Comentários para:

Mau começo

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jô Maria Souza

    Mau começo pra quem? Que venha a “PEC da vida” se eles acharem que é o melhor caminho.

    Responda
  2. Carlos Figueiredo

    Piada. Cantei a bola há meses. Petistas dando chilique quando FSP critica seu rei. Igual aconteceu com os bolsominions. Se merecem ambos os lados.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Bem, o exposto no “editorial” constitui opinião e não informação objetiva. Nessa condição, não está imune a críticas. A seção de comentários é precisamente para isso: para que as pessoas expressem suas opiniões acerca das matérias expostas.

  3. Lucas de Alvarenga Bueno

    Encerrando aqui a assinatura com o jornal. Estão cometendo os mesmos erros que levaram à destruição do país. Quem começou mal foi a folha

    Responda
  4. José Henrique Araujo Fervença

    Para de ser PIG, Folha! Querendo desmerecer a ação necessária de um presidente (Lula) que sempre respeitou a imprensa!

    Responda
  5. José Henrique Araujo Fervença

    Sério que a Folha 'pensa'? Ou está para satisfazer o intocável deus Mercado... deus este que, fica tão quieto quando tem gente morrendo de fome, tem gente desnutrida... Dá lucro, não é mesmo? A morte dá lucro! Os internamentos dos desnutridos, também dá lucro! A mão de obra volta a ser paga, no máximo, com pão e pano... Ou, nem isso! E o silêncio ante aos erros daquele que ainda é presidente do Brasil? Não podem falar ou não interessam ao deus Mercado?

    Responda
  6. Raul Cabral França

    A Folha está começando muito mal. Como disse Orlando Calheiros no twitter, "Um dos maiores responsáveis pelo Bolsonarismo foi esse comentário político disfarçado de econômico que vende o "humor do mercado" como se ele fosse índice da saúde de um país". Acabou a nossa paciência com esse tipo de abordagem jornalística.

    Responda
  7. Jô Maria Souza

    Lula fez o mesmo discurso da campanha e de quando assumiu a primeira vez a presidência. Combate à fome e sobre a responsabilidade fiscal. V Pesquisem os jornais da época e a reação do mercado nos jornais da época. Estranho, pelo menos não li, o jornal fazer editorial falando do rombo de 400 mi e as consequências no futuro governo Lula.

    Responda
  8. Wallace marques

    Folha, espere o novo governo do Lula em janeiro, por enquanto se o país está sem dinheiro a culpa é do atual governo!! Quem estourou o teto, fez pecs eleitoreiras,deu calote, foi o atual governo!!

    Responda
  9. JOSE ADEMIR NUNES

    Agora gostei! Parabéns Folha.

    Responda
  10. Dario Lima

    Eu penso que a Folha pensa e defende taxar pobre e classe média, isentar os super ricos, protegendo e aumentando o patrimônio dessas pessoas com aumento da concertação da riqueza, com consequente aumento do número de miseráveis pelo Brasil.

    Responda
  11. Thomaz Nogueira

    Mau começo, Folha!

    Responda
    1. Marcelo Barbosa Câmara

      Fraca Folha. A década de 90 do século passado acabou. Saia da velha e reacionária caixinha neoliberal

  12. Liliana Ribeiro

    Os amigos do Guedes, incluindo o Deus mercado e este jornal, ignoraram todas irresponsabilidades do atual governo, lembrem que Bolsonaro ainda é o presidente. Perderam a credibilidade

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Tudo certo, menos que o "Bolsonaro ainda é presidente ",pois nunca o foi.

  13. THALES CORR A DE LIMA

    Se o editorial da folha aponta uma direção, certamente devemos seguir o caminho oposto. Vide em 2019 quando disse que Paulo Guedes estava indo "na direção certa".

    Responda
  14. Luciano Siqueira Mina

    Bom,essa Folha mais uma vez se coloca como porta voz informal de parcela endinheirada que lucra no cassino da especulação, pra quem defendeu lava jato e coisas do gênero é coerente, só lembrando que este governo foi eleito pra governar para todos, e não pra panelhinha dos " mercados", aceita que dói menos...

    Responda
  15. Orasil coelho pina

    Sou assinante e leio a Folha todos os dias, nunca vi um editorial tão contundente sobre e contra as gastanças pré-eleitorais do Bolsonaro!!!

    Responda
  16. Orasil coelho pina

    Sou assinante e leio a Folha todos os dias, nunca vi um editorial tão contundente sobre e contra as gastanças pré-eleitorais do Bolsonaro!!!

    Responda
  17. Valeria Forte Elorza

    Pronto! Lula nem assumiu e já começou o boicote. Foi assim com o desgoverno Bolsonaro? Claro que não.

    Responda
  18. JAYME KOPELMAN

    Soa estranho, mas devo alertar o pessoal da fs p que o ansiosamente esperado governo Lu la, só começa em 2023. Até lá, não faz o menor sentido falar em mau começo para o governo Lu la, e nem para esta mídia que tem um passado bem conhecido. JK

    Responda
  19. Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho

    Quando vão entender que a vida e a dignidade do povo brasileiro está acima do dinheiro? Nosso país é rico ..não há distribuição de renda nem pagamento de royalties a população pelo uso dos nossos recursos naturais!! Se convertam urgentemente!!

