Lygia Maria > Vergonha tropical Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Concordo totalmente com o texto. Contudo jamais nos esqueçamos o quanto a eleição do Bolsonaro foi culpa dos erros do PT. Não esquecer disso contribuiria para que Bolsonaro não retorne.
De onde menos se espera é que não vem coisa alguma. Vade retro, Bolsonás.
O (péssimo) gosto musical do Bozo é bem conhecido...
De trogloditas é o que se espera em relação à Cultura.
Quanto lixo sai das bocas petistas. Esperem um pouco. Se levarem um mata leão, azar de vocês. As balas de borracha acabaram.
Interessante o texto ligar a bossa nova com elementos do jazz e a Jovem Guarda com a assimilação do rock. Também é bom lembrar que Elvis Presley modificou o rock americano trazendo elementos da música negra americana, que ele cantava na infância. A música de Gal inicia o filme Bacurau que procura discutir a identidade do povo brasileiro. Não devemos avaliar a estética pela polÃtica. Gosto de Gal independentemente de ela ser de direita ou esquerda.
Não esperava que o atual mandatário se pronunciasse. Ele só sabe andar de moto e fingir que é evangélico. Sua capacidade intelectual é bem reduzida e, além disso, ele não prima por reconhecer códigos e éticas inerentes ao cargo. Mesmo assim, é chamado de Mito. Enfim, é o que temos.
O único artista que o atual presidente da República lamentou a morte foi um certo MC Reaça, de cuja existência, na minha bolha, só tomei conhecimento quando ele se suicidou após ter espancado a amante grávida, quase levando-a à morte.
Não é sintomático? Eu acho.
Artiguinho meia boca, se preocupar com o posicionamento de Bolsonaro sobre a morte de Gal Costa nessa altura do campeonato é totalmente irrelevante. Desfiar depois a biografia de Gal já descrita por inúmeros articulistas é bem ginasiano. Abro o jornal para ver coisas mais inteligentes.
Discordo quando o senhor diz "artiguinho meia boca" e classifica-o como irrelevante, mas defendo seu direito de expor sua opinião. Ainda mais que, para expô-la aqui, deve pagar assinatura - mais um motivo para defender-lhe o direito de botar a boca no trombone. Pagou, é justo dizer o que achou do produto. Agora, abrir o jornal para ler coisas inteligentes, concordo. Eu gosto de ler coisas inteligentes, incluindo esta área dos comentários.
muuuuuu
Seu Rodrigues, por esse seu comentário vê-se o mal que o bolsonarismo fascistóide criou na cultura brasileira. Fiquem com seus sertanejos ( não os autênticos) bregas e insÃpidos.
Não é possÃvel que a falta de inteligência bolsonarista chegue a esse nÃvel! A colunista, apesar de falar da carreira de Gal - o que sempre será necessário, diga-se, dada a relevância de tamanha artista -, dá uma breve aula sobre o surgimento do tropicalismo, o que por si só já valeria a leitura do texto. Mas ela vai além de tudo isso, ela trata com propriedade da falta de modos, de apreço ao cargo e ao paÃs que o enxotado do Alvorada sempre demonstrou. SaÃa da frente do quartel, amigo!
Sinceramente, mesmo sabendo que faz parte do protocolo do cargo emitir notas de pesar etc nessas ocasiões, nomes como Gal Costa, Aldir Blanc e João Gilberto NÃO merecem ser "homenageados" por essa tragédia anunciada. Aldir Blanc arrancaria a própria barba no tapa se recebesse tal "homenagem". Aproveito pra dizer um muito obrigado pro Bituca por todos esses anos de luminosas canções. E um grande salve a todos os nossos grandes músicos. Viva Gal!
Hahahahah, verdade, nem tinha me ligado dessa barbaridade ia ficar TuPo. O Aldir foi o primeiro chute no saco, inaceitável que tenha morrido de covid. "Contar pra vocês, do torturador, que tem soco inglês, mudar não mudou." Bozo e Vilmar, o paramilitar: tudo a ver(cuspir na cara).
Bolsonaro não passa de um ignorante. A única coisa musical que ele sabe é o toque das cornetas do quartel. Olhe lá se sabe todos os toques?
Sugiro que leiam os comentários para ver o nÃvel de ódio da turma que se acha culta. Vivem na dicotomia do nós contra eles, estigmatizando o outro, para se sentirem inteligentes.
Chatice do baralho, hein, Bernardino? De trinta, somente três mensagens mencionam os "eles", apoiadores do Bozo. Às demais, só apontam a eixcrotidão do chefe. Nem joguemo a carapuça e suncê tá com a cabeça pronta pr'ela caber, né? Que saco, mano...
Ódio não Bernardino , revolta com tudo que fomos obrigados a passar nestes últimos quatro anos , ódio é marca registrada do mito e seus seguidores , especialmente os do astrólogo olavo de Carvalho , outro ser humano desprezÃvel.
Então o parâmetro é saber qual prato é de sopa e qual é de lagosta? Será que algum dia vocês vão entender que o mundo de vocês, é só de vocês?! Imagina quantas pessoas não têm acesso à folha, e escreveriam matérias muito mais interessantes que avaliar o presidente se ele gosta de "Gal"?! Infelizmente a mÃdia está tomada de intelectualoides esnobes, como uma corte do rei nu.
