Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eli moura

    Eh a fome ssttuuppiidd

    Responda
  2. Andréia Chaieb

    Lula deveria propor um amplo debate sobre economia e o tal Mercado! Precisamos tirar o povo da alienação, para engaja-lo na solução. Isso é democracia! Importantíssimo incluir na pauta a taxação sobre obscenas fortunas, lucros e dividentos e o detalhamento de como os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres mais pobres. A alienação proposital nos trouxe até aqui, portanto vamos agir na causa do problema.

    Responda
    1. Nelson Esteves

      Pois é, Andréia. Temos muita gente pobre votando a favor da pobreza, alienadas que foram pela falsa propaganda bolsonarista de um poder peito estufado que não fez nada. Brochou na hora que mais precisava.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      O novo presidente deve propor o aumento da produção e da eficiência produtiva, para gerar renda e superávit fiscal. Distribuir esmolas nunca levantou famílias ou sociedades.

  3. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Tudo muito simples..aumentar impostos! Faz o L .

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      E a fome? Vamos deixar as pessoas morrerem de fome em nome do "mercado"?

  4. flavio c pedrett

    Nao vejo nenhum articulista questionar os subsidios a segmentos do empresariado. Quando tenta-se discutir o assunto, vem logo a ameaca de desemprego em massa.

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Então vc não tem lido direito. Esse mesmo articulista e o marcos Lisboa vivem denunciando isso. Inclusive o dinheiro em enxurrada dado aos empresários ditos “campeões nacionais”, que só gerou desperdício e desvios (sabemos para quem).

  5. Alexandre SS

    Só há um jeito de corrigir isso, crescimento econômico. E com fome ninguém cresce.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E isso se faz com capacitação via ensino. Trabalho de décadas.

  6. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O pior de tudo é a volta da turma "Matriz Econômica" do PT que levou O Brasil a 14% de desempregados e a maior recessão em 100 anos.

    Responda
  7. Marciano Alves

    Vamos aos fatos: o modelo atualmente posto não funciona. Isto está escancarado num país que só vai de ladeira abaixo desde Temer. Há que se investir, sim; há que se incentivar a produção, baixar juros e depois incentivar o consumo.

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Depois do Temer, né? Tá bom... PTminion detectado.

  8. José Miguel Ortega

    Só se repõe o deficit com crescimento, se ele é de 200 bi, e o extra da bolsa família, ficar com menos de 200 bi, entende-se que será feita uma gestão com foco no crescimento para com ele ir pagando o extra, mas a matemática é simples, com o extra abaixo do deficit de hoje, há condição teórica de crescimento. Em outras palavras, isso seria um "teto de deficit', ele tem que ser sensivelmente menor que o atual, simples assim. Teremos ao final de um ano um deficit do tamanho da bolsa família, menor

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    Não havia a fome. O Aécio perdeu as eleições, tinha o apoio dos rentistas e resolveram dar o golpe. Tiraram a Dilma, instituíram um teto de gastos sociais, precarizaram os contratos trabalhistas, confiscaram as aposentadorias dos pobres, permitiram a gatunagem na Petrobrás, financiaram a farra do agronegócio e encheram os bancos de dinheiro. O resultado são 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 25 milhões com fome. Os neoliberais querem que o povo acredite que esse é o normal.

    Responda
  10. Ricardo Lobo

    Fascistas de plantão escutem: Agora vamos distribuir renda.

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Prezado Ricardo, não comece seus comentários desqualificando qualquer ideia que se lhe oponha. O que há do outro lado de suas ideias é uma corrente majoritária que paga imposto pesados, investe capital em empreendimentos (lojinhas, oficinas, restaurantes) tomando risco absurdo para poder trabalhar e enriquecer (não é pecado, tá?). Então, quando vem socialista querendo dar o que não produziu (e nunca vai), rola essa chiadeira. Mas ser fiscalmente correto não é ser fascista, é ser conservador.

    2. Flávio Taylor

      Sim, mas no modo petista né: metade ora banco, metade pro bolso deles.

    3. Flávio Taylor

      Sim, metade pros bancos, metade pro grupo do Paulo Leman. Sabe de nada mesmo heim, esteve viajando pra marte entre 2003 a 2010?

    4. Felipe Araújo Braga

      Não tem o que distribuir querido! Renda se gera, riqueza se cria, não se reparte o quê uma hora acaba! Você deveria pensar em como criar mais renda através de empregos qualificados, produtividade, educação capacitadora, geração de novos negócios. Fascista é quem defende burocracia.

