Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Filipo Studzinski Perotto

    belo texto ! excelente análise.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Será preciso um 'gabinete da paz' nesse novo governo. Chega de bozódio!

    Responda
  3. Evandro Botteon

    montar redes de comunicação, tal qual os grupos de zap bolsonaristas, pra então disseminar GOOD NEWS ? massacrar de conteúdos curtos e meméticos com uma boa mensagem por tras ? tipo um gabinete do ódio ao contrário ? seria isso ? precisa de dinheiro/financiamento e musculo... pra dar certo

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "como é que não conseguimos transformar numa narrativa empolgante o combate à pobreza, saúde e educação para todos, a liberdade de cada um viver como bem entender ou salvar o mundo do apocalipse climático?" A mídia como um todo tem sua parcela de responsabilidade nisto. Dá dinheiro mostrando anúncio de família feliz comendo alguma margarina no café da manhã, não falando sobre desigualdade, como melhorar a educação e o que mais você colocou no texto.

    Responda
  5. Maria Helena Chagas

    Olá. ótimo diagnóstico, mas... Todo ser humano necessita pertencer, nem por isso pode colocar seu desejo acima da lei . Tenho visto muitas análises a respeito desse grupo.. Ás vezes acho que são infantilizados, quando na realidade são mesmo pessoas preconceituosas, elitistas, e que não querem dividir espaço, nem respeitar regras do jogo quando não lhes convém. Nem todo eleitor de Bolsonaro faz parte, mas os que fazem devem ser tratados como adultos. É limite que chama?

    Responda
  6. marcos mercuri almeida

    Belíssima e inteligente reflexão sobre como desmontar as realidades paralelas que nos impedirão de tomar um rumo para o futuro.

    Responda
  7. Sandra Maria Cabral

    Excelente, Antonio Prata! Você compreendeu e explicou com muita lucidez o que está acontecendo! Detalhe é que o "Zé Ninguém" muitas vezes possui títulos e posição de destaque na sociedade. Mas como será que se sente intimamente? Precisamos de muita sabedoria para saber agir individualmente e coletivamente diante dessa triste e perigosa situação.

    Responda
  8. José Cardoso

    Acho que a coisa está mais para o que o Freud falava: a cura em psicanálise é sair da miséria da neurose para a infelicidade cotidiana. Por isso é tão difícil convencer os BolsoLulistas. Tudo o que temos a oferecer é uma sóbria infelicidade.

    Responda
  9. denise maia

    Mais um texto brilhantemente provocativo. Parabéns! E vamos ler…

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Eleiçao ja acabou. Vc esta igual aos q nso saem da porta fos quarteis

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Vc é muito talentoso e criativo. Deixa esse discurssinho pra visita ao sindicato

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ah, Florentino. Flo-ren-ti-no. Está explicado.

  12. Florentino Fernandes Junior

    Desceu fo palanque ainda nao, nenem?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ah, Florentino. Flo-ren-ti-no. Está explicado.

  13. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    "E também não é Santo, estúpido." O maior problema dos dois lados dessa polarização política que vivemos nas últimas eleições é a tentativa de mitificação dos líderes populistas que os encabeçam. Lula é o remédio amargo que temos que tomar para nos livrarmos daquele ser pequeno e autoritário e de sua influência maligna sobre a sociedade, que reforçou seu lado egoísta, racista, homofóbico e agressivo. É um remédio, sim, mas com efeitos colaterais que já conhecemos bem.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Acho engraçado comentários que passam a mão na cabeça do derrotado, bem como o fingimento de não enxergar que agora existe uma grande frente para tirar o país do abismo aonde estava. Viúvas do bolsonarismo...

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Acho engraçado comentários que passam a mão na cabeça do derrotado, bem com

  14. Marcelo Magalhães

    Belo Texto! Parabéns!

    Responda
  15. Mario Garcia

    Brilhante. Parabéns. Principalmente pelo desafio de se buscar fazer prevalecer o lado bom da Força.

    Responda
  16. Sergio Siqueira

    O que é o mundo terraplanista? Não têm a menor ideia do que é uma ditadura. A baioneta não distingue qual barriga está à frente. Depende do ambiente enfumaçado em que vive o cérebro de um general.

    Responda
  17. Fatima Marinho

    O ressentimento eh o motor desses grupos. A direita compreendeu melhor a filosofia do ressentimento do que a própria esquerda – enquanto os movimentos a esquerda tentaram arregimentar as massas com o discurso economicista, a direita sempre empregou a mais atual tecnologia de comunicação de cada momento (do rádio e cinema a dispositivos móveis e redes sociais) para catalisar o ressentimento e transforma-lo num evento político e social (WFerreira). Necessidade pertencer ao grupo na exclusão social

    Responda
    1. joao sergio gonçalves

      Parabéns pelas inteligente colocação.