    Responda
    1. Rodolfo Francisco

      O editorial não é contra redistribuição de renda, muito menos contra a vida e dignidade do povo. O que ele está dizendo é justamente que desequilíbrio de gastos afeta, no final das contas, o povo. Gastar demais gera inflação alta, falta de crescimento econômico, redução do consumo, desemprego e pobreza. Quem é afetado por isso são justamente os mais pobres. Os ricos continuarão com boa vida independentemente se o kg de arroz custa 10 ou 60 reais.

  20. PAULO ROBERTO HASSE

    Mas a Folha que fez campanha para o L esperava o quê ? O L já foi contrário ao Plano Real , à privatização das telecomunicações, reforma Previdência e trabalhista … mas a favor do mensalão , petrolão etc . O L acha que recebeu um cheque em branco pra fazer o que quiser , vai tentar implantar o Dilma 2 Nova Matriz Econômica que teve resultados desastrosos . É projeto de poder , não é projeto de País .

    Responda
  21. JAYME KOPELMAN

    É a falha SP em sua, desde sempre, continuada missão neo liberal, pessimamente disfarçada. PS: devo alertar os editorialistas que o ansiosamente esperado governo Lula 3 só começa em jan2023. JK

    Responda
  22. Marcelo Martins

    Assinatura cancelada 3, 2, 1.

    Responda
  23. Jose L F Trindade

    A fs p já defendeu a Vaza, tem er, asconaro... kkk, cadê a autoridade pra fazer esse juízo de valor?

    Responda
  24. Marcelo Martins

    Omde esteve hein, Jornalzinho, nos ultimos 4 anos de desgoverno bolsonazi??

    Responda
    1. Marcelo Martins

      "Onde"

    2. Marcelo Martins

      "Onde"

  25. Jorge Nobre

    Nojooooo

    Responda
  26. Ricardo Montero Alvarez

    É fácil escrever um editorial desses tendo teto, geladeira cheia, banho e cama quentinhos.

    Responda
  27. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Que nojo esse editorial, que nojo! Só não cancelo a assinatura pq adoro alguns articulistas que devem, certamente, estar morrendo de vergonha desse jornal.

    Responda
    1. Fernando Minto

      A Sra me permite que eu assine junto?

  28. Marcelo Martins

    Onde esteve a Folha nestes último 4 anos de Desgoverno Bolsonazi??? Qur vergonha hein jornaleco????

    Responda
  29. Marcelo Martins

    Onde esteve a Folha nestes último 4 anos de Desgoverno Bolsonazi??? Qur vergonha hein jornaleco????

    Responda
  30. Alex Sgobin

    A Folha defende, como representante do tal "mercado", a austeridade fiscal, mas nós defendemos acabar com a fome, aumentar os salários dos trabalhadores, construir escolas, hospitais, creches e Universidades. Sã visões de mundo bem diferentes, contudo, na nossa vige a retirada de privilégios históricos da elite para fazer tudo isso, quer queiram, quer não. Acostumem-se com isso.

    Responda
  31. Gil Almeida

    A FSP errou, Lula disse que ninguém foi mais responsável na área fiscal do que ele é que vai manter os gastos sob controle. Melhor citou os números de seu governo.

    Responda
  32. Paulo Sérgio da Silva

    São 33 milhões de famintos, passando fome hoje. O futuro desses se define em horas e não em anos. Acertada a decisão do presidente eleito Lula em priorizar esta ação. Não é PEC da "gastança". É PEC da VIDA. Como eleitor do presidente Lula, apoio firmemente sua posição.

    Responda
    1. Daniel Sampaio de Azevedo

      “Gastar é vida”…

  33. Paulo Sérgio da Silva

    São 33 milhões de famintos, passando fome hoje. O futuro desses se define em horas e não em anos. Acertada a decisão do presidente eleito Lula em priorizar esta ação. Não é PEC da "gastança". É PEC da VIDA. Como eleitor do presidente Lula, apoio firmemente sua posição.

    Responda
  34. Claudio Luis de Souza

    Essa elite do atraso que vive mamando nas tetas do déficit público, mais de 50% do orçamento nacional vai para o bolso dos rentistas, esses parasitas preferem perder os dedos do que entregar os anéis.

    Responda
  35. Antonio Carlos Queiroz

    O que esperar da plutocracia e de seus porta-vozes, como a direção da Folha de S. Paulo, senão nhenhenhém e mimimi e ataques a quem (Lula) defende o Trabalho frente ao Capital, aliás, "mercado"?

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Gostei do comentário, Antonio Carlos. Temos que recuperar o vocabulário que realmente importa: a luta é entre o capital e o trabalho. Sempre foi assim.

