsApp,o telegaram ou os amigos que hoje se amontoam em frente aos quartéis, como uma horda de zumbis? Você não consegue diferenciar investimento estrangeiro de especulação financeira,mas não se preocupe, Presidente Lula vai te ensinar.

  50. MARCUS VINICIUS CAETANO LEITE

    Façam o L

    Responda