  18. BENEDITO CORREIA DE ARAUJO

    Terraplanista , que não aceitam a Democracia, e que foram abduzidos, pelo fenômeno que se chamam de Fake News ou pela ignorância. Esperamos que este episódio fique marcado como “O Golpe dos Terrapanista extraterrenos perdidos no espaço”.

    Responda
  19. eduardo nunes

    Prata, deixa eu tentar mostrar o óbvio que seu texto não chega nem perto de tatear. O problema não esta do Darth Vader que temos que combater, mas no Luke Skywalker que escolhemos. Elegemos este Skywalker sem um plano de combate pq iria ter um golpe! .... kkk, apenas alguns tiozinhos na frente de quartel.... Agora na transição, nas escolhas do Skywalker veremos para qual metade do eleitorado ele mentiu... Enfim Prata, sem nem para vc é obvio visualizar isso, imagina pro tiozinho de amarelo.

    Responda
    1. carmen lúcia siervi

      Eduardo, não havia outro Luke que fizesse frente ao abismo, entende? A vantagem é que esse Luke venceu devido às alianças sensatas, capazes de encontrar o equilíbrio necessário para construirmos um país mais justo e feliz.

  20. Aderval Rossetto

    Tudo se resume em que, o amor venceu o egoísmo. O amor que vai além da sua volta planista, atingindo os escondidos socialmente no globo. Nesse entrave, uma parcela mais científica, humanista, de vanguarda paulistana, olhou pelo apoiou o anseio faminto dos necessitados irmãos brasileiros, favelados e semiáridos. Raciocionou que a fumaça dos desmatamentos e água evaporada é levada ao vento para todos.

    Responda
    1. marenildes silva

      Digamos que acordaram! Pois a violência, a seca e etc., atingirão a todos sem exceção.

  21. Cristina Murta

    A sensação de pertencimento é a mesma oferecida por igrejas, templos e religiões em geral. A pessoa se sente ouvida, acolhida e recebida em um grupo. Mas as semelhanças param por aí pois a religião trabalha com a fé, com muitas crenças e é de foro íntimo. A política tropeça nos fatos diariamente e é de foro público, comunitário. Ótimo artigo para explicar o fenômeno atual de grande adesão à extrema direita.

    Responda
    1. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

      De fato, deixados à parte os fundamentalistas e os chatos, as religiões são de foro íntimo e não transformam as pessoas em zumbis da porta dos templos e igrejas para fora, como fez esse patriotismo artificial bolsonarista.

  22. Ary Dantas oliveira Junior

    Perdeu por dois milhões de votos porque o povo brasileiro não compactua com o seu pensamento, caro escriba!(para não chamar de outra coisa..) Graças a Deus!

    Responda
  23. Rodrigo Andrade

    Seria um bom começo não ter colocado pra concorrer o sujeito que só pôde se candidatar por causa de uma virada de mesa protagonizada pelos amigos do STF. Adotem a narrativa que quiserem, os bilhões devolvidos são prova suficiente do que foi o governo do PT.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Quem virou a mesa foi o Moro, qdo cometeu várias ilicitudes no processo contra Lula, por motivações ideológicas. Amigos no STF tem o Bozo, de acordo com declaração do próprio.

    2. Vera Queiroz

      Aí fica difícil, né, compadre! A terra é redonda, plana é a pizza!

    3. SAULO SANTOS

      exatamente, trouxeram um ex presidiário pra presidência e querem que batamos palma, de jeito nenhum... comecaram a guerra agora aguentem, vem ai a maior oposição da história...

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      fazoLquepassa

  24. Helio Cardoso

    Elucidativo Prata, confere repetir: "O Zé Ninguém sai de uma realidade complexa que não entende, e se agarra a uma teoria simples e lhe confere um assento VIP no centro da Terra plana. Na Terra redonda ele era só mais um, de pé, espremido no vagão." Simples assim!

    Responda
  25. Silverio Torres Correia

    A máquina pública é uma fábrica de votos, vide os 90 por cento de governadores reeleitos. Bolsonaro usou e abusou da máquina, e mesmo assim broxou nas urnas. Resumo: a força política do Lula é extraordinária.

    Responda
  26. Dalton Matzenbacher Chicon

    Tipo assim: não encontramos fraude, mas nada garante que não possa ter havido.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente, Vera.

    2. Vera Queiroz

      Tipo assim: perdemos, mas quem sabe um golpezinho ainda cola?

    3. Vera Queiroz

      Tipo assim: perdemos, mas quem sabe golpezinho ainda cola?