  36. Ana Ferraz

    Ah Folha de São Paulo! Os pobres deste país ajudaram os chamados "democratas de redações e gabinetes" a evitarem mais quatros anos de governo de um sujeito autoritário, grosseiro e absolutamente incompetente e a resposta será mantê-los na pobreza? Recompor recursos para investir, sim investir, em educação, saúde e assistência social transformou-se em irresponsabilidade?? Irresponsável é promover a miséria, a fome e a morte de milhões!!

    Responda
  37. Flavia Fernandes

    Mau começo para quem? Decerto quem não para os 33 milhões de brasileiros famintos; para os 12 milhões de desempregados; para as minorias (?) subjugadas, aviltadas, menosprezadas. Me parece que o editor deste importante Jornal anda em desacordo com outras publicações ( a entrevista com o Nobel indiano) ou finge não compreender o contexto abissal em que estamos. Vergonhoso e triste.

    Responda
  38. VICTORIA SILVA

    Os editoriais só me dão náuseas

    Responda
    1. Raul Cabral França

      Nesse quesito, não falham nunca

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Sinto o mesmo. Nojo!

  39. Helano Póvoas

    Por isso eu não leio editorial. Bom mesmo é deixar o povo com fome e o mercado satisfeito né? Ai ai.. é muita delinquência intelectual!

    Responda
  40. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Lula disse: a responsabilidade fiscal tem que vir com a social. A FSP não entendeu ou não concorda com isso?

    Responda
  41. João carlos Gonçalves de souza

    Boa notícia pra Folha é a escandalosa distribuição de dividendos da Petrobras . Nenhuma petrolífera do mundo fez ou faz isso. Esvaziaram o caixa da empresa . Esse editorial tem um sentido mais profundo , está ligado a aquela aristocracia escravocrata que domina o País desde o império . Esse editorial sempre aparece quando um governo progressista tenta distribuir renda e diminuir a desigualdade.

    Responda
  42. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Meu comentário foi censurado. Não usei nenhuma palavra desrespeitosa ou algo parecido. Apenas disse que a folha não entendeu o discurso do Lula.

    Responda
  43. ELIELSON BARBOSA

    A fome pode esperar? A Faria Lima acha que SIM!

    Responda
    1. Fernando Minto

      Mens sana in córpore sano.

    2. Cassio Tonsig

      A fome pode continuar matando? Os jornalixtas da Folha obedecem aos que acham que sim!

  44. Leonardo de Alcântara Moreira

    Vou cancelar minha assinatura mesmo. Quando a Folha ajudar a criar outro líder fascista e eu fingir que acredito que ela se preocupa de verdade com a democracia e o bem estar social do povo brasileiro, quem sabe, eu volto!

    Responda
  45. Tersio Gorrasi

    O mais surpreendente de tudo isso é muitos acharem que o mercado que se dane porque só diz respeito aos mais ricos, mas se esquecem que foi durante os governos petistas que incentivaram o povo a usarem os seus fundos de garantia para comprarem ações de empresas estatais, ou seja, houve e ainda há muita gente do povo que sonhava em ter lucros em detrimento que um fundo que tinha lucro quase zero

    Responda
  46. Marcelo Consiglio

    Na edição de hoje sou mais a entrevista com Amartya Sen do que esse editorialzinho...

    Responda
  47. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Se depender da FSP os pobres continuarão cada vez mais pobres. Mau começo é utilizar uma manifestação espontânea de um líder emocionado como pretexto para destilar suas ânsias capitalistas.

    Responda
  48. Marcelo Ribeiro

    Os militares junto com Bolsonaro tramando um golpe de estado, e a FSP criticando um discurso do Lula dirigido a população de baixa renda que o elegeu. Lula não é governo, seu governo não começou. Apoie a democracia FSP. Sejam responsáveis como meio de comunicação.

    Responda
  49. Derli Marcochi

    Muitos comentarios mostram que a politica "se nao concordar comigo, e' meu inimigo" pode ter se impregnado nas pessoas durante os 4 anos das barbaries bolsonarescas. O editorial deve servir como um alerta para um governo ainda em formacao mostrando que nao se justifica a bancarrota fiscal em nenhuma situacao. Precisamos manter um espaco para as ideias que mesmo sendo antagonicas a alguns, ajuda trazendo luz ao debate.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Seu discurso foi prudente e válido até vc tropeçar num jargão tipo gado, sobre bancarrota fiscal , aliás comentado pelo outro abaixo , adepto do crescimento do bolo. De bancarrota o liberalismo eh doutor , a bancarrota social de um povo , extendida a oitenta por cento dos habitantes do Br.

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Perfeito Décio! Sempre imaginei que "leitores/assinantes" de jornais fossem pessoas de certa forma "diferenciadas" da média inculta (sem qualquer pretensão), mas, pelos comentários, vejo que não é bem assim. A maioria parece não entender o importante alerta do editorial e que demonstra o apartidarismo do jornal. Lula tem que rever seus conceitos, sim. Responsabilidade fiscal em primeiro lugar, para "sobrar" recursos para o social.

  50. MARCELO MARTINS DE MARTINS

    Mas era de esperar o quê?!

    Responda