Você errou o endereço do comentário, não é da coluna de culinária para falar de sopa e lagosta, o assunto aqui é a morte de uma das maiores intérpretes, e a obrigação do presidente externar condolências, pelo menos é o que se espera de alguém com perfeita funcionalidade cognitiva, o que não é o caso atual.
" Afinal governa para o paÃs inteiro, não só quem o elegeu "... Este (des)presidente inominável , tosco , preconceituoso , homofobico , sem empatia , governa só pro seu gado , extensão do cercadinho , composto de pessoas sem noção , a maioria sem discernimento e com o cérebro lavado por ( falsos) pastores evangélicos , empresários enrolados com o fisco e pessoas da pior espécie. Não receber nenhuma menção do dito cujo , é prova de quem morreu estava do lado certo da história.
Agora que o Miguel, acima, meteu o Aldir na história é que a ficha caiu, Carlos: ceis têm toda razão.
Lula nem assumiu, já é mais importante que o PR fasc ista. Surta, gado!
~ESTÃO esquecendo que o Bozo chorou a morte do PINTO ( do acordeon ), que o acompanhou, foi sua retaguarda musical , durante sua campanha. O rÃdiculo chorou ao vivo pelo PINTO. Espero que passe um tempo, para que possamos rir melhor das patifarias do sinistro Bozo, palhaço desgraçado, que nos trouxe a volta da fome, da peste, e até da guerra, ( não se esqueçam - foi à Rússia uma semana antes da guerra ). Que vá feder no inferno.
Mas o astrólogo hoje defunto Olavo (toc! toc! toc!) teve seu dia de luto nacional.
É exigir muito conhecer boa cultura não só do bozo/micheque, como do heleninho, sabujo neto, mourinho, pazuerro, paulo sérgio, os bananinhas e rachadinhas, et caterva.
Lado outro Bolsonaro só faltou dar as chaves do Planalto para o já defunto MC Reaça, sujeito que lhe apoiava e que agrediu violentamente uma mulher antes de ser encontrado morto. Este é o limite cognitivo e musical do tenente que através de uma gambiarra de militares foi reformado como capitão. Sua percepção não passa dos sertanejos que bebem dezenas de litros de álcool durante uma live e se alimentam de cachês de prefeitos amigos.
Bolsonaro ignorou a morte de 600 mil pessoas durante a Pandemia, ignorou vários milhões de pessoas doentes internadas e morrendo de Covid, Bolsonaro tá pouco se importando da morte de quem quer que seja, ele jamais vai lamentar a Morte de Gal - Bodrin etc...
Ele e os apoiadores são ignorantes demais, toscos demais, atrasados demais, incultos, semi analfabetos, uma vergonha. Não servem para nada, não valem nada, não prestam para absolutamente nada. Totalmente descartáveis.
Só confirma a ignorância, a falta de cultura. É um alfabetizado funcional.
O atual presidente é uma vergonha nacional e internacional.
Anta cultural! NÃvel intelectual pobre e espÃrito mesquinho.
Bolsonaro odeia o Brasil e os brasileiros, inclusive seus seguidores fanáticos.
Esperar o que desse lixo? Ainda bem que foi despedido pelo povo.
A morte de Gal comoveu o paÃs. Sua voz embalou gerações . Sua arte é perene e enriquece nossa cultura. Daqui a um século sua sonoridade seguirá encantando. O atual PR está se despedindo e o Brasil corre prá bater a porta!
Queridaxarticulista de onde nada se espera, é que não vem nada mesmo! Alem de governar sonente para a sua bolha, leia-se gado, não tem cultura suficiente para entender a dimensão cultural que representou para o paÃs estes verdadeiros Ãcones da musica brasileira reconhecidos no mundo inteiro pela suas genialidades, a falta de decoro de um ser abjeto não fez falta!!! Os que se manifestaram foi por amor e isso é o que conta!!
Muito bonito o texto. Reconhecer a simbologia e a importância da cultura faz parte do cargo e fornece identidade a população.
Cara Ligia Monteiro, obrigado pela leveza e precisão do texto. Sim, este problema fará parte do passado em breve. Bem haja.
gal partiu em paz com a certeza de que o pais por quem tanto lutou, voltou a respirar ares democráticos.
Lugar de milico é no quartel!
Pois pra mim essas duas últimas semanas foram as melhores desse governo até agora. Continue enfurnado no Palácio até o ano novo, Bolsonaro. A nação agradece. Até lá, a Geringonça brasileira vai ganhando forma. Dito isso, Gal tinha uma voz linda e limpa. Top five entre as grandes cantoras nacionais.
Até quando crÃtica Bolsonaro ela mete os pés pelas mãos: dizer que a canção de protesto tem inspiração no realismo socialista da URSS é não conhecer nada de música brasileira. O que ela quer dizer é que o Brasil nunca teve injustiças sociais, e que uma estética que expresse a revolta contra a desigualdade só pode ter influência alienÃgena. Conta outra. A canção de protesto tem raÃzes sólidas no cancioneiro nacional muito anteriores ao realismo socialista, vá pesquisar.
Fome, então, tem origem .alienigena? Voce
Cobrar civilidade de um ser que oferece cloroquina para uma ema, é, no mÃnimo engraçado -se não fosse trágico-.
Acho que a articulista desembarcou há pouco no paÃs, vinda talvez do Nepal ou outro lugar sem comunicação. Cobrar atitudes dessa espécie de seres abjetos...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Vergonha tropical Voltar
Comente este texto