    5. Roberto Freire

      A sua? Ou só a dos outros?

    6. Ary Dantas oliveira Junior

      Nada contra a distribuição de renda, e' o correto. O problema está em como e' feito!

  11. Ary Dantas oliveira Junior

    Faiz u eli

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Vai ser um governo muito melhor do que o do Bolsonaro, pode ter certeza. Pelo menos para o país como um todo. Pra você, não me importa.

  12. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Quem deve preocupar-se são os que detêm grandes fortunas porque inevitavelmente, em lugar de estar falando em cortar despesas, é tempo de fazer uma reforma tributária que faça justiça ao povo trabalhador e faça pagar impostos aos que mais faturam. Todos sabemos que a solução passa por taxar as grandes fortunas, mas falta coragem ou isenção aos economistas que tratam da matéria tributárai sem considerar a causa fundamental do desequilíbrio fiscal: tem gente que é rica que não paga os impostos.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Não fizeram nada em 13 anos no governo a respeito disso!!!

  13. Ary Dantas oliveira Junior

    "medidas eleitoreiras e tentativa de estelionato de bolsonaro" que, aparentemente, o novo governo deseja tornar permanente ??

    Responda
  14. Ernesto Pereira

    A preocupação deve ser com 40 milhões na miséria, o resto é simplesmente resto.

    Responda
  15. Cassio Vicinal

    Ora, ainda bem que agora se pode falar transparentemente das contas públicas, não é mesmo? Há quem ouça. O novo governo ainda não assumiu o poder, as discussões começaram. Enquanto isso o governo em exercício sumiu. Onde estão Bolsonaro e Guedes? O problema dos pseudo-liberais é que eram mansinhos com os autoritários e agora são leões com os democratas. Muito fácil. Chega a ser entediante ler sempre os mesmos argumentos e especulações. Lula foi e será responsável novamente. Não pode errar.

    Responda
  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há um buraco à frente. Mas há a perspectiva de um salto sobre o buraco. Se de fato o Novo Bolsa Família for aprovado, e injetar os 70 bilhões estimados pelo relator do orçamento, estimo um aumento de arrecadação de pelo menos 140 bilhões. O cálculo é simples. A carga tributária come 28 bilhões dos 70, e é multiplicada pela velocidade da moeda, número de vezes que o mesmo dinheiro circula no ano. Estimo a velocidade na camada de baixa renda, em 5 vezes ou mais,

    Responda
  17. Tadeu Roberto Corbi

    Nunca vi tanta veemência em criticar o caos econômico criado pelo ge no cida. Agora o que cabe é desarmar as bombas relógio deixadas pelo ter ro ris ta.

    Responda
  18. Rodrigo F Cabral

    Perfeito.

    Responda
  19. MARIA STELA C MORATO

    É sério. Como faremos com a economia?

    Responda
  20. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Que chato esse negócio de democracia, né?! Com o náufrago era bem melhor. Os liberais econômicos podiam falar abertamente que botavam granada nos bolsos de quem os abraçava, que passavam a boiada, que iam atrás de imunidade de rebanho, que iam mandar o cabo e o soldado etc. Agora o Lula nem começou e já quer matar a fome do povão. Que absurdo essa tal democracia!

    Responda
  21. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O aperto na garganta do povo, asfixiando oitenta por cento da população, coisa que as elites do capital brasileiro provocam desde as origens , isso também leva a rupturas. A coisa não eh simples assim . Eh só tirar o estado e pronto , tudo se resolve . O mercado mamãe vai ter compaixão de seu povo. Não? Ah! Sim, ele fará o bolo crescer e depois vai distribuir. Né?!

    Responda
  22. Robson Simões

    Blá-blá-blá de fim de sábado. Amontoado de tolices esse texto. Eu heim!?

    Responda
    1. SUELI Iossi

      Quem tem que responder sobre este rombo de 400bi são os liberais, Mercados, centrão, guedes e Bolsonaro que gastou como se não houvesse amanhã e ngm nunca pois freio, deixou o país quebrado e as viúvas golpistas, apoiadas por empresários mamateiros que ajudaram neste rombo junto com os militares que tb mamaram muito nas tetas, estão lá chorando pra continuar este governo incompetente!!! Herança maldita, o Lula não é o Messias mas vai ter que fazer milagre pra salvar o Brasil desta terra arrasad