UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Teixeira da Silva

    Falou e disse a mais pura verdade.

    Responda
  2. José Antônio

    Complementando o artigo...´´Escancarando as falhas da lógica sedutora dos “mercados”``(Assistam através do YouTube no ICL Notícias).

    Responda
  3. Claudio Carvalho

    "Mediocridade desleal" para definir o medíocre e desleal Michel Temer vale a coluna, por tudo que a expressão indica de pequeno, mesquinho e indigente da parte dos que assediam o Lula; os mesmos, economistas e quinta-colunistas, que se deitaram e se deleitaram com a perversão do Bolsonaro. Um texto por semana do Janio é pouco, pelo tanto que o colunista oferece aos seus leitores. Maravilha!

    Responda
  4. jose borges

    Janio precisa de mais espaço .

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      Acabei de escrever sobre isso. Uma coluna é pouco pelo tanto que ele entrega aos leitores.

  5. Fernando Alves

    Quem usa um pouco a cabeça percebe que há interesses ocultos por trás da nomeação do ministro da economia. O Paulo Je_gues fez uma farra fiscal para tentar reeleger o chefe e manter o emprego, mas não se ouviu nenhuma reclamação "do mercado". Para o mercado, a questão nem é responsabilidade fiscal, é o medo de indicarem um ministro que não compactue com renuncia fiscal, empréstimo juro zero e outros bilhões dados de lambuja para meia dúzia de oligarcas.

    Responda
  6. Joao Massucci

    Um defendia a cloroquina. Outro defende a inflação. Este tema idade para saber que as consequências vêm depois: Juscelino, Geisel, Dilma... Abaixo o negacionismo!

    Responda
  7. Marcelo Rod

    Viva Janio de Freitas, Jornalista!! Nossa voz, quase unica sempre, neste jornalao

    Responda
  8. Reivan Franca

    Se fosse para agradar só ao mercado, seria melhor deixar o defensor da terra plana.

    Responda
  9. Marcelo Rod

    Aí, vai o cara que tem 100 PETR, xingar o Lula na rede social. Talvez atrase o pagamento do aluguel este mes. O tubarao...Queda na Bovespa, afeta muito a vida dele...

    Responda
  10. Leandro Rodrigues dos Santos

    Finalmente uma voz coerente dentro da Folha, inclusive indo na contramão do editorial asqueroso.

    Responda
  11. Leandro Rodrigues dos Santos

    Finalmente uma voz coerente dentro da Folha, inclusive indo na contramão do editorial asqueroso.

    Responda
  12. Valdo Neto

    O principais atores do mercado manipulam suas reações e discursos no sentido de seguirem faturando bilhões sem produzir absolutamente nada de valor para a sociedade. Sanguessugas.

    Responda
  13. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Grato, Jânio. Tirou-me a chateação de ter lido um editorial por aí...

    Responda
  14. Pablo André Flôres

    Janio de Freitas, uma aula, como sempre. E ótima a citação da Mônica de Bolle, que está indo na contramão do deus mercado! Palmas pra ela!

    Responda
  15. João Carmo Vendramim

    O mercado aceitou docilmente as barbaridades Gurdes-Bozo porque isso lhe traia benefícios. O tal de mercado não aceita sequer perder os anéis e o lero lero-lero de estabilidade econômica, crescimento e aí, a ladainha de repartir o bolo.

    Responda
  16. antonio malicia

    Seria muito bom se o tal, dito, jornalismo independente, patrocinado pelos grandes bancos, tivesse só um pouco da coragem do articulista, descobriram, de sobra, que vivemos em um país com economia disfuncional. A propósito o mercado que importa sou eu, você e todos nós que trabalhamos e construimos este país.

    Responda
  17. Fábio Cesar Cristiano

    Jânio é um farol de lucidez diante de uma imprensa corroída por uma ideologia que atende sempre os interesses de meia dúzia. Estamos falando da fome, do desemprego. Este mesmo mercado nunca se indignou do mesmo modo em relação ao governo Bolsonaro, sem rumo, sem projeto, fascistoide e gastador para atender seus próprios interesses eleitoreiros.

    Responda
  18. Milza Moreira Lana

    Caro colunista, o Sr. é uma das razões pelas quais continuo a assinar este jornal, apesar de alguns editoriais. Pelo menos uma coisa é preciso admitir: a FSP é um jornal plural.

    Responda
  19. Samir Mustapha

    Janio é o escudo aos medievais editorialistas e colunistas que louvam "o mercado".