    4. Vera Queiroz

      Tipo assim: perdemos, mas quem sabe golpezinho ainda cola?

  27. marenildes silva

    A sensação de pertecimento, infelizmente, atinge a todos, de todas as correntes ideológicas, acho até que pegaram a fórmula das religiões e replicaram na politica. A política apesar das mazelas, é uma atividade que muda a vida das pessoas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. Os fanáticos de ambos os polos são parte ou da salvação do mundo, ou da proteção contra o comunismo, ou vice-versa, ou seja lá o que for. Todos desvendam malvados segredos, contra os quais têm de lutar, ainda que esses segredos não correspondam aos fatos que os contrapMem e que são divulgados pela mídia dita golpista conspiradora. Melhor seria não mais haver fatos, dado que as versões são mais confortáveis quando próprias, e falsas quando alheias.

  28. Ricardo Knudsen

    Prata é dos poucos colunistas q entendeu o Bozismo. A Faria Lima quer nos fazer crer q os golpistas querem diminuir o estado. Para outros, o mundo é arrogante, não entende essa gente de bem. Entendemos, agrada-los é fácil. Diga qquer coisa degradante sobre pobres, negros, homossexuais ou mulheres; q querem entregar o país a Belzebu; q os comunistas estão arrancando os dentes dos bebezinhos; e q os militares precisam salvar a democracia fechando o Congresso e o STF, e anular as eleições. Fácil!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Dalton, qtas manifestações de petistas pedindo o fim do capitalismo por caminhos não democráticos vc viu? Quantas vezes o Lula pediu o fim do capitalismo ? Seu vice era empresário rico. Quantas vezes um governo do PT estatizou uma empresa à força? Nunca, para todas as questões. Então, não entre na paranóia de q foi eleito um governo comunista, q vai fechar igreja e colocar o empresariado no paredão. Isso é coisa de bozista, q vê comunista pra todo lado.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo com você. Mas devo advertir que ao grupo oposto também agrada dizer que o capitalismo escraviza o trabalhador, que todos perderão o emprego, que teremos que trabalhar até a morte, e por aí vai. É aquela ideia de abaixo o capitalismo e o empresariado, mas tudo com garantia de emprego e aposentadoria. Os extremos hostilizam o bom senso, haja vista ser o verdadeiro inimigo das doutrinas que sobrevivem do maniqueísmo que fomentam.

  29. Marcelo Galvao de Oliveira

    E os Lulaplanistas então?? Inacreditável como alguém pode votar nesse coiso.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Faz o L que passa2! Meditação no meio do mato também ajuda.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      fazoLquepassa

    3. ELIANA Imai

      E então? Pronto para 4 anos (no mínimo) com o ‘seu’ Coiso no poder? Chegou a sua vez de se indignar 24 hs por dia

  30. carlos campos

    Esta semana tive o desprazer de tentar conversar com um bozominion o que eu achava da eleição presidencial , mas não deu nem 5 minutos a conversa. O cara pareceu possuído, mudou a fisionomia e só falava que o Supremo via Alexandre de Moraes, mudou o resultado porque iriam imp!antar no país o comunismo, apoiados pela Globo comunista e que ganharam além de roubado, caluniando o mito. Desisti , com este povo não tem conversa, só ódio e estupidez.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Passei por idêntica situação ontem à noite. E ainda fui taxado de burro por não ser capaz de reconhecer o óbvio.

    2. bagdassar minassian

      ... peço licença de somar ao seu comentário, não só os cinco minutos, entre os exemplos citei leituras críticas, foram necessários maiores detalhes sobre críticas e, sobre leituras, jornais diários, tinha tempo, recomendei entre outros, de livre escolha, a Folha e o Estadão, nervoso e gesticulando "nunca vou ler jornais comunistas". Não é um Zé Ninguém, é advogado, aposentado, e toda a família adora o presidente. Calei-me e despedi numa boa, como dizem.

  31. Carla C Oliveira

    Muito boa análise, Prata!

    Responda
  32. LEANDRO FERREIRA

    Parabéns,Prata. Essa esquerda caviar tá precisando mesmo de um puxão de orelha. Mais ação e menos militância , mais cesta básica e menos fotinhas com livro, mais amor e menos arrogância

    Responda
  33. RICARDO BATISTA

    Excelente! Quem é que não gosta de se sentir como um iluminado, que vê o que os outros não veem? Não à toa as teorias da conspiração fazem tanto sucesso. E quaisquer evidências contra elas são reinterpretadas como evidências a favor delas. Consequentemente, vão ter que mudar esse mantra : É a ideologia, estúpido!

    Responda