    Responda
  20. Jane Medeiros

    O iluminado colunista repõe cada coisa em seu devido lugar. Revela a posição do mercado no sobe e desce do dólar, via ação especulativa, criando uma situação artificial para pressionar Lula quanto a indicação do novo Ministro da Economia e mandar um recado, que quem manda é ele, o mercado! Lula segue em frente não se intimidando, certo de que as pessoas estão em primeiro lugar.

    Responda
  21. Gleison Pereira Leocadio

    Bem que a FSP poderia substituir aquele editorial canhestro defendendo a tal responsabilidade fiscal por este do Janio, muito mais realista e conectado com o mundo real.

    Responda
    1. Alex Paro

      tapa na cara do editorialzinho faria limer da Folha

  22. moacyr da Silva

    Os empresários do mercado deveriam ler ,se é que tem alcance Os Miseráveis de Victor Hugo e por analogia olhar para os 33 milhões que passam fome no Brasil

    Responda
  23. Sérgio Renato Pires ferreira

    Ótimo texto , as urnas falaram e foram claras , a prioridade social vem primeiro ,a reorganização do estado é urgente ,o Cassino que espere , já foi muito favorecido pelas benezes liberais de Guedes, vão se aquietar ,vão jogar no bingo.

    Responda
  24. Marcelo Santana

    Mantenho minha assinatura não pelo Jânio, que escreve bem e tem uma lógica irretocável. Mantenho minha assinatura pela raiva que sinto lendo o Pondeca (cuca morena) ou o Vinicius torres (o propagandista do mercado). Assim nessa mistura de textos, continuo achando que temos jeito por não pensarmos iguais. Mas que é um saco ler editorial apócrifo louvando o mercado, isto é!

    Responda
  25. ana marques

    Quantas pessoas investem em dólares e bolsa de valores? No Brasil, bem poucas. Sendo assim, porque todos os outros brasileiros têm de ter sua vida contr olada pela camadinha especulativa? Janio traduziu muitíssimo bem o que sentem os muitíssimos brasileiros fora dessa elite. Vamos resolver primeiro o problema da fome, que é uma vergonha. Por último, será a vez da camadinha.

    Responda
    1. ana marques

      Primeiro a fome, depois, a saúde pública, a escola pública, a agricultura familiar, o combate ao racismo, o fim da destruição dos nossos biomas e muito mais. República quer dizer a coisa pública. E elite que pode comprar dólares e ações na bolsa de valores não são prioridade no momento.

  26. Salete Conceição Possebon

    Como um G E G como esse pode ter espaço para fazer comentário nesse jornal.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Uma minion perdida por aqui? Pela grosseria e limitada expressão, logo identificada.

    2. ana marques

      Deix e de escr ever asne iras, com g ou com j.

    3. Salete Conceição Possebon

      Obs: Escrito G ao invés de J para não ser glosado.

  27. Guilherme Martin

    Tô mandando seu texto pro seu colega Vinícius Torres Freire, quem sabe ele não aprende um pouco...

    Responda
  28. Paulo Sales

    A fome precisa acabar, mas não é só isso. Como diz a música, bebida é água, comida é pasto, e você tem sede de que? E você tem fome de quê? Dar 2 ou 3% a mais num salário miserável, não resolve, nada em cima de nada. Portanto, Lula terá fizer muito mais que isso, e sem voo de galinha. Eu só acredito vendo.

    Responda
  29. Ayer Campos

    Num mundo que não é o nosso - mas que esperamos um dia alcançar - a resposta imediata e clara aos predadores do 'deus mercado' deveria ser a indicação de um nome 'maldito' como Fernando Haddad, Lara Resende, Paulo Nogueira Batista Jr. ou Luiz Gonzaga Beluzzo para a Fazenda ou Economia... Além de clarear as coisas, ainda nos daria o prazer de ver alguns fiscalistas farsantes praticar o harakiri pelo fiofó...

    Responda
  30. WAGNER NEGREIROS

    Lula foi eleito para o povo. E pelo povo. Simples assim.

    Responda
  31. Danilo Bresciani

    Ao Janio: o melhor colunista deste país.

    Responda
  32. wilson kfouri

    O mal dito mercado deu aval à um miliciano genocida e seu parlapatão Posto Ipiranga que proporciona um rombo de 400 bilhões de reais,33 milhões de brasileiros passando fome e O Brasil virando pária internacional. O novo governo iniciará a reconstrução moral e econonômica do país destruído por esse desgoverno formado por um bando loucos chefiado por um miliciano psicopata..

